@mabego Boa Tarde. Voltando aqui para falar sobre o caso da minha Tia, ela foi no cartório e pediu a certidão dela de inteiro teor reprografica com a averbação do casamento dela, e viu que o declarante foi o pai dela.. agora é só enviar pra ACP.
Agora as dúvidas delas são sobre, como o marido dela adquire a cidadania dele , são casados a mtos anos .
Como os filhos dela podem adquirir a deles , melhor esperar a da mãe sair ?
E como os cônjuges dos filhos podem adquirir a deles?
@mabego Boa noite. To com uma dúvida naquela lista que vc me enviou , sobre o tópico 1 , que é sobre a certidão do pai da minha Tia, ele nasceu em 1923 , ela tem a certidão dele , o que e essa parte de certidão certificada?
quando se fala de documentos portugueses certificados:
"certificada" é quando o documento vem com uma marca em alto relevo no papel, no caso de documentos emitidos por arquivo distritais.
No caso de civilonline, os documentos podem ser consultados através do sistema em que eles estão inseridos, o sistema SIRIC... e dispensa essa certificação.
@mabego pela foto que ela me enviou , tem na parte de baixo um círculo em alto relevo sim , ele nasceu em 1923 , e essa certidão foi emitida em 1952 , creio que é só tirar uma cópia simples nesse caso..
@renato rangel emitida em 1952? Esse documento tem mais de 70 anos... Sugiro que guarde essa de recordação e peça uma atualizada através do civilonline para apresentar no processo, custa 10 euros e chega bem rapidinho. Segue o guia de como pedir: Como solicitar certidões pelo civilonline
Bom dia @AlanNogueira@mabego essa é a certidão do portuguesa do pai da minha Tia, tem o selo em alto relevo na assinatura em baixo. Vcs acham que não passa?
@AlanNogueira@mabego . Boa noite , Fiz o passo a passo que tá na lista que vcs me passaram pra tirar a certidão pelo civil online, minha dúvida é que não tem nenhum botão pra voltar ao site pra confirmar o pagamento, paguei pelo visa Itaú, a tela tá assim , pelo SMS TB não veio o token pra inserir . Será que foi confirmado?
@renato rangel verifique com o banco se foi cobrado ou não. Esse “itoken” aí acho que não é por SMS não, vc precisa pegar o codigo no aplicativo do Itaú…
@AlanNogueira , coloquei o código que gerou do token e não foi funcionou.. não debitou tb da conta,, vi em outros tópicos que outras pessoas tb tiveram problema pra finalizar a operação.. alguma dica de como resolver?
@AlanNogueira consegui pagar aqui , fiz tudo de novo , ae gerou um novo token , coloquei e dps voltou pro site do civil online , falando que o pagamento foi registrado. Obrigado
@mabegonao sei se você pode me ajudar, entrei em contato com a universidade de Coimbra e me informaram que o assento do meu avô já foi informatizado e me passaram um número e que devo entrar em contato com a conservatória de registro civil de Penacova...
Mas não achei essa conservatória... Consegue me passar mais algum cominho para eu dar continuidade?
Acabei de receber um email da universidade de Coimbra dizendo que o assento de nascimento do meu avô já foi digitalizado em 2014, época que a minha tia tirou a cidadania dela, e que devo procurar o conservatório de Penacova, mas preciso se ajudar sobre como solicitar esse assento, alguém pode me ajudar... Nossa estou muito feliz, com essa luz que se abriu com a chegada desse email
@mabego Boa tarde. Voltando aqui pra tirar uma dúvida para minha prima. Os pais dela são portugueses, casados no Brasil, o pai foi o declarante da certidão de nascimento dela. Pra começar o processo dela de atribuição, tem que transcrever o casamento dos pais dela? Obrigado
@mabego Bom dia. Estou preenchendo o formulário com a minha Tia, estamos com uma dúvida sobre o que colocar na parte do quadro 2 que pergunta se pretende manter a composição originária do seu nome .O que significa? Seria o nome de solteira? Ela é casada e gostaria de usar o nome de casada.
Ela (e todos os requerentes) nascem solteiros, ninguém nasce casado. Portanto, ela vai nascer solteira, como o nome constante na certidão de nascimento.
Só depois de concedida a nacionalidade, é que ela vai transcrever casamento (se necessário) e ser reconhecida em Portugal com o nome de casada.
Comentários
@mabego Boa Tarde. Voltando aqui para falar sobre o caso da minha Tia, ela foi no cartório e pediu a certidão dela de inteiro teor reprografica com a averbação do casamento dela, e viu que o declarante foi o pai dela.. agora é só enviar pra ACP.
Agora as dúvidas delas são sobre, como o marido dela adquire a cidadania dele , são casados a mtos anos .
Como os filhos dela podem adquirir a deles , melhor esperar a da mãe sair ?
E como os cônjuges dos filhos podem adquirir a deles?
Mto Obrigado.
@renato rangel
sua tia ainda não é portuguesa.
Quando ela se tornar portuguesa, o marido pode pedir cidadania pelo casamento, já que a esposa será portuguesa.
(antes de qualquer coisa, ela deverá fazer a transcrição do casamento dela, depois que se tornar portuguesa, pois ela "nasce" em Portugal... solteira)
A mesma coisa os filhos. A mãe ainda não é portuguesa. Quando ela se tornar portuguesa, eles pedem como filhos de portuguesa.
As esposas dos filhos, podem pedir pelo casamento, depois que os filhos se tornarem portugueses.
@mabego então vc não aconselharia os filhos dela tentarem tirar ao msm tempo que a dela , eles no caso sendo os netos de portugueses?
@renato rangel
a ordem está explicada acima
@mabego Mto Obrigado pela atenção Mabego!
Abraço
@mabego Boa noite. To com uma dúvida naquela lista que vc me enviou , sobre o tópico 1 , que é sobre a certidão do pai da minha Tia, ele nasceu em 1923 , ela tem a certidão dele , o que e essa parte de certidão certificada?
@renato rangel
quando se fala de documentos portugueses certificados:
"certificada" é quando o documento vem com uma marca em alto relevo no papel, no caso de documentos emitidos por arquivo distritais.
No caso de civilonline, os documentos podem ser consultados através do sistema em que eles estão inseridos, o sistema SIRIC... e dispensa essa certificação.
@mabego pela foto que ela me enviou , tem na parte de baixo um círculo em alto relevo sim , ele nasceu em 1923 , e essa certidão foi emitida em 1952 , creio que é só tirar uma cópia simples nesse caso..
@renato rangel emitida em 1952? Esse documento tem mais de 70 anos... Sugiro que guarde essa de recordação e peça uma atualizada através do civilonline para apresentar no processo, custa 10 euros e chega bem rapidinho. Segue o guia de como pedir: Como solicitar certidões pelo civilonline
Bom dia @AlanNogueira @mabego essa é a certidão do portuguesa do pai da minha Tia, tem o selo em alto relevo na assinatura em baixo. Vcs acham que não passa?
Obrigado pela atenção.
@mabego
@renato rangel
gentileza ver resposta acima
@renato rangel
peça um documento mais atualizado
@AlanNogueira @mabego obrigado pela resposta, vou ver se consigo pedir pelo notebook, pelo Cel tá dando problema na página do site. Obrigado
@AlanNogueira @mabego . Boa noite , Fiz o passo a passo que tá na lista que vcs me passaram pra tirar a certidão pelo civil online, minha dúvida é que não tem nenhum botão pra voltar ao site pra confirmar o pagamento, paguei pelo visa Itaú, a tela tá assim , pelo SMS TB não veio o token pra inserir . Será que foi confirmado?
@renato rangel verifique com o banco se foi cobrado ou não. Esse “itoken” aí acho que não é por SMS não, vc precisa pegar o codigo no aplicativo do Itaú…
@AlanNogueira , coloquei o código que gerou do token e não foi funcionou.. não debitou tb da conta,, vi em outros tópicos que outras pessoas tb tiveram problema pra finalizar a operação.. alguma dica de como resolver?
@AlanNogueira consegui pagar aqui , fiz tudo de novo , ae gerou um novo token , coloquei e dps voltou pro site do civil online , falando que o pagamento foi registrado. Obrigado
@mabego nao sei se você pode me ajudar, entrei em contato com a universidade de Coimbra e me informaram que o assento do meu avô já foi informatizado e me passaram um número e que devo entrar em contato com a conservatória de registro civil de Penacova...
Mas não achei essa conservatória... Consegue me passar mais algum cominho para eu dar continuidade?
Olá
Acabei de receber um email da universidade de Coimbra dizendo que o assento de nascimento do meu avô já foi digitalizado em 2014, época que a minha tia tirou a cidadania dela, e que devo procurar o conservatório de Penacova, mas preciso se ajudar sobre como solicitar esse assento, alguém pode me ajudar... Nossa estou muito feliz, com essa luz que se abriu com a chegada desse email
@ViVaccaro
se foi informatizado, vc deve pedir no civilonline.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
@mabego Boa tarde. Voltando aqui pra tirar uma dúvida para minha prima. Os pais dela são portugueses, casados no Brasil, o pai foi o declarante da certidão de nascimento dela. Pra começar o processo dela de atribuição, tem que transcrever o casamento dos pais dela? Obrigado
@renato rangel
sim... é obrigatória
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23418/quando-se-deve-fazer-transcricao-de-casamento-para-fins-de-nacionalidade
@mabego obrigado pela resposta. Eu moro no RJ , li que por aqui é mais rápido,tem algum link pra saber os documentos necessários..
@renato rangel
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
@mabego Muito Obrigado!
@mabego Bom dia. Estou preenchendo o formulário com a minha Tia, estamos com uma dúvida sobre o que colocar na parte do quadro 2 que pergunta se pretende manter a composição originária do seu nome .O que significa? Seria o nome de solteira? Ela é casada e gostaria de usar o nome de casada.
@renato rangel
apenas marque sim.
E não preencha mais nada.
Ela (e todos os requerentes) nascem solteiros, ninguém nasce casado. Portanto, ela vai nascer solteira, como o nome constante na certidão de nascimento.
Só depois de concedida a nacionalidade, é que ela vai transcrever casamento (se necessário) e ser reconhecida em Portugal com o nome de casada.
@mabego Mto Obrigado!