Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1259260262264265315

Comentários

  • Boa noite @Destefano


    Referente aos seus comentários direcionado ao @Harold Valadares tenho umas dúvidas em relação ao pedido da minha esposa.

    Fizemos a transcrição de casamento, tirei a minha cidadania e da nossa filha. Posso pedir cidadania para minha esposa sem precisar comprovar 2 anos de residência em Portugal ou terá essa carência?

    Agradeço

  • @PAULO AUN no seu caso, o prazo de casamento é reduzido de 6 anos á metade, ou seja, para 3 anos, por vocês terem uma filha em comum com nacionalidade portuguesa. Assim, a eua esposa poderá pedir ao completar 3 anos.

  • PAULO AUNPAULO AUN Member
    editado December 2022

    @Destefano somos casados desde 2015, transcrevi o casamento em 2018 e nossa filha já tem 16. Precisa desses 3 anos?

  • @PAULO AUN a data da contagem do casamento é a data da sua celebração e não a data de registro em Portugal. Como vocês casaram em 2015, vocês já possuem 7 anos de casamento, aqui e lá. O registro em 2018 retrocede a data do seu casamento realizado em 2015. A idade da sua filha não faz diferença. Precisa dos 3 anos, sim, mas vocês possuem 7 anos. Então, tudo ok.

  • Olá boa tarde!


    Poderiam me ajudar com uma dúvida:

    Vou dar entrada na cidadania do meu marido onde já somos casados a 30 anos e 3 filhos.

    Documentações necessárias okay

    Porém, imprimi o formulário verde, ele assinou, reconheceu firma por autenticidade no cartório na presença do tabelião. Só que fiz este tramite antes de pagar a taxa porque ele tinha uma viagem emergencial a trabalho e estará fora por um longo tempo e fora do país. Será que tem algum problema, visto que a Conservatória registrou o pagamento.. só não preenchi no formulário enviado pela Conservatória onde consta nome dele e o pagamento (nº do cartão de crédito). Posso anexar o e-mail que comprova o pagamento?

    Ou não é válido e perco esse trâmite?


    Obrigada

  • @Simoni1969 não tem problema já que fez assim. O ideal é mandar o formulário que foi enviado após o pagamento. No entanto, além do formulário preenchido, envie em branco o formulário enviado após o pagamento. Alem disso, anexe também o e-mail que recebeu o formulário. Conclusão: além dos documentos necessários, envie o formulário que foi preenchido, o formulário que foi recebido (em branco) e o e-mail que recebeu o formulário após o pagamento.

  • Muito obrigada Destefano.


    Me ajudou e tranquilizou muito.


    Um abraço

    🙌

  • Bom dia! Fui pesquisar hj sobre o processo e apareceu essa mensagem porém , não recebi nada de comunicação. O que devo fazer?

    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento.

  • @Josi Pereira você ainda vai receber uma correspondência. Caso queira adiantar, pode tentar ligar para eles, através de Skype, ou mandar um e-mail para que informem sobre essa exigência, alegando que em época de final de ano os correios e os cartórios são mais demorados, por exemplo.

  • @Destefano ok muito obrigada pela atenção, fiquei preocupada pelo fato de não ter recebido nada e vai que está próximo ou passou o prazo. Obrigada

  • Bom dia/Boa tarde.

    Sou português, originário e casado há 30 anos. Os dois filhos que temos, já são portugueses tb. Já transcrevi meu casamento aqui no Consulado do Rio de Janeiro. Já verifiquei os trâmites/documentos que são necessários para pedir a nacionalidade de minha esposa, só está faltando a Certidão de Inteiro Teor - cópia reprográfica... o resto todo já temos.

    Mas, estou com dúvidas sobre como pagar os 250 euros...

    No Formulário 3 - DECLARAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA- , em seu CAMPO 6, onde se informa PAGAMENTO, só tem local para informar dados de cheque bancário ou vale postal... para mim, seria até melhor pagar com vale postal mesmo, mas, a dúvida é:

    1- ainda pode ser pago com vale postal ??

    2- no caso de optar por pagar com cartão de crédito, como é que se faz e como vou informar isso no CAMPO 6 do Formulário 3 ???

    Desde já agradeço...

  • Ah propósito e apenas para informar: dei entrada no processo de transcrição do casamento, via SEDEX para o Consulado daqui do Rio de Janeiro no dia 18/novembro e no dia 12 de dezembro recebi em minha casa a certidão de casamento transcrita em Portugal.. tudo muito rápido e a senhora que faz os trâmites super educada e prestimosa...

  • @sergio_loureiro primeiro deve ser feito o pagamento, via cartão de crédito. A opção via vale postal é mais para quem reside em Portugal. É possível fazer do Brasil, mas é extremamente arriscado, considerado o prazo de validade do vale postal.

    O link para processo de casamento é https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    Após o pagamento, você receberá por email um formulário para imprimir e realizar o preenchimento. Nesse formulário terá o código de pagamento.

  • Fala Malta!

    Processo finalizado!!! N° 179xx/21 enviado via postal em meados de Janeiro/21. Já atualizei a Planilha.

    Desejo sucesso à todos!

    Nota: É muito importante que depois de finalizado o processo, atualizem a planilha. Pois é o único termômetro que temos para quantificar os prazos.


    Abraço à todos.

  • editado December 2022

    @Leandro Lopes bom dia!

    Olhei a planilha antiga e a do fórum e continua sem atualização. O nome é Nádia Oliveira?



  • Leandro LopesLeandro Lopes Member
    editado December 2022

    @Destefano verifique se está na aba de processos "casamento", filtre por processos "términos recentes"

  • @Destefano ... grato pela resposta... Abs...

  • drildril Member
    editado December 2022

    Olá bom dia!


    As melhores notícias. Processo finalizado.

    Processo 85XXX/2020

    Entregue dia 20/11/2020

    Bolinha 01 não me lembro

    Bolinha 02 verde dezembro 2021

    Bolinha 4marrom12/02/2022

    Bolinha 6 marrom dia 13/09/22

    Bolinha 6 verde dia 23/09/22

    Bolinha 7 marrom 05/12/22 foi para Registo Civil de Seixal

    Bolinha 7 verde dia 15/12/22

    Siiiim. Foram mais de 2 longos anos de espera. Sabendo também que a quase 7 anos atrás eu fiz o primeiro processo (da minha sogra) com a orientação desse fórum. Agradeço a Deus por ter me mostrado esse caminho. Gratidão a todos que me ajudaram ao longo do processo. Boas festas!

  • Boa noite @Destefano, sendo assim posso pedir a nacionalidade da minha esposa apenas pelo processo burocrático, enviando a documentação e preenchimento do formulário, sem a necessidade dela comhecer ou permanecer por 2 anos em Portugal, correto?

  • Olá a todos,

    Sobre o processo 91289/2020 após dar entrada no dia 10/12/2020, meu processo veio tramitando normalmente e chegou a bolinha 4 alguns meses atrás. Ocorre que o mesmo voltou para a bolinha 3 (em torno de 4 meses atrás) e ficou parado. Lembro de ter comentado aqui na ocasião e haviam outras pessoas na mesma situação.

    liguei no atendimento e não consta nenhuma exigência no processo. Já se vão dois anos.. alguém na mesma? Alguma dica?


    obrigado!!

  • Boa noite.

    Em relação ao tempo de validade das certidões de nascimento brasileiras, já ouvi falar que eles só aceitam se forem emitidas há no máximo um ano. Este prazo se refere ao dia que o processo vai dar entrada lá, ou seja, que receberei o código no e-mail ??

    Digo isso pois peguei as que certidões que necessito no cartório em Julho deste ano, entretanto, só vou poder enviar o processo pra PT em Maio de 2023. E estes processos de casamento demoram bastante pra receber o código.

    De antemão, agradeço imensamente.

  • Oi pessoal, tudo bem? Desculpa se a pergunta é repetitiva, mas para adquirir nacionalidade pelo casamento sem filho é 5 ou 6 anos? Meu esposo tirou a cidadania pelo art. 1º, filho de português. Sempre tive a informação comigo que era necessário 5 anos de casados, mas fiquei confusa depois que vi algumas informações sobre 6 anos sem ligação com Portugal. Agradeço pelas info's.

  • editado December 2022

    Boa tarde!!!

    Estivemos em Portugal em setembo deste ano, fomos solicitar o cartão cidadão e o passaporte de minha esposa e dois filhos, tudo ocorreu muito bem dentro do prazo descrito no forum pelos colegas (2 dias no maximo), bastou seguir as orientações de postagens relativas ao assunto. Tambem deixei aqui uma postagem relativa a experiencia de minha familia... Aproveitei na epoca para solicitar meu NIF, uma vez que minha esposa tirou o cartão cidadão e poderia assinar como reponsável por mim.

    Li varias postagens e orientações sobre o assunto, tudo "deveria" ser muito simples como de fato é, porem tratando se departamentos publicos de Portugal, vale a máxima, "Cada caso é um um caso...", deixarei aqui um breve relato de minha experiencia:

    Nas repartições publicas parece ocorrer ainda um problema de interpretação dos procedimentos aliado a outras circunstancias de boa vontade... Pois bem, ao iniciarmos o pedido dos cartões cidadão da esposa e filhos me orientei onde poderia solicitar o NIF, me informaram que bastaria me dirigir ao setor de finanças do mesmo predio (Loja do Cidadão-Laranjeiras). Enquanto aguardavamos para solicitar os passaportes, me dirigi ao referido setor para confirmar a possibilidade de solicitar o NIF, infelizmente talvez não tenha sido um bom momento, pois uma senhora que fazia o atendimento criou inumeras dificuldades baseada em algum regumento de 1820 ou de algum ano proximo do seculo 19... Alem de ter que haver um agendamnto previo deveria fazer uma solicitação documentada averbada por algum Notário e etc... etc... mediante tal situação decidi tentar no dia seguinte no Campus da Justiça quando fosse retirar os cartões cidadão.

    Pois bem assim que retiramos os Catões Cidadão no dia seguinte de manhã, fui ao predio de finanças e novamente quando entrei, outra senhora menos simpatica do que a do dia anterior e novamente baseando se em regulamentos tavez de 1780, criou as mesmas dificuldades e ainda duvidou da possibilidade de minha esposa se responsabilizar por mim... Enfim no retorno para casa ao comentar o motorista do Uber a situação, ele indicou uma conservatoria que ficava no caminho e que poderia informar melhor, pois até ele duvidou de tanta dificuldade... Nesta Conservatória fui muito bem atendido pelo funcionário que me passou um formulário com as orientações necessária e o telefone de agendamento... Ao chegar em casa liguei para agendar e contei as informações que havia recebido, o funcionario não acreditava no que estava ouvindo, pois segundo ele bastaria preencher um formulario e minha esposa assinar como responsável, porem a datas de agendamento para região de Lisboa so estariam disponiveis para início de Novembro e estavamos ainda em meados de Setembro, ele disse que no interior conseguiria uma data proxima, como estaria visitando Madri durante a viagem e iriamos de carro, marcamos para o dia da viagem na Cidade de Elvas que fica praticamente na fronteira da Espanha a caminho de Madri, marquei para as 11 horas da manhã... Chegamos no horário e foi exatamente como fui orientado aqui pelo Forum, levei 10 minutos para sair com meu NIF... Aproveitamos para almoçar e conhecer um pouco da linda cidade de Elvas dos Aquedutos e Fortes, vale a pena visitar... Antes de sair da Cidade aproveitei e passei no Forum de Justiça e levei 5 minutos para tirar um Nada Consta...

    Este é meu relato sobre minha Odisséia pelo NIF, digo mais uma vez, "Cada caso é um caso!"

    Desejo a todos um 2023 de muita Felicidade, Prosperidade e muitos processos de Nacionalidade finalizados!!!

    Um abraço,

    Wesley.

  • Solicitei a aquisição por casamento para o meu esposo e está com uma notificação documentação faltando, liguei lá na conservadora para saber o que é pois tem prazo de entrega.

    Está pedindo o antecedentes criminais APOSTILADO

  • @Josi Pereira antecedentes criminais apostilado? Ele morou só no Brasil?

  • @Destefano sim só aqui no Brasil. Qd mandei os documentos, vi aqui no fórum que não precisava autenticar e nem apostilar o antecedentes criminais, aí não fiz. Aí qd liguei lá eles me notificaram, achei estranho mas... Eles disseram que enviaram um comunicado no dia 05/12, então deve estar p chegar.

  • editado December 2022

    @Josi Pereira não faz o menor sentido ser apostilada, até porque nenhum lugar vai apostilar antecedentes criminais, salvo se for emitido na PF com assinatura física. Vc não está falando de ter a impressão de validade de certificado? Isso geralmente fazemos no verso da certidão emitida pela PF de forma online. Todavia, isso não seria apostilamento, apenas Validar Certidão de Antecedentes Criminais, que é feito no mesmo site da PF, no entanto, em link diferente.

    Você imprimiu esse verificação no verso da certidão enviada? Porque essa validação é necessária sim, o que é necessário é apostilamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.