PRA QUEM AGUARDA SENHA OU RECEBEU ULTIMAMENTE, ATENÇÃO!
Pessoal, bom dia!
Venho alertar vocês de duas coisas que infelizmente aconteceram comigo e estou tentando corrigir no meu processo.
1) SENHA ENVIADA PARA E-MAIL ERRADO CADASTRADO
2) TIPO DE PROCESSO CADASTRADO COM ERRO EM NATURALIZAÇÃO.
1) Venho acompanhando o grupo diariamente e meu processo de filha chegou no dia 03/08/2022. Muitas pessoas próximas dessa data já haviam recebido a senha e resolvi enviar e-mail novamente perguntando se meu processo já havia sido digitalizado. Me responderam que sim, e que enviaram para um e-mail que falaram que estava no processo, que não corresponde ao meu e-mail. Liguei para a centrais do Porto e me passaram a senha de acesso e me foi informado para enviar um e-mail para a Centrais para corrigir o -email cadastrado, que não sei como cadastraram um e-mail aleatório.
2) Meu processo veio cadastrado errado, e vi que aconteceu isso com um forista @Romulo Graciano . Você conseguiu resolver o seu? Se sim, como? Novamente mandei um novo e-mail solicitando a troca. Até então não tive retorno, pois acabei de enviar. Pelo que eu entendi essa fila é um período BEM maior de espera (24 meses). Alguém sabe me informar se além do e-mail tem algum outro telefone de contato que fazem a correção desses dados?
Estou bem preocupada agora se mais alguma informação está errada no meu processo =/
@loRdY_JG o seu veio correto? agora entendi porque eu não havia recebido ainda a senha.
Estou achando que algo de errado aconteceu com os meus processos.
Enviei os processos de minha mãe e de minha tia para ACP.
O processo de minha mãe foi recebido no dia 19/Abril e a chave de acesso recebida no dia 29/Abril. O processo ainda se encontra na bolinha 1 e estou no aguardo.
Já o processo de minha tia ainda não foi sequer numerado e não obtive ainda a chave de acesso para tal processo. Como sugerido pelo pessoal aqui do fórum enviei vários emails para ACP para saber da situação de tal processo e somente hoje recebi uma resposta super vaga, segue:
Bom dia
Os procedimentos desta conservatória é de enviar uma comunicação da receção do processo com a indicação do respetivo número de processo e código de acesso, ao interessado ou seu representante legal.
Mais se informa que atento ao número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação.
Com so melhores cumprimentos
A oficial
Carla Ribeiro
O que devo fazer? Só me resta aguardar? Estou com receio de que perderam o processo de minha tia, mas como saber??
@teixeiragabriel o processo da sua Mãe é filha de português? Se sim, lê meu relato acima e vê se aconteceu o mesmo. Talvez esteja como naturalização e não atribuição e por isso a demora.
Sugiro sobre a sua tia ligar no número: +351 21 1950500 e passar data de nascimento da sua tia e nome completo, que caso foi digitalizado, eles vão lhe informar a senha de acesso.
@teixeiragabriel inclusive, o da sua tia pode ter acontecido igual o meu, cadastrado o e-mail errado e enviado a senha para o e-mail errado. Ligue e pergunte qual e-mail está cadastrado, caso eles lhe passem a senha.
@lucianacorrea04 Enviei e-mail no mesmo dia (24/09/22) em que recebi minha senha para o rcentrais.admin@irn.mj.pt com cópia para arquivocentral.porto@irn.mj.pt Até hoje não recebi resposta alguma. Se você conseguir uma resposta por algum outro canal, por gentileza me avise.
@Romulo Graciano Enviei e-mail hoje e me responderam, porém com uma resposta genérica:
"Bom dia
Os procedimentos desta conservatória é de enviar uma comunicação da receção do processo com a indicação do respetivo número de processo e código de acesso, ao interessado ou seu representante legal.
Mais se informa que atento ao número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação."
Já enviei novamente... aguardarei até meio da semana que vem e enviarei novamente. Que azar o nosso rsrs
Quando tiver um retorno, se puder, agradeço que enviei aqui. Farei o mesmo!
@Murilloreis o meu está com a mesma mensagem que o seu. Passou para bolinha 2 no dia 20 e para bolinha 4, exatamente igual ao seu, no dia 24, ambos no mês corrente. Tem o link dessa lista?
@lucianacorrea04 quando recebi a senha do processo da minha irmã conmstatei que cadastraram o nome dela errado, eu pequei esse mesmo e-mail e respondi solicitando a correção e eles fizeram isso no mesmo dia.
Boa noite! Finalmente emitido registro de nascimento , processo finalizado bolinha 7 verde. Por favor se puderem atualizar a planilha , Carla Sal. Nova tuga🇵🇹
quando sair o assento do meu avô, vou fazer o processo da minha mãe... ela é casada e adotou o sobrenome do meu pai depois do casamento. o casamento está anotado na certidão de nascimento dela, nesse caso, eu não preciso enviar certidão de casamento?
Nossa! Que chata essa situação, Luciana! O meu veio tudo certinho, sim.
Quanto ao erro de "naturalização" no processo, acho que foi falado aqui que a senha é somente pra gente ter um acompanhamento, creio que o seu processo corra normalmente como filha, já que o formulário que você preencheu foi o 1C.
Eu não sei como funciona os trabalhos nas conservatórias, mas quando o conservador pegar seus documentos pra analisar o pedido, ele provavelmente vai ver que se trata de uma filha de português.
Quanto ao e-mail, a pessoa que dá entrada das informações no sistema deve ter colocado errado ou entendido errado ao ler o formulário na pressa (pois são muitos processos).
Parecem algumas coisas bobas e fáceis de solucionar, mas eu também ficaria super ansioso. A gente já teve que esperar bastante por essa senha.
Torço pra que você consiga resolver tudo sem maiores problemas!
@loRdY_JG pois é, quase fiquei doida de ansiedade e nem precisava haha mandei novamente e-mail hoje, não me responderam, mas entrei no site e já estava corrigido. UFA!
Segunda ligo lá novamente para ver se o e-mail também foi corrigido. Espero que sim!
agora continuamos na espera kkk quando as bolinhas forem se movimentando vou avisando por aqui. Quem sabe até o final do ano já temos a resposta haha
@Romulo Graciano pegue sua senha e entre no site de acompanhamento e veja se já está alterado. Não me responderam o e-mail, mas já alteraram de naturalização para atribuição.
@isabelfontinha muito obrigada. Eles corrigiram mesmo , mas não me mandaram e-mail retornando que foi corrigido. Pra você tinham respondido com um ok? Mas tudo bem, importante que foi corrigido haha
Estou temporariamente impossibilitado de assinar o requerimento em razão de uma lesão no pulso (levei um tombo logo após reunir os documentos) e estou preocupado com a validade da certidão de nascimento.
Ela vai fazer 10 meses. Convém me antecipar e solicitar outra? Qual a validade da certidão?
Comentários
PRA QUEM AGUARDA SENHA OU RECEBEU ULTIMAMENTE, ATENÇÃO!
Pessoal, bom dia!
Venho alertar vocês de duas coisas que infelizmente aconteceram comigo e estou tentando corrigir no meu processo.
1) SENHA ENVIADA PARA E-MAIL ERRADO CADASTRADO
2) TIPO DE PROCESSO CADASTRADO COM ERRO EM NATURALIZAÇÃO.
1) Venho acompanhando o grupo diariamente e meu processo de filha chegou no dia 03/08/2022. Muitas pessoas próximas dessa data já haviam recebido a senha e resolvi enviar e-mail novamente perguntando se meu processo já havia sido digitalizado. Me responderam que sim, e que enviaram para um e-mail que falaram que estava no processo, que não corresponde ao meu e-mail. Liguei para a centrais do Porto e me passaram a senha de acesso e me foi informado para enviar um e-mail para a Centrais para corrigir o -email cadastrado, que não sei como cadastraram um e-mail aleatório.
2) Meu processo veio cadastrado errado, e vi que aconteceu isso com um forista @Romulo Graciano . Você conseguiu resolver o seu? Se sim, como? Novamente mandei um novo e-mail solicitando a troca. Até então não tive retorno, pois acabei de enviar. Pelo que eu entendi essa fila é um período BEM maior de espera (24 meses). Alguém sabe me informar se além do e-mail tem algum outro telefone de contato que fazem a correção desses dados?
Estou bem preocupada agora se mais alguma informação está errada no meu processo =/
@loRdY_JG o seu veio correto? agora entendi porque eu não havia recebido ainda a senha.
Alguém já enviou e-mail para o arquivocentral.porto@irn.mj.pt solicitando a alteração de algo e eles respoderam?
Oi Pessoal, bom dia. Tudo bem com vocês??
Estou achando que algo de errado aconteceu com os meus processos.
Enviei os processos de minha mãe e de minha tia para ACP.
O processo de minha mãe foi recebido no dia 19/Abril e a chave de acesso recebida no dia 29/Abril. O processo ainda se encontra na bolinha 1 e estou no aguardo.
Já o processo de minha tia ainda não foi sequer numerado e não obtive ainda a chave de acesso para tal processo. Como sugerido pelo pessoal aqui do fórum enviei vários emails para ACP para saber da situação de tal processo e somente hoje recebi uma resposta super vaga, segue:
Bom dia
Os procedimentos desta conservatória é de enviar uma comunicação da receção do processo com a indicação do respetivo número de processo e código de acesso, ao interessado ou seu representante legal.
Mais se informa que atento ao número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação.
Com so melhores cumprimentos
A oficial
Carla Ribeiro
O que devo fazer? Só me resta aguardar? Estou com receio de que perderam o processo de minha tia, mas como saber??
Obrigado!!
@teixeiragabriel o processo da sua Mãe é filha de português? Se sim, lê meu relato acima e vê se aconteceu o mesmo. Talvez esteja como naturalização e não atribuição e por isso a demora.
Sugiro sobre a sua tia ligar no número: +351 21 1950500 e passar data de nascimento da sua tia e nome completo, que caso foi digitalizado, eles vão lhe informar a senha de acesso.
@teixeiragabriel inclusive, o da sua tia pode ter acontecido igual o meu, cadastrado o e-mail errado e enviado a senha para o e-mail errado. Ligue e pergunte qual e-mail está cadastrado, caso eles lhe passem a senha.
@lucianacorrea04 Enviei e-mail no mesmo dia (24/09/22) em que recebi minha senha para o rcentrais.admin@irn.mj.pt com cópia para arquivocentral.porto@irn.mj.pt Até hoje não recebi resposta alguma. Se você conseguir uma resposta por algum outro canal, por gentileza me avise.
@Romulo Graciano Enviei e-mail hoje e me responderam, porém com uma resposta genérica:
"Bom dia
Os procedimentos desta conservatória é de enviar uma comunicação da receção do processo com a indicação do respetivo número de processo e código de acesso, ao interessado ou seu representante legal.
Mais se informa que atento ao número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação."
Já enviei novamente... aguardarei até meio da semana que vem e enviarei novamente. Que azar o nosso rsrs
Quando tiver um retorno, se puder, agradeço que enviei aqui. Farei o mesmo!
@lucianacorrea04 Acho que vou registrar uma queixa aqui: https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa
@Murilloreis o meu está com a mesma mensagem que o seu. Passou para bolinha 2 no dia 20 e para bolinha 4, exatamente igual ao seu, no dia 24, ambos no mês corrente. Tem o link dessa lista?
@lucianacorrea04 quando recebi a senha do processo da minha irmã conmstatei que cadastraram o nome dela errado, eu pequei esse mesmo e-mail e respondi solicitando a correção e eles fizeram isso no mesmo dia.
@isabelfontinha qual e-mail que você enviou e te responderam?
Muito obrigada pela mensagem!
@Romulo Graciano acho uma boa, quem sabe seja mais rápido a correção...
@lucianacorrea04 Já enviei a queixa. Já tem mais de 1 semana que enviei e-mail e ninguém me respondeu.
Fiz também @Romulo Graciano. E semana que vem vou enviar e-mail novamente. Assim que tiver um retorno, aviso por aqui.
Boa noite! Finalmente emitido registro de nascimento , processo finalizado bolinha 7 verde. Por favor se puderem atualizar a planilha , Carla Sal. Nova tuga🇵🇹
Parabéns @Fátima Sales
Atualizei pra ti, pode conferir na linha 219
Boa tarde.
Vocês saberiam me informar a media de valor e a media de tempo para fazer homologação de divórcio em PT, atualmente ?
Obrigada.
@Rayane minha mãe fez recentemente e levou só uns 5 meses
quando sair o assento do meu avô, vou fazer o processo da minha mãe... ela é casada e adotou o sobrenome do meu pai depois do casamento. o casamento está anotado na certidão de nascimento dela, nesse caso, eu não preciso enviar certidão de casamento?
@lucianacorrea04
Nossa! Que chata essa situação, Luciana! O meu veio tudo certinho, sim.
Quanto ao erro de "naturalização" no processo, acho que foi falado aqui que a senha é somente pra gente ter um acompanhamento, creio que o seu processo corra normalmente como filha, já que o formulário que você preencheu foi o 1C.
Eu não sei como funciona os trabalhos nas conservatórias, mas quando o conservador pegar seus documentos pra analisar o pedido, ele provavelmente vai ver que se trata de uma filha de português.
Quanto ao e-mail, a pessoa que dá entrada das informações no sistema deve ter colocado errado ou entendido errado ao ler o formulário na pressa (pois são muitos processos).
Parecem algumas coisas bobas e fáceis de solucionar, mas eu também ficaria super ansioso. A gente já teve que esperar bastante por essa senha.
Torço pra que você consiga resolver tudo sem maiores problemas!
@lucianacorrea04 nesse aqui, envia e vão te atender com toda certeza
arquivocentral.porto@irn.mj.pt
@Rogeriof muito agradecida. Muito feliz com o final do processo da minha filha.
@loRdY_JG pois é, quase fiquei doida de ansiedade e nem precisava haha mandei novamente e-mail hoje, não me responderam, mas entrei no site e já estava corrigido. UFA!
Segunda ligo lá novamente para ver se o e-mail também foi corrigido. Espero que sim!
agora continuamos na espera kkk quando as bolinhas forem se movimentando vou avisando por aqui. Quem sabe até o final do ano já temos a resposta haha
@Romulo Graciano pegue sua senha e entre no site de acompanhamento e veja se já está alterado. Não me responderam o e-mail, mas já alteraram de naturalização para atribuição.
@isabelfontinha muito obrigada. Eles corrigiram mesmo , mas não me mandaram e-mail retornando que foi corrigido. Pra você tinham respondido com um ok? Mas tudo bem, importante que foi corrigido haha
Pessoal, desculpem a insistência.
Estou temporariamente impossibilitado de assinar o requerimento em razão de uma lesão no pulso (levei um tombo logo após reunir os documentos) e estou preocupado com a validade da certidão de nascimento.
Ela vai fazer 10 meses. Convém me antecipar e solicitar outra? Qual a validade da certidão?
@Sergio76 , as certidões brasileiras precisam chegar em Portugal antes de completarem 1 ano da emissão.
@lucianacorrea04 O meu continua igual. Vou acompanhando por aqui. Obrigado por avisar!
Obrigado, @Ricosne !
O processo precisa chegar lá antes desse prazo, ou ser numerado antes disso?
@Romulo Graciano manda novamente um e-mail pra lá, talvez arrumem. Eu mandei também de outro endereço de e-mail hehe
@DRROCHA complicado meu caro, ansiedade bate forte..
O link da planilha é esse:
ACP Porto - Google Drive
Pessoal aqui vai alimentando a planilha pra ter noção do tempo médio dos processos.
oi pessoal, estava vendo na planilha quem recebeu a senha na mesma data que eu já esta aprovado desde 26/09 e o meu continua na bolinha 4.
Alguém tem ideia do que pode ser?
abraços
Obrigada
@Ines_Linck também tô na mesma situação, mesma data e nada.. Bolinha 4. Espero que não seja nada e logo atualize