Por onde começar?

Olá,

1) Tenho o assento dos meus bisavós portugueses, mas que casaram no Brasil. Preciso fazer a transcrição?

2) Quais documentos preciso e como faço a transcrição?

3) É o primeiro passo antes de entrar com o processo de cidadania, correto?

Comentários

• @Nayara_vicente27

1) Tenho o assento dos meus bisavós portugueses, mas que casaram no Brasil. Preciso fazer a transcrição?

se os dois são portugueses e se casaram no Brasil é obrigatória a transcrição.

2) Quais documentos preciso e como faço a transcrição?

Depende... vai fazer no Consulado ou direto em Portugal?

3) É o primeiro passo antes de entrar com o processo de cidadania, correto?

Sim, e vai usar o documento gerado na transcrição para dar entrada no processo

• Posso fazer pelo consulado ou em Portugal, já que estarei lá em setembro.

Quais são os dois caminhos?

• Bom dia...

Estou iniciando meu processo de neta de português tenho muitos documentos meus avós eram portugueses e se casaram em Portugal. Tenho a certidão de casamento portuguesa deles. Mas faleceram aqui no Brasil.

Meu pai nasceu no Brasil e na certidão de nascimento do meu pai consta meu avô como declarante do nascimento.

Qual é o documento dos meus avós que eu preciso buscar e será que consigo no consulado brasileiro?

Obs. Minha tia já tem a cidadania portuguesa, mas ela não lembra qual documento comprobatório dos meus avós ela pegou.

• @Nayara_vicente27

Para requerer cidadania:

pode fazer pelos dois caminhos:

em Portugal: vai ter que esperar até setembro (enquanto isso vai perdendo lugar na fila) e vai entrar numa fila de qualquer maneira para a cidadania

Fazer direto enviando documentação à Portugal: ganha tempo e garante um melhor lugar na fila.

Fazer pelo consulado: mais burocrático e mais demorado (não recomendo)

Já para a transcrição do casamento: melhor enviar para Portugal, pois é mais rápido. Consulados por aqui estão demorando mais tempo...

• E enviando para Portugal, como que eu faço?

Quais os documentos que preciso e qual endereço eu mando?

• @ViVaccaro

Estou iniciando meu processo de neta de português tenho muitos documentos meus avós eram portugueses e se casaram em Portugal. Tenho a certidão de casamento portuguesa deles. Mas faleceram aqui no Brasil.

quais documentos deles vc tem?

Meu pai nasceu no Brasil e na certidão de nascimento do meu pai consta meu avô como declarante do nascimento.

ótimo, dispensa a transcrição de casamento, mesmo pq os portugueses se casaram em Portugal.

Qual é o documento dos meus avós que eu preciso buscar e será que consigo no consulado brasileiro?

Dependendo da resposta da primeira pergunta acima. Documentação deles é direto em Portugal e não pelo consulado.

Obs. Minha tia já tem a cidadania portuguesa, mas ela não lembra qual documento comprobatório dos meus avós ela pegou.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

• Boa Tarde Galera! Voltando aqui no fórum para pedir a ajuda dos amigos para tirar a cidadania da minha Tia que quer passar para os filhos dela e o neto. Eu já tirei a minha e do meu irmão em 2017 com a ajuda de vcs daqui do fórum , porém o meu caso foi o mais simples de fazer, já que meu pai era português e não era casado, a minha tia que é a irmã do meu pai nasceu no Brasil, ela falou que meus avós foram casados em Portugal. Minha tia é casada com brasileiro. Queria saber por onde começar, acho que vai ter que averbar casamento etc .. Mto obrigado

• @mabego Oi Mabego, queria saber se vc pode me ajudar na pergunta acima sobre o caso da minha Tia. Obrigado

• @renato rangel

...a minha tia que é a irmã do meu pai nasceu no Brasil, ela falou que meus avós foram casados em Portugal. Minha tia é casada com brasileiro. Queria saber por onde começar, acho que vai ter que averbar casamento etc ..

primeiramente... sua tia é neta de portugueses?

Já tem os assentos de baptismos dos portugueses? eles nasceram antes ou depois de 1911?

São portugueses e se casaram onde?

• @mabego Oi Mabego , Boa noite, obrigado pela atenção,

Minha Tia é filha de portugueses.

Ela só tem a certidão do pai , e do casamento deles que foi no conselho de Vouzela em 23 / 07/ 1942.

Ele nasceu em 07/04/1923

Ela nasceu em 02/02/1924

Da mãe dela ela falou que tem a de batismo onde consta que ela nasceu em vasconha , não sei se serve...

• @renato rangel

Minha Tia é filha de portugueses.

ótimo, bem mais rápido.

Ela só tem a certidão do pai , e do casamento deles que foi no conselho de Vouzela em 23 / 07/ 1942.

Como eles são portugueses e se casaram em Portugal, não é necessário transcrever casamento. Mas pode enviar a que v c tem do casamento.

Ele nasceu em 07/04/1923. Ela nasceu em 02/02/1924

Vc pode pedir as certidões pelo civilonline pelo custo de 10 euros. Peça a certidão de nascimento de quem foi o declarante do nascimento dela.

Da mãe dela ela falou que tem a de batismo onde consta que ela nasceu em vasconha , não sei se serve...

resposta acima...

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

• @mabego Oi Mabego ,

Ela tem a certidão de nascimento do pai dela , só não tem a certidão de nascimento da mãe.

Minha Tia falou que não tem a certidão de nascimento dela , pois ela é casada , trocam as certidões qnd se casa.

• @mabego por esse motivo ela não consegue ver se foi o pai ou a mãe o declarante.

• @renato rangel

• Ela tem a certidão de nascimento do pai dela , só não tem a certidão de nascimento da mãe.
    • Minha Tia falou que não tem a certidão de nascimento dela , pois ela é casada , trocam as certidões qnd se casa.
    • por esse motivo ela não consegue ver se foi o pai ou a mãe o declarante.

Esta é uma informação equivocada, a certidão de nascimento dela existe e ela vai precisar no processo de cidadania. E com o casamento averbado.

Veja na lista que te enviei acima.

• @mabego sim vc está certa, ela me falou aqui agora que vai essa semana vai no cartório procurar a certidão de nascimento dela. Se o pai dela for o declarante , não precisa enviar o da mãe? Outra dúvida , vc falou que ela vai ter que averbar casamento. Pode me explicar como faz. Qnd tirei a minha não precisei averbar do meu pai , pois ele não era casado com minha mãe .

• @renato rangel

sim vc está certa, ela me falou aqui agora que vai essa semana vai no cartório procurar a certidão de nascimento dela.

Se o pai dela for o declarante , não precisa enviar o da mãe? não

Outra dúvida , vc falou que ela vai ter que averbar casamento. Pode me explicar como faz. Qnd tirei a minha não precisei averbar do meu pai , pois ele não era casado com minha mãe .

É só ela entrar em contato com o cartório do casamento dela e pedir que enviem a anotação do mesmo, para o cartório de nascimento, para que seja averbado o casamento na certidão de nascimento dela.

• Veio tanta gente aqui que minha pergunta se perdeu kkkkkkk

E enviando para Portugal, como que eu faço?

Quais os documentos que preciso e qual endereço eu mando?

• @mabego Oi Mabego, primeiro queria te agradecer pela ajuda com as informações.obrigado msm.

Então essa parte do averbar casamento que era minha dúvida, ela pode averbar o casamento dela aqui no cartório no Brasil msm?

Se sim , dps é só ver se o pai dela é o declarante da certidão dela e enviar os documentos normais para atribuição.. mais essa cópia do casamento averbado?

• @renato rangel

Então essa parte do averbar casamento que era minha dúvida, ela pode averbar o casamento dela aqui no cartório no Brasil msm?

ela é brasileira certo? se casou no Brasil, certo? Então os cartórios envolvidos, de nascimento e casamento são brasileiros, certo?

é fazer como expliquei acima.

Se sim , dps é só ver se o pai dela é o declarante da certidão dela e enviar os documentos normais para atribuição.. mais essa cópia do casamento averbado?

é seguir a lista básica dos documentos que já foi passado a vc.

Não confundir averbação com transcrição.

A averbação do casamento constará na certidão de nascimento DELA.

• @mabego entendi. Vou falar com ela essas informações que vc me passou. Mto obrigado.

• @mabego ah sim, a lista pra cidadania eu tenho. a minha dúvida é com relação a transcrição de casamento. quais os documentos eu preciso pra solicitar, por onde solicito, etc.

• editado 3:03PM

@Nayara_vicente27

vai solicitar transcrição pelo consulado ou por Portugal?

Pelo consulado demora uns 6 meses, se for no de São Paulo.

Pela CRC do Porto uns dois meses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.