Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1127712781280128212831461

Comentários

  • @nunogomes liguei lá hoje e atendente alega que não pode dizer o motivo da exigência pq já me mandaram email dia 29.09. Acontece que não recebi e ela não quis falar. Quanto tempo em média demora para essa carta chegar ? Que desespero :(

  • @Sandracac pode demorar entre duas semanas a um mês, mas envie já e-mail para o arquivo central do porto, vá estando atenta à caixa spam

  • Boa tarde, pessoal.

    Estou tentando desde ontem fazer o pagamento do formulário 1C, mas na hora de confirmar cancela a operação sozinha.

    Alguem sabe o que pode ser ou está passando por isso?

    Obrigada!!

  • @brunagr


    Verifica a bandeira de seu cartão. Tentei com o meu Mastercard e não foi mas ao tentar com o Visa deu certo.

  • editado October 2022

    Boa noite!!

    O envio do processo de nacionalidade por atribuição de netos de portugueses estão sendo enviados para Lisboa.

    O processo de filhos pode ser encaminhado para outra conservatoria?

    E o pagamento do formulário de atribuição de filhos pode ser pago por vale postal? Ou apenas cartão de crédito?

    Obrigado!!

  • @CardosoZavagli

    Muito estranho a sua situação, vc nunca recebeu nem a senha pelo ACP??? Você enviou via correios? Acho de longe o mais provável é que tenha caído na caixa de spam os e-mails, super estranhho. Se bobear já teve até cidadania emitida ou perdeu o prazo para cumprir exigência, é uma situação estranha. Tem que entrar em contato com eles via tel o quanto antes...


    Sobre pedidos através de consulado, só tem como conseguir informações com o consulado mesmo. Consulado é pura cilada, eles só enviam pra conservatória e ainda te deixam no escuro, consulado não tem poder pra decidir nacionalidade.

  • Hoje meu processo chegou na bolinha 7 marrom

  • @NUNES90

    Estava tentando pelo Mastercard mesmo, vou tentar pelo VISA.

    Muito obrigada!

  • Olá, pessoal!

    Estou retornando aqui para informar que já recebi a senha de minha mãe. Tive que me ausentar nesse tempo por questões pessoais, mas percebi que muita coisa aconteceu nesses dias. Fico chocado com tudo, mas feliz porque continuaremos em frente.

    Bem, sobre o processo, recebi a senha no dia 09/10/2022. Para os que estão ansiosos e tentando controlar, vou colocar aqui as datas para que sirvam como uma espécie de tranquilizante.

    Envio feito pela DHL (Rio-Porto): 16/08/2022

    Recebimento pelo ACP Porto: 22/08/2022

    Recebimento da senha: 09/10/2022


    Uma observação importante, mas não sei se fez algum efeito, foi ter enviado um e-mail para perguntar sobre o recebimento dos documentos e a chave do processo. No corpo do e-mail, achei uma informação estranha, porque o endereço está como "Rua do Cunha 404, 4200-270 PORTO". Alguém tem ciência se mudaram de endereço por conta da greve ou se isso não é relevante? Se realmente houve uma mudança, é bom que todos saibam.


    É bom estar aqui! Estou grato pelo @Admin manter essa comunidade e olhar por nós.

  • Alguém com problema pra consultar o processo no site?

  • @brunagr nem todos os cartões internacionais funcionam, pra mim só funcionou com o Visa também. E para a outra vez que fui pagar, gerei um cartão virtual na TransferWise, e paguei no débito.

  • @JoeMacieira

    Oi, desculpe a demora! Estou há alguns dias sem entrar no fórum, mas vi que o pessoal não respondeu sua dúvida também.

    No caso, depois de transcrito o casamento, este passa a ser a "identidade portuguesa provisória" da mãe, é isso? Mas a certidão de nascimento da mãe continua sendo necessária? Vi que os canais oficiais pedem uma identificação da mãe portuguesa, não é? Achei que pudesse ser o passaporte apostilado ou Cartão do Cidadão?

    Eu entendo que a transcrição do casamento é só para fazer sua certidão de nascimento ter a ligação com a mãe Portuguesa, não entendo por que Portugal exige a transcrição do casamento, pois o nome da mãe está na certidão de nascimento assim como o pai, mas eles se atentam a esse detalhe de quem registrou.

    Mas ainda assim, você precisa da cópia simples do assento de nascimento ou algum documento válido da sua mãe Portuguesa. Esse documento que vc pode obter no CivilOnline, pagando a taxa de 10 euros.

    Você pode me dar uma ajuda com relação a essa transcrição? A certidão de casamento dos meus pais já está a caminho. Mas moro em Portugal e não sei bem onde (e como) peço esse serviço.

    Eu fiz a transcrição de casamento dos meus pais aqui pelo consulado do Brasil, demorou uns meses para concluir. Mas estando em Portugal, acredito que seja bem mais simples! Se você levar os documentos em alguma conservatória que faça o registro. Eu acho que precisa da certidão de nascimento dos 2, apostilada e emitida a menos de 1 ano, assim como a certidão de casamento, apostilada e emitida a menos de 1 ano. (Da portugesa pode ser ainda a cópia simples, pois para Portugal o documento português vai ter prioridade, os docs brasileiros que precisam de apostila)

  • Dei entrada no processo em Gaia, pessoalmente, em agosto e até agora não há número de processo

    Liguei hoje na linha de registos e isso me foi informado

    É normal essa demora?

  • Boa Tarde @Admin e todos...

    Queria compartilhar com todos .... Estou com processo 165xx / 2022 de nacionalidade por tempo de residencia (7 anos) e 1 filha portuguesa.

    Enviei o processo de nacionalidade no dia 02 de fevereiro de 2022... 40 dias depois ainda não havia recebido a cheve de acesso, Fui ao Notario e pedi se eles poderiam ver se o meu processo estava no sistema, eles me disseram que sim e me informaram a chave estava disponivel 10 dias depois de o processo recebido.

    Mas acabou que nunca recebi essa chave, seja em SPAM, CTT, Caixa de email....

    Hoje 11-10-2022 meu processo mudou da bolinha 1 para a bolha 3....

    "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."

    Agora vamos ver quanto tempo para mais bolinhas verdes 😉

    Abraço a todos.

    Leandro Cecchi

  • @isabelfontinha

    @cdmch fique de olho a qualquer momento vai para a bolinha 6, é muito rapido, as vezes hoje mesmo ou amanhã se você der sorte e não cair em exigência.

    Queria entender pq tem uns que vão tão rápido e outros ficam lá, como no da minha mãe, que logo completa 2 meses na bolinha 4.

    Deve ter caído atrás da mesa, sei lá, rs

  • @Murilloreis geralmente o que não varia tanto é o prazo pra conclusão final, ou seja, se o seu andar rápido as primeiras bolilhas, as outras acabam atrasando, e outros que demoram pra andar o começo, acabam indo mais rápido depois.

    Mas atualmente nem isso anda tão confiável e tem gente com azar esperando mais mesmo.

  • @Murilloreis oiee novidades? Por aqui nada ainda, seguem na 4

  • @Murilloreis sinceramente não sei o que acontece, mas, é estranho 2 meses, olha o meu caiu em exigência, eu respondi super rapido em menos de 15 dias entre a exigencia e o envio do documento o meu foi aprovado, e o pior que nem adianta ligar. Espero que logo saia dessa fase, eu estou aguardando o assento, haja demora kkkkk.

  • @Yuri_ entendi.. Tomara que siga essa lógica


    @Ines_Linck nada ainda.. Haja paciência e nervos de aço rs


    @isabelfontinha então.. Sei que foi ano passado mas o da minha avó também caiu em exigência e foi mais rápido da 4 p/ 6 do que o da minha mãe.. Mas enfim, só na Reza braba mesmo viu hehe

  • Boa tarde pessoal. Tenho acompanhado a evolução dos processos na planilha, e me parece que não há movimentação de nenhum de maior que tenha sido recebido após 11/04. Ou estou enganado? Alguém no fórum tem percepção diferente?

  • editado October 2022

    @monteiroepm É isso mesmo, só que ultimamente quando o processo começa a andar costuma pular as etapas bem rápido, tirando a de registro de assento que tem demorado um bocado também.

    Pros processos enviados até janeiro mais ou menos os processos tavam demorando de 5 a 6 meses no total, meu palpite é que agora isso vai ser coisa do passado, acredito que o novo normal vai ser uns 7 meses... E alguns antes do período de férias+greve até 8 meses. Com tendencia a piorar cada vez mais.

  • @Yuri_ oii, já leu algo sobre em Amadora ser mais rápido?

    @monteiroepm Pelo que tenho visto um pessoal com a mesma data que eu enviei (senha 04/04 e bolinha 04 em 29/08), alguns estao na mesma como o @Murilloreis e outros já na bolinha 7 marrom, outros que mandaram depois já na bolinha 7 marrom, então eu penso que isso depende muito do oficial que analisa o processo. Li no grupo do face que um pessoal que mandou para Amadora ja saiu em agosto.

  • @Ines_Linck não conheço esse mas toda conservatória rápida que descobrem dura pouco tempo de bons momentos kkkkkk, já ocorreu com várias outras. O ACP pelo menos é mais garantido. Pessoalmente eu não arriscaria.

  • Boa noite!


    Esta é a minha primeira intervenção no grupo e estou muito bem impressionado com o nível e qualidade dos participantes.


    Estou preparando o processo da minha sogra que é neta de português e tem 96 anos.

    Gostaria de saber se, pela idade, ela teria direito a prioridade no andanento do processo e como eu poderia solicitar esta condição.


    Outra dúvida, no momento estou no Brasil mas dentro de pouco tempo irei a Lisboa e gostaria de dar entrada pessoalmente no IRN de lá ou do Porto.


    Posso me dirigir diretamente a um desses órgãos ou preciso solicitar agendamento


    Caso positivo, como é solicitado o agendamento, pela internet, por telefone?


    No aguardo, contando com a ajuda de todos.


    Att


    Ugo Esteves

  • jairo99jairo99 Member
    editado October 2022

    @ugoesteves Bom dia, fiz um processo similar a dias deste tipo de um familiar. Neste caso e um proceso de NETO certo? entao deve ser feito somente em LISBOA, e devido a idade da senhora informada, sugiro que faca da forma mais rapida, que seria providenciar os documentos, o 1D e enviar por correios, ou empresa similar, a lista de documentos tem nas mensagens anteriores, em topicos relacionados a Netos.

    * ANOTA tudo, e comeca pelo documento do cidadao Portugues, e vai descendo ate o descedente brasileiro.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (elaborado pela @mabego)

    (se você é NETO, mas o FILHO do português está vivo, é muito mais simples e rápido (cerca de 8 meses) fazer duas atribuições de filho, do que pular a geração e fazer o processo de neto diretamente (que está demorando cerca de 3 anos atualmente). Para filhos há menos documentos a serem analisados. Considere isso se for seu caso)

    1. Assento de baptismo português (para documentos de nascidos antes de 1911 e deve ser em papel, narrativo e certificado), ou certidão de nascimento portuguesa (para nascidos depois de 1911. Pode ser cópia simples pois as conservatórias conseguem consultar pelo sistema SIRIC) com o estado civil atualizado (preferencialmente) para comprovar a fixação do sobrenome do português;

    2. Certidão de nascimento do(a) filho(a) do português(a), em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada, com averbação de casamento e óbito (se for o caso)*;

    *Verificar quem foi o declarante do nascimento, e se foi feita esta declaração na menoridade

    3. Certidão de nascimento do requerente, em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada, com averbação de casamento (se for casado);

    4. Atestados de antecedentes criminais (imprimir a validação no verso) de todos os países nos quais morou, traduzidos se não forem originados no Brasil, após ter 16 anos (deve ser emitido por último pois este documento tem validade);

    http://www.pf.gov.br/servicos-pf/antecedentes-criminais

    5. Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG), emitida há menos de 10 anos ou do passaporte onde conste filiação;

    6. Imprimir em frente e verso colorido o formulário 1D, preenchido (no computador ou em caneta azul/preta de forma legível e sem rasuras) e com firma reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do cartório);

    7. Pagamento da taxa de 175€ com cartão internacional na plataforma de pagamentos:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Preencher o formulário recebido por email após o pagamento, ou imprimir este email da comprovação do pagamento e anexar ao processo.

    Enviar para:

    Rua Rodrigo da Fonseca, 198

    1099-003 Lisboa

    Pode ser enviado por DHL (mais caro, mas mais rápido) ou correio (mais barato, porém mais demorado para chegar em Portugal. E não tem seguro)

    Quando há a necessidade da transcrição de casamento de portugueses:

    casamento celebrado entre dois portugueses no exterior, ou seja, fora de Portugal;

    fixação do sobrenome do português (caso de português com assento de batismo);

    terceiros (que não o(a) português(a)) terem sido o declarante do nascimento do filho;

    portuguesa que após o casamento adotou o sobrenome do cônjuge.

    * Segundo as leis de Portugal, é obrigação do cidadão português (tanto por nascimento como por atribuição) manter seu estado civil atualizado em sua documentação. (há maleabilidade em alguns casos, como por exemplo: quando o(a) cidadã(o) português(a) foi o declarante do nascimento do filho)).

    Devemos levar em conta que os Conservadores seguem o que está na lei, por isso a necessidade da transcrição.

    É um risco enviar processos sem a transcrição feita.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Abraco.

  • Bom dia!


    @jairo99 valeu amigo pelas informações.


    Abs

  • JoaopcaroJoaopcaro Sha
    editado October 2022

    Pessoal boa tarde. Estou tentando ajudar um amigo que a mãe tem cidadania portuguesa, ela teve 2 casamentos o primeiro com o pai biologico e o segundo com o pai adotivo. Ele mudou de sobrenome pro sobrenome do pai adotivo.

    A gnt precisa transcrever o primeiro casamento e o segundo? Ou apenas o primeiro

  • Qual o endereço para mandar os documentos de atribuição de filho para o ACP?

  • O endereço do ACP para envio de atribuição de filho mudou?????

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.