Busca de informações sobre avós portugueses

2

Comentários

  • @guimoss , @veraluiz ,

    Concordo com @nunogomes , este parece sim um bom caso para apensação. Dois casos de processos de filhos que poderiam ser enviados para ACP, separados num mesmo envelope, com um requerimento redigido pela Vera, solicitando que os dois processos sejam apensados conforme o Artigo 40A do decreto lei 26/2022 de 18 de março. O processo dela seria dependente do processo do pai dela. Neste caso ela teria que enviar todos os documentos requeridos, menos o assento do pai que só sairá quando o processo dele for finalizado, iniciando ai o dela.

    Neste caso, como o pai tem 95 anos é sempre aconselhavel uma procuração, mesmo que ele assine o requerimento em casa, pode haver uma exigência no caso dele (pouco provável), mas nunca se sabe.

    Vera, se decidir por esta opção nos mantenha informados do andamento aqui no fórum.

    Boa sorte!

  • @Vilton

    É um caso inusitado.

    Em um momento, o sobrenome da mae do pompeu é o do pai dela, em outra o da mãe.

    Eu sugiro vc buscar o casamento dos pais do pompeu e o batismo de cada um pata saber qual alterar ou que certidão usar para justificar a diferença.

    Talvez, o batismo seja suficiente, mas eu faria a busca.

    No batismo do pompeu, vc terá a Freguesia dos pais e no casamento vc terá a idade deles, o que te ajudará a encontrar o batismo deles.

    Mas, o casamento é o importante, pois a mãe do pompeu deve ter assinado.

    Boa busca!

  • @veraluiz

    E o principal: Se a sua decisão for fazer o processo do seu pai, como filho, é bom se apressar e protocolar os pedidos, em razão da idade.

    Eu tb faria uma breve petição pedindo prioridade pela idade avançada e por alguma questão de saúde e/ou tratamento em PT, se for o caso.

    Vc, como procuradora ou o seu pai devem assinar esse requerimento por autenticidade na visita na sua casa.

    ===

    @nunogomes

    @texaslady

    A filha do Requerente pode ser procuradora nesses casos ou tem que ser um advogado.

    Acho que pode, mas é importante confirmar.

    Abraços a todos

  • @Vilton

    Eu tb não descartaria a possibilidade de a Ana e Maria (versões da esposa do pompeu) serem irmãs.

    Isso acontecia no passado. Uma irmã falecia e o viúvo cadava com a outra.

    Por isdo, é importante vc licalizar os documentos menciinados acina pata saber o que retificar e quais certidões devem ser retificadas.

    Se puder, nos deixe informados do seu caso.

    Boa sorte!

  • @Vilton

    Vc viu a questão da habilitação de casamento?

    E o que conseguiu descobrir com o passaporte.

    Eu lembro que antes de pedir as certidões portuguesas, veja as por divergências e como retificar os erros com os cartórios brasileiros.

    Isso deve ser feito antes do pedido.

    ===

    @veraluiz

    O dito acima vale para vc tb, ok?

    Só com a ressalva de que vc tem que se apressar pela udade do seu pai.

    Abraços

  • @guimoss

    Eu tb não descartaria a possibilidade de a Ana e Maria (versões da esposa do pompeu) serem irmãs.

    Re: Anna seria mãe do Pompeu e Maria a esposa que ele citou no Brasil como sendo a mãe.

    Ao registrar os filhos ele já muda o nome da mãe.



    Vc viu a questão da habilitação de casamento?

    Re: Sim, mas não esclarece nada, Pompeu não prestou informações a mais do que eu já tinha encontrado, colei acima.

    E o que conseguiu descobrir com o passaporte.

    Re: Consegui descobrir onde foi o nascimento de minha bisavó e já fiz o pedido de certidão dela. Não encontrei o passaporte de Pompeu.

  • @guimoss @nunogomes


    Esta correta minha solicitação agora?


  • @Vilton @nunogomes

    Vc tem que ver se há algo a retificar.

    Se for o caso, vc tem que mandar para uma PGR, primeiro.

    Detalhe as divergências, se existirem.

    Estou com dúvidas sobre o seu caso.

    Isso deve ser feito antes do pedido.

    ===

    A solicitação é de qual AD?

    Me parece que está diferente do habitual.

    Vc pediu duas cópias? Preto e branco? Não posso opinar a respeito desses aspectos.

    Marquei o @leocanelas para confirmar.

    Olhe o tutorial dele em "guias úteis".

    Boa sorte!

  • Olá!

    Uma dúvida por favor, minha avó tem 80 anos, estou solicitando a cidadania dela como filha de português. A partir de qual idade precisa de prova de vida? O RG dela tirei novo já. Como faz prova de vida? Mais uma dúvida. Ela tem prioridade no processo de cidadania por ter idade avançada?

  • @AndressaSaraiva como já tem 80 anos é recomendável fazer prova de vida, pode fazer num consulado português, ou por escritura no cartório e apostila. Faça o processo no Arquivo Central do Porto, eles não vão dar prioridade pela idade, mas lá o processo de filho vai demorar uns 6/7 meses, e pode ser que ande um pouco mais rápido por conta da idade.

  • Boa tarde, peço desculpas pela demora na resposta.

    @texaslady @nunogomes @LeoSantos @guimoss

    Havia pensado em fazer o processo como neta, por não precisar sair com meu pai (95anos), mas pelo que li, com certeza fica bem mais facil, o processo dele como filho.

    Ja fui ate o Cartorio pedir informações sobre a assinatura dele. Ele nem precisará descer do carro. Eles irão ate ele .

    Vou fazer a procuração e a prova de vida no Cartorio.(apostilada)

    Agendei um RG novo, com hora marcada. Assim terei ajuda para leva-lo e o atendimento prioritario é bem rapido.

    Ele é bem ativo, apesar da idade avançada. O problema maior é locomoção mesmo, Ele me ajudou muito a descobrir todos os antepassados.

    Estou fazendo todo processo pesquisando por aqui.

    Documentos que tenho:(apenas xerox antigas)

    Certidão de nascimento do filho do portugues(meu pai) .... registrado pelo pai antes de 1 ano e hj com 95 anos

    Certidão de casamento do portugues (meu avô)......data de nascimento dele esta diferente da data do assento, ele foi registrado 4 anos depois que nasceu em PT. Na certidao de casamento consta que ele nasceu em de 1/01/1903 e no assento PT consta 13/01/1902

    Certidão de óbito do portugues (meu vô)

    Registro de imigrante do portugues (meu avô)

    Todos os documentos do Portugues acima constam MANOEL MARTINS.. filho de Lucio Jose Martins e Maria da Assumpção Martins.

    Pedi na Conservatoria o assento do meu avô, nascido em 1902 o nome dele esta MANOEL DA RESSURREIÇÃO

    . Este Ressurreição não é sobrenome de nenhum dos avós. Parece ser um nome composto.

    Gostaria de saber se preciso retificar alguma coisa nestes documentos brasileiros.

    Como a data de nascimento errada na Certidao de casamento, e este Ressurreição que nao aparece em documento nenhum.

    Como cuido do meu pai e de minha mãe, as coisas para mim tem que ser aos poucos. Mesmo correndo risco pela idade bem avançada dele.

    Terei que ir tirando minhas duvidas e fazendo a papelada conforme dá e com muita ajuda. ...rs

    Assim, depois vejo como farei para tentar de um filho para outro no mesmo processo, como sugeriram mandando um e mail para ACP.

    Obrigada a todos.

  • @veraluiz

    Poderia descrever o procedimento de coleta de assinatura, em detalhes, para uma pessoa muito idosa, como o seu pai?

    Essa informação poderia ajudar muitos foristas nos seus processos.

    ===

    Vou fazer a procuração e a prova de vida no Cartorio.(apostilada)

    A PV, eu Concordo.

    Se ele vai assinar no cartório, não há necessidade de procuração.

    E estaria técnica errado.

    Ou o Requerente assina e não precisa de procuração (oq acho o melhor!!!)

    Ou

    Faz a procuração e quem recebeu os poderes assina tudo.

    Mas, recomendo o 1° caso, pois é menos burocrático.

    ===

    Sobre os documentos:

    Olhe a lista de filhos no tópico guias úteis.

    Pelo que vc falou, a transcrição do casamento não será necessária.

    Peça a certidão narrativa no Arquivo da Madeira com certificação digital, para imprimir pela internet e não perder tempo.

    O tutorial esta no guias úteis.

    ===

    Todos os documentos do Portugues acima constam MANOEL MARTINS.. filho de Lucio Jose Martins e Maria da Assumpção Martins.

    Vc se refere a docs brasileiros, correto?

    O Manuel é o português, certo?

    ===

    Pedi na Conservatoria o assento do meu avô, nascido em 1902 o nome dele esta MANOEL DA RESSURREIÇÃO.

    Na Conservatória ou no Arquivo Regional da Madeira?

    O assento parece ser do Arquivo Regional, mas pode estar na Conservatória.

    Se estiver lá, vc pede pelo civilonline. Se já pediu, por favor, informe o local corretamente.

    ===

    Este Ressurreição não é sobrenome de nenhum dos avós. Parece ser um nome composto.

    Concordo com você. É um caso de prenome composto.

    Mande o óbito ou o registro do imigrante, cópia autenticada e apostilada do documento, se não houver divergências com a certidão portuguesa, para fixar o sobrenome.

    É melhor o óbito, mas é importante analisar o caso.

    Se quiser mandar os docs no privado, é só pedir.

    Continua...

  • @veraluiz

    Gostaria de saber se preciso retificar alguma coisa nestes documentos brasileiros.

    Vc tem que informar os dadoa de cada certidão até o filho,para uma melhor resposta.

    O casamento precisaria, mas acho que o seu caso é de dispensa e vc tem outros documentos com filiação para fixar o sobrenome do português.

    Desse modo, vc não precisaria usar o casamento com divergências.

    ===

    Só tome cuidado com o tempo, pela idade avançada do seu pai.

    O seu caso demanda urgência.

    Informe a lista de documentos que vc pretende enviar, que o fórum te ajuda.

    Mas, vc deve fazer isso rápido, para fazer de maneira rápida.

    ===

    Boa tarde, peço desculpas pela demora na resposta.

    A questão não foi a demora na resposta.

    Eu, especialmente, fiquei bastante preocupado pela idade do seu pai.

    A questão de urgência foi pela idade dele.

    Se vc tiver que contratar um advogado faça, se não tiver tempo.

    Mas, o fórum pode te ajudar com isso.

    Continua...

  • @veraluiz

    Eu pagaria o formulário 1C (filho) primeiro por cartão internacional Visa.

    Preencheria pelo PC e levaria o seu pai para abrir firma, assinar o formulário e fazer a PV. Dá para fazer td em um dia.

    ===

    Junto, eu pediria as certidões brasileiras, pois ekas demoram 5 duas úteis para serem emitidas.

    A de nascimento do seu pai deve ser de IT Reprográfica.

    A de óbito, pode ser em IT digitada. Eu apostilaria, por segurança.

    Obs: Verifique por divergências entre os nomes.

    ===

    Com todos os documentos, eu iria a um posto do DHL e faria o envio.

    Acho que é isso.

    @nunogomes , @texaslady , @LeoSantos , vcs tem algo a acrescentar?

    Abraço a tds.

  • @veraluiz ,

    concordo com as orientações do @guimoss. Pela idade avançada de seu pai é preciso mesmo urgência. Você disse que seu pai é bem ativo e isso é um bom sinal, mas não se esqueça de enviar uma carta pedindo urgência pela idade avançada e caso ele tenha algum problema de saúde mencione e junte alguma documentação. Mas pela ACP de qualquer forma no máximo em 7-8 meses ele já terá o assento e você poderá fazer o mesmo.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @veraluiz

    Eu reconheceria a firma do seu pai nesse requerimento de urgência que a @texaslady mencionou por autenticidade.

    Mencione esse requerimento, a PV, o email de recebimento do formulario, como recibo e o doc lara fixar o sobrenome no campo "outros docs", no formulário.

    Se faltar espaço, vc pode abreviar.

    Boa sorte!

  • Obrigada @texaslady e @guimoss

    Poderia descrever o procedimento de coleta de assinatura, em detalhes, para uma pessoa muito idosa, como o seu pai?

    @guimoss com certeza. Assim que fizer o processo no cartório eu venho contar os detalhes detalhados de como foi .


    O seu caso demanda urgência.

    Informe a lista de documentos que vc pretende enviar, que o fórum te ajuda.

    Mas, vc deve fazer isso rápido, para fazer de maneira rápida.


    Acho que os passos que devo seguir são estes:


    Primeiro imprimo e pago o formulario 1C (cartao de credito)

    Levo meu pai ao cartorio, para abrir firma, e la ele faz a prova de vida que deve ser apostilada, e assina o formulario 1 C reconhecido por autenticidade .

    Junto faço um requerimento pedindo urgencia pela idade dele, descrevo e anexo comprovantes de problemas de saude, peço para reconhecer firma tambem por autenticidade.

    @texaslady (Mencione esse requerimento, a PV, o email de recebimento do formulario, como recibo e o doc para fixar o sobrenome no campo "outros docs", no formulário.) Se faltar espaço, vc pode abreviar. OK!!


    O RG dele sera feito agora dia 12/11, acho que ja ajuda um pouco quanto a prova de vida.

    A Certidão de nascimento dele vou pedir inteiro teor reprografica. O pai foi o declarante e ele tinha menos de 1 ano (está no cartorio do Bras, e pelo que o cartorio me passou, preciso preencher uma declaração,(ja imprimi e preenchi), tenho que reconhecer minha firma, dizer o motivo pelo qual preciso dela, enviar por e mail junto com o pagamento .

    A certidões de obito e casamento estão no mesmo cartorio onde vou leva lo para assinar os papeis .

    Pensei na de obito (inteiro teor digitada e apostilada) para fixar nome, por causa da divergencia que achei na data de nascimento que consta na certidao de casamento.

    (na vdd o declarante do obito do meu avô foi meu pa i😥)


    Quanto ao meu AVÔ.. O portugues

    A Certidão de nascimento dele, eu pedi narrativa, no CRAV a quatro dias, via Correio registado com aviso de receção para fora da Europa.

    Deveria ter pedido digital ne? Mas agora nao sei se devo pedir de novo para adiantar o processo.

    E dúvida maior que tenho seria quanto a este PRENOME dele, que não consta em nenhum documento brasileiro.

    Assento de Batismo portugues diz : A qual dei o nome de Manuel da Ressurreicão, filho legitimo de Lucio Martins e Assumpção Martins. Mas em todos os documentos brasileiros do Portugues (meu avô) e do filho (meu pai) so consta Manuel Martins.. Ele simplesmente não aderiu o prenome Ressurrreição.

    Então não sei se precisarei mudar alguma coisa na certidões aqui por conta deste prenome. E como fazer caso precise.

    Pq para fixar sobrenome esta tudo perfeito.


    Caso tenha errado em algo, me corrijam por favor. E muuuuito obrigada mesmo pela ajuda !!!

  • @veraluiz penso que o óbito do português, mesmo que tenha sido declarado pelo seu pai, serve perfeitamente para fixar o nome. Eu enviava assim, porque se for retificar todos os documentos agora, perderia muito tempo. Em 6 meses, vc saberá se caiu em exigência, vai depender muito do conservador que pegar, porque ficou lá a constar Manuel da Ressurreição e ele só utilizou Manuel Martins, mas pronto, pode ser que deixem passar. Ou até podem colocar no assento português do seu pai que ele é filho de Manuel da Ressurreição Martins, fique no aguardo, sempre consultando o processo todas as semanas, se cair em exigência peça logo por e-mail que enviem pdf da carta de exigência, para poder satisfazer as eventuais exigências.

  • @veraluiz

    com certeza. Assim que fizer o processo no cartório eu venho contar os detalhes detalhados de como foi.

    Obrigado!

    ===

    O procedimento adotado me parece o correto.

    Cuidado no preenchimento do formulário do pgto por cartão. Se tiver dúvidas, é só pedir.

    ===

    Primeiro imprimo e pago o formulario 1C (cartao de credito)

    R: Use um cartão internacional Visa. Verifique a xsixa de spam e passe o email pata a caixa de entrada, se o email cair na primeira.

    Levo meu pai ao cartorio, para abrir firma, e la ele faz a prova de vida que deve ser apostilada, e assina o formulario 1 C reconhecido por autenticidade .

    R: CERTO. Olhe a discussão do JONVASQUES (busque o apelido na barra de buscas), que ele pistou o documento.

    Junto faço um requerimento pedindo urgencia pela idade dele, descrevo e anexo comprovantes de problemas de saude, peço para reconhecer firma tambem por autenticidade.

    R: Certo. Eu reconheceria a firma do médico (veja onde ele tem firma aberta) no laudo e apostilaria esse doc médico. Essa parte nao precisa do seu pai.

    A assinatura por autenticidade é do seu pai, que e o Requerente.


    O RG dele sera feito agora dia 12/11, acho que ja ajuda um pouco quanto a prova de vida.

    R: Pode ser que ajude, mas faça a PV de qq jeito.

    ===

    A Certidão de nascimento dele vou pedir inteiro teor reprografica. O pai foi o declarante e ele tinha menos de 1 ano (está no cartorio do Bras, e pelo que o cartorio me passou, preciso preencher uma declaração,(ja imprimi e preenchi), tenho que reconhecer minha firma, dizer o motivo pelo qual preciso dela, enviar por e mail junto com o pagamento .

    R: Meio excessivo esse pedido do cartório, mas deve ser por causa da LGPD.

    Informe que é para pedido de nacionalidade e junte o seu o RG com filiação, para justificar o pedido da certidão.

    Essa certidão deve ser apostilada.

    ===

    Pensei na de obito (inteiro teor digitada e apostilada) para fixar nome, por causa da divergencia que achei na data de nascimento que consta na certidao de casamento

    R: Certo. Se vc tiver o passaporte, RNE ou outro doc do português com os pais dele, tb serve.

    ===

    A Certidão de nascimento dele, eu pedi narrativa, no CRAV a quatro dias, via Correio registado com aviso de receção para fora da Europa. Deveria ter pedido digital ne? Mas agora nao sei se devo pedir de novo para adiantar o processo.

    R: Vc tem o código de rastreio do pedido?

    Se tiver, vá acompanhando o trajeto, enqto vai pedindo as outras coisas.

    Se demorar (geralmente leva entre 1-2 semanas), vc pode pedir a digital e imprimir.

    E qd o processo for numerado, vc envia por email para a Conservatória*.

    Mas, pode enviar a impressa com certificação digital no envelope. Não atrapalha.

    No maximo, vc envia de novo qd tiver a numeração.

    ===

    E dúvida maior que tenho seria quanto a este PRENOME dele, que não consta em nenhum documento brasileiro.

    O prenome deve ter sido suprimido nas certidões brasileiras.

    Deixe o Concelho, freguesia e Distrito do seu avô. Talvez, alguém ache o passaporte dele.

    Concordo com o que o @nunogomes disse. Só retificaria, se caísse em exigência.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Por favor, pode me ajudar..

    Cuidado no preenchimento do formulário do pgto por cartão. Se tiver dúvidas, é só pedir.

    Preenchi o formulario 1C, na parte de PAGAMENTO eu não marco nada? Pq vou pagar com VISA. é Isso?


    Estes impressos do 1C e Pagamento recebi por e mail pela CRCENTRAIS    https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos

     

    Para pagamento com cartao tem um formulario, este formulario eu preencho direto por la e confirmo?

    Depois de confirmar que eles enviam os dados para o pagamento com cartão? Nao tem que fazer nenhum cadastro no irn? E so acessar o link e preencher este formulario?

    outra duvida..

    Os dados sao meus do cartao e no do requerente (nome do filho do portugues) é isso?

    Estou meio confusa.

  • @veraluiz

    Vc entendeu errado.

    Primeiro, vc faz o pgto do formulário.

    Depois, vc receberá um formulário personalizado.

    Aí, vc preenche.

    O guia do preenchimento:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    Cuidado, pois pide estar desatualizado.

    ===

    Vc clica em pgtos:

    Aí, vc entrará na tela de preenchimento dos dados do dono do cartão.

    Quem é o dono do cartão, no seu caso? Ele deve ser internacional visa.

    Os dados são do dono do cartão exceto o email, que será o da pessoa que quer receber o formulário e acompanhar o processo, que imagino que será vc.

    ===

    Depois, vc receberá o formulário personalizado na caixa de entrada ou spam. Se for nesta, coloque o email na caixa de entrada.

    Vc preenche segundo o guia acima.

    Diga, de forma genérica, oq vc irá colocar no formulário que o fórum te guia.

    ===

    Outro tópico útil:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22390

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @veraluiz

    Nome próprio: primeiro nome do dono do cartão, como está no cartão.

    Apelido: sobrenome como está no cartão.

    Nome do Requerente: nome completo do Requerente, se o cartão for de outra pessoa.

    ===

    Todos os demais dados são os seus, por ser a dona do cartão.

    Eu escreveria tudo com letras maiúsculas.

    Espero ter ajudado

  • Ahhh @guimoss

    Entendi tudo errado mesmo. Imprimi o formulario pela internet. 🙄

    Vou recomeçar seguindo seu passo a passo. E volto sim, caso precise Estão me ajudando demais.

    ..amanhã é dia de tirar o RG novo do meu pai(filho). Dependendo dele para abrir firma, assinar formulario e fazer prova de vida.

    Quanto a prova de vida, depois venho contar como foi e o que consegui.

    Mas aos poucos vou acertando.

    Obrigada por hora.

  • @veraluiz

    Vc reside em qual Estado?

    Em SP, acho que pode tirar virtualmente e no Rio vc pode fazer nos cartórios.

    Ambos são mais seguros de fazer no que num posto do Detran, por exemplo.

    Ainda mais, com uma subvariante da covid e uma pessoa idosa.

    Tenha bastante cuidado.

    ===

    Vc conseguiu pagar e receber o formulário personalizado?

    Abraços e boa sorte!

  • Oi pessoal,

    A partir de que idade eh possivel fazer o pedido de urgencia?

    Muito obrigada!

  • @guimoss Obrigada pelo cuidado e preocupação. Sim ainda mais pela idade dele .

    Então, somos de São Paulo. Estou fazendo tudo com muito cuidado . Agendando horario para atendimento. E claro, tudo no tempo dele.

    Estou muitoo feliz...

    Acabei de receber a certidão de nascimento do meu avo de Portugal. Fiz pedido no CRAV dia 02/11 e chegou Hoje.

    Muito orgulhosa, modestia a parte, rs Procurei por meses, lendo livros de registro de varios Concelhos e Freguesias até achar.

    Fiz o pedido errado, e com ajuda de voces refiz o pedido e consegui.

    JA TENHO:

    Certidão de nascimento do Portugues.

    Certidão de obito inteiro teor digitada do portugues (meu avo) para fixação do sobrenome.

    A de nascimento inteiro teor reprografica do meu pai (filho do Portugues)

    A de casamento dos meus pais (para abrir firma dele)

    FALTA:

    RG (deve chegar em uma semana)

    FORMULARIO E PAGAMENTO.

    Fizemos o RG no poupatempo, chegamos na hora marcada. Eu fiz toda parte da papelada e ele assinou e tirou foto e as digitais.

    Preciso do RG para abrir firma, assinar o formulario e fazer a prova de vida no cartorio de notas.

    Ja esta agendado tambem no cartorio. E ele ficará dentro do carro. Liguei falei com a escrivã. Está tudo combinado.

    Quanto a prova de vida, ela (escrivã) disse que fará uma declaratoria. Confirmando que ele esteve la, que é para cidadania, que assinou e está ciente do que é. ( Mais ou menos isso.)... Valor de 120 reais. Mas depois conto como foi feito direitinho.

    Ainda não paguei o formulario para ele assinar pq esta agendado para dia 29 no cartorio. Pensei em fazer dia 20

    Voce acha que é muito em cima da hora? Para eles enviarem o formulario para eu preencher, e o recibo?

    Obrigada por tudo.

  • @ferss_jacob

    A prioridade por idade é concedida de forma automática, a partir dos 75 anos.

    Urgencia é uma situação que acelerar o andamento do processo e deve ser pedida, como questões de tratamento de saúde, oferta de emprego ou oportunidade de estudo em PT ou na UE.

    Abraços

  • @veraluiz

    Sem problemas, amiga.

    Eu e o @Admin estavamos preocupados com a sua situação.

    ===

    Acabei de receber a certidão de nascimento do meu avo de Portugal. Fiz pedido no CRAV dia 02/11 e chegou Hoje.

    Vc pediu pelos correios ou imprimiu pela Internet?

    Qual versão vc pediu? A narrativa (=digitada, no BR) ou integral (=reprográfica, no BR)?

    Poderia fazer uma linha do tempo do seu pedido? Ou pistar o print do do rastreio pelo código? Tampe as informações privadas.

    ===

    Sobre os docs, eu sugiro vc ver a lisya no topico guias uteis ou entrar no tópico do ACP.

    QUEM DECLAROU O NASCIMENTO DO SEU PAI? FOI O PORTUGUÊS?

    As certidões brasileiras devem ser apostiladas, bem como a PV e a copia autenticada do RG.

    A de óbito poderia ficar sem, mas por segurança eu faria.

    Se forem muitas apostilas, eu recomendo o envio pata SC, DF ou RJ, onde sao mais baratas.

    Tem que levar em conta o tempo dos correios tb.

    Veja qt custa o DHL ida e volta patlra um dos Estados acima. Aí, vai rápido.

    É algo a ponderar.

    ===

    Sobre o RG:

    O seu pai n tem nenhum outro doc, como CTPS, carteira profissional com a qual poderia abrir firma?

    Eu veria em outro cartório perto. Pode ser de notas ou de reg.civil.

    ===

    Ainda não paguei o formulario para ele assinar pq esta agendado para dia 29 no cartorio. Pensei em fazer dia 20 Voce acha que é muito em cima da hora? Para eles enviarem o formulario para eu preencher, e o recibo?

    Peça logo o formulário.

    Se tudo der certo, em menos de 24h, te enviam.

    Olhe a caixa de spam e passe para a de entrada para n perder.

    Imprima o formulário e o email como recibo.

    Aí, vc prrenche pelo pc ou manuscrito e só deixa a data e o espaço da assinatura.

    Peça para colocarem o selo abaixo do aviso legal do formulário, n deixe que rasurem ou tampem nd.

    ===

    O guia de preenchimento:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    A lista de docs:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

    Se algo parecer desatualizado, é só perguntar.

    Abraços

  • Bom dia!!

    @guimoss e @Admin

    Acabei de receber a certidão de nascimento do meu avo de Portugal. Fiz pedido no CRAV dia 02/11 e chegou Hoje.

    Vc pediu pelos correios ou imprimiu pela Internet?

    Qual versão vc pediu? A narrativa (=digitada, no BR) ou integral (=reprográfica, no BR)?

    Pedi a Narrativa

    Poderia fazer uma linha do tempo do seu pedido? Ou pistar o print do do rastreio pelo código? Tampe as informações privadas.

    Faço sim, pensei em montar a linha do tempo quando tiver feito o ultimo passo, semana que vem quando ele assinará e fará a prova de vida. Assim faço um relato inteirinho do processo todo, desde o pedido da certidao até o envio que acha?


    QUEM DECLAROU O NASCIMENTO DO SEU PAI? FOI O PORTUGUÊS?

    Sim.. no segundo dia do nascimento dele.


    Sobre o RG:

    O seu pai n tem nenhum outro doc, como CTPS, carteira profissional com a qual poderia abrir firma?

    Eu veria em outro cartório perto. Pode ser de notas ou de reg.civil.

    Sim, mas como esta agendado ele fará tudo no mesmo dia. Assinatura e prova de vida. Aqui proximo so o civil e la nao fazem a prova de vida so no de notas. E so com agendamento,


    Peça logo o formulário.

    Se tudo der certo, em menos de 24h, te enviam.

    Olhe a caixa de spam e passe para a de entrada para n perder.

    Imprima o formulário e o email como recibo.


    Ja pedi, ja fiz pagamento e na mesma hora recebi o formulario com nome dele, e o comprovante de confirmaçao do pagamento. Nao foi para caixa de SPAM, veio direto

    Este e mail vou imprimir para confirmar pagamento que servira como recibo. Ira junto dos docs.


    Agora mais umas dúvidas

    Na hora de preencher formulario.

    1) Nome do pai portugues, (consta na certidao narrativa de Portugal.. MANUEL DA RESSURREIÇÃO)

    Ele nao aderiu o nome composto, em todos os docs do filho, e na certidão de obito está apenas MANUEL MARTINS

    PARA EU PREENCHER O NOME DO PAI NO FORMULARIO EU COLOCO APENAS MANUEL MARTINS ? Ou como veio na certidão de Portugal?

    2) Vou usar a certidao de obito para o sobrenome, pedi inteiro teor digitada.

    Consta o nome do portugues certinho, mas na filiaçao dele o nome do pai está correto mas o da mae está Maria da Assunção ao inves de Maria da Assençao. Acha que devo retificar isto?


    OS APOSTILAMENTOS.

    Cert. de INTEIRO TEOR REPROGRAFICA de Nascimento do filho

    Copia autenticada do RG do filho

    Prova de vida

    Certidão de Obito do portugues.


    Obrigada, por tudo. E contando os minutos para assinatura dia 29 ..rs

  • @veraluiz

    Ja pedi, ja fiz pagamento e na mesma hora recebi o formulario com nome dele, e o comprovante de confirmaçao do pagamento. Nao foi para caixa de SPAM, veio direto

    Qual foi a bandeira do cartão?

    Ele foi físico ou virtual?

    Era cartão internacional?

    ===

    1) Nome do pai portugues, (consta na certidao narrativa de Portugal.. MANUEL DA RESSURREIÇÃO)

    Essa é uma questão interessante.

    Eu colocaria o nome Manuel da Ressurreição (prenome composto) Martins (sobrenome a ser fixado por uma certidão brasileira).

    Marquei o @nunogomes , o @Nilton Hessel e a @texaslady para opinarem.

    Vc pode até se adiantar e mandar a certidão narrativa digital para uma PGR por email (verifique se aceitam), caso caia em exigência, em razão da idade do Requerente.

    De qual Distrito é o assento?

    Mas, verifique com o cartório os requisitos oara retificar uma certidão brasileira com uma portuguesa.

    Geralmente é o apostilamento em PT + REGISTRO NO RTD Brasileiro.

    ===

    Consta o nome do portugues certinho, mas na filiaçao dele o nome do pai está correto mas o da mae está Maria da Assunção ao inves de Maria da Assençao. Acha que devo retificar isto?

    Só se fosse pedido, pois é uma letra só.

    Tem certeza que não foi erro do cartório ao fazer a nova certidão?

    A troca do u/e pode ter sido um erro atual ou no momento do óbito.

    Vc viu a imagem do assento?

    Há algum doc do português para fixar o nome, como um passaporte, por exemplo?

    ===

    Sobre os apostilamento, eu creio que está td certo.

    Deixe a lista total do que pretende enviar que o fórum analisa para vc.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.