Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

126272931321452

Comentários

  • Galrea, estou fazendo o pedido de atribuição da minha mãe na ACP. Ela é casada e alterou o nome dela depois do matrimônio. Alguém sabe me dizer se preciso enviar a certidão de casamento dela? Se sim, precisa ser legalizada no consulado? @David, acho que nossa situação é parecida, se puder dar um help! :D
  • @Luan, passei mesma situação, não precisa ser legalizada no consulado, só autentica uma cópia e envia junto.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Luan e @Marcelo, exatamente. Só me pediram uma cópia autenticada do casamento dela. Enviei cópia autenticada de uma certidão de casamento de inteiro teor recente, pois já havia solicitado ao cartório porque já sabia que depois da atribuição iria ter que transcrever o casamento dela.

    Caso seja possível, recomendo que envie nestes moldes (inteiro teor recente).
  • Valeu @David... Eu também já estava com uma de inteiro teor recente em mãos para a transcrição e acabei de tirar uma cópia autenticada... Acredito que amanhã já esteja postando para o ACP!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Luan! Agora começa a adrenalina boa. A primeira atribuição a gente nunca esquece :)
  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    Marcelo, obrigado pelo aviso.

    Olhando agora o site do IRN vejo que eles disponibilizam DUAS VERSÕES do formulário 1C: uma para menores de idade, em que o quadro 6 diz "gratuito", e outra para maiores com o custo de 175 EUR. Estou linkando então para a página do IRN que contém o link para os formulários e explica as diferenças.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Boa Admin! :)
  • Pessoal alguem pode me passar o e-mail da Ana? Tentei contato com o Sr.Mario e no e-mail geral (arqc.porto-nacionalidade) mas não obtive resposta e já se passaram 20 dias desde o envio do e-mail.

    Minha situação ficou mais complicada, recebi a certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe mas veio sem os dados do casamento, na hora falei com a moça do cartório e ela me disse que teria que pedir uma certidão de casamento atualizada para depois fazer a de nascimento completa. O meu drama é que o cartorio em que foi feita a certidão de nascimento/casamento dos meus pais e inclusive a minha, não existe mais, o acervo foi literalmente espalhado pelo Rio de Janeiro ¬¬

    Conclusão: uma certidão ta em um cartório, outra certidão ta em outro e como tudo é demorado eu queria saber com a Ana ou o Mario se é possível eu pegar esta certidao de nascimento de inteiro teor da minha mãe sem a atualização do casamento e dar sequencia no processo. Alguem passou por algo assim?

    Obrigado
  • @Vinicius, você está fazendo o processo de atribuição da nacionalidade da sua mãe, correto? Nesse caso, você vai enviar a certidão de nascimento de inteiro teor atualizada. A certidão de casamento só é necessária caso o requerente da nacionalidade tenha mudado de nome no casamento. Aí, basta uma cópia autenticada da certidão simples de casamento. Ou seja, o casamento e a troca de nome não precisam estar averbadas na certidão de nascimento de inteiro teor.
  • Obrigada novamente Guilherme Roberto e Luiza.. Boa sorte para todos nós !
  • @Roberto Brant

    Putz fiquei até feliz de ler isso agora, já estava desanimando de correr atras de 500 cartórios em diferentes lugares. Pra mim era necessário a certidão de nascimento inteiro teor vir com a informação da mudança de nome devido o casamento. Obrigado pela informação.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado October 2015
    @Vinicius não precisa.
    Mas depois de concluída a atribuição de sua mãe, você terá que AVERBAR o casamento dela em Portugal.
    Sendo assim para você já ir se adiantando, poderia ir correndo atrás da certidão de casamento dela de inteiro teor e nascimento de inteiro teor do seu pai para poder fazer o processo de averbação lá em Portugal.
  • Hoje finalmente recebi um e-mail da Sra. Ana Santos pedindo a certidão de nascimento inteiro teor legalizada (pra quem não está por dentro eu tinha mandado o documento errado legalizado) para concluir meu processo. Mas fiquei com uma dúvida.
    Vou transcrever o e-mail aqui:

    "Bom dia

    Comunica-se que o processo em epígrafe foi recebido na Conservatória dos Registos Centrais, tendo-lhe sido atribuído o número 33462/15

    Deve remeter o original da certidão de nascimento de Inteiro Teor, devidamente legalizada pelo Consulado de Portugal, conforme determina o art.º 440º do Código do Processo Civil e art.º 37º nº 8 do Regulamento da Nacionalidade (Decreto-Lei 237-A/2006 de 14 de Dezembro)."

    Remeto para o ACP mesmo ou como ela falou que foi recebido no CRC devo mandar para lá? Nesse caso não sei qual CRC seria...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Eu acho que é pro ACP mesmo Michele. Mas em todo caso, envie um email a ela perguntando, não custa nada.
  • Também imagino que seja pro ACP mesmo, David. Viajo hoje por causa do feriado e queria já colocar a certidão nos correios, mas vou ser um pouco menos ansiosa e esperar ela me responder, mando próxima semana.
    Não tem um prazo para que esses documentos cheguem lá? Lembro de ter visto algo dizendo que depois de pedido um novo documento tem x dias pra que eles cheguem. Estou enganada?
    Obrigada!
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado October 2015
    @Michele quando você iniciou o seu processo? É de pai->filho também?
  • Oi Marcelo de Moraes Serpa.A Ana me respondeu no mes passado.Tambem enviei um emai sexta feira da semana passada e ate agora não respondeu.Vai ver tá de ferias.A minha certdão de casamento é do ano de 1979.mas TÁ NITIDA.De qualquer forma vou tirar uma nova.Melhor garantir.
  • Oi Marcelo.
    Mandei os documentos no final de agosto, dia 01/09 confirmei no site dos correios que eles chegaram, dia 22/09 recebi um e-mail com o número do processo. Só hoje me pediram o documento que faltava.
    Meu avô era português, estou fazendo a atribuição para meu pai. Nosso erro foi que meu pai legalizou o 1C no consulado, ao invés da certidão de nascimento... E falha minha que não percebi antes de enviar. Acredito que agora mandando a certa logo deve sair o assento.
    Para dar um retorno sobre os e-mails, hoje enviei um perguntando para a Ana Santos para onde enviar a certidão que ela pediu, e em menos de 30 min ela me respondeu o e-mail, acho que eles respondem conforme lhes convém...
  • Eles devem ter um método de trabalho muito disciplinado - devem ter uma pilha de processos e acredito que são ordenados para serem processados por ordem de chegada? Só quando eles pegam o seu processo para ser processado é que devem verificar então os emails. Porém ainda não identifiquei exatamente o padrão. As vezes parece mais uma caixa preta, meio inconsistente, sem acesso, e só resta esperar.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Michele, acho que tem um prazo de 20 a 30 dias. Alguém confirma?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Eles respondem conforme convém sim. Mandei um email na sexta e até hoje nada. Mas vou aguardar, acredito que o processo da minha mãe esteja rolando normalmente, caso contrário ela teria comentado algo por email. Dia 18 fará 30 dias que chegou lá, acho que até o fim de Outubro ela estará atribuída e aí será a minha vez :)
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Marcelo, pois é. Acho que eles devem ler os emails que não são tão importantes e deixar passar e dar prioridade aos emails realmente de erros e etc. Por exemplo, eu que estou perguntando número de processo. É uma ansiedade minha, mas se o documento está lá (que ela já me confirmou há umas duas semanas) e está andando, eles devem ler e pensar: respondo em breve dizendo que está concluído, melhor que perder tempo informando o número
  • David, como a Ana Santos me respondeu super rápido consegui postar hoje mesmo, mandei por EMS, pra não ter perigo de passar de um possível prazo!
    Eu acho também que eles respondem os e-mails somente se eles têm alguma resposta no momento ou se interfere no andamento do processo...
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado October 2015
    Falando nisso, o Sr. Mario acaba de me responder confirmando o recebimento do Vale Postal e dos documentos ;) Quase duas semanas depois que chegaram lá.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Marcelo caramba! O meu eles confirmaram o recebimento dois dias depois que chegaram, mas até hoje nada de número de processo, já são 20 dias. Pelo menos se tudo correr como sempre tenho só mais 10 a 20 dias pra ele me mandar um derradeiro email dizendo que minha mãe é tuga. Kkkk vamos pensar pelo lado positivo.
  • Será que é pelo maior número de processos que estão chegando lá? Enfim, vamos em frente! Paciência :)
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Marcelo pode ser isso e pode ser também que acumulou das férias.
  • Tenso. A gente fica afoito rsrs.
    @Davi, você começou por qual ascendente? Estou começando pela minha avó que é filha de Português. E aqui, quando termina um processo eles simplesmente dizem que está ok ou existe enviam algum documento e etc?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.