Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1595596598600601761

Comentários

• @danazulayfarias Realmente, pela planilha colaborativa, os processos no ACP " travam " quando chegam à fase 04 - Verificação!

Há pelo menos, 28 processos nesta fase. 3 exigências e o restante, " terminado "

• O meu está no ACP bolinha 4 há algumas semanas. Nenhuma outra movimentação ainda.

• Obrigado @frbs !

Não, permaneceu em Lisboa. Minha avó é +75, o processo começou a ser apreciado ainda em setembro de 2022 quando andou para a bolinha 2 e logo então caiu em exigência, que demorou um pouco para ser cumprida e uma eternidade para ser avaliada.

Apesar de ter enviado a documentação para o ADV em março de 2021, estimo que tenha de fato sido enviado a conservatória em jun/jul do mesmo ano.

• Oi @VictorCunha tudo bem?! Também enviei por volta desra data em setembro/21, me tire uma dúvida, o seu processo foi numerado ano ××××22? Obrigado!

• Olá, bom dia @marianaluz21 @gicasifi201242 @Iracema Lopes @Conceição_pinheiro80 alguma novidade quanto aos processos de Neto enviados para Lisboa em Setembro/21, transferidos para Porto e numerados xxxx22?! Até agora ainda estou na bolinha 1. Muito grato!

• Bom dia, @Fabio19.

O número do meu processo é 140xxx/2021

• @Fabio19

Quanto ao meu, está tudo na mesma, por enquanto...

Abraços

Continuação de boa sorte!

• @Fabio19

Até agora nada de novidade. Meu processo de 05/21 continua na bolinha 2 desde abril/23. Mas me informaram que estava na fase 5 quando lá estive. Na CRC me informaram para ficar de olho nas bolinhas que pode passar para a fase 6 ou ir direto para 7 Marim ou verde. Se não houver movimentação nos próximos 20 dias, vou lá novamente. Kkkk

• editado September 2023

• @texaslady , @CarlosASP , @Destefano , @bunker94 , @LeoSantos , @AlanNogueira

E demais colegas do fórum...

Duas perguntas que aparecem repetidamente aqui no fórum são "os processos estão parados?" E "O que está acontecendo?"

Infelizmente não dá pra ter certeza, afinal nao temos acesso aos sistemas do IRN.

mas temos a nossa planilha para ajudar. E nosso @Admin , sempre atencioso, implementou uma nova forma de visualização de dados, tenho certeza que voces vao gostar: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/estatisticas

ao @Admin e aos membros do fórum que contribuem para manter a planilha atualizada, muito obrigado!

• @eduardo_augusto obrigado por compartilhar. Uma dúvida: "terminado" significa com assento criado ou que chegou na bolinha 7?

Acredito que, quando a planilha foi criada, não existia uma necessidade tão grande de diferenciar a bolinha 7 (mesmo que marrom) do assento criado. Porém, como sabemos, existem pessoas aguardando a criação de assento desde Abril/Maio (ou seja, daqui a pouco o tempo para criar o assento começa a se aproximar do tempo total do processo de filhos maiores que ocorria até recentemente, de aproximadamente 6-7 meses). Por causa disso, acho que a distinção é relevante.

Novamente, obrigado pela ajuda de sempre aqui no fórum.

• Boas novas! Processo terminado!!!! Graças ao bom Deus 🙏🏾

Enviado: 25/02/2021

Senha:18/03/2021

Fase 2: 16/03/2023

Fase 3: 16/06/2023

Fase 4: 11/09/2023

Fase 7 marrom: 19/09/2023 (Terminado - aguardando a criação do registo português)

Agradeço a este fórum que me ajudou muito nos momentos de "espera"

• @eduardo_augusto @Admin

Ficou excelente a nova ferramenta de estatísticas, agradeço aos responsáveis.

• @frbs

Terminado significa terminado. Bolinha 7 verde. Infelizmente, muitas pessoas de fato marcam como terminado, quando na verdade ainda estão aguardando a emissão do assento. Isso distorce um pouco a planilha. E hoje como os assentos estão demorando meses para sair, essa distorção só aumenta.

Por outro lado, não vejo com muitos bons olhos criar mais uma categoria. Na minha opinião, não é objetivo da planilha espelhar o famoso "site das bolinhas", mas simplesmente servir para dar uma visibilidade ao movimento geral dos processos. Há de se considerar que a planilha é alimentada e atualizada por pessoas que voluntariamente se dispõem a compartilhar os dados dos seus processos. Aumentar a complexidade significa reduzir o número de pessoas que vão seguir todos os passos até o fim. Além disso, o que eu sempre digo aqui no fórum é: o que importa é quanto tempo demora até a emissão do registro português. Quanto tempo demora entre cada bolinha, pode ser legal para matar a curiosidade, diminuir a angústia, etc., mas no fim das contas a única coisa que realmente conta é o registro português na mão.

Um processo que passou 3 meses em cada bolinha, mas na bolinha 7 levou 6 meses, totalizando 24 meses, é idêntico a um processo que passou 6 meses na bolinha 1 e depois três meses em cada uma das bolinhas restantes.

Mas em todo caso... o @Admin criou essa planilha e fez várias melhorias com base em pedidos e sugestões dos membros do fórum. Acho que se você descrever sua ideia, ele vai pelo menos analisar.

• @eduardo_augusto , obrigada pela informação!

@Admin , obrigada pela nova ferramenta!

• @texaslady muito obrigada!! menos mal rs

• @eduardo_augusto se pudesse, eu dava um like na sua mensagem. Muito obrigado

• @Fabio19 por enquanto nenhuma novidade no processo. Ainda está na bolinha 1

• Obrigado  @marianaluz21 @gicasifi201242 @Iracema Lopes @Conceição_pinheiro80 @VictorCunha vamos nos mantendo informados, qualquer novidade, volto a escrever aqui no fórum de tempos em tempos! Grande abraço e sorte a todos nós!

• @Fabio19

Boa tarde. Sim qualquer novidade postaremos aqui.

Boa sorte a todos.

• Gente, algo extraordinário aconteceu hoje..

O processo do meu pai foi protocolado online através de um advogado no dia 22/06/2023.

Recebemos a senha de acompanhamento hoje junto com a notícia de que o processo está na bolinha 6. Eu fiquei passada!

Fui consultar no site com a senha, mas para nós aparece ainda a 4 marronzinha...

Alguém sabe me dizer se é normal aparecer diferentes fases na consulta dele (advogado) para a nossa?

• @jhennymiranda

a plataforma é nova, não há nenhum relato de caso parecido com o seu.

por gentileza, voce poderia incluir seu processo na planilha de acompanhamento?

https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

• @eduardo_augusto

Adicionei na planilha de netos! Obrigada!

Me disseram que parece que eles não estão atualizando no site da justiça por isso está diferente na hora da minha consulta para a do advogado..

Mas vou acompanhando no site nos próximos dias e venho aqui contar pra vocês!

De qualquer forma, é um grande avanço para um processo de neto.

• @jhennymiranda

Eu tenho muita esperança de que os processos online andem beeeem mais rapidamente que os processos físicos - até a bolinha 7 verde. Há algumas pistas disso, mas só um punhado de casos muito isolados. eu ainda não estou convencido, mas espero mudar de ideia em breve :)

boa sorte no seu processo!

• Boa tarde, gente.

Após o despacho, quanto tempo está demorando para emissão do assento de processos de neto?

• editado September 2023

@eduardo_augusto Pode ser que no futuro os processos sejam todos onlines e , para se da início a algum processo para cidadania só seja possível com advogados.

Para os advogados seriam ótimos, pois seria uma boa fonte de renda e não teriam a concorrência nem de Adv brasileiros.

Não foi coincidência eles proibiram a atuação de Adv brasileiros em Portugal para logo em seguida em alguns dias abrirem os pedidos de processos online.

• @bunker94

Acredito que tenha sido sim coincidência. Não acredito que a OAP tenha tido a malícia de pensar, "hmmm, o IRN criou essa plataforma que exige a intervenção de um advogado... que belo filé, vamos proibir que os advogados brasileiros cá trabalhem, apenas para que esse dinheirinho pingue aqui para os patrícios."

Assista a entrevista da presidente do IRN, onde ela aborda especificamente a questão da participação dos advogados. Mas para resumir: em relação a alguns tipos de processos, em algumas situações, no futuro será possível fazer sem advogado. Outras só poderão ser feitas fisicamente ou online com advogado. Enquete do Instituto dos Registos e do Notariado — Fórum Cidadania Portuguesa

----

Pra ser bem honesto, eu não entendo algumas críticas. O IRN implementou uma melhoria incrível no processo, vai facilitar a vida da população como um todo. Mas só porque algumas pessoas, em momentos específicos, não conseguem se beneficiar, surgem criticando, dizendo que é injusto, que é ruim, que cria reserva para advogados, entre tantas coisas que outros colegas já mencionaram por aqui. Daqui a alguns meses, muitos de nós seremos também portugueses e poderemos usar várias dessas ferramentas para cuidar do "lado português" da vida. O IRN não vai acabar, os processos em papel não vão acabar...

• editado September 2023

@eduardo_augusto Sim entendi , os Adv brasileiro são proibidos de atuarem em Portugal, antes bastava fazer uma prova da OAB em Portugal para poderem atuar. Hoje não mais . Se não tivesse feito a proibição muitos amigos meus poderiam fazer processos até para min sem cobrar nada. Era só lançarem o processo. Mais o governo proibiu os Adv do Brasil de atuarem , agora só se fizerem uma graduação.

Se eles tivessem lançado o sistema online antes de proibirem ae sim, mais proibiram primeiro para depois lançarem, essa que seria a crítica do governo e não das IRN.

Mais creio que o fizeram por causa da concorrência.

• @bunker94

Mais creio que o fizeram por causa da concorrência.

Veja algumas explicações aqui. A reciprocidade nunca é num só sentido – ECO (sapo.pt)

Interessante a observação: de acordo com as informações disponibilizadas pela própria OAB no Brasil há cerca 1.300.000 advogados em exercício, sendo o país com a maior proporção de causídicos por habitante do mundo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.