POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
D - RECONHECIMENTO PRESENCIAL DE ASSINATURA
http://consuladoportugalsp.org.br/legalizacao/
sobre a questão de reconhecimento de assinatura no cartório.
Ponta Delgada respondeu:
"Os reconhecimentos das assinaturas nos pedidos dos seus amigos podem ser feitos no Cartório".
Então, funciona como o ACP.
Só lembrando, que a certidão de nascimento deve ser legalizada no Consulado.
1- Esse Campo aqui, do declarante, o que devo colocar?
Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..
2- Nesse campo "Casamento", o que devo colocar? Seria o regime adotado, como o Comunhão Universal de Bens?
Casamento: ………………………………
3- No Campo Estado Civil, o que devo colocar? Solteiros ou Casados?
4- Residência Habitual, devo colocar o endereço atual do casal ou o endereço de cada um na data do casamento?
Obrigado Galera !!!
No Requerimento de Transcrição do Casamento, posso copiar e colar esse modelo num Documento Word mesmo né? Os preenchimentos DEVEM ser a Mão ou posso preencher tudo no micro e só assinar?
1. Nomes de quem casou
2. Civil, religioso ou civil e religioso
3. Estado civil antes do casamento
4. Endereço de cada um na data do casamento
O requerimento de transcrição de casamento deles é exatamente assim, sem timbre, sem mais nada.
Então, se você copiar e colar no word estará certo. Eu escrevi à mão, porque acho que fica mais visível. Mas, se a letra não for muito legível, melhor fazer tudo no computador mesmo. E quando levamos no consulado do Rio, o funcionário "simpático" reclamou porque não estava acostumado com o modelo. É só ser firme e dizer que é assim mesmo!
No nosso caso, quem assinou o requerimento foi meu marido, e não a mãe dele, portuguesa.
Então, precisou anexar ao processo, uma cópia simples da identidade dele.
Uma última dúvida: Para pedir a Transcrição preciso enviar uma Certidão de Nascimento Portguesa? (Orginal ou pode ser cópia?) Ou com a Certidão de Nascimento Brasileira é possível (com a devida legalização) ?
* Certidão de casamento de inteiro teor atualizada e legalizada
* Certidão de nascimento de inteiro teor legalizada e atualizada do NUBENTE brasileiro
* O nubente português não precisa enviar nenhuma certidão portuguesa, mas é bom enviar uma folha com nome completo e número de assento/ano português.
só lembrando que as correspondências para Portugal, fora do continente, demoram um pouquinho mais.
Os meus documentos demoraram 9 dias úteis, por SEDEX EMS.
E é sempre bom ir acompanhando pelo site do CTT.
Quando aparecer que foi entregue, cai bem enviar email para a Conservatória, para confirmarem o recebimento, não só dos documentos, mas também do vale postal, e pedir o número do processo.
Eles respondem muito rápido. Para mim, responderam no mesmo dia, já com o número do processo.
Achei até que era brincadeira...
Cada vez que você detalha, parece um sonho mesmo.
Até joguei o endereço da CRC de lá no Google Maps, e que lugar organizado e bonito é Ponta Delgada.
é bonito mesmo.
As pessoas esquecem que Portugal tem as regiões autônomas, fora do continente.
Talvez, para morar, lá seja até melhor. Não sei se a vida é mais barata, mas parece organizado mesmo.
Já viram o endereço do ACP no Google Maps? Parece uma masmorra!
apenas para atualização do meu processo (atribuição da minha mãe, filha de pai português e mãe brasileira).
Documentos recebidos no ACP em 12/10 (sem atrasos dos Correios) e número de processo gerado em 30/10!
Acredito que até o final do mês a atribuição da minha mãe saia.
Assim que sair, vou enviar meu pedido de atribuição para Açores/Ponta Delgada agora.
@Marcia, obrigado por esse achado!!!
E aos demais por manterem sempre esse forum ativo.
Abraços
1-Requerimento
para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro
…………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..…………………………………………………… essa parte já o nome de casado ou solteiro?
2-Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
A Nubente, ………………nome de casado ou solteiro?
4-Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………
Se um dos nubentes for estrangeiro
Residência à data da celebração:
O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………
A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
Primeira residência conjugal:
Essas partes são preenchidas?
Obrigada
boa noite.
1. Já com nome de casados (porque é quem está requerendo, e já são casados)
2. Nome de solteira (por
Maria Nélida,
Boa noite.
1. Já com nome de casados (porque é quem está requerendo, e já são casados)
2. Nome de solteira (porque é o nome de quando era nubente)
4. Diz respeito a publicação sobre o casamento em Portugal, para saber se tinha alguém (em Portugal) contra o casamento, etc.(se casaram no Brasil, então é não)
Se um dos dois for estrangeiro, então deve-se preencher o espaço que vem depois, indicando onde os dois moravam antes do casamento (coloquei os endereços no Brasil mesmo), e o primeiro endereço onde o casal foi morar.
Eu não tenho certeza porque ainda não peguei a certidão de inteiro teor de casamento dela,mas acho que o endereço de moradia onde o casal foi morar é o mesmo onde moram agora,mas isso não deve ser problema.
1º Transcrição do casamento dos meus pais
2º Minha atribuição
3º Transcrição do meu casamento
Essa foi a resposta do CRC - Ponta Delgada:
"Exmº Senhor
Pode enviar todos os processos no mesmo envelope. Os vales postais devem ser um por cada processo.
Os processos serão concluidos logo que possivel. A Conservatória não encerra para férias.
Cumprimentos
Lucia Medeiros"
Dessa forma economizaremos bastante no valor do envio e no prazo de transporte!
@Luan excelente info. Assim que concluir a atribuição de minha mãe é isto que irei fazer
O processo do meu pai chegou em 15/10 e hoje recebi confirmação que já foi atribuido numero de processo nº 39398 de 2015.
O processo está em análise.
Abs,
To perdido nesta parte....
Obrigado,
O seu casamento só vale transcrever se vc tiver interesse em passar futuramente nacionalidade a seu cônjuge
Eu vou enviar o processo de minha mãe, filha de Pai Português Declarante e mãe brasileira. No ACP Porto não preciso transcrever o casamento de meu avô nesse caso. Mas a CRC de Ponta Delgada me respondeu assim: "É de toda a conveniencia fazer primeiro a transcrição do casamento, assim evitar-se-á que do assento de nascimento conste o estado civil dos pais "solteiros", qundo na realidade eram casados"
O que acha? Será que se eu enviar o da minha mãe para lá sem transcrever o casamento do meu avô eles irão Atribuir?
Ana Santos me respondeu que não há novidades... Disse assim: "Boa tarde
Ainda não temos novidades.
Com os melhores cumprimentos
Ana Santos""
45 dias já...