Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1127612771279128112821462

Comentários

  • @DSMachado você olhou no SPAM, sempre cai lá o email com o assento.

  • Está com a bolinha verde sim @Yuri_ ! Muito obrigado pelas informações!!

    Vou fazer isso então... minha outra dúvida é se preciso averbar em Portugal o casamento da minha sogra e do meu sogro para iniciar o processo de minha esposa já que o declarante na certidão de nascimento de minha esposa é o próprio pai dela que obteve a cidadania portuguesa agora.

    Muito obrigado!!

  • @dennisasilva @Sutterrodrigo alguma novidade do assento de vocês? Nossos processos foram aprovados no começo de agosto próximos um do outro e vi outros processos aprovados quase um mês depois de nós com assento, fora que esses processos chegaram bem depois de nós também, ACP está de brincadeira! Nada contra o pessoal que já recebeu o assento mas isso não deveria ser assim, muita injustiça, liguei na linha de registros também não virou nada…. Se alguém tiver alguma ideia, sugestão é puder nos falar

  • Olá, pessoal.

    Os processos das minhas 2 filhas estavam na bolinha 4 até ontem como documentos ok e hoje apareceu:

    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento.

    Como descubro o que houve ? Eu segui as orientações do fórum e tenho certeza que tudo que estava na lista foi. Me ajudem com isso ?

  • Obrigado @Yuri_ pelos esclarecimentos!

  • Pessoal, passando para informar que recebi hoje, sábado 8 de outubro, a senha para acompanhamento do meu processo que foi recebido no Porto em 16 de agosto. Acho que eles estão acertando o passo para dar conta da demanda represada.

  • quis dizer apertando o passo...

  • editado October 2022

    Olá,

    So para informar que o processo da minha filha menor foi aprovado ontem, agora esta aguardando somente a criacao do registo!

  • @Yuri_ Tenho acompanhado na tabela antiga pq ainda não me habituei com a nova. Como disse, o tempo maior foi um assento com demora de 16 dias no mês passado. Ultimo saiu em 11 dias.

  • Pessoal, bom dia. Alguém consegue me indicar um passo a passo inicial para atribuir minha nacionalidade às minhas filhas menores de idade? Obrigado
  • @Sandracac ligue amanhã na linha registos logo às 9 horas certas de Portugal, identifique-se e diga que o seu processo caiu em exigência e que não recebeu a carta e que precisa de saber o que é necessário.

    Entretando envie um e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt solicitando que digitalizem a carta de exigência e enviem pelo e-mail, porque reside no Brasil e os correios demoram muito a chegar

  • Oi, Pessoal! Tudo bem? Vi algumas postagens de pessoas que enviaram os documentos este ano e já estão com a cidadania! Eu enviei a mais de um ano e ninguém da conservatória me retornou o e-mail sobre o andamento do processo. Alguma ideia do que posso fazer? Um outro que enviei ainda este ano também não me responderam o e-mail. Mandei de um endereço diferente do que cadast

  • @CardosoZavagli o seu processo está no ACP mesmo? Se for em Lisboa demora mais de 1 ano

  • @isabelfontinha sera que consigo falar no com vc no pv?

  • @BrunoBarroso bom dia

    Segue o passo para iniciar a sua nacionalidade, apos ser concedida você pode dar inicio e de suas filhas.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @BrunoBarroso complementando

    1. Cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a) (se for emitida pelo civilonline dispensa certificação), com casamento transcrito (caso o(a) português(a) não tenha sido declarante do nascimento do(a) filho(a));

    2. Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, apostilada; (se estiver ilegivel, mande tambem a copia de inteiro teor)

    3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação; (com no maximo 10 anos de validade, não aceita CNH)

    4. Formulário 1C preenchido em frente e verso colorido, no computador ou em caneta azul/preta de forma legível e sem rasuras e com firma reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do cartório);

    5. Pagamento da taxa de 175 euros:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Preencher o formulário recebido por email após o pagamento, ou imprimir este email da comprovação do pagamento e anexar ao processo.

  • O processo do meu irmão R. Casto (50.xxx) foi aprovado na sexta-feira (07/10):

    Bolinha 1 verde 11/04/2022

    Bolinha 6 verde 07/10/2022

    Atualizei na planilha.

  • Olá @MVCPereira, eu não sei bem o que é esse método da inscrição que seu advogado mencionou, mas pelo que entendo todos os processos enviados para a ACP, independente da documentação ter sido enviada por correio ou entregue pessoalmente na conservatória, recebem um número de processo e um código de acompanhamento no site da Justiça.

    Existe a possibilidade de seu advogado estar retendo essa informação para você permanecer dependente dele?

    Porque como procurador do processo, só ele pode telefonar ou enviar email para tirar dúvidas, mas nada impede que a pessoa com acesso ao código do processo acompanhe seu andamento no site.

    Eu também enviei o processo para o meu avô de 90 anos, não sei se existe algum tipo de fila preferencial para pessoas dessa idade (acho que não). De resto, me parece que está demorando bastante mesmo, por conta das greves que aconteceram em julho/ agosto.

    Boa sorte ai!

  • Oi pessoal, a quem interessar a senha de acesso ao site chegou para mim no dia 24/09 e ainda está na bolinha 1 de recebido.

    Meus docs chegaram lá no dia 22/07.

    Agora é aguardar até Deus sabe quando! rs

  • @Yuri_ o do tio do meu marido foi enviado a mais de 1 ano e meio para a conservatória em Portugal, a do Porto mesmo. Vou tentar ligar novamente esta semana, para tentar conseguir a senha, porque mandei o e-mail também a mais de 1 mês e nunca tivemos resposta.

    A do meu marido fizemos pelo Consulado de SP. Pelo telefone a conservatória disse que o processo do meu marido ainda não consta para eles. Sabem me dizer se tem alguma outra forma de acompanharmos o processo no consulado?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @Gabriela Fernanda obrigado pelas informações, adicionado seu processo à planilha.

  • Olá pessoal,


    Só atualizando:


    Meu processo 59XX / 2022, entregue em 19/04, pulou hoje da bolinha 01 direto para a bolinha 04. Se puderem mudar na nova planilha, agradeço.

    Alguém sabe dizer quanto tempo costuma demorar nessa fase caso não tenha nenhuma. exigência?


    Obrigado

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @cdmch atualizado, obrigado!

  • editado October 2022

    Qual o limite de envio de processos em uma única correspondência? Quero enviar 3 processos de maior de idade para o ACP pela DHL.

    O endereço do ACP mudou?

  • O processo da minha filha menor caiu em exigência, pois enviei as CNH apostilada como documento de identificação. Chegou a carta informando os motivos da existência e dando prazo de 30 dias úteis para entregar os novos documentos, porém minha carteira de identidade completou 10 anos de emitida em 12/07/22 e vai demorar um pouco até eu conseguir emitir uma nova. Estou pensando em enviar a cópia apostilada da minha carteira de identidade vencida para ganhar um pouco mais de tempo e não correr o risco de ter o processo encerrado pela falta do documento. O que me indicam nesta situação?

  • @CardosoZavagli

    Para onde especificamente no Porto foi enviado o processo?

    Se não foi para ACP (Arquivo Central do Porto), mas para outra conservatória no Porto, corre o risco de o processo ter sido encaminhado para a CRCentrais em Lisboa, o que explicaria essa demora de mais de um ano.

  • editado October 2022

    @ariandrade o processo não será encerrado em 30 dias, eles colocam esse prazo, mas, o processo só é arquivado la pelos 6 meses, pode confiar no que estou falando, não envie documento vencido, porque você vai cair de novo em exigência e vai ter que gastar mais dinheiro, faça seu novo RG com calma, apostile e envie, eu garanto que será melhor assim. Você não tem passaporte com menos de 10 anos? porque também pode ser ele.

  • @charlespessoaaa sim pode enviar 3 processos, cada um em um envelope, a gente sempre repete isso para não ter problemas futuro kkkk nunca compartilhar documentos ok

    sim mudou segue o novo endereço, mas, ainda estão recebendo no endereço antigo, enviei um processo semana passada.

    Enviar para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha, 404

    4200-270 Porto - Portugal

  • @cdmch fique de olho a qualquer momento vai para a bolinha 6, é muito rapido, as vezes hoje mesmo ou amanhã se você der sorte e não cair em exigência.

  • Obrigado pela resposta, @isabelfontinha! Eu não tenho passaporte ainda, vou trocar a identidade e enviar os documentos como você orientou.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.