Boa tarde, passando pra dizer que até que enfim,rs todos os documentos do meu pai (filho do portugues) estão em mãos, devidamente apostilados e prontos para o envio.
Cert.Nascimento narrativa do portugues
Cert.nasc inteiro teor reprografica do filho apostilada
RG do filho apostilado
Prova de vida apostllada
Formulario 1C ass e apostilado
Cert. de Obito do portugues(para ficar nome) apostilada
E mail da confirmação do pagamento. OK
Poderia me dizer por favor, qual a forma mais habitual para o envio pelos correios.
E se é este mesmo o endereço que devo mandar?(achei no forum, mas nao tenho certeza.)
Arquivo Central do Porto: Rua do Cunha 404, 4200-270 PORTO
Usei as ferramentas disponibilizadas , lá pelo tópico inicial ( Guias e Informações Úteis (comece aqui) ). Entretanto , não encontrei nenhuma referência a pessoa que estou procurando.
Estou a procura de informação sobre os meus avós (JOÃO MANOEL ALVES e ANNA GOMES ALVES) . Segundo um integrante da família o Sr JOÃO MANOEL ALVES teria origem na cidade de Trás-os-montes em Portugal, mas só possuo os nomes das pessoas. Consegui a Certidão de nascimento do meu PAI , onde conta os nomes do avós:
eu LUIZ HENRIQUE FERREIRA ALVES, nascido 23-03-1969, carioca;
meu PAI: MANOEL GOMES ALVES, (já tenho a certidão de nascimento), nascido 07-12-1939, registro da 8ª PRETORIA CIVIL, NASCIMENTO NÚMERO 21.891, FLS 238 do LIVRO 133A; FILHO DE :
JOÃO MANOEL ALVES e ANNA GOMES ALVES (avós)
Avós paternos: JOSE MARIA ALVES e EMILIA MACHADO (bisavós)
Avós maternos: JOSE AGOSTINHO GOMES e ANTONIA AUGUSTO DE CARVALHO (bisavós)
Se conseguirem alguma informação para rastrear, ficarei muito agradecido.
Não tenho ideia de como você consegue estes dados.
Li tudo com muito cuidado. Confesso que a escrita destes documentos é bem rebuscada e , salvo engano meu, na primeira referência O Sr Jose Maria Alves e a Sra Emilia Machado (meus bisavós) foram padrinhos neste registro.
Aos onze de Novembro de mil oitocentos e oitenta e dois , nesta Igreja Paróquia de São Pedro de Aragão Comarca de Vila Pouca d’Aguiar, ______de Braga, eu o presbítero Jose Bernardino da Silva________ Reitor da Freguesia de São Pedro do Aragão ________ um ________ do sexo masculino __________ o nome de Alfredo que nasceu nesta freguesia pela ________ noite do dia três de Novembro de mil oitocentos e oitenta e dois, filho natural de Maria de (Goes ou Gomes) dos San_______, solteira, jornaleira, de Vilela, nesta paróquia, feito, ____ ___ _____ _______ e Anna Maria das ________, de Lagarde Villela desta freguesia. Foram padrinhos Jose Maria Alves e sua mulher Emilia Machado _________ Lagarde de Villela , nesta freguesia as quais conheço __________ as próprias . E para constar lavrei em duplicado de assento que de ____________ e conferido para _________ lavrinhas e lhe consigo assegurara madrinha não há __________ por não saber ________. Era ______.
Jose Maria Alves
O Reitor Jose Bernardinho da Silva aos doze dias do mês de Novembro do ano de mil oitocentos e oitenta e dois, nesta Igreja _______.
================
Apesar dos nomes serem os mesmos dos meus avós, a data não confere, pois pelo registro de óbito (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6729-7J3?i=74&cc=1582573) ele faleceu em 13/03/1945, com 60 anos, no Brasil, logo, teria nascido em 1885. O registro de padrinhos é de 1882, então fiquei meio confuso.
Não havia localizado o óbito do JOAO MANOEL ALVES. Obrigado.
O nascimento e o óbito do meu pai e vários outros familiares também localizei, identifique e classifiquei no familySearch.
Agradeço muito a ajuda, pois agora tenho a certeza de que ele era realmente Português, mas presumo que este registro de Padrinhos não servirá para o meu processo de cidadania.
Este documento é o batismo do João, que é o documento necessário para dar entrada no processo de nacionalidade, e não um “registro de padrinhos”. Até 1911 não havia registro civil, apenas os batismos na igreja.
Peca a certidão desse assento de batismo no CRAV seguindo as instruções no link que te enviei acima.
Quanto a divergência com os documentos brasileiros isso é perfeitamente normal, dificilmente achara um caso que tudo bata perfeitamente… os óbitos especialmente são os documentos com o maior número de erros, e não são necessários…
Entretanto, estou com algumas dúvidas em relação ao pedido:
- Número da página (?); 22v
- A data do ato (?); 30/11/1884
- Conservatória (?); deixe em branco
- O número de cópias que precisarei (?); quantas pessoas vão usar o documento??
- É necessário incluir o nome do cônjuge, pois trata-se de um registro de batismo? não
Pode me ajudar a fazer o pedido correto? Obrigado!
Arquivo *: Arquivo Distrital de Vila Real ok
Código de referência **: PT/ADVRL/PRQ/PVPA04/001/019 ok
Cota atual **: D02/C009/E01/P3/UD.Cx PVPA04-02 ok, ele auto completa
Tipo de certidão * : Narrativa ok
Tipo de registo *: Batismo/Nascimento ok
Distrito 1: DISTRITO VILA REAL ok
Concelho *: Concelho de Vila Pouca de Aguiar ok
Freguesia **: Freguesia de Bragado ok
Conservatória **: ?? deixe em branco
Nome do registado *: JOAO MANUEL ALVES apenas joão
Nome do pai ** : JOSE MARIA ALVES ok
Nome da mãe **: EMILIA MACHADO ok
Nome do cônjuge **: ANNA GOMES ALVES ele não nasceu casado, não preencha
Nº assento **: 32 ok
Nº página **: ?? (não consegui identificar a página )22v
Data do ato/documento *: 30/11/1884 (essa data é a data de nascimento?)mantenha esta data, é a data em que o registo foi feito
Informações adicionais ? Não sei o número de cópias que precisarei.quantas pessoas vão usar o documento?? (se for retificar documentos brasileiros este documento deve vir apostilado. E isto é feito em outro órgão)
Não vou retificar documentos. Verifiquei em todos os documentos (nascimento, óbito , casamento) que o nome do João Manoel Alves está correto em todos os documentos.
Eu sou brasileiro, neto de João Manoel Alves (português). Nascido em 30/11/1884, Freguesia de Bragado, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real. Link do registro: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1092003 m0024.tif (n.º 32 - João) -
Referencia: PT-ADVRL-PRQ-PVPA04-001-019 .
Pelo que entendi só eu preciso desta certidão para comprovar a minha descendência e solicitar a cidadania portuguesa.
Eu tenho esposa e um filhos e nesse caso eles terão, também, a cidadania originária, após tramitado o processo. Então, entendi que só eu preciso desta certidão do CRAV.
Entendi que essa certidão é o pontapé inicial para o meu processo de cidadania.
Presumo que as minhas conclusões acima estão corretas. Caso contrário me corrija.
Pelo que entendi só eu preciso desta certidão para comprovar a minha descendência e solicitar a cidadania portuguesa.
sim, peça em papel, em forma narrativa.
Eu tenho esposa e um filhos e nesse caso eles terão, também, a cidadania originária, após tramitado o processo. Então, entendi que só eu preciso desta certidão do CRAV.
Depois de concluída sua nacionalidade, seu filho terá a cidadania por atribuição e sua esposa terá a cidadania por aquisição.
sim. Não se preocupe com óbitos, vc não vai usar óbito em nenhum momento.
Vou solicitar a certidão no CRAVem papel, em forma narrativa. Após emitida a certidão, ela tem validade? Eu preciso solicitar em seguida a cidadania ? O pagamento da certidão é via cartão de crédito ?
O processo de atribuição descrito no link abaixo , ainda está valendo ?
Posso solicitar a cidadania pelo consulado no Brasil ou é mais rápido pela região onde meu avó nasceu (Freguesia de Bragado, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real) ?
Documentos de Portugal não tem validade. Sim, o pagamento é feito com cartão de crédito.
A documentação de netos é esta do link. Sempre atualizamos informações por aqui.
Se vc for solicitar pelo consulado, a lista de documentos é outra, diferente desta que se envia diretamente à Portugal.
Consulte o site do consulado, e demora um pouco mais, pois vão enviar para Portugal toda a documentação.
A CRC de Lisboa está analisando processos deste artigo. E é a mais rápida. Nem toda conservatória pequena tem balcão de nacionalidade. Envie para o endereço do link.
Fiz a solicitação de Certidão pelo endereço do CRAV ( ID 2025PCert7554 Pedido de Certidão , data 06/05/2025, 21:02:48, PT/ADVRL/PRQ/PVPA04/001/019 ) e anexei o comprovante de pagamento.
Em 10/06/2025 recebi a mensagem de que o pedido foi cancelado.
No histórico consta que o motivo do cancelamento foi a falta de pagamento.
Não entendi o motivo do cancelamento, pois anexei o comprovante do pagamento no pedido.
Alguém saberia me orientar sobre o que fazerf nesta situalção ?
2º dúvida - Não entendi a descrição do item : “2. Certidão de nascimento do(a) filho(a) do português(a), em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada, com averbação de casamento e óbito (se for o caso)*;
*Verificar quem foi o declarante do nascimento, e se foi feita esta declaração na menoridade”
Preciso apostilar a certidão de casamento do filho do Portugues (Manoel Gomes Alves) e de Óbito ? Na certidão de nascimento consta o declarante como o PAI.
3º dúvida: 5. Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG), emitida há menos de 10 anos ou do passaporte onde conste filiação;
Preciso apostilar o meu (NETO) passaporte ?
4º dúvida: 7. Pagamento da taxa de 175€ com cartão internacional na plataforma de pagamentos:
basicamente continua igual. O guia teria sido atualizado em caso de mudanças significativas
Do seu pai ("o filho do PT") só precisa mandar a certidão de nascimento (reprográfica, apostilada) [Aqui cabe a questão de quem e quando declarou o nascimento do "filho do PT". Isso para saber se é necessário transcrever o casamento do PT. Outra possível maneira de "escapar" da transcrição é se a pessoa nasceu depois de 1978]
Pode ser seu passaporte - desde que ele tenha menos de 10 anos e contenha a sua filiação. Se menciona isso, pois muitos passaportes BR emitidos em consulados no exterior podem vir sem a filiação. Os emitidos no BR hoje em dia sempre vem com. E, sim, tem que ser cópia apostilada.
3. Nunca tentei wise, mas não vejo por que teria problemas, se for um cartao internacional Visa ou MC, liberado para uso no exterior
Na sua resposta do item 2: a certidão de Nascimento do filho do Portugues (MANOEL GOMES ALVES) , é de 16/12/1939, foi feita no Brasil no atual 14º RCPN (tenho a cópia) , filho legítimo de JOAO MANOEL ALVES e ANNA GOMES ALVES (não tenho a certidão de casamento do JOÃO MANOEL ALVES com a ANNA GOMES ALVES). Conta na certidão o declarante : O PAI (foi o que entendi que está ecrito!)
Estou pedindo no 14 RCPN a certidão apostilada do filho do Português, meu Pai, (Manoel Gomes Alves). Ele foi casado, ocorreu mudança do nome apenas da noiva. Preciso averbar o casamento, antes de apostilar a certidão de nascimento do filho do Português?
No meu caso, neto do português, também sou casado, sem alteração do nome dos noivos. Preciso averbar o meu casamento, antes de fazer o apostilamento da certidão de nascimento?
Desculpe tantas dúvidas. Desde já agradeço a sua atenção.
Manoel Gomes Alves nasceu em 07/12/1939 e foi registrado pelo pai PT poucos dias depois. Isso é ótimo. Com isso, não é necessário transcrever o casamento do PT para estabelecer que ele foi reconhecido pelo pai (de acordo com as leis de PT). Apenas confira que todos os nomes (pais, avós) nessa certidão de nascimento de Manoel batem com os que constam no batismo do pai PT (Joao Manoel Alves).
Não precisa averbar o casamento de Manoel para fins de nacionalidade PT, já que o nome dele não mudou com o casamento.
[independente disso, sempre bom ter os documentos atualizados. Essa anotação, em teoria, deveria ter sido feita automaticamente, com o cartório do casamento comunicando o evento aos cartórios de nascimento dos noivos. Na prática, muitas vezes não acontecia. Esse procedimento de "anotação" é grátis - pode pedir ao cartório do casamento para fazer isso]
O mesmo vale para o seu próprio casamento (não é necessário para sua nacionalidade PT, mas bom ter tudo em ordem). Pode fazer essas "arrumações" no seu casamento e no de seu pai depois de enviar o pedido de nacionalidade para PT - para não atrasar esse envio.
Para constar, você vai "nascer solteiro" em PT ao fim do seu processo de nacionalidade - pois todo mundo nasce solteiro. Depois de obter a sua nacionalidade, caso queira transmitir a nacionalidade para a sua esposa, terá que "transcrever" em PT o seu casamento (um processo completamente separado do de obter a nacionalidade). Mas, uma coisa de cada vez, pois um processo de neto está levando uns 4 anos para concluir!
Uma última dúvida: Anna Gomes (esposa de Joao Manoel Alves) é BR ou PT? Caso seja PT, eles se casaram antes ou depois de 1911?
Pois, quando há dois PT se casando no BR depois de 1911, aí seria necessário transcrever esse casamento em PT.
Nem sei como te agradecer! Mas , vale ficar aqui descrito estes esclarecimentos para outras pessoas lerem, no futuro, assim como leio as salas de discussões.
Uma última dúvida: Anna Gomes (esposa de Joao Manoel Alves) é BR ou PT? Caso seja PT, eles se casaram antes ou depois de 1911?
Então , nesse processo de atribuição de nacionalidade, meu próximo passo deve ser o de : providenciar junto ao cartório 16º RCPN a Certidão de nascimento do requerente (EU) , em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada . Correto ?
Ao preencher o formulário de pagamentos e dar o aceite, imediatamente aparece no seu celular uma notificação para aprovação do débito/pagamento no seu aplicativo da sua conta WISE. É só autorizar , e o pagamento é efetivado, sem IOF ou taxas adicionais.
Surgirá o seguinte texto na página do IRN:
O seu pagamento foi processado com sucesso. Referencia: 134XXXX
Receberá um email de confirmação contendo o seu impresso/requerimento.
Em seguida você recebe o Formulário 1-D no seu email.
Com relação ao formulário fiquei com algumas dúvidas que gostaria da ajuda dos senhores:
1 - Código Postal : nosso número na cabe no quadrinho. Coloco o primeiro dígito no início, fora do quadrinho do formulário ?
2 - Documento de Identificação: coloquei o passaporte. Quem é o órgão emissor ? Polícia Federal ?
3- No quadro 2 – Declarações. Existem alguns campos que preenchi. Porém, fiquei na dúvida se devo preencher porque estou anexado ao processo a CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO do meu avô João Manoel Alvesoriginal em papel, assinada pelo Arquivo Distrital de Vila Real.
Então tem a pergunta:
¹Não sendo apresentado a certidão do registro de nascimento do ascendente do segundo grau, da linha reta (avô/avó) que referiu anteriormente, indicar o local e a data de nascimento do mesmo:
Freguesia :BRAGADO
Concelho: VILA POUCA DE AGUIAR
Data de nascimento: 23/ 11 / 1884
4 – No Quadro 6 – Assinaturas. O formulário pode ser reconhecido firma por autenticidade no cartório brasileiro?
5 – É necessário rubricar todas as folhas do formulário 1-D ?
6 – Estou enviando os documentos ORIGINAIS devidamente em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada (conforme exigência) . Gostaria de saber se podemos enviar algum documento adicional , do tipo: cópia da árvore genealógica do familysearch, cópia simples da certidão de nascimento, etc.
olhe no passaporte. lá tem um campo com a sigla de quem emitiu
como vai enviar um batismo, deixar em branco esses campos.
Tem que ser por autenticidade. Levar em branco a parte de data e assinatura. Depois assina e data na frente do funcionário do cartório na sua cidade, para ele reconhecer por autenticidade
não
não envie
Antes de enviar escaneie ou faça uma cópia de tudo que vai mandar, para ter como referência se aparecer alguma dúvida ano futuro.
Montei o processo, segundo as orientações que recebi por aqui.
Enviei meu processo que chegou no Arquivo do Porto dia 04/09/25. Vi que jé tem uma exigência feita pela analista Rosa Ribeiro:
“O pedido de nacionalidade não foi acompanhado dos documentos necessários para comprovar os factos que constituem fundamento do pedido - artigo 27.º, n.º 2 do RN/artigo 41.º, n.º 1 do RN
Certidão de Nascimento do avô/avó PT.”
Meu avô nasceu em Portugal , paróquia de Bragado, concelho de Vila Pouca de Aguiar no ano de 23/11/1884. Nesta época, somente era feita o assento de batismo na Igreja, conforme consta na CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO, emitida pelo Arquivo Distrital de Vila Real em 20/06/2025.
Realmente terei que ter uma certidão de nascimento do meu avô de 1884 ??
Só o assento de batismo não atende ao processo de cidadania ou houve alguma mudança na Lei ?
@LuizHenrique muito estranho… você enviou a certidão de batismo física, original? Será que perderam o documento por lá? Nessa data ainda nak existia registro civil em Portugal
Você tem cópia de tudo que mandou? Tem certeza que incluiu o original da narrativa emitida pelo AD Vila Real?
Se tem certeza absoluta que mandou, já responderia à exigência dizendo, mais formalmente, algo do tipo: "o processo xxxx/xxx foi acompanhado pela CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO de Fulano de Tal, avô do requerente Sicrano de Tal, emitida pelo Arquivo Distrital de Vila Real em 20/06/2025, conforme cópia em anexo. Solicito confirmar a recepção desse documento". Talvez alguém aqui do fórum possa ajudar na redação disso.
Outro dia, em um processo de casamento, vimos que também foi disparada de cara, erroneamente, uma exigência (dizia que a pessoa não tinha ligação com PT, quando ela havia mandado o casamento que provava ter). Nos dias seguintes, o erro foi "automaticamente" consertado e a exigência desapareceu.
Ficamos sem saber se foi erro de alguma nova ferramenta automática (nem tudo novo funciona logo como se devia...) ou de algum funcionário novato, ou outra coisa.
Não estou dizendo que esse deve ser o seu caso, mas checaria de novo como aparece o processo.
Já havia feito um texto semelhante ao que disse. Entretanto, queria fundamentar com algum artigo do Decreto-Lei n.º 237-A/2006, de 14 de dezembro. Mas não achei. Não sou advogado. Como curioso estava lendo o decreto na íntegra para tentar fundamentar o meu recurso.
Mas não sei se é possível tirar uma certidão desta época. Vi no site da Justiça de PT que poderia pedir on-line. Mas de 1884?
Posso responder a exigência diretamente por email ao Arquivo do Porto ? Questionando a notificação ?
Olhando com mais calma a tela de consulta do processo, rolando até o final , verifiquei as seguintes informações, na sequência:
Ou seja a exigência foi feita no dia 10/09/2025 as 12:56. No mesmo dia as 13:00 teve como resposta : Os documentos foram submetidos com sucesso. Certidão de NAscimento do avô PT.
O que ela quiz dizer ? Que o processo está sem exigência, no momento ?
Comentários
@guimoss
Boa tarde, passando pra dizer que até que enfim,rs todos os documentos do meu pai (filho do portugues) estão em mãos, devidamente apostilados e prontos para o envio.
Cert.Nascimento narrativa do portugues
Cert.nasc inteiro teor reprografica do filho apostilada
RG do filho apostilado
Prova de vida apostllada
Formulario 1C ass e apostilado
Cert. de Obito do portugues(para ficar nome) apostilada
E mail da confirmação do pagamento. OK
Poderia me dizer por favor, qual a forma mais habitual para o envio pelos correios.
E se é este mesmo o endereço que devo mandar?(achei no forum, mas nao tenho certeza.)
Arquivo Central do Porto: Rua do Cunha 404, 4200-270 PORTO
Por hora grata 😊
@veraluiz Li seu relato, se vc enviou por DHL deve ter chegado lá em 3 dias, como está o seu processo ?
Olá bom dia!
Obrigado por esta excelente iniciativa.
Usei as ferramentas disponibilizadas , lá pelo tópico inicial ( Guias e Informações Úteis (comece aqui) ). Entretanto , não encontrei nenhuma referência a pessoa que estou procurando.
Estou a procura de informação sobre os meus avós (JOÃO MANOEL ALVES e ANNA GOMES ALVES) . Segundo um integrante da família o Sr JOÃO MANOEL ALVES teria origem na cidade de Trás-os-montes em Portugal, mas só possuo os nomes das pessoas. Consegui a Certidão de nascimento do meu PAI , onde conta os nomes do avós:
eu LUIZ HENRIQUE FERREIRA ALVES, nascido 23-03-1969, carioca;
meu PAI: MANOEL GOMES ALVES, (já tenho a certidão de nascimento), nascido 07-12-1939, registro da 8ª PRETORIA CIVIL, NASCIMENTO NÚMERO 21.891, FLS 238 do LIVRO 133A; FILHO DE :
JOÃO MANOEL ALVES e ANNA GOMES ALVES (avós)
Avós paternos: JOSE MARIA ALVES e EMILIA MACHADO (bisavós)
Avós maternos: JOSE AGOSTINHO GOMES e ANTONIA AUGUSTO DE CARVALHO (bisavós)
Se conseguirem alguma informação para rastrear, ficarei muito agradecido.
Obrigado.
@LuizHenrique
Deve ser este o assento de batismo dele:
Freguesia de Bragado, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1092003 m0024.tif (n.º 32 - João) - Referencia: PT-ADVRL-PRQ-PVPA04-001-019
Como solicitar o assento de batismo: Como pedir documentos nos Arquivos Distritais pelo CRAV
=================
Não precisa para nacionalidade, mas aqui está o óbito dele: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6729-7J3?i=74&cc=1582573
Nascimento do seu pai: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSPQ-CB8?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VF8-HCTL&action=view&groupId=TH-909-74829-834-86 Deve estar nos atuais 13o - Campo Grande, se nao achar lá procure no 14o RCPN (Madureira), verifique os endereços/contatos aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias
No mesmo dia parece que foi registrado um tio seu (João Gomes Alves, nascido em 1937, na folha seguinte do livro): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSPQ-C995?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VFD-CF8R&action=view&groupId=TH-909-74829-834-86
Boa Noite @AlanNogueira ,
Sensacional !
Não tenho ideia de como você consegue estes dados.
Li tudo com muito cuidado. Confesso que a escrita destes documentos é bem rebuscada e , salvo engano meu, na primeira referência O Sr Jose Maria Alves e a Sra Emilia Machado (meus bisavós) foram padrinhos neste registro.
As linhas tracejadas não entendi o texto.
Link do registro transcrito: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1092003 m0024.tif (n.º 32 - João) - Referencia: PT-ADVRL-PRQ-PVPA04-001-019
Aos onze de Novembro de mil oitocentos e oitenta e dois , nesta Igreja Paróquia de São Pedro de Aragão Comarca de Vila Pouca d’Aguiar, ______de Braga, eu o presbítero Jose Bernardino da Silva________ Reitor da Freguesia de São Pedro do Aragão ________ um ________ do sexo masculino __________ o nome de Alfredo que nasceu nesta freguesia pela ________ noite do dia três de Novembro de mil oitocentos e oitenta e dois, filho natural de Maria de (Goes ou Gomes) dos San_______, solteira, jornaleira, de Vilela, nesta paróquia, feito, ____ ___ _____ _______ e Anna Maria das ________, de Lagarde Villela desta freguesia. Foram padrinhos Jose Maria Alves e sua mulher Emilia Machado _________ Lagarde de Villela , nesta freguesia as quais conheço __________ as próprias . E para constar lavrei em duplicado de assento que de ____________ e conferido para _________ lavrinhas e lhe consigo assegurara madrinha não há __________ por não saber ________. Era ______.
Jose Maria Alves
O Reitor Jose Bernardinho da Silva aos doze dias do mês de Novembro do ano de mil oitocentos e oitenta e dois, nesta Igreja _______.
================
Apesar dos nomes serem os mesmos dos meus avós, a data não confere, pois pelo registro de óbito (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6729-7J3?i=74&cc=1582573) ele faleceu em 13/03/1945, com 60 anos, no Brasil, logo, teria nascido em 1885. O registro de padrinhos é de 1882, então fiquei meio confuso.
Não havia localizado o óbito do JOAO MANOEL ALVES. Obrigado.
O nascimento e o óbito do meu pai e vários outros familiares também localizei, identifique e classifiquei no familySearch.
Agradeço muito a ajuda, pois agora tenho a certeza de que ele era realmente Português, mas presumo que este registro de Padrinhos não servirá para o meu processo de cidadania.
Agradeço desde já a sua atenção.
@LuizHenrique
Este documento é o batismo do João, que é o documento necessário para dar entrada no processo de nacionalidade, e não um “registro de padrinhos”. Até 1911 não havia registro civil, apenas os batismos na igreja.
Peca a certidão desse assento de batismo no CRAV seguindo as instruções no link que te enviei acima.
Quanto a divergência com os documentos brasileiros isso é perfeitamente normal, dificilmente achara um caso que tudo bata perfeitamente… os óbitos especialmente são os documentos com o maior número de erros, e não são necessários…
Se precisar retificar algo no Brasil já peça logo apostilada a certidão, siga este guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal
@LuizHenrique
Você não olhou o tif 24 e sim o tif 2 que se refere a um Alfredo cujos padrinhos foram seus bisavós.
Então precisa acessar o tif 24 conforme informado pelo @AlanNogueira
Freguesia de Bragado, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1092003 m0024.tif (n.º 32 - João) - Referencia: PT-ADVRL-PRQ-PVPA04-001-019
Boa Noite @Guilherme Moreira ,
Inicialmente, consultei o registro incorreto.
Achei no endereço indicado , (n.º 32 - João) - Referencia: PT-ADVRL-PRQ-PVPA04-001-019_m0024.tif .
Muito obrigado pela ajuda.
Vamos aos próximos passos.
Obrigado @AlanNogueira e @Guilherme Moreira
Agradeço a sua atenção.
Boa tarde @Guilherme Moreira
Fiz o cadastro no CRAV para solicitar a Certidão, mas fiquei com dúvidas no preenchimento. Li suas orientações de Como pedir documentos nos Arquivos Distritais pelo CRAV .
- Número da página (?);
- A data do ato (?);
- Conservatória (?);
- O número de cópias que precisarei (?);
- É necessário incluir o nome do cônjuge, pois trata-se de um registro de batismo?
Arquivo *: Arquivo Distrital de Vila Real
Código de referência **: PT/ADVRL/PRQ/PVPA04/001/019
Cota atual **: D02/C009/E01/P3/UD.Cx PVPA04-02
Tipo de certidão * : Narrativa
Tipo de registo *: Batismo/Nascimento
Distrito 1: DISTRITO VILA REAL
Concelho *: Concelho de Vila Pouca de Aguiar
Freguesia **: Freguesia de Bragado
Conservatória **: ??
Nome do registado *: JOAO MANUEL ALVES
Nome do pai ** : JOSE MARIA ALVES
Nome da mãe **: EMILIA MACHADO
Nome do cônjuge **: ANNA GOMES ALVES
Nº assento **: 32
Nº página **: ?? (não consegui identificar a página )
Data do ato/documento *: 30/11/1884 (essa data é a data de nascimento?)
Informações adicionais ? Não sei o número de cópias que precisarei.
@LuizHenrique
- Número da página (?); 22v
- A data do ato (?); 30/11/1884
- Conservatória (?); deixe em branco
- O número de cópias que precisarei (?); quantas pessoas vão usar o documento??
- É necessário incluir o nome do cônjuge, pois trata-se de um registro de batismo? não
Arquivo *: Arquivo Distrital de Vila Real ok
Código de referência **: PT/ADVRL/PRQ/PVPA04/001/019 ok
Cota atual **: D02/C009/E01/P3/UD.Cx PVPA04-02 ok, ele auto completa
Tipo de certidão * : Narrativa ok
Tipo de registo *: Batismo/Nascimento ok
Distrito 1: DISTRITO VILA REAL ok
Concelho *: Concelho de Vila Pouca de Aguiar ok
Freguesia **: Freguesia de Bragado ok
Conservatória **: ?? deixe em branco
Nome do registado *: JOAO MANUEL ALVES apenas joão
Nome do pai ** : JOSE MARIA ALVES ok
Nome da mãe **: EMILIA MACHADO ok
Nome do cônjuge **: ANNA GOMES ALVES ele não nasceu casado, não preencha
Nº assento **: 32 ok
Nº página **: ?? (não consegui identificar a página ) 22v
Data do ato/documento *: 30/11/1884 (essa data é a data de nascimento?) mantenha esta data, é a data em que o registo foi feito
Informações adicionais ? Não sei o número de cópias que precisarei. quantas pessoas vão usar o documento?? (se for retificar documentos brasileiros este documento deve vir apostilado. E isto é feito em outro órgão)
Boa noite @mabego
Obrigado por responder!
Não vou retificar documentos. Verifiquei em todos os documentos (nascimento, óbito , casamento) que o nome do João Manoel Alves está correto em todos os documentos.
Eu sou brasileiro, neto de João Manoel Alves (português). Nascido em 30/11/1884, Freguesia de Bragado, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real. Link do registro: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1092003 m0024.tif (n.º 32 - João) -
Referencia: PT-ADVRL-PRQ-PVPA04-001-019 .
Presumo que as minhas conclusões acima estão corretas. Caso contrário me corrija.
Peço a sua orientação para os próximos passos.
Obrigado.
@LuizHenrique
sim, peça em papel, em forma narrativa.
Depois de concluída sua nacionalidade, seu filho terá a cidadania por atribuição e sua esposa terá a cidadania por aquisição.
sim. Não se preocupe com óbitos, vc não vai usar óbito em nenhum momento.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
Bom dia @mabego
Obrigado por responder!
Vou solicitar a certidão no CRAV em papel, em forma narrativa. Após emitida a certidão, ela tem validade? Eu preciso solicitar em seguida a cidadania ? O pagamento da certidão é via cartão de crédito ?
O processo de atribuição descrito no link abaixo , ainda está valendo ?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
Posso solicitar a cidadania pelo consulado no Brasil ou é mais rápido pela região onde meu avó nasceu (Freguesia de Bragado, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real) ?
Obrigado.
Att,
Luiz Henrique
@LuizHenrique
Documentos de Portugal não tem validade. Sim, o pagamento é feito com cartão de crédito.
A documentação de netos é esta do link. Sempre atualizamos informações por aqui.
Se vc for solicitar pelo consulado, a lista de documentos é outra, diferente desta que se envia diretamente à Portugal.
Consulte o site do consulado, e demora um pouco mais, pois vão enviar para Portugal toda a documentação.
A CRC de Lisboa está analisando processos deste artigo. E é a mais rápida. Nem toda conservatória pequena tem balcão de nacionalidade. Envie para o endereço do link.
Prezados, boa noite.
Fiz a solicitação de Certidão pelo endereço do CRAV ( ID 2025PCert7554 Pedido de Certidão , data 06/05/2025, 21:02:48, PT/ADVRL/PRQ/PVPA04/001/019 ) e anexei o comprovante de pagamento.
Em 10/06/2025 recebi a mensagem de que o pedido foi cancelado.
No histórico consta que o motivo do cancelamento foi a falta de pagamento.
Não entendi o motivo do cancelamento, pois anexei o comprovante do pagamento no pedido.
Alguém saberia me orientar sobre o que fazerf nesta situalção ?
Att,
Luiz Henrique
Obrigado.
Prezados @AlanNogueira e @Guilherme Moreira,
Já consegui a Certidão Narrativa de Nascimento do meu AVÔ, JOÃO MANUEL ALVES de 1884, natural da Freguesia de Bragado.
Gostaria de tirar algumas dúvidas em relação ao processo de atribuição de NETOS, descrito neste link: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest :
1º dúvida - ocorreu alguma alteração nestes procedimentos desde 2024 ?
2º dúvida - Não entendi a descrição do item : “2. Certidão de nascimento do(a) filho(a) do português(a), em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada, com averbação de casamento e óbito (se for o caso)*;
*Verificar quem foi o declarante do nascimento, e se foi feita esta declaração na menoridade”
Preciso apostilar a certidão de casamento do filho do Portugues (Manoel Gomes Alves) e de Óbito ? Na certidão de nascimento consta o declarante como o PAI.
3º dúvida: 5. Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG), emitida há menos de 10 anos ou do passaporte onde conste filiação;
Preciso apostilar o meu (NETO) passaporte ?
4º dúvida: 7. Pagamento da taxa de 175€ com cartão internacional na plataforma de pagamentos:
Posso pagar com cartão Wise ?
Desde já agradeço a sua atenção.
Luiz Henrique
@LuizHenrique
Obrigado por Responder @CarlosASP
Na sua resposta do item 2: a certidão de Nascimento do filho do Portugues (MANOEL GOMES ALVES) , é de 16/12/1939, foi feita no Brasil no atual 14º RCPN (tenho a cópia) , filho legítimo de JOAO MANOEL ALVES e ANNA GOMES ALVES (não tenho a certidão de casamento do JOÃO MANOEL ALVES com a ANNA GOMES ALVES). Conta na certidão o declarante : O PAI (foi o que entendi que está ecrito!)
Meu passaporte é de 2023 e consta a filiação!
Luiz Henrique
Obrigado por Responder @CarlosASP
Estou pedindo no 14 RCPN a certidão apostilada do filho do Português, meu Pai, (Manoel Gomes Alves). Ele foi casado, ocorreu mudança do nome apenas da noiva. Preciso averbar o casamento, antes de apostilar a certidão de nascimento do filho do Português?
No meu caso, neto do português, também sou casado, sem alteração do nome dos noivos. Preciso averbar o meu casamento, antes de fazer o apostilamento da certidão de nascimento?
Desculpe tantas dúvidas. Desde já agradeço a sua atenção.
Luiz Henrique
@LuizHenrique
Manoel Gomes Alves nasceu em 07/12/1939 e foi registrado pelo pai PT poucos dias depois. Isso é ótimo. Com isso, não é necessário transcrever o casamento do PT para estabelecer que ele foi reconhecido pelo pai (de acordo com as leis de PT). Apenas confira que todos os nomes (pais, avós) nessa certidão de nascimento de Manoel batem com os que constam no batismo do pai PT (Joao Manoel Alves).
Não precisa averbar o casamento de Manoel para fins de nacionalidade PT, já que o nome dele não mudou com o casamento.
[independente disso, sempre bom ter os documentos atualizados. Essa anotação, em teoria, deveria ter sido feita automaticamente, com o cartório do casamento comunicando o evento aos cartórios de nascimento dos noivos. Na prática, muitas vezes não acontecia. Esse procedimento de "anotação" é grátis - pode pedir ao cartório do casamento para fazer isso]
O mesmo vale para o seu próprio casamento (não é necessário para sua nacionalidade PT, mas bom ter tudo em ordem). Pode fazer essas "arrumações" no seu casamento e no de seu pai depois de enviar o pedido de nacionalidade para PT - para não atrasar esse envio.
Para constar, você vai "nascer solteiro" em PT ao fim do seu processo de nacionalidade - pois todo mundo nasce solteiro. Depois de obter a sua nacionalidade, caso queira transmitir a nacionalidade para a sua esposa, terá que "transcrever" em PT o seu casamento (um processo completamente separado do de obter a nacionalidade). Mas, uma coisa de cada vez, pois um processo de neto está levando uns 4 anos para concluir!
Pois, quando há dois PT se casando no BR depois de 1911, aí seria necessário transcrever esse casamento em PT.
Obrigado por Responder @CarlosASP.
Nem sei como te agradecer! Mas , vale ficar aqui descrito estes esclarecimentos para outras pessoas lerem, no futuro, assim como leio as salas de discussões.
Uma última dúvida: Anna Gomes (esposa de Joao Manoel Alves) é BR ou PT? Caso seja PT, eles se casaram antes ou depois de 1911?Anna Gomes Alves aparece nesse registro de óbito ( https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7QGY-422M?lang=pt) , com origem no Estado de Minas Gerais.
Não consegui localizar registro de Nascimento de Anna e nem o registro de casamento de Anna com João.
Neste segundo registro (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6729-9QV?view=index&cc=1582573&lang=pt&groupId=M94B-YVD) menciona que João Manoel Alves teve oito filhos, sendo três maiores. Da família BR , só conheci 3.
Então , nesse processo de atribuição de nacionalidade, meu próximo passo deve ser o de : providenciar junto ao cartório 16º RCPN a Certidão de nascimento do requerente (EU) , em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada . Correto ?
Luiz Henrique
@LuizHenrique
Correto.
A lista está aqui. A coisa que deve deixar por último é o item 4 (só imprima na véspera de mandar o processo para PT):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
[presumo que não morou fora do BR; então o 5 não se aplica]
Boa Noite,
Prezados @CarlosASP
Consegui fazer o pagamento da taxa de 175 Euros usando o cartão da WISE ( https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D). O procedimento é semelhante para quem usa cartão de crédito. O WISE usa a bandeira VISA.
Ao preencher o formulário de pagamentos e dar o aceite, imediatamente aparece no seu celular uma notificação para aprovação do débito/pagamento no seu aplicativo da sua conta WISE. É só autorizar , e o pagamento é efetivado, sem IOF ou taxas adicionais.
Surgirá o seguinte texto na página do IRN:
Em seguida você recebe o Formulário 1-D no seu email.
Com relação ao formulário fiquei com algumas dúvidas que gostaria da ajuda dos senhores:
1 - Código Postal : nosso número na cabe no quadrinho. Coloco o primeiro dígito no início, fora do quadrinho do formulário ?
2 - Documento de Identificação: coloquei o passaporte. Quem é o órgão emissor ? Polícia Federal ?
3- No quadro 2 – Declarações. Existem alguns campos que preenchi. Porém, fiquei na dúvida se devo preencher porque estou anexado ao processo a CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO do meu avô João Manoel Alves original em papel, assinada pelo Arquivo Distrital de Vila Real.
Então tem a pergunta:
¹Não sendo apresentado a certidão do registro de nascimento do ascendente do segundo grau, da linha reta (avô/avó) que referiu anteriormente, indicar o local e a data de nascimento do mesmo:
Freguesia :BRAGADO
Concelho: VILA POUCA DE AGUIAR
Data de nascimento: 23/ 11 / 1884
4 – No Quadro 6 – Assinaturas. O formulário pode ser reconhecido firma por autenticidade no cartório brasileiro?
5 – É necessário rubricar todas as folhas do formulário 1-D ?
6 – Estou enviando os documentos ORIGINAIS devidamente em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada (conforme exigência) . Gostaria de saber se podemos enviar algum documento adicional , do tipo: cópia da árvore genealógica do familysearch, cópia simples da certidão de nascimento, etc.
Luiz Henrique
@LuizHenrique
Antes de enviar escaneie ou faça uma cópia de tudo que vai mandar, para ter como referência se aparecer alguma dúvida ano futuro.
Boa Noite,
Prezado @CarlosASP. Obrigado por responder.
Antes de enviar escaneie ou faça uma cópia de tudo que vai mandar, para ter como referência se aparecer alguma dúvida ano futuro.Sim !!! Sem dúvida ....tudo digitalizado!
Uma última dúvida antes do envio.
Li no fórum que o melhor endereço de envio, para atribuição de netos, seria:
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha , 404
4200-250 Porto - Portugal
Este é o melhor caminho para processos de atribuição para netos?
Este endereço ainda está válido ?
Luiz Henrique
Boa Noite,
@AlanNogueira , @Guilherme Moreira, @CarlosASP , @ecoutinho
Olá,
Gostaria de pedir uma orientação.
Montei o processo, segundo as orientações que recebi por aqui.
Enviei meu processo que chegou no Arquivo do Porto dia 04/09/25. Vi que jé tem uma exigência feita pela analista Rosa Ribeiro:
“O pedido de nacionalidade não foi acompanhado dos documentos necessários para comprovar os factos que constituem fundamento do pedido - artigo 27.º, n.º 2 do RN/artigo 41.º, n.º 1 do RN
Certidão de Nascimento do avô/avó PT.”
Meu avô nasceu em Portugal , paróquia de Bragado, concelho de Vila Pouca de Aguiar no ano de 23/11/1884. Nesta época, somente era feita o assento de batismo na Igreja, conforme consta na CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO, emitida pelo Arquivo Distrital de Vila Real em 20/06/2025.
Realmente terei que ter uma certidão de nascimento do meu avô de 1884 ??
Só o assento de batismo não atende ao processo de cidadania ou houve alguma mudança na Lei ?
Luiz Henrique
@LuizHenrique muito estranho… você enviou a certidão de batismo física, original? Será que perderam o documento por lá? Nessa data ainda nak existia registro civil em Portugal
@LuizHenrique
Concordo com @AlanNogueira
Tem algum erro aí.
Você tem cópia de tudo que mandou? Tem certeza que incluiu o original da narrativa emitida pelo AD Vila Real?
Se tem certeza absoluta que mandou, já responderia à exigência dizendo, mais formalmente, algo do tipo: "o processo xxxx/xxx foi acompanhado pela CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO de Fulano de Tal, avô do requerente Sicrano de Tal, emitida pelo Arquivo Distrital de Vila Real em 20/06/2025, conforme cópia em anexo. Solicito confirmar a recepção desse documento". Talvez alguém aqui do fórum possa ajudar na redação disso.
Outro dia, em um processo de casamento, vimos que também foi disparada de cara, erroneamente, uma exigência (dizia que a pessoa não tinha ligação com PT, quando ela havia mandado o casamento que provava ter). Nos dias seguintes, o erro foi "automaticamente" consertado e a exigência desapareceu.
Ficamos sem saber se foi erro de alguma nova ferramenta automática (nem tudo novo funciona logo como se devia...) ou de algum funcionário novato, ou outra coisa.
Não estou dizendo que esse deve ser o seu caso, mas checaria de novo como aparece o processo.
Boa Noite,
Pois é...estou assustado...
Tenho cópia de tudo ! (certidão anexa)
Já havia feito um texto semelhante ao que disse. Entretanto, queria fundamentar com algum artigo do Decreto-Lei n.º 237-A/2006, de 14 de dezembro. Mas não achei. Não sou advogado. Como curioso estava lendo o decreto na íntegra para tentar fundamentar o meu recurso.
Mas não sei se é possível tirar uma certidão desta época. Vi no site da Justiça de PT que poderia pedir on-line. Mas de 1884?
Posso responder a exigência diretamente por email ao Arquivo do Porto ? Questionando a notificação ?
Luiz Henrique
Boa Noite,
Prezados ,
Olhando com mais calma a tela de consulta do processo, rolando até o final , verifiquei as seguintes informações, na sequência:
Ou seja a exigência foi feita no dia 10/09/2025 as 12:56. No mesmo dia as 13:00 teve como resposta : Os documentos foram submetidos com sucesso. Certidão de NAscimento do avô PT.
O que ela quiz dizer ? Que o processo está sem exigência, no momento ?
Me ajudem, por favor !!
Com os melhores cumprimentos.
Att,
Luiz Henrique