Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1127112721274127612771452

Comentários

  • @Ricosne

    Muito obrigado!

  • Bom dia! Preciso de uma ajuda. Uma amiga minha esta juntando os documentos para requerer a cidadania portuguesa, mas temos uma questao.

    Ela eh filha de mae portuguesa, essa era casada na epoca do seu nascimento e quem registrou foi o pai brasileiro. Ela tem uma irma, que ja tirou a cidadania e transcreveu o casamento dos pais, uma vez feito isso, como a Joana consegue a transcricao do casamento, se eh que ela precisa disso. O resto ja ta tudo ok, rg atualizado, impresso modelo, certidao de nascimento. Enfim so estamos presos nessa questao do casamento.

    E detalhe, ela nao fala com a irma...

  • @guimoss sim, é EXTREMAMENTE mais barato, com rastreio e apenas demora uma semana a mais para chegar. Ao meu ver, valeu super a pena.

    Tem as duas categorias: DOCUMENTO INTERNACION STANDARD e DOCUMENTO ECONOMICO. O standard é um pouco mais rápido, um rastreio melhor e permite o seguro. A diferença entre ambos não é nem R$10,00.

  • @loRdY_JG alguma novidade sobre a senha? não recebi ainda, e o nosso foi recebido lá no mesmo dia rsrs

  • @FMassa pelo que entendi, o casamento dos pais da sua amiga já foi averbado em Portugal, certo? Se a irmã tiver a cópia do assento de casamento e o documento da mãe Portugesa, acredito que seja o suficiente. Se não conseguir a cópia com a irmã, ela pode pedir no Civil Online (https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/) o assento de nascimento da mãe, ele virá com a averbação de casamento. Entendo que assim já será feita a ligação necessária para que ela consiga pedir a nacionalidade.

    Esse documento é algo bem simples que a irmã deve possuir por ter feito a transcrição de casamento, só é necessário enviar uma cópia no processo, ou se tiver direitinho os números, pode preencher manualmente no requerimento. Mas caso não tenha acesso uma solução pode ser o Civil Online.

    Para pedir no Civil Online facilita se souber em qual conservatória está o registro, e se tiver o número fica mais fácil. Quanto mais dados tiver, melhor. Eu pedi dos meus avós nesse site, custou 10 Euros e demorou 2 semanas para enviarem o código de acesso para baixar o documento.

    Manual de como pedir certidão no Civil Online: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293635#Comment_293635

  • @carolinepferreira Oi! Entao minha duvida era justamente como se dava essa transcricao, ate pq eu fiz o meu e o da minha irma e isso n foi necessario pq meus pais nunca se casaram.

    Agora estando no assento de nascimento da mae dela que era casada ja eh o suficiente para que nao caia em exigencia sobre o registro da crianca ter sido feito pelo pai?

  • Bom dia a todos!

    Somente agora fiquei sabendo da saída da Leticia e do Gandalf, através de um tópico específico criado pelo Administrador. Deixo público meu agradecimento a ambos que muito me ajudaram a instruir corretamente o processo de aquisição da nacionalidade para minha mãe.

    Gostaria, pois da ajuda de algum outro membro mais experiente sobre uma dúvida, pois procurei no fórum e não achei a resposta (talvez eu não tenha usado os critério de busca mais corretos pois apareceram muitos resultados) e resolvi vir aqui!

    Estou preparando a documentação para o processo de aquisição da nacionalidade portuguesa para mim e meus irmãos e fiquei com a seguinte dúvida: é possível, no mesmo envelope/processo, pedir a atribuição para filho e neto?

    Como o processo de minha mãe já está OK, meu irmão vai enviar a documentação; ele tem duas filhas gêmeas de 3 anos e foi ele quem as registrou. Já pode enviar a documentação dele e das meninas? Ou tem que mandar o pedido dele, esperar sair e só então, dar entrada no pedido das gêmeas?

    Obrigada antecipadamente :)

    Lili

  • @Lili Cotta


    Como o processo de minha mãe já está OK, meu irmão vai enviar a documentação; ele tem duas filhas gêmeas de 3 anos e foi ele quem as registrou. Já pode enviar a documentação dele e das meninas? Ou tem que mandar o pedido dele, esperar sair e só então, dar entrada no pedido das gêmeas? Sim, faz o dele primeiro e depois das meninas.

  • @Lili Cotta Bom dia! Serio?? to tentando falar com eles a dias e nao consigo, vc tem o link desse post? Eles me ajudaram MUITO, tenho uma divida de gratidao com eles.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @FMassa o tópico é este.

  • Obrigado @Admin

  • Obrigada @Rogeriof !

    Vamos à outra dúvida então: os processos têm que ser feitos sempre por etapas? ou há viabilidade de serem instruídos de forma concomitante?

    O caso é: darei entrada agora no meu processo de aquisição. Posso também mandar o pedido de averbação do meu casamento, junto?

    Perguntou pois quem fez os registros dos nossos filhos foi meu esposo. Então terei que averbar o casamento antes de iniciar o processo de cidadania das crianças.

    Obrigada, Lili

  • Bom Dia,

    Gostaria de pedir a algum ADM quando possivel, puxar os processos que foram numerados e estão la no final da planilha.

    Assim fica mais coesa a informação para acompanhamento.

    Desde já Agradeço

  • @Lili Cotta ...

    As diretrizes mudam bastante dentro das Conservatórias Portuguesas...Veja por exemplo essa resposta que você recebeu em 2021...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/261011/#Comment_261011

    Hoje já temos informações suficientes para proceder de maneira distinta quando o assunto é Certidão Paroquial...Sabemos que é possível dar entrada em mais de um processo com apenas uma Certidão Paroquial Certificada...É um procedimento ainda pouco conhecido na prática...Mas a lógica nos diz que não há razões para que não tenha o resultado esperado...

    Estou me referindo a essa sua questão "Antiga" apenas para ilustrar alguns aspectos do "Modus operandi" dentro do IRN...

    Veja...A princípio eu concordo com a informação dada pelo @Rogeriof ...

    Sempre fiz os processos de meus familiares dessa maneira..."...Um processo de cada vez..."...

    Atualmente...Já não tenho tido muitos processos sobre a mesa pois a maior parte dos familiares que tinham direito...E se interessaram em conquistar a Nacionalidade Portuguesa já tiveram seus processos concluídos...(Ainda temos cinco tramitando em diferentes Conservatórias Portuguesas...)...

    Entretanto...Ao ler as questões propostas por você acima...Automaticamente acabei fazendo uma "Leitura" diferente daquela habitual que sempre fiz...Isso levando em consideração uma experiência que tivemos em Tondela anos atrás...(Transcrição de Casamento + Atribuição de duas filhas gêmeas com 3 Anos de idade na época)...E também essa tendência que estamos verificando de tornar as coisas mais práticas...(Ou menos arcaicas)...Dentro dos procedimentos do IRN...

    O motivo de eu estar escrevendo tudo isso é que se Eu estivesse tratando de processos de meus familiares HOJE...E me deparasse com uma situação semelhante a de vocês Eu consideraria fazer da seguinte maneira...:

    Enviar os processos de todos os irmãos + os processos das gêmeas em uma só remessa para o ACP...

    Mas é claro que isso não pode ser feito de qualquer jeito...

    Primeiramente é bom lembrar que o pessoal do ACP tem se mostrado extremamente rigorosos na análise da documentação...Então...Toda essa documentação deve estar IMPECÁVEL...(Sem um "I sem pingo"...Como costumo dizer...!!!)...

    Portanto...Se houver qualquer inconsistência entre quaisquer documentos que venham compor qualquer um dos processos citados...ESQUEÇA TUDO QUE ESCREVI AQUI...!!!

    Segundo...Quem decidir fazer algo não usual...Deve "se fazer compreender" junto ao pessoal da Conservatória...Para essa finalidade...Eu enviaria uma "Carta de Apresentação" junto com os processos explicando oque está sendo enviado...E pedindo ao S. Conservador do Registo Civil que considerasse fazer a análise da documentação dos processos da maneira...E na sequência que os critérios e diretrizes do ACP permitissem...

    Senão vejamos...

    Oque pode dar "Errado" enviando os processos de suas sobrinhas junto com os documentos para a instrução do processo do Pai delas...???

    A meu ver...Nada...!!!

    Atualmente...Processos de Atribuição de maiores de idade no ACP estão com prazo de 6...7 Meses...Portanto...Mesmo iniciando a análise da documentação das Gêmeas somente após a conclusão do processo do Pai...Ainda assim...Os documentos estariam dentro da validade...Com folga...

    Levando em conta que a documentação esteja perfeita...Documentos ATUALIZADOS...(Com todas as averbações EM DIA...)...E com data de expedição recente...EU NÃO VEJO RAZÃO PARA O ACP NÃO ACEITAR...

    Enfim...Essa é apenas minha opinião...Se eu estivesse em situação semelhante com alguns processos de meus primos...Poe exemplo...Com certeza faria assim...Mas a decisão cabe a cada um...

    Boa Sorte...!!!

  • Obrigada @Nilton Hessel !

    Conversarei com meu irmão sobre essa sugestão (que acho bastante perspicaz e válida...especialmente considerando que para as gêmeas o único custo será o da documentação, já que a atribuição para menores é gratuita).

    E com relação ao meu pedido conjunto: minha atribuição + minha averbação, no mesmo envelope e com a documentação e custos adequadamente instruídos? Arriscaria também fazer?

    Obrigada :)

    Lili

  • @lucianacorrea04

    Vc sabe os valores ou o site pata a consulta desses envios?

    Obrigado por tudo e abraços

  • Alguém pode me enviar o link de alguém comentando os documentos necessários pro processo de filho? Por gentileza

    E alguém poderia me dizer quais são os erros mais comuns que deve se evitar nesse tipo de processo? erros digo nas certidões mesmo.

  • @LuccaYann

    1- Cópia simples do assento do português;

    2- Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro com firma reconhecida + apostila de Haia;

    3 - Cópia RG autenticada + apostila de Haia com menos de 10 anos de emissão;

    4 - Formulário 1C colorido e preenchido frente e verso impresso do e-mail após o pagamento, assinar o formulário no cartório e reconhecer a assinatura por autenticidade;

    5 - Cópia do e-mail com a confirmação do pagamento;

    6 - Comprovante do pagamento impresso.

  • @lucianacorrea04

    Acabei de receber! Que alívio!

    O seu chegou também?

  • @lucianacorrea04 ,

    preparei tudo para minha irma, so restando a ela assinar o requerimento no cartorio e enviar por DHL. Falei mil vezes mande DHL. Ela me ligou e disse mandei por carta registrada. Fiquei de cabelo em pe. Passou menos de 2 semanas e foi entregue sem problemas. Depois ela fez o mesmo para os meus dois sobrinhos e tudo deu certo. Entao realmente se a pessoa esta com pouco dinheiro tem pouca probabilidade de dar errado. Quanto ao prioritario acho arriscado, pode ficar preso na alfandega e ser devolvido, aconteceu com meu irmao aqui nos Estados Unidos. Ficou la parado 7 meses e devolveram. Ai mandamos por DHL e claro chegou certinho.

  • carolinepferreira esta perfeito, manda bala, eu perguntei justamente para saber se você tinha feito a transcrição, e você ja fez tudo certinho. Envie por DHL que é mais rápido e seguro e boa sorte, vai nos mandando noticias aqui.

  • @Lili Cotta ...

    "...E com relação ao meu pedido conjunto: minha atribuição + minha averbação, no mesmo envelope e com a documentação e custos adequadamente instruídos? Arriscaria também fazer?..."

    Nesse caso não acho viável...Explico...:

    Você provavelmente vai buscar a ***melhor opção para fazer seu processo de Atribuição...Atualmente...Para seu tipo de processo...Essa opção seria o ACP...(ACP NÃO FAZ TRANSCRIÇÕES DE CASAMENTO)...

    ***Em termos de prazo...

    Em seguida...(Após ter recebido sua Certidão de Nascimento Portuguesa)...Para a transcrição de seu casamento...Deverá fazer nova avaliação do quadro comparando as opções...Escolhendo a melhor opção na época...(Por Exemplo...ATUALMENTE as melhores opções são os Consulados Portugueses aqui no Brasil)...Mas não foi sempre assim...

    OBS...É por essa razão que não adianta querer saber HOJE como montar...Ou para onde enviar um processo que só dará entrada nos serviços portugueses daqui a seis...Oito meses...Daqui a seis meses pode ter mudado MUITA COISA...

  • Boa tarde, pessoal.

    Qual o prazo de validade da certidão de nascimento do interessado exigida pelo ACP?

  • @loRdY_JG Não ainda =( você recebeu hoje mesmo? Se sim, que horas? haha espero receber até semana que vem, ou vou começar a ficar preocupada rsrs

  • @Nilton Hessel mais uma vez obrigada pelos esclarecimentos!

    Vou começar a saga de juntar a papelada e quando estiver ok, certamente volto aqui para contar com os valorosos préstimos !

  • @isabelfontinha obrigada!

    Estamos enviando via DHL hoje, previsão de chegada no ACP dia 4. Vou atualizando por aqui!

  • Fala pessoal, boa noite.

    Tô vendo bastante movimentação aqui no fórum e na planilha, mas achei estranho.. Hoje completa 30 dias da bolinha 4 com a seguinte mensagem: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa"


    E na planilha, pela data praticamente todos foram aprovados e o da minha mãe tá lá no esquecimento.. Estranho né?

    Na foto, o dela é o único que consta como analisando.

  • @lucianacorrea04

    Sim, foi hoje!

    Sei que é difícil, mas tente não ficar ansiosa! Falo isso, mas eu mesmo não me segurava de ansiedade rsrs

    Eu acredito que o seu deva chegar também, no mais tardar semana que vem.

    Você possui o comprovante de entrega da DHL e o recibo de pagamento do IRN que eles mandam por email junto com o formulário?

    Caso aconteça de nao receber semana que vem, eu enviaria um email perguntando com esses comprovantes em anexo e me identificando.

  • @FMassa exatamente! Eu mandei o pedido da minha irmã hoje assim. Quem registrou ela foi meu pai, minha mãe já é portuguesa, eu transcrevi o casamento dos meus pais antes de fazer o pedido. Para comprovar os documentos, pedi o assento de nascimento da minha mãe no civil online, e veio a averbação do casamento. Com esse assento impresso, juntei os outros documentos ( rg , certidão de nascimento, requerimento)

  • Bom dia! Estou tentando ajudar um amigo de uma amiga para a solicitação de cidadania portuguesa. Dela está tudo certo, solicitou por ser neta de português. O marido é filho de portuguesa não casada com o pai brasileiro que foi o declarante da certidão de nascimento. Ele nasceu na década de 50, e já tentou ver se poderia solicitar a cidadania e a resposta foi sempre não. A intenção do casal e conseguir a cidadania para passar para filhos e netos. A pergunta é, realmente ele não tem direito a cidadania portuguesa? Informo que os pais já são falecidos. Obrigada, Leyla

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.