Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1256257259261262315

Comentários

  • Atualizando. Tudo certo já. Acho que foi um bug no site. Obrigada!

  • Boa noite,

    Quanto tempo está demorando pra receber a senha de acompanhamento de processo de Aquisição de Cônjuge? O processo da minha nora foi recebido em Lisboa em 16set22 mas até agora não recebeu a senha.

    Também se alguém souber informar qto tempo está demorando para finalizar o processo, agradeço muito

  • @Janice_Picchi

    Eu pedi minha senha na primeira vez que telefonei para a linha geral de registos, 1 mês após a chegada dos documentos na conservatória, e por engraçado que pareça, mesmo já tendo a senha, mandaram semana passada, passado um pouco mais de 1 ano, a carta com a senha huaahuahuhua

  • Olá!

    Depois de 2 anos minha nacionalidade PT foi aprovada.

    Já posso ir na Loja do Cidadão e trocar meu CC!

    Obrigado a todos do Forum!


  • Parabéns @ronaldofajunior .

    Por favor, qto tempo demorou para receber a senha de acompanhamento do processo?

    Obrigada

  • @ronaldofajunior pode me informar que quando é o seu processo? Queria ter uma ideia pois do meu marido é de maio de 2021. Grata

  • @Maiza


    Se n me falha a memória ele deu entrada no mês 10/2020.

  • Pessoal, tudo bem ?

    Enviei o processo de atribuição por casamento para o meu marido e foi recebido lá em 15.06.2022.

    Até hoje não recebi a chave e não tenho ideia do tempo que Lisboa costuma enviar, pois no porto é tudo muito mais ágil.

    É normal ?

    Se não for, o que devo fazer ?


    Grata

  • Boa tarde! Minha atribuição ocorreu em junho deste ano e agora estou montando o processo para meu marido,aquisição pelo casamento. Tenho nosso casamento transcrito e temos três filhos(maiores) com processo de atribuição em andamento na ACP. Minha dúvida é sobre o envio da tela de consulta desses processos em andamento. Devo assinalar no quadro 4 do formulário o envio das telas de consulta ou apenas enviá-las sem assinalar no quadro. Agradeço a ajuda.

  • @Reginasacrini ...

    Quanto tempo você tem de união...(casamento)...Com seu marido a quem vai "Passar" a Nacionalidade Portuguesa...???

  • @Nilton Hessel somos casados há 36 anos.

  • editado November 2022

    @Reginasacrini ...

    Quem tem isso...

    "...somos casados há 36 anos...."

    ...e já providenciou isso...

    "...Tenho nosso casamento transcrito..."

    ...jamais precisará disso...

    "... temos três filhos(maiores) com processo de atribuição em andamento na ACP...Minha dúvida é sobre o envio da tela de consulta desses processos em andamento. ..."

    ...para a instrução de processo de Aquisição do cônjuge...

    : )

    Pode enviar sem medo os documentos "de praxe" para a instrução do processo de Aquisição seu marido...Nenhuma ação adicional se faz necessária...Isso porque os 36 Anos de casamento já registados em Portugal constituem ligação efetiva mais do que suficiente para a concessão da Nacionalidade Portuguesa para esse tipo de processo...

    Boa Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel obrigada pelo esclarecimento. Fico mais tranquila pois os outros processos eu já conhecia a tramitação mas esta modalidade é novidade para mim. Abraços

  • Pode ficar tranquila @Reginasacrini ...

    Quando os documentos do processo de Aquisição de seu marido forem efetivamente submetidos a análise pelo pessoal de Lisboa...Provavelmente até seus netos...(Considerando que você já tenha netos...E que seus filhos sigam com a sequência lógica dos processos.)...Já serão Cidadãos Portugueses...

  • Olá pessoal!

    Obrigado pelas felicitações!

    Hoje mesmo já fui na loja do cidadão substituir meu cartão cidadão (estatuto de direito de igualdade) pelo cartão cidadão Português!

    Dei entrada em meu processo 20/10/2020.

    Nunca recebi a tal senha por livre e espontânea vontade deles, eu liguei na Central de Registos 20 dias depois mais ou menos!

    @Maiza está certa em relação ao mês hehe.


    Abraço a todos

  • quánto tempo é que seu proceso ficou na bolinha 4? @ronaldofajunior é deposi quanto tempo levou?

    Conmemore.


    Abraco.

  • @LILIANA2105

    Bolinha n°4 foi de 1 ano!!

    Depois disso cerca de 3 meses +/- para o processo finalizar!

    Assim que concluiu a etapa n°7 ou seja, quandos ficaram verdes liguei na linha de Registros para confirmar e pronto, me instruiram a ir na Loja do Cidadão para solicitar meu cartão cidadão Português.

  • Obrigada, @ronaldofajunior conmemore com um bom vinho


    feliz domingo

  • @ronaldofajunior

    E eu que não consigo nem a resposta se meu pedido de urgência foi aceito ou não, pedido em julho deste ano, não está nada fácil, vamos que vamos, fé em Deus e esperamos.

  • Bom dia pessoal, tudo bem?


    Teria algumas dúvidas sobre nacionalidade por casamento, fiz minha nacionalidade portuguesa através de minha avó e mãe em 2018. No em abril de 2022 me casei, segue dúvidas:


    1- Após quantos anos minha esposa tem direito?

    2- Quanto tempo em média leva para aprovar a cidadania caso seja aceito?

    3- O processo é mais rápido enviando até à conservatória, ou seria melhor aproveitar uma viagem a Portugal e fazer por lá?

    obrigado pela atenção.

  • @Pedro Bicalho

    1) Com filhos ou algum vínculo com Portugal da sua esposa, 3 anos; sem filhos ou vínculos, 6 anos;

    2) Para processos de casamento leva cerca de 24 a 30 meses;

    3) Essa questão é discutível. Alguns falam que sim, outros que não. Acredito que em ambas as situações leva-se mais ou menos ou mesmo tempo. Assim, creio que seja melhor enviar o quanto antes, após o prazo ser preenchido. A remessa deve ser feita para CR Centrais de Lisboa.

  • olá.

    Tenho nacionalidade portuguesa e ja transcrevi meu casamento.

    Uma duvidas:

    1- minha nacionalidade saiu em janeiro de 2022

    2- a transcrição de casamento ja está pronta. Fiz no consulado no mes de setembro/2022

    3- Posso fazer a cidadania de meu esposo? somos casados ha 35 anos.

    Obrigada!

  • olá. @

    Tenho nacionalidade portuguesa e ja transcrevi meu casamento.

    Uma duvidas:

    1- minha nacionalidade saiu em janeiro de 2022

    2- a transcrição de casamento ja está pronta. Fiz no consulado no mes de setembro/2022

    3- Posso fazer a cidadania de meu esposo? somos casados ha 35 anos.

    Obrigada!

  • @Luborges_1988 ...

    De acordo com as informações compartilhadas por você nas postagens dos links abaixo...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/192981/#Comment_192981

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/181757/#Comment_181757

    É possível deduzir que as questões propostas acima estão relacionadas ao seu marido atual...(2º Casamento)...

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Apesar da resposta dada pelo colega @Destefano na postagem imediatamente anterior...A meu ver...Ter "Trazido Luz" ás questões colocadas por você...Vou deixar um ***comentário e uma *****pergunta...Pois seu histórico de processos evidencia um cenário que costuma deixar muita dúvida aqui pelo Fórum...:

    ***O COMENTÁRIO...(Creio que complementa a resposta publicada acima)...:

    O Cidadão Estrangeiro...(Cônjuge de um Cidadão Português que tenha a Nacionalidade Portuguesa ORIGINÁRIA)...Durante a constância dessa união...Pode requerer a Nacionalidade Portuguesa por NATURALIZAÇÃO...Os requisitos são...:

    # 1 - Ter o casamento em questão transcrito em Portugal...

    # 2 - Ter três anos de casamento registrado...(Pode ser União Estável...Porém...Esse processo tem regras diferentes)...E filhos portugueses em comum...OU...Seis anos de casamento registrado...E Já transcrito em Portugal...

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Tendo como base as informações anteriores compartilhadas por você aqui no Fórum...Quero crer que esse casamento já transcrito ao qual você se refere na questão postada acima...

    "...2- a transcrição de casamento ja está pronta. Fiz no consulado no mes de setembro/2022..."

    Deve ser seu segundo casamento...

    Se essa transcrição mencionada acima se refere ao seu casamento atual...(Obrigatória para o processo de Aquisição de seu atual companheiro)...

    *****A PERGUNTA...:

    Você transcreveu o primeiro casamento e homologou o divórcio em Portugal antes de transcrever o segundo casamento...?

  • Boa tarde, tudo bem? Dei entrada no meu processo de nacionalidade por casamento no dia 15 de Fevereiro de 2022 e hoje dia 14 de Novembro o processo sequer saiu da fase 1. Em torno de quanto tempo passa para as fases seguintes? Tenho um amigo meu que o processo dele em menos de 6 meses passou para a fase 3 e o meu até agora nada!

  • @Luborges_1988

    Pode sim. Sem dúvidas.

  • @Jackson_Luz


    1- O meu processo de aquisição foi dado entrada no dia 20/10/2021;


    2- 19/07/2022 foi pedido urgência ao qual não consigo saber se foi deferido o pedido;


    3- 21/10/2022 foi para bolinha 02;


    4- 25/10/2022 foi para bolinha 03;

  • @ronaldofajunior Parabéns que notícia boa!!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.