Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1798081828385»

Comentários

• @CarlosASP

@AdrianaMacedo

Esclarecendo aqui: Nós moramos em Brasília-DF. Minha sogra mora em São Paulo-SP. Esse o motivo de estarmos pensando em enviar para Santos....

Mas se o meu marido puder ele mesmo fazer a transcrição do casamento da mãe aqui na embaixada, será melhor ainda!

• @CarlosASP

@AdrianaMacedo

Enviei e-mail para o consulado aqui de Brasília, mas eles responderam dizendo que precisaria de uma procuração para que o meu marido pudesse fazer a transcrição por aqui. Aí já complica um pouco mais. Se conseguir fazer por correio para Santos, será melhor.

• Boa tarde a todos,

Para fazer o pedido da transcrição do casamento dos meus avós (minha avó ainda é viva), eu posso ser o requerente da solicitação? Se sim, seria necessário enviar mais algum documento de identificação?

Os documentos que planejo enviar são:

• Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, apostilada
    • Certidão de Nascimento original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano; (no caso seria o meu avô)
    • Requerimento preenchido, assinado e reconhecido firma. (no caso, assinado por mim)

Muito obrigado!

1. Documento Original ou Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado; obs: apostilhamento deve ser original no documento.

Esse documento é o rg e cpf do cidadão brasileiro casado com o português?

• Bom dia, Pessoal

Alguém tem notícias sobre o término da greve do consulado?

Eu não consigo contato via telefone há um bom tempo, ainda não recebi minha transcrição de casamento via correios e não sei como está o status desse processo, haja vista que não há uma consulta on-line.

Minha documentação foi entregue em Santos no dia 13/02/25.

• @Milena Arine mandei email para eles e me responderam dia 29/04. Tente ligar novamente!

• @mcabrita me responderam hoje via e-mail, dizendo que devo considerar o prazo de 3 meses para conclusão da transcrição de casamento, ou seja, esse mês deve ser concluído meu processo.

• Sobre transcrição de casamento em Santos:

Enviei requerimento em 26/8 por sedex, foi recebido em 27/8 no Escritório Consular de Santos.

Transcrição não foi concluída, houve exigência, que foi recebida em minha casa em 12/9.

No meu caso a certidão é da Universidade de Coimbra, que é o Arquivo Distrital de Coimbra. O consulado disse que não está legível, então pedi para a Universidade a certidão NARRATIVA, mas eles não entendem esse termo (Narrativa) a resposta da Universidade é sempre que só tem 2 tipos de certidões:

- uma certidão composta por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento.

- em alternativa, poderemos emitir uma certidão transcrita, em que todo o conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de ortografia atuais, com exceção dos nomes próprios, que se mantém no original.

Então pedi a segunda opção, a certidão TRANSCRITA e deu certo.

Tive um problema maior que foi retificar a certidão de nascimento do cônjuge do português, demorou meses, mas finalmente consegui reenviar para o escritório em Santos todos os documentos com as solicitações.

Enviei dia 25/04/2025 e chegou lá no dia 26/04/2025, o assento de casamento foi feito e chegou hoje 02/05/2025, foi muito rápido, achei que iria demorar devido a greve, mas tive essa surpresa boa.

Agradeço a todos, esse forum ajuda muito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.