Cartão cidadão e passaporte

1171820222331

Comentários

  • @verifel , o número é (+351) 210 990 111 e também respondem por email no cartaodecidadao@irn.mj.pt

  • @verifel , fui no Consulado no dia 19/1 e a carta PIN foi postada em Portugal em 23/1, chegando na semana seguinte à minha casa.

  • Prezados,

    Minha mãe solicitou o CC e o PEP dia 02/01/2023 no Consulado de SP, sendo que o PEP chegou hoje, 46 dias úteis após a solicitação (sem contar feriados e carnaval).

    Aguardando a chegada do CC.

    André

  • editado March 2023

    Olá @Jmsfjunior88 e demais, boa noite.

    Recebi hoje o meu CC e Carta PIN. Ambos chegaram no Consulado de BH, onde dei entrada, e me foram enviados de lá via correios.

    O tempo total de espera foi 30 dias úteis/39 corridos e o cartão veio completo, inclusive com NIF impresso.

    Fiquei satisfeito com o tempo, já que NÃO paguei taxa de urgência e o cartão chegou bem antes do previsto/informado. Já até antecipei o agendamento para emissão do PEP

    :)

  • Muito obrigada, @Leiras e a todos que me responderam. Bom final de semana!

  • bom dia, minha carta com o NIF chegou ontem. Acho q de fato o cartao agora vem com este dado.

  • editado March 2023

    Sim, @vsqjunior, o NIF impresso no cartão é uma novidade bem-vinda, por se tratar de uma economia futura. Agora não precisaremos pedir outro cartão pra trabalhar ou desenvolver atividades comerciais em PT, somente seguir as orientações que estão lá na "Carta NIF".

  • Boa tarde a todos. Gostaria de saber se o NIF já vem impresso no CC ou tenho que pedir através de um representante em Portugal?

  • @monteiroepm boa meu amigo, eu também acabei pedindo o CC normal. Tiver pra chegar com 39 dias corridos também.

    O consulado BH comunicou o envio do CC com rastreamento correios?

  • Finalmente em 9/3/23 meu assento de nascimento foi emitido. Fui no Consulado de Portugal em Goiânia e aguardo o agendamento para o cartão de cidadão .

  • Depois de muito tentar (muito mesmo), no dia 01/09/2022, consegui agendar minha visita ao Consulado de SP para o dia 09/01/2023. Solicitei meu cartão cidadão e passaporte com urgência. Hoje, dia 14/03/2023, recebi o passaporte. Acreditava que o Cartão Cidadão viria junto (ou até mesmo antes), mas ainda não o recebi, apenas a carta PIN.

    Alguém saberia dizer se é mesmo normal o Cartão Cidadão demorar tanto?

    @teixeiranovais , pelo que vi, as minhas datas de solicitação e chegada do passaporte são próximas das datas do processo de sua mãe. Poderia nos informar quando chegar o dela, por gentileza? Obrigado!

    Como sempre, qualquer contato com o Consulado para obter estas informações é muito difícil...

  • @YuriPessoal, estou com dúvida na documentação necessária para solicitar o primeiro CC + passaporte. No site diz:

    • Certidão de nascimento actualizada, emitida há menos de 12 meses (exceto as referentes a menores de 16 anos que não estão sujeitas a qualquer prazo de validade). Esta certidão pode ser obtida oficiosamente no posto, sem custos para o utente.
    • Um documento complementar de identificação (Autorização/Título de Residência, Carta de Condução, Passaporte ou documento de inscrição no Consulado).

    Dúvidas:

    • essa certidão de nascimento atualizada é o assento português ou é a certidão brasileira? @Yuri você conseguiu descobrir isso? vi que tinha perguntado aqui também
    • esse documento complementar de identificação poderia ser o RG brasileiro? Minha mãe não tem passaporte, nem CNH. Muito obrigada!
  • Olá @padilhamalu, tudo bem?

    Quando solicitei meu CC, levei o meu RG original e uma cópia simples do assento de nascimento português, este apenas para referência. Se souber o numero/ano do seu assento, já facilita para o consulado localizar via sistema.

    Já no pedido do passaporte, levei somente o cartão de cidadão, que é o RG Português, item de apresentação obrigatória nos consulados onde a emissão de CC e PEP ocorre em duas etapas, que o caso do consulado de Belo Horizonte.

  • editado March 2023

    @APerna hoje chegou o cartão cidadão da minha mãe, solicitado no dia 02/01/2023. Total de 53 dias úteis para chegar. E o NIF não veio preenchido.

  • editado March 2023

    @Jmsfjunior88, não houve comunicado con código de rastreamento. Apenas colocaram o envelope original dentro de um outro (padrão do consulado) , junto com a carta PIN lacrada e despacharam via Sedex.

    Você já recebeu o seu? Veio com o NIF gravado? Acredito que sim, já que recebeu o comunicado com o número, da mesma forma que eu.

  • @ingridhernandes , o meu CC ainda não chegou também. Minha visita ao consulado foi dia 02/01, o passaporte já chegou, mas nada do CC.

  • @monteiroepm ainda não recebi o meu, fiz a solicitação 14/02, deve chegar até mês que vem.

  • Boa noite, pessoal, estive no consulado em 27/02 para fazer meu cartão cidadão e o passaporte. Na semana passada recebi em casa a carta pin e hoje recebi uma carta com um número de NIF e informando sobre a obrigatoriedade de nomear um representante fiscal. Esta obrigatoriedade ocorre somente se eu tiver alguma relação jurídica tributária em Portugal (como as elencadas na carta), correto? Uma pessoa que mora no exterior e apenas tira o cartão cidadão e o passaporte não tem esta obrigatoriedade, correto?

    Envio aqui o conteúdo da carta.

  • Ola pessoal.

    Me permitam expor aqui 3 duvidas?

    1- Cartao cidadao no mesmo dia em Lisboa é apenas no Campus da Justiça? Quais docs necessarios? Precisa agendar?

    2- Li algo sobre troca do titulo de residencia valido de brasileiros por cartao cidadao... como isso funciona?

    3- Li tambem que a troca da carteira de habilitação so e necessaria apos o vencimento, no meu caso preciso da habilitação europeia, como proceder?

    Obrigado!!

  • Se existe uma vergonha, ela se chama Agendamento.

    Meses tentando. De manhã, 7h, 8h, 9h, segunda a sexta…. Só apareceu uma vez um horário no escritório de Santos e não concluiu.

    Outra vergonha? Permanência Consular. “Envie e-mail 15 dias antes”. Enviei 00:01… nunca responderam! Nunca! Só mensagem automática te ameaçando de que se você mandar um e-mail perguntando sobre o assunto AMBOS e-mails serão automaticamente excluídos.

    Agora… se você procurar em “sites especializados”… 500 reais e em 4 dias surge um horário. Que VERGONHA isso.

    Portugal brinca com a nossa cara. E não é só aqui não. Procurem… é no mundo todo essa sacanagem.

    Lamentável.

    obs: fico feliz com os utentes que conseguiram (pelas vias normais). Vocês são guerreiros.

  • Boa tarde pessoal, alguém que tenha ido pelo RJ, sabe como está o prazo do CC?

    eles enviam pra residência? Posso solicitar urgência?

    minha intenção era adiantar o CC pelo RJ e pegar a permanência em Vitoria agora em Junho para o PEP.

    Ontem entrei no agendamento e vi bastante vagas pra primeira semana de Abril.

  • Esqueci de mencionar, caso alguém precise transcrever casamento rápido para fazer o CC e opte pelo RJ, o meu processo (transcrição) foi super rápido; Chegou no dia 15/02 lá e dia 16/02 já recebi o email com dados para depósito, e assim feito, no mesmo dia me enviaram meu assento de transcrição.

  • @Yuri

    tudo bem?

    Vi seu relato,

    Conseguiu fazer seu CC? se sim, pode relatar como foi? o que precisou levar e as recomendações de espera?

  • @barbaracl

    RJ só está fazendo transcrições de casamento de moradores do RJ?

  • @mabego

    eu sou do ES, pode ser por isso tb?

    o CC também é só pra quem é do RJ ou ES?

  • @barbaracl

    acredito que sim...

    Antigamente, podíamos fazer transcrição no consulado do RJ, mesmo sendo de São Paulo.

  • Boa noite a todos, alguém saberia responder a minha dúvida de ontem? Desde já agradeço imensamente

  • Opa, @verifel

    Se você mora no Brasil, não precisa definir representante em Portugal agora. Somente se vier a desenvolver atividade econômica lá e/ou residência permanente.

    Recomendo fazer o pedido de acesso ao site da AT, isso facilitará a interação com órgão quando precisar "ativar" o seu NIF por meio de um representante, se vier a se mudar para Portugal.

    Você faz o cadastro no site indicado na carta e recebe uma senha pelo correio poucos dias após.

  • editado March 2023

    @barbaracl

    Resido em Belo Horizonte e fiz minha transcrição pelo Consulado do Rio. A única ressalva é o requerimento, que precisei autenticar em um cartório daquela cidade. O 15o. Ofício de Notas, na Rua do Ouvidor, é uma excelente opção.

  • editado March 2023

    Feliz demais pela chegada do meu passaporte português. Agilidade total nesta etapa...me surpreendeu: 8 dias corridos desde o pedido. Entrega via DHL. Obs: NÃO solicitei remessa urgente.

    Agora é celebrar com vinho verde e bacalhau!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.