Por onde começar?

Olá,

1) Tenho o assento dos meus bisavós portugueses, mas que casaram no Brasil. Preciso fazer a transcrição?


2) Quais documentos preciso e como faço a transcrição?


3) É o primeiro passo antes de entrar com o processo de cidadania, correto?

«1

Comentários

  • @Nayara_vicente27

    1) Tenho o assento dos meus bisavós portugueses, mas que casaram no Brasil. Preciso fazer a transcrição?

    se os dois são portugueses e se casaram no Brasil é obrigatória a transcrição.

    2) Quais documentos preciso e como faço a transcrição?

    Depende... vai fazer no Consulado ou direto em Portugal?

    3) É o primeiro passo antes de entrar com o processo de cidadania, correto?

    Sim, e vai usar o documento gerado na transcrição para dar entrada no processo

  • Posso fazer pelo consulado ou em Portugal, já que estarei lá em setembro.

    Quais são os dois caminhos?

  • Bom dia...

    Estou iniciando meu processo de neta de português tenho muitos documentos meus avós eram portugueses e se casaram em Portugal. Tenho a certidão de casamento portuguesa deles. Mas faleceram aqui no Brasil.

    Meu pai nasceu no Brasil e na certidão de nascimento do meu pai consta meu avô como declarante do nascimento.

    Qual é o documento dos meus avós que eu preciso buscar e será que consigo no consulado brasileiro?

    Obs. Minha tia já tem a cidadania portuguesa, mas ela não lembra qual documento comprobatório dos meus avós ela pegou.

  • @Nayara_vicente27

    Para requerer cidadania:

    pode fazer pelos dois caminhos:

    em Portugal: vai ter que esperar até setembro (enquanto isso vai perdendo lugar na fila) e vai entrar numa fila de qualquer maneira para a cidadania

    Fazer direto enviando documentação à Portugal: ganha tempo e garante um melhor lugar na fila.

    Fazer pelo consulado: mais burocrático e mais demorado (não recomendo)

    Já para a transcrição do casamento: melhor enviar para Portugal, pois é mais rápido. Consulados por aqui estão demorando mais tempo...

  • E enviando para Portugal, como que eu faço?

    Quais os documentos que preciso e qual endereço eu mando?

  • @ViVaccaro

    Estou iniciando meu processo de neta de português tenho muitos documentos meus avós eram portugueses e se casaram em Portugal. Tenho a certidão de casamento portuguesa deles. Mas faleceram aqui no Brasil.

    quais documentos deles vc tem?

    Meu pai nasceu no Brasil e na certidão de nascimento do meu pai consta meu avô como declarante do nascimento.

    ótimo, dispensa a transcrição de casamento, mesmo pq os portugueses se casaram em Portugal.

    Qual é o documento dos meus avós que eu preciso buscar e será que consigo no consulado brasileiro?

    Dependendo da resposta da primeira pergunta acima. Documentação deles é direto em Portugal e não pelo consulado.

    Obs. Minha tia já tem a cidadania portuguesa, mas ela não lembra qual documento comprobatório dos meus avós ela pegou.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • Boa Tarde Galera! Voltando aqui no fórum para pedir a ajuda dos amigos para tirar a cidadania da minha Tia que quer passar para os filhos dela e o neto. Eu já tirei a minha e do meu irmão em 2017 com a ajuda de vcs daqui do fórum , porém o meu caso foi o mais simples de fazer, já que meu pai era português e não era casado, a minha tia que é a irmã do meu pai nasceu no Brasil, ela falou que meus avós foram casados em Portugal. Minha tia é casada com brasileiro. Queria saber por onde começar, acho que vai ter que averbar casamento etc .. Mto obrigado

  • @mabego Oi Mabego, queria saber se vc pode me ajudar na pergunta acima sobre o caso da minha Tia. Obrigado

  • @renato rangel

    ...a minha tia que é a irmã do meu pai nasceu no Brasil, ela falou que meus avós foram casados em Portugal. Minha tia é casada com brasileiro. Queria saber por onde começar, acho que vai ter que averbar casamento etc ..

    primeiramente... sua tia é neta de portugueses?

    Já tem os assentos de baptismos dos portugueses? eles nasceram antes ou depois de 1911?

    São portugueses e se casaram onde?

  • @mabego Oi Mabego , Boa noite, obrigado pela atenção,

    Minha Tia é filha de portugueses.

    Ela só tem a certidão do pai , e do casamento deles que foi no conselho de Vouzela em 23 / 07/ 1942.

    Ele nasceu em 07/04/1923

    Ela nasceu em 02/02/1924

    Da mãe dela ela falou que tem a de batismo onde consta que ela nasceu em vasconha , não sei se serve...

  • @renato rangel

    Minha Tia é filha de portugueses.

    ótimo, bem mais rápido.

    Ela só tem a certidão do pai , e do casamento deles que foi no conselho de Vouzela em 23 / 07/ 1942.

    Como eles são portugueses e se casaram em Portugal, não é necessário transcrever casamento. Mas pode enviar a que v c tem do casamento.

    Ele nasceu em 07/04/1923. Ela nasceu em 02/02/1924

    Vc pode pedir as certidões pelo civilonline pelo custo de 10 euros. Peça a certidão de nascimento de quem foi o declarante do nascimento dela.

    Da mãe dela ela falou que tem a de batismo onde consta que ela nasceu em vasconha , não sei se serve...

    resposta acima...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @mabego Oi Mabego ,

    Ela tem a certidão de nascimento do pai dela , só não tem a certidão de nascimento da mãe.

    Minha Tia falou que não tem a certidão de nascimento dela , pois ela é casada , trocam as certidões qnd se casa.

  • @mabego por esse motivo ela não consegue ver se foi o pai ou a mãe o declarante.

  • @renato rangel

    • Ela tem a certidão de nascimento do pai dela , só não tem a certidão de nascimento da mãe.
    • Minha Tia falou que não tem a certidão de nascimento dela , pois ela é casada , trocam as certidões qnd se casa.
    • por esse motivo ela não consegue ver se foi o pai ou a mãe o declarante.

    Esta é uma informação equivocada, a certidão de nascimento dela existe e ela vai precisar no processo de cidadania. E com o casamento averbado.

    Veja na lista que te enviei acima.

  • @mabego sim vc está certa, ela me falou aqui agora que vai essa semana vai no cartório procurar a certidão de nascimento dela. Se o pai dela for o declarante , não precisa enviar o da mãe? Outra dúvida , vc falou que ela vai ter que averbar casamento. Pode me explicar como faz. Qnd tirei a minha não precisei averbar do meu pai , pois ele não era casado com minha mãe .

  • @renato rangel

    sim vc está certa, ela me falou aqui agora que vai essa semana vai no cartório procurar a certidão de nascimento dela.

    Se o pai dela for o declarante , não precisa enviar o da mãe? não

    Outra dúvida , vc falou que ela vai ter que averbar casamento. Pode me explicar como faz. Qnd tirei a minha não precisei averbar do meu pai , pois ele não era casado com minha mãe .

    É só ela entrar em contato com o cartório do casamento dela e pedir que enviem a anotação do mesmo, para o cartório de nascimento, para que seja averbado o casamento na certidão de nascimento dela.


  • Veio tanta gente aqui que minha pergunta se perdeu kkkkkkk

    E enviando para Portugal, como que eu faço?

    Quais os documentos que preciso e qual endereço eu mando?

  • @mabego Oi Mabego, primeiro queria te agradecer pela ajuda com as informações.obrigado msm.

    Então essa parte do averbar casamento que era minha dúvida, ela pode averbar o casamento dela aqui no cartório no Brasil msm?

    Se sim , dps é só ver se o pai dela é o declarante da certidão dela e enviar os documentos normais para atribuição.. mais essa cópia do casamento averbado?

  • @renato rangel

    Então essa parte do averbar casamento que era minha dúvida, ela pode averbar o casamento dela aqui no cartório no Brasil msm?

    ela é brasileira certo? se casou no Brasil, certo? Então os cartórios envolvidos, de nascimento e casamento são brasileiros, certo?

    é fazer como expliquei acima.

    Se sim , dps é só ver se o pai dela é o declarante da certidão dela e enviar os documentos normais para atribuição.. mais essa cópia do casamento averbado?

    é seguir a lista básica dos documentos que já foi passado a vc.

    Não confundir averbação com transcrição.

    A averbação do casamento constará na certidão de nascimento DELA.

  • @mabego entendi. Vou falar com ela essas informações que vc me passou. Mto obrigado.

  • @mabego ah sim, a lista pra cidadania eu tenho. a minha dúvida é com relação a transcrição de casamento. quais os documentos eu preciso pra solicitar, por onde solicito, etc.

  • editado March 2023

    @Nayara_vicente27

    vai solicitar transcrição pelo consulado ou por Portugal?

    Pelo consulado demora uns 6 meses, se for no de São Paulo.

    Pela CRC do Porto uns dois meses.

  • Prezados,

    Preciso fazer a transcrição de casamento, visto que tirei a nacionalidade portuguesa da minha esposa em 2019 e agora quero tirar para meus filhos menores de idade.

    Na época, fiz a transcrição de casamento dos pais da minha esposa via Tondela. Ainda pode ser feito por lá ou devo enviar para CRC do Porto?

    Poderiam informar, por favor, se houve alguma mudança na lista de documentos?

    • Requerimento para transcrição de casamento autenticado com reconhecimento de firma por autenticidade do requerente; (Aqui entendo que pode ser eu ou minha esposa, correto?)
    • Certidão de casamento do nubentes, de inteiro teor e com apostilamento de Haia;
    • Cópias autenticada das Certidões de nascimento dos nubentes; e
    • Cópia autenticada do RG do solicitante.

    Caso tenha alguma outra necessidade que eu tenha esquecido, fiquem a vontade para complementar.

    Se tiverem o link do requerimento e puder incluir aqui, agradeço muito, pois não localizei nas discussões.

    Agradeço pela ajuda.

  • @mabego por portugal, que é mais rápido

  • @mabego Estou iniciando meu processo de neta de português tenho muitos documentos meus avós eram portugueses e se casaram em Portugal. Tenho a certidão de casamento portuguesa deles. Mas faleceram aqui no Brasil.

    quais documentos deles vc tem?

    *Eu tenho do meu avô o passaporte de emigrante, o bilhete de identidade feito em Coimbra, certidão de casamento de Portugal, tem os documentos de imigrante dele tirado aqui no consulado português de são Paulo. Certidão de óbito daqui de Brasil.*

    Meu pai nasceu no Brasil e na certidão de nascimento do meu pai consta meu avô como declarante do nascimento.

    ótimo, dispensa a transcrição de casamento, mesmo pq os portugueses se casaram em Portugal.

    Qual é o documento dos meus avós que eu preciso buscar e será que consigo no consulado brasileiro?

    Dependendo da resposta da primeira pergunta acima. Documentação deles é direto em Portugal e não pelo consulado.

    quais são os documentos que eu preciso buscar, algum desses acima já servem?

    Obs. Minha tia já tem a cidadania portuguesa, mas ela não lembra qual documento comprobatório dos meus avós ela pegou.

  • @mabego Pelo que eu entendi no link que vc me mandou, os documentos que eu tenho só servem para eu achar o local para pedir o assento do Meu avô é isso???


    Ele nasceu em 1904 em Vale de Carvalho, freguesia de Penacova , sabe me dizer qual distrito devo procurar?

  • @ViVaccaro

    Olhe na página do Tombo; olhe em batismos. Se for a freguesia de Carvalho no concelho de Penacova:

    https://tombo.pt/f/pcv01

  • @ViVaccaro

    O documento principal do português que vc deve ter para pedido de nacionalidade é o assento de baptismo. Esses outros documentos que vc tem não serão necessários.

    Se vc tem muitos documentos do seu avô, e não consegue identificar exatamente em qual freguesia procurar, poste os dados dele para obter ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.