Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1127412751277127912801451

Comentários

  • @Damasceno_de_Castro muito obrigado pelo seu relato. Deu pra entender mto bem. Realmente só me resta aguardar, mas dá aquela sensação estranha de que tem algo errado.. Mas continuo na torcida para que logo conclua. Obrigado

  • Minha documentação para atribuição de filho foi entregue no Porto, dia 30/08 e até agora nao recebi e-mail com o código para rastreio do andamento do processo.

    Alguém sabe o tempo que está levando isso?

  • @Yuri_

    Ok. Obrigado.

  • @andrade_nana ...

    Normalmente o civilonline.pt disponibiliza o arquivo logo em seguida a confirmação do pagamento...Isso só muda...(O prazo passa de 24 horas)...Quando o pedido é feito aos finais de semana/Feriados...

    O procedimento é de uma simplicidade extraordinária...Todas as etapas são rápida e eficientemente comunicados ao solicitante para o e-mail indicado no momento do pedido..

    Agora...Você tem que ver como essa solicitação foi feita...Pois não é possível fazer a solicitação a quatro mãos...

    "...Ontem fiz o pedido de certidão de nascimento do meu avô português pelo Registo Civil. Um amigo que já reside em Portugal fez o pagamento através de transferência bancária. ..."

    Pela mensagem acima está difícil compreender oque vocês fizeram...Ou foi você quem solicitou...Ou foi seu amigo em Portugal...

    Se foi seu amigo...As mensagens vão para o e-mail que ele colocou na página do civilonline.pt quando fez a solicitação...Se foi você quem fez o pedido e inseriu o e-mail...É para aí que vai a chave de consulta para abrir o arquivo na página do civilonline.pt...

  • editado October 2022

    Atualização de Status do Processo da Minha irmã Silvana

    • Recebido na ACP em 10/08/2022
    • Numeração e senha de acesso: 04/10/2022
  • @BetoMoura está demorando mesmo, logo vai chegar a sua senha, veja meu comentário acima, muitos processos estão atrasados.

  • @Admin obrigada, ja fiz a atualização do processo da minha irmã

  • Olá pessoal,

    Ontem também recebi a senha para o processo do meu avô como filho de português, que está sendo feito na ACP. A documentação havia sido entregue no dia 16/08.

  • @Murilloreis nós temos exatamente as mesmas datas. Liguei pra lá ontem, pediram meu nome completo e numero do passaporte. Quem atende está em Lisboa, aí ela me disse seu processo está na fase 2, e eu o queeee??? kkkkkkk levei um susto Eu disse que nao, que estava na 4 de acordo com o site. Aí ela ligou para ACP e disse que está em análise ainda, temos que aguardar. Deve sair logo! Esse mês ainda eu acredito.

    Pelo que tenho lido mandar o processo para conservatória de Amadora está muito mais rápido que a ACP, pessoal que mandou em maio, junho já está com processo finalizado. Alguém sabe sobre isso? Assim que sair o meu tenho que mandar da minha filha que vai estudar por lá no proximo ano, então é tudo urgente.

  • @Ines_Linck caramba rsrs.. Eu imaginei que se ligasse, ouviria algo do tipo mesmo.. Mas enfim, torcendo pra que esse mês de tudo certo!! Não vi nada sobre Amadora, vou dar uma pesquisada.. Interessante

  • Boa tarde a todos, em especial à @priscila8 !

    O processo do meu pai é da mesma época que o seu ( início de janeiro) e estavam parados juntos.

    Vi que do seu pai já saiu, PARABÉNS!

    Porém, o do meu pai permanece no mesmo status : bolinha 4.

    Já enviamos email, já falamos por telefone. A informação que obtivemos é que "ainda não foi trabalhado".

    @priscila8 , você fez alguma coisa? Tomou alguma providência? Ou simplesmente aguardou?


    Grata,


    Mariana

  • editado October 2022

    Olá e boa tarde a todos!

    Sou novo no Fórum e gostaria de fazer um questionamento:

    Estou com processo de atribuição de filho para minha avó (ela é filha de pai e mãe portugueses) que possui 92 anos, protocolado em 20/06/2022 no ACP. Gostaria de saber qual o prazo, em média, até o assento de nascimento dela em Portugal? Fiz por intermédio de Advogado que protocolou o processo pessoalmente no ACP e optou pelo método da Inscrição, pois ele me informou ser mais célere o procedimento, porém, sem possibilidade de acompanhamento pelo IRN. Gostaria de saber tal prazo, pois verifiquei que na planilha aqui do Fórum os processos são todos com opção de consulta do andamento pela internet.

    Desde já, agradeço a quem puder responder minha dúvida.

    Abraços a todos!

  • @riellimariana caramba, de janeiro? Está na bolinha 4 desde quando?

  • Boa noite a todos.

    Preciso enviar os documentos de atribuição de nacionalidade de meu filho, 1C, para o ACP, podem me enviar o novo endereço postal?

    Soube que o ACP mudou o endereço.

  • @alpendre

    O novo endereço é

    Rua do Cunha, 404

    4200-270

    Porto - Portugal

  • @alpendre e @isabelfontinha Boa noite, por favor, o ACP mudou de endereço quando?

    Enviei na semana passada os documentos para a Rua Visconde de Setúbal, 328. Foi recebido pela Carla Ribeiro. Agora estou na dúvida se enviei para o local correto.

  • editado October 2022

    @JoeMacieira

    Depois que conseguirmos fazer a transcrição, basta encaminhá-la com os demais documentos requeridos? Ou precisaremos enviar a certidão de casamento que veio do Brasil também?

    Sabe dizer se a certidão de nascimento do meu pai também é necessária, nesse caso?

    Exatamente, após transcrever o casamento, o assento de casamento será o documento Português que terá a ligação necessária. Por aqui eu enviei apenas os documentos: Assento de nascimento da mãe Portuguesa, atualizado com o casamento (pedi online no site Civil Online), o RG do filho apostilado e autenticado, certidão de nascimento do filho, apostilada e emitida recentemente, e o requerimento assinado em cartório com reconhecimento de assinatura por autenticidade.

    Não enviei nenhum documento do pai brasileiro nesse caso. Desde que esteja transcrito o casamento, deverá ser aceito.

  • Mudou quando de endereço? pq meus documentos foram recebidos no dia 13/09 e enviei pata o endereço Rua Visconde de Setúbal, 328.

  • @carolinepferreira e @NUNES90 mudou sim o endereço, eu acredito que foi no final de agosto para inicio de setembro, porém, fiquem transquilos, porque eles estão recebendo os documentos enviados para o endereço antigo, acho que poucas pessoas sabem dessa informação ainda.

  • Estive relendo algumas mensagens do fórum porque logo devo iniciar meu processo de atribuição e me surgiram algumas dúvidas, gostaria que se alguém tivesse essas respostas, por gentileza.

    1. O processo de atribuição do meu pai foi aprovado e acredito que em breve o registro seja criado. O ACP envia o assento de nascimento criado, como era feito anteriormente ou apenas envia um email com o assento digitalizado (similar ao que conseguimos obter no site após pagar aquela pequena taxa)?
    2. Logo que o assento do meu pai for gerado já posso dar entrada no meu processo ou tem um prazo recomendado de se aguardar (por quaisquer que seja o motivo)? Por exemplo: registro gerado dia 07/11. Posso realizar o pagamento da taxa e o envio do processo no dia 08/11?
    3. O status civil dele em Portugal já constará como casado? Dependendo do status civil dele pode afetar algo no meu processo (ele foi meu declarante na minha certidão de nascimento)?


    Obrigado!

    -----

    Aproveitando o post, muito obrigado pelas felicitações @Rogeriof !

  • Boa noite pessoal

    Meu processo se iniciou dia 09/05, e até hoje segue só com a bolinha 1 verde (o que me deixa um pouco aflito).

    Lembro de está previsto para esse mês a finalização, mas não sei como m se mantém isso

  • Bom dia! Estou enviando meu pedido de atribuição e caí numa dúvida quanto ao estado civil. Sou divorciado, mas estou noivo novamente. Se eu colocar que sou divorciado, no futuro terei que averbar o casamento anterior, o divórcio e o novo casamento? Ou posso botar que sou solteiro para no futuro só averbar o novo casamento? Sabem me informar?

  • @Miguelfvs o meu é de 3 dias depois 13/05 também bolinha 1, observando a planilha me parece que ainda estão analisando os processos do começo de abril, eu também esperava que este mês estariam vendo os processos de maio mas depois de tantas intercorrências que ocorreram nos meses passados está atrasando demais os processos :( espero que volte a normalidade logo

  • Obrigado @isabelfontinha pela informação do novo endereço do ACP. Você já enviou documentos para este novo endereço?

  • Bom dia, amigos.

    Abri dois processos de atribuição para meus filhos menores de idade (1 e 3 anos).


    O processo encontra-se na fase 4, mas consta tal mensagem:

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."


    Conseguem me dizer onde verifico maiores detalhes sobre os documentos que faltam, prazo para envio, etc?


    Muito grato

  • @Edup oof, isso é uma notícia bem ruim :(

    Mas obrigado pela sincera resposta!

  • @lucianacorrea04

    Sobre o da minha mãe está marcado como Atribuição, então só resta esperar mesmo.

    Com relaçao ao da minha tia de acordo com o email me aparenta que na verdade eles não numeraram ainda

  • @gustavo4576987678

    1) Eles só tem enviado por e-mail, aquele mesmo já serve para entrada no processo, mas se preferir assim que aparecer que o assento foi gerado é só emitir por 10 euros online a certidão, as vezes eles não mandam o e-mail de imediato.

    2) Pode enviar logo em seguida, eu fiz de maneira bem similar quando saiu a da minha mãe, no dia seguinte já mandei pro consulado transcrever o casamento dela, que era necessário no meu caso.

    3) Ele vai constar como solteiro ainda mas como ele foi o declarante vc não precisa aguardar no caso, ele pode transcrever depois.

  • @FeFerro

    Se estiver com mais pressa tente ligar via skype: +351 211 950 500

    Ou então envia e-mail: rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

    Eles enviam carta mas como é sem registro costuma demorar bastante e sem registro pro Brasil muitas nem chegam.

    E um palpite: o que mais vejo dar problema pra menor de idade é esquecerem de mandar cópia autenticada da identidade dos pais. Vc mandou?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.