Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1499500502504505648

Comentários

  • @Eowyn31 sim, é perfeitamente normal. Processos de netos sem urgência tem demorado ao menos 24 meses pra começar a andar.

  • O processo do meu pai (neto) avançou para a bolinha 2 verde hoje (Processo 122XX / 2021):


    • Recebido em Lisboa - 28/12/2020
    • Chave por email - 02/02/2021
    • Bolinha 2 verde - 02/12/2022
  • boa tarde, solicitei a certidão em portugal (batismo) e me enviaram a que é a copia do livro e não digitada...serve?como faço?alguem sabe me ajudar? obrigada

  • @Bruna Andrade a certidão deve ser do tipo NARRATIVA. Se você recebeu a cópia, deve ter pedido apenas a reprodução. Você não seguiu o passo a passo aqui do fórum pra solicitar?

  • @Bentinho pedi a integral..nao sabia q era a copia do livro isso..achei q era completa..enfim, nao serve ne? vou ter q pedir novamente

  • editado December 2022

    Boa tarde, @Bruna Andrade. Essa certidão que você solicitou é de algum Arquivo Distrital ? Porque as certidões dos meus avós são cópias de livros paroquiais e também não são digitadas. O importante é constar uma espécie de carimbo em relevo (esqueci o nome agora) para atestar a autenticidade.

  • Prezados hoje obtive informações de meu advogado junto a Conservatória que estão a registrar assentos de processos aprovados no mês de Abr/22. Logo @michael_scott04 (maio/22) deve receber o seu assento nas próximas semanas. Processos andando normalmente conforme prazos previstos.

  • Boa tarde @Alexandre Maia Rodrigues , vi seu comentário do processo da sua mãe. Ela é idosa? Qual data de entrada?

  • oi @Ana_Reis é sim..pedi do arquivo de bragança...do mesmo jeito que vc falou, copia do livro paroquial com o selo em relevo...serve entao?vc mandou com essas e deu certo?

  • @Alexandre Maia Rodrigues ,

    eu entendi sua brincadeira, rsrs, mas acho que confundiu algumas pessoas. Por isso estou alertando aqui o @Bentinho e o @AHM que foi só um brincadeira. As vezes lendo correndo o post engana mesmo, principalmente porque seria o que todo mundo gostaria de ver acontecendo. Por favor @Alexandre Maia Rodrigues esclareça, ou até mesmo peça ao @Admin para remover o post.

  • Oi @Bruna Andrade, se está com o selo em relevo está correto. Fique tranquila, é isso mesmo !!

    Pelo menos no meu caso foi exatamente assim e deu certo sim. :)

  • @Ana_Reis ai que bom!obrigada

  • editado December 2022

    @Jlvc2022 Bom dia obrigado por mais essa informação junto com a informação da Dani, a advogada da @daniteixeira_07 havia dito que estavam criando assentos em Julho ( tomara torço muito por isso kkk )

    mas infelizmente eu tbm acho que eles ainda estão em Abril. "Seria muito bom pra ser verdade" vindo da conservatoria de Lisboa eu so consigo imaginar prazos demorados...

    Os ultimos que eu vi sendo aprovados fazem mais de 3 semanas já e eram de Abril, to achando que estão demorando muito pra sair de Abril.

    Mais alguem soube qual foi o ultimo processo com assento deferido?

    Mas tomara que o seu advogado esteja errado tentando justificar pq o seu assento ainda não saiu dizendo por ainda "estarem em Abril" e realmente estejam em Julho rsrs

  • Boa tarde pessoal,

    Eu enviei os documentos da minha mãe (66 anos, sem urgência) com o formulário 1D para a CRC em Lisboa e os documentos foram entregues no dia 28/06/22, mas até hoje não recebemos a senha de acompanhamento.

    Acompanho o fórum e sei que demoram para enviar a senha, mas de acordo com a planilha, várias pessoas que enviaram depois por DHL e mais jovens até já receberam a senha desde de outubro. então já estamos esperando 2 meses em média a mais que outras pessoas.

    Fico preocupada que os documentos tenham se perdido ou que eles tenham perdido lá. Ja enviei email para registos.centrais@irn.mj.pt e rcentrais.admin@irn.mj.pt, mas não obtive nenhuma resposta. Existe algum outro email de contato? Alguém sabe como posso fazer para saber se eles tem os documentos e/ou já abriram o processo?

    Alguém que já tenha entrado em contato com a CRC com sucesso pode compartilhar como fez?

    Agradeço muito quem puder dar uma ajuda. :)

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado December 2022

    @rafaelavieira liga na linha de registos, lá te informarão com certeza.

    +351 211 950 500.

    Ligar às 5h da manhã que atendem mais rápido

    Ligando pelo Skype R$20 dá e sobra.


    (Só passam informações para o próprio requerente)

  • @LeoSantos obrigada. vou tentar ligar para lá

  • Ola, favor uma dúvida

    Tenho um processo de neto que está há mais de 1 ano no Status 1, bolinha 1 Foi recebido

    Contratar um advogado em Portugal ajuda em algo? ou ele não terá nenhuma influência na agilidade do processo?

    Ouvi dizer da possibilidade de "esquecerem o processo" caducar documentos e processo, isso é possível?

  • @RIBEIRORENATOS os processos seguem uma fila cronológica, contratar um advogado em Portugal não irá fazer o seu processo "furar a fila" a não em caso de urgência (o que pode ser comprovado sem advogado também).


    Processos se neto demoram cerca de 3 anos para serem concluídos e houve uma mudança relativamente recente na lei (que dispensou a comprovação de laços efetivos), por isso existe esse boato.


    Mas enquanto o processo estiver tramitando na CRC, nada caduca, pode ficar tranquilo.

  • Bom dia! Vocês repararam que no formulário 1D indica o endereço para envio dos processos R. Rodrigo da Fonseca, 200, enquanto no site https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-neto-de-um-portugues#Ondepedir

    indica o número 198 ?

    Alguém sabe qual o correto?

  • editado December 2022

    @ANACAP

    Parece que os dois endereços são aceitos! Eu enviei ao endereço contido no formulário (200) e o processo foi recebido normalmente.

  • @ANACAP a CRC é enorme, o prédio tem mais de um número, inclusive o 202 é de lá também

  • @Ana_Reis @texaslady

    Boa noite a todos!

    Por gentileza, alguém saberia me ajudar como preencher para pedir a certidão de Baptismo do meu avô que nasceu em 1896, até encontrei onde está a certidão,mas fiquei com algumas dúvidas

    https://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_baptismo

  • Prezados, saudações!

    Estou em busca de informações pontuais para concluir o envio do processo de atribuição de minha mãe, neta de português.

    Gostaria que pudessem me ajudar a respeito das dúvidas seguintes:

    1 - (CERTIDÃO NARRATIVA) Há confirmação de que os assentos de batismos certificados por Arquivos Distritais tem de ser da modalidade narrativa (digitada)? [no verso do formulário 1D é dito que preferencialmente o registro deve ser por fotocópia];

    2 - (CERTIDÃO DIGITAL OU REPROGRÁFICA) Quanto à certidão do filho do português, deve ser necessariamente reprográfica? No meu caso, possuo uma certidão de 1905, manuscrita e de difícil leitura. Nessa situação é exigida certidão digitada, devidamente apostilada, ao invés da reprográfica?

    3 - (CERTIDÃO DE CASAMENTO/TRANSCRIÇÃO) No meu caso, ambos avós são portugueses e possuem registro de casamento no Brasil. O pai é o declarante do filho português e não houve mudança de nome deles. É necessário juntar a certidão de casamento (digitada e apostilada?) também no processo? É preciso transcrevê-la em Portugual?

    4 - (DOCUMENTOS ACESSÓRIOS) Possuo os assentos de batismos de ambos avós portugueses, sendo apenas o pai o declarante do filho português. Nos assentos, constam apenas os primeiros nomes. Porém, possuo também o registro de seus passaportes com o nome completo. Além disso, há a certidão de casamento citada acima. Preciso enviá-los também no processo?

    5 - (NOME DE CASADA) Minha mãe, a neta requerente, incluiu o sobrenome de meu pai após o casamento. Qual o procedimento? Realizar uma averbação em sua certidão de nascimento ou enviar sua certidão de casamento (reprográfica e apostilada)?

    6 - (PEDIDO DE URGÊNCIA) Para o caso do requerente ser idoso (minha mãe no caso, possui 76 anos) há algum tipo de solicitação de urgência ao processo? Como é feita?

    Peço desculpas pela extensão, mas não encontrei com precisão as informações acima. Espero que possa ajudar a outras pessoas também. Assim como pretendo contribuir, aqui, com minha experiência.

    Muito obrigado.

  • @Jlvc2022 Ainda nd aqui, estou aguardando ansiosamente a criação do assento quaisquer novidades atualizo aqui.

  • Boa tarde, meu processo passou hoje para a bolinha 4 marrom:

    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Que bom que os processos estão andando🙂🙂🙂

  • Que bom @dandrew, tomara que a decisão saia ainda nesse mês. A gente que tem os processos próximo, fica na torcida pra que se movimente logo tbm.

  • Boa tarde à todos!

    Meu processo andou mais um pouquinho. Hoje foi à B4 (marrom).

    Abs,


  • olá

    meus dois processos (mãe e tia) tb andaram hoje

    07/12/22

    bolinha 2 verde


    que alegria


    postados em 19/01/2021 e recebidos em 25/01/2021


    Alguém pode atualizar na planilha? Obrigado

  • Parabéns Antonio, agr deve voar (experiência própia) pois quando pula já vai direto para a sexta bolinha !!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.