Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1598599601603604670

Comentários

  • @Fabio19, hoje o processo da minha mãe alterou para bolinha 2 verde, com a 3 marrom (chegada do processo em 15/09/21).

    O seu está como?

  • @marianaluz21 Olá Mariana, boa noite! Obrigado pelo update, o meu também está igual, sorte para todos nós! Abraço!:)

  • Pessoal, bom dia! O processo do meu pai caiu em exigência na bolinha 4 com os seguintes requerimentos: a certidão de nascimento do requerente (meu pai) consta que foi lavrada em 2020 (70 anos de idade), ou seja, foi interpretado que ele foi registrado na maioridade, o que, contudo, não é real, ele foi, sim, registrado quando menor, mas em razão de traças que comeram papéis do cartório, sua certidão e registro estão danificados. Caso alguém tenha passado por essa situação, saberia como ajudar? Me parece que a melhor solução seria pedir ao cartório a certidão com a data da lavratura igual a do nascimento e envio por fotocopia do registro, ainda que danificado, o que acham? Tais certidões são de Belem/PA

  • @Lucassilva


    teve um caso similar reportado essa semana, eu acho, nao me recordo agora se já Como exigencia, ou se a pessoa ainda iria mandar o processo.

    seria bom se voce Pudesse colar aqui exatamente o texto da carta de exigencia para entendermos o que foi pontuado e o que está sendo pedido.

  • @Lucassilva


    tem dois problemas:


    1) o documento que voce enviou é uma reconstituicao, onde consta a informacao de que o documento original está danificado. Isso voce resolve pedindo uma via reprografica do documento original. No entanto, se o documento original, mesmo em mal estado, nao permitir estabelecer a filiacao, voce precisara tambem apresentar os outros documentos, ou o processo judicial, que autorizou a reconstituicao do documento;


    2) as certidoes precisam ser impressas em papel moeda. A certidao que voce enviou anteriormente, nao era. Como o documento original, que voce vai enviar (item 1) está danificado, voce deve enviar tambem uma nova versao do documento novo, em papel moeda, igualmentr apostilado.


    nao sei se ficou claro. Daqui a pouco aparecem outros colegas para compartilhar opinioes.


    seu caso é chatinho, mas acho que tem solucao…

  • Certo, @eduardo_augusto! Te agradeço pela ajuda inicial!

  • @Lucassilva

    No documento que você postou, do item 7 para cima não ficou exposto. Eles acusaram algo a mais? O processo é de quando? Quais os dois primeiros número do processo? Pergunto isso, pois essa conservadora é a mesma que está cuidando do processo da minha mãe. Pergunto só era guiar mesmo.

  • @Rosmentz Não há nada além dessa exigência, o processo de março/2021, inicio 36.

  • Olá Pessoal, Bom dia!

    O processo de minha mãe como neta, está completando 2 anos e 9 meses, pois foi protocolado em 03/21, e somente em 03/04/23 andou para a bolinha 2, estou preocupado pois desde essa data nada mais aconteceu, já entrei em contato com a assessoria e eles falam que é "normal" "pode finalizar esse ano ainda", porém, estou vendo aqui no fórum que processos protocolados após o de minha mãe estão andando normalmente, o processo está na CRC, vocês acham que devo me preocupar ou realmente está "normal" ?

  • @ILLGNER_AYRES


    Eu acredito que esta tudo normal os processos DE CRC nao sao atualizados toda hora, acredito que se nao cair em exigencia deve pular logo para bolinha 6 ou 7. Mas alguem concorda ?

  • @ILLGNER_AYRES


    nao adianta se preocupar, porque nao ha nada que voce possa fazer. É só esperar mesmo.

  • @Lucassilva o processo do meu pai também têm uma certidão restaurada, mas ainda não foi avaliado. No caso dele o resgistro foi restaurado em inteiro teor com base em um microfilme. No seu caso, como foi feita a restauração? Também foi transcrito em inteiro teor ou foi escrito apenas informações baseadas em documentos secundários?

    Boa sorte no cumprimento da exigência. Que seu processo seja aprovado em breve.

  • @analuisapb boa tarde :)

    mandou somente a certidão de nascimento do filho(a) do português ou tbm o RG?

  • Hoje meu processo de neto 36xxx/2021 completou 30 meses, foi recebido em 30/03/2021 e chegou na bolinha 2 apenas. Nada a fazer a não ser seguir aguardando, verdadeiro treinamento para Dalai Lama. Ansiedade danada quando vejo processos mais recentes avançando e terminando. Mas fico feliz pela conquista dos amigos foristas e sigo esperando pelo meu dia de dar esta notícia aqui. Grande abraço a todos.

  • @mauroaal

    Estamos na mesma espera, processo 43XXX/2021, entrada em 01/04/2023

  • Pessoal, processo da minha avó Emirene finalizado. Assento emitido em menos de duas semanas após despacho. Ela é 75+.

    Agora a saga da nacionalidade dos filhos irá começar!

  • @gbpinheirosilva


    Que ótimo, parabéns!

    Devagarzinho, os processos vão andando...

  • Exato @eduardo_augusto

    Confesso que até crises de ansiedade tive por causa desse processo. 799 dias.

    Mas passou!

  • Saudações pessoal!

    Em edição extraordinária comunicamos...PROCESSO APROVADO!

    Depois de tanto tempo estagnado na bolinha 2... bolinha 7 🤩

    Março de 2021 em movimento e aguardando o Registo!

    Agradecimentos sem fim a este fórum incansável de abnegados buscadores.

  • @Anclau


    ontem 30/09 ainda estava na bolinha 2 e hoje Domingo pulou direto para a 7 marrom?

  • editado October 2023

    @eduardo_augusto

    Isso mesmo, até ontem bolinha 2. Hoje pela manhã bolinha 7.

    Salto quântico lusitano.

  • @Anclau, pelo jeito a galera da conservatória tá fazendo hora extra kk

  • @gbpinheirosilva e @mauroaal sei o que sentem, imaginem pra mim que tenho processo de 4 irmãos pra acompanhar (de 05/21) e com eles e todos os sobrinhos no meu pé, perguntando...rsrs...parabéns pela conquista @Anclau ...seguimos no aguardo com paciência.

  • @gbpinheirosilva que boa notícia! Parabéns!

    Vi na planilha que seu processo caiu em exigência. Sabe me informar o que foi? E quanto tempo demorou para ele movimentar após sanada a exigência?

  • Impressão minha ou os últimos avanços das bolinhas aconteceram aos Domingos ?

  • @hugonpassos

    Eu até hoje não entendi direito, pois foi a única parte do processo que não me disse respeito, a emissão da certidão do Português, avô de minha avó. Foi responsabilidade do advogado. Eu apenas enviei pra ele a certidão que encontrei no site da biblioteca da ilha da madeira.

    Foi solicitado a emissão em um novo formato (digital, se não me engano), provavelmente dado a idade do documento. 1866.

    Desde o envio do cumprimento da exigência até o retorno pra bola 3 foram uns 3/4 meses (tem nos comentários do processo na planilha) aí depois mais uns 7 meses pra aprovarem. Pelo menos o assento foi emitido em menos de duas semanas.

  • Parece que estamos em uma onda de movimento em Lisboa. Engraçado como os processos transferidos pro ACP pararam de andar. Alguém sabe até onde chegou no Porto? Vi que já estava em uma numeração próxima da minha e que os processos estavam sendo analisados com menos de 780 dias a partir da entrega, agora têm processos na planilha com mais de 800 dias ainda na 4 marrom...

  • @danazulayfarias Sim. Notei isto igualmente.

    Colocaram um monte de processos em " 04 --> para análise " e nenhum mais andou.

    A última notícia que tivemos, é que os processos de 01 a 15 de Jul de 2021 estavam sendo analisados e finalizados.

    Agora " travou geral ". Triste!

  • Bom dia a todos!

    Exatamente isso, meu processo de neta está no Porto, na bolinha 4 marrom desde 17/07/23, não anda e nem cai na exigência do RG. Processo chegou em Lisboa em 08/07/21. Haja coração!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.