Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1633634636638639668

Comentários

  • Bom dia a todos,

    Eu venho lendo os comentários para tentar me localizar em que período podem estar analisando, mas é um pouco difícil de saber.

    Se me permitem gostaria de pedir uma orientação quanto ao fato do meu processo:

    Em 4 de Março vai completar 1 ano que recebi minha senha para acompanhamento, contudo está na bolinha 1 até o momento, não houve nenhuma movimentação, saberiam me dizer por favor se isso é normal ?

    Foi dado entrada pelos registros centrais de Lisboa.

    Desde já agradeço a atenção.

  • Então hoje por volta das 6 da manhã, li o caso da Júlia aí também decidi enviar um e-mail pedido informação sobre o assento, não me responderam nada, só me enviaram o registro , acabei de receber.

    Processo de 5 de julho 2021

    Concluído 9 de setembro 2023

    Registro de 09 de fevereiro 2024

  • editado February 29

    @ju_bossada Obrigado novamente!

    A cada informação que conseguimos é de grande ajuda para poder nos tirar um pouco do escuro.

  • @Angela 2019 ,


    quando voce diz que o processo foi concluído em setembro de 2023, nessa data o seu processo Passos para a bolinha 7 marrom?

  • O do meu pai é de 06/2022 , acho que não vai andar tão cedo , tô muito desanimado, peguei justamente a data que mais teve pedidos nos últimos anos.

  • @eduardo_augusto

    Ah sim ,concluído 6 verde 7 marrom até agora .

  • @Angela 2019

    Você contactou qual email perguntando se estava finalizado seu processo?

  • editado February 29

    @eduardo_augusto @JohnA Pelo visto... essa " 1ª leva " está dando tudo certo graças a Deus!!!

    O TI do IRN deve ter feito as validações das certidões geradas automaticamente e pelo visto... algumas pessoas já estão saindo com tudo correto.

    Vai tudo dar muito certo!!!


    No tópico 1C do ACP também estão recebendo assentos!

  • Bom dia a todos,

    Eu venho lendo os comentários para tentar me localizar em que período podem estar analisando, mas é um pouco difícil de saber.

    Se me permitem gostaria de pedir uma orientação quanto ao fato do meu processo:

    Em 4 de Março vai completar 1 ano que recebi minha senha para acompanhamento, contudo está na bolinha 1 até o momento, não houve nenhuma movimentação, saberiam me dizer por favor se isso é normal ?

    Foi dado entrada pelos registros centrais de Lisboa.

    Desde já agradeço a atenção.

  • @Camara_Fabricio para processo de neto 1 ano é só o começo, atualmente tem uma fila enorme de gente esperando 3 anos ou mais...

  • Oi, pessoal, boa tarde!

    O processo da minha mãe como neta foi protocolado em 03/2021, peguei a dica da @Angela 2019 e mandei o email para eles solicitando o registo e não é que realmente deu certo!! eles nem falam nada no e-mail so colocaram o registo no anexo, fiquei sem acreditar!!!! o registo foi processado pelo sistema em 09/02/2024 igual ao da Angela também, então fica a dica de vocês que tem processo pelo ano de 2021 tenta a sorte e manda o e-mail pra eles solicitando!!! o e-mail (arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • editado February 29

    @ILLGNER_AYRES

    O seu processa estava na bolinha 6? Só faltava a criação do registro?

  • editado February 29

    O do meu irmão também estava faltando só a criação do registo, foi aprovado em setembro de 2023. Mandaram no e-mail dele hoje após ele solicitar por e-mail. O registo está com data de 09.02

  • Parabéns aos aprovados!! Mas peço que não esqueçam de atualizar a planilha por gentileza :D

  • A todos q estão recebendo seus registros, meus parabéns, e por favor, até p ajudar a redução no consumo de rivotril e similares, dos q ainda aguardam a finalização dos seus respectivos processos, não esqueçam de atualizar na planilha os estatus dos processos de vcs.

  • Qual é o e-mail da Conservatória de Lîsboa?

    O meu ainda tá na bolinha 2 há um ano, meu processo é de junho/2021

  • Enviei meu proceso em outubro de 2021. Recebi senha 3xxxx/22.

    Segue sem atualizações. bolinha 1

    Pelo que vi ainda há senhas X/21 que nao foram analisadas


    Cansei de esperar. Dei entrada no visto D3 e estou indo em maio pra PT.

    Algo me diz que não sai esse ano.

  • PatyPaty Member

    Boa tarde!

    Já que as emissões voltaram a acontecer, será que agora os processos de neto voltam a andar? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra? Desculpem a pergunta mas toda essa situação me deixa sem saber o que pensar. Meu processo é de agosto/21 e tá parado na bolinha 4 faz tempo!

  • editado February 29

    @Paty a lógica é que favoreça à todos. Como havia sinalizado o secretário Sr. Pedro, as emissões automáticas liberariam centenas de horas de mão de obra para se dedicarem as fase do processo que dependem da participação humana. Então isso deve começar a refletir no todo. 🙏

  • PatyPaty Member

    @Regiani Scharlack Deus te ouça!! 🙏 Tomara que agora comece a andar de novo...

  • @Rosmentz

    Parado na bolinha 2 há um ano!!! Resumindo eles terminaram o processo e não atualizaram no site, enfim acredito que não dá mais pra seguir as bolinhas

  • @LeoSantos obrigado, vou tentar descobrir o e-mail do local e solicitar ao menos o registro do processo (li nos comentários que funcionou para algumas pessoas), pois é um tanto absurdo ficar 1 ano apenas com status de recebido.

  • Bom dia pessoal. Feliz em ver os assentos finalizarem. Meu processo 116..../21 tambem enviei jul/21,foi concluído em setembro, na numeração da Julia, me deu esperança de estar pronto ou quase....rsss

    Passei email pedindo o registro seguindo a dica de vcs. Vou aguardar e volto pra contar.

    Uma dúvida, vou à Portugal dia 15 agora. Tinha esperança de fzr cartão e passaporte lá, mas dependia da transcrição do casamento pq mudei de nome. Se eu vou pessoalmente à conservatória prs fazer a transcrição é igual qdo enviamos pelo correio. Ou pessoalmente eles conferem os docs a gente paga e sai em 1 mês. Como fico 50 dias em Portugal , se fosse assim eu conseguiria fzr o cartão cidadão no fim da viagem.

    Isso se o bendito registro sair,rssss

    Alguém sabe como funciona?

  • editado March 1

    @Camara_Fabricio, se o processo for de neto, costumava ser bem normal não movimentar por mais de 1 ano. Geralmente costumava andar mesmo nos 6 últimos meses. Ia pra 4, ficava mais uns 3 meses na 4, depois já ia pra 6, 7, chegando a termo em 2,5 à 3 anos. Uso o tempo verbal no passado pois as coisas agora devem começar a mudar. Acompanhe os prazos pela planilha. Não é 100% mas é o melhor método para entender por amostragem se está dentro da média de prazos.

    Ligar na linha de registos costumam dar a informação atualizada. Tem que ligar bem cedo pra não ficar muito tempo na espera.

  • Olá pessoal, bom dia.

    Estou ficando bastante preocupada com o status do meu processo. Aparentemente permaneceu em Lisboa, mas entreguei os documentos em 27/09/2021, senha em janeiro de 2022, e nem sequer saiu da bolinha 1... é normal isso? Alguém mais na mesma situação? Porque tem vários mais novos que a já estão na bolinha 2 ao menos...

  • @flavia_freitas1 , não estar finalizado ok, mas estar na bolinha 1 ainda me parece fora da curva. Já ligou alguma vez na linha de registos? Dessa forma saberia se é falta de atualização de status ou atraso mesmo.

  • @flavia_freitas1 estou na mesma situação que você. Entregamos quase na mesma data. Vou tentar entrar em contato com eles conforme sugestão da colega @Regiani Scharlack . Nos informe caso tenha novidades. :)

  • Eowyn31Eowyn31 Member

    @ILLGNER_AYRES em qual bolinha estava o seu processo? O da minha mãe está na bolinha 4 desde agosto do ano passado parado no Porto.

    Vocês teriam um modelo do e-mail para eu enviar também perguntando desse registro? O processo é de 2021.

  • editado March 1

    @Eowyn31 faça um e-mail curto e objetivo. Sabemos o quanto devem estar sobrecarregados.

    Coloca no título algo como:

    "Status do processo xxxxxxx"

    Corpo do e-mail:

    "Boa tarde senhores,

    Solicito através deste atualização do status de meu processo número xxxx"

    Grato desde já,

    Fulano de tal"

    Meu irmão mandou assim, responderam pedindo: Nome completo, data de nascimento e filiação e depois já mandaram o PDF com assento. Então talvez vc pudesse colocar essas informações antes da assinatura.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.