Processos de atribuição de irmãos

Boa tarde a todos! No mês passado, o processo de atribuição de meu pai ficou pronto na ACP do Porto. Na semana passada, recebi uma carta com a certidão dele. Estou providenciando os documentos para fazer meu processo e do meu irmão.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Posso mandar os documentos e formulários de nós dois no mesmo envelope e pagar somente um serviço EMS dos Correios?

2 - Se a resposta da primeira pergunta for sim, nós devemos pagar somente um vale postal ou são dois?

3 - Vocês acham que eu devo mandar a certidão original do meu pai com marca d’água que recebi ou devo enviar uma cópia simples do Portal do Cidadão? Sendo a original ou uma cópia simples, devo autenticar e fazer apostilamento?

Pessoal, desde já, muito obrigado pela ajuda de sempre.

Comentários

  • 1) Para o que diz respeito a correios, sim. Para a Conservatória, não: nenhum documento pode ser "compartilhado" entre processos. Coloque cada conjunto de requisições e documentos em um envelope separado, com no nome do lado de fora e coloque os dois envelopes na embalagem do EMS. Assim você faz apenas uma remessa de correios e envia os dois processos ao mesmo tempo.
    2) Dois vales postais, cada um remetido pelo interessado (um seu e um do seu irmão);
    3) Documentos recentes de portugueses podem ser enviados como cópia simples. Só precisa ser original se for documento de pessoa nascida há mais de 100 anos. A rigor, você só precisa informar dados para a busca do assento, mas claro que facilita enviar cópia o assento.
  • @jhmelman Entendi. Obrigado pela ajuda!
  • bom dia. O meu caso é parecido com o do Thiago, o que ja esclareci algumas duvidas. Agora tenho as seguintes perguntas:
    Recebi da ACP somente o comunicado que o processo foi realizado com sucesso e peguei a certidao da minha sogra no portal. as duvidas sao:
    1. agora ela tendo a cidadania portuguesa, ainda preciso prescrever o casamento dela, e apostilhar.
    2. se sim para a pergunta acima, teremos entao que fazer todos os documentos para cada filho?
    grata
    @jhmelman e demais moderadores.
  • @RITA GARCIA
    1 - Se ela era casada sim, tem que transcrever o casamento antes dos filhos poderem solicitar a nacionalidade.
    2 - A transcrição de casamento é um processo em que vai ser registrado o casamento feito no Brasil em Portugal, não tem nada relacionado ao número de filhos.
    Para transcrição de casamento veja as duas primeiras postagens em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Após finalizada a transcrição será averbado o casamento no assento de nascimento de sua sogra, sugiro retirar uma nova certidão e enviar cópia desta já com o casamento averbado para os processos dos filhos.
  • editado July 2019
    Boa tarde pessoal, pegando o gancho do Thiago: O assento do meu pai chegou em Maio. Já preparei os meus documentos e o dos meus dois irmãos para enviar os nossos processos. Coloquei todos os documentos em 3 envelopes pardos separados, cada um com toda a documentação própria, e pretendo enviar no mesmo envelope de plástico dos correios, em uma remessa só.
    - Um dos meus irmãos é menor de idade, tem problema ir junto com os outros dois?
    - Será que tem problema colocar o endereço dele (irmão menor) diferente no envelope pardo e no do sedex? Ele não mora no mesmo endereço que eu, e no sedex vou colocar o meu endereço.
    Faremos os outros dois com vale postal, para a ACP do Porto.
  • @Camila não esqueça que atribuição para menores de idade são gratuitos e ambos os pais tem que assinar o formulário 1C específico para menores.
  • Oi @Vlad Pen! Sim, fizemos assim mesmo. Minha dúvida é se tem algum problema o processo dele gratuito ir junto com o meu e da minha irmã, que já é pago normalmente...Eu queria aproveitar o sedex mesmo..
  • editado July 2019
    @Camila se for em envelope separado , não terá problemas. Escreva no envelope " Atribuição de nacionalidade de menor de idade"
  • @Vlad Entendi! Obrigada
  • Prezados, boa tarde!

    Estou fazendo por conta própria o processo para minha mãe e tia. O português era meu avô e quem registrou as filhas (minha mãe e tia) foi a mãe (no caso, minha avó, que é brasileira).

    Já dei entrada ano passado (out/2020) no pedido de transcrição de casamento dos meus avós junto ao Consulado de Portugal em BH e até hoje o bendito documento não saiu.

    O pessoal da CRC respondeu: "Apenas foi localizado o assento de casamento nº 62/2020 do Consulado de Belo Horizonte."

    Já o pessoal do AD do Braga respondeu: "Sim, o Consulado (ou uma Conservatória do Registo Civil Portuguesa) informatiza o casamento e faz a comunicação ao Arquivo para podermos fazer o averbamento à margem do assento de batismo. Até ao momento não recebemos nada, logo, não foi ainda feito qualquer averbamento no batismo do seu avô. Qualquer esclarecimento sobre a situação deverá ser obtido junto ao Consulado."

    Pois bem, amanhã (24/09/2021) tenho um horário agendado no Consulado para tentar obter uma cópia da tela do SIRIC para instruir o processo da minha mãe e da minha tia.

    Desculpem a ladainha....minha dúvida é: tenho o original da certidão de batismo de meu avô (que foi enviada pelo pessoal do Arquivo Distrital de Braga). Posso tirar 2 cópias autenticadas deste documento, para instruir o pedido? Ou tenho que pedir outra certidão?

    Obrigada

  • @Lili Cotta , vai precisar de duas vias originais da certidão de batismo do avô, uma para cada processo.

    Os processos podem ser mandados juntos, mas os dois têm que ir completos, sem compartilhar nenhum documento.

    Quanto à certidão de casamento, feita após a transcrição, poderia ter pedido ao civil online.

    Quando a obtiver no Consulado, pode tirar duas cópias simples.

  • OBRIGADA

  • Lili CottaLili Cotta Member
    editado September 2021

    E tempo... a única documentação que tenho que enviar é aquela listada no campo 4 do formulário 1C?

    1. certidão de nascimento (mãe e tia) de inteiro teor, por cópia reprográfica, apostilada
    2. certidão de batismo do meu avô (nascido em 1906) (já tenho 1 e já pedi para AD Braga outra)
    3. cópia autenticada da identidade de ambas
    4. outros: certidão de casamento de ambas (simples) pois mudaram de nome ao casar
    5. outros: documento do Consulado comprovando que já foi transcrito o casamento dos meus avós

    Além de pagar os 2 vales-postais

    ?


    É porque a lista do Consultado é diferente...pedem comprovante de residência, cópia simples do CPF, cópia do progenitor português e do estrangeiro....(por isso a dúvida...enviado para Portugal parece ser mais simples e - espero - mais ágil!)

  • @Lili Cotta , sim. Os Consulados costumam pedir muito mais documentos que as Conservatórias.

    Não faça pagamento com vale postal!

    Pague com cartão de crédito, pode ser de qualquer pessoa! Internacional, desbloqueado, de preferência virtual (use o do app do banco ou algum tipo Nubank).

    Tome cuidado para colocar o nome da Requerente em local próprio.

    O link é esse (faça 1 pagamento para cada uma) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • Nossa! Já ia sair do Consulado amanhã e fazer o vale postal nos correios!

    Desculpe a falta de conhecimento, mas por que é melhor fazer por cartão de crédito?

  • @Lili Cotta , o vale postal tem validade curta e pode caducar antes de ser sacado! às vezes é difícil encontrar uma agência que faça. e você só pode pagar em dinheiro!!

  • Obrigada!

    Nossa...tô te aperreando hoje...mas agradeço MUITÍSSIMO esses esclarecimentos.

    Vou amanhã desbloquear a função de cartão internacional do cartão para fazer o pagamento (já achei um link aqui no fórum com dúvidas sobre o preenchimento e necessidade de ter que fornecer a senha do cartão).

    Poderia, por favor, só confirmar se o endereço para o qual enviarei a documentação está certinho?

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • editado September 2021

    @Lili Cotta , sim, o endereço está correto!

    Faça o pagamento por este link - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Use o cartão de qualquer pessoa, tomando o cuidado para colocar o nome do requerente no local apropriado.

  • Bom dia!

    Acabo de chegar do Consulado.

    Eles ainda não tinham enviado o pedido de transcrição do casamento para Portugal (estava parado aqui em BH desde Out/2020....nem consigo expressar meu descontentamento!)

    Mas felizmente, sai de lá com um ofício assinado pelo funcionário do Consulado + cópia do SIRIC com a certidão, pois creio que preciso disto para instruir a atribuição de nacionalidade.

    Minha dúvida...agora...é que o funcionário do Consulado disse que toda a documentação estava correta, EXCETO, a cópia da identidade que estava apenas autenticada. Ele disse que devo também providenciar a Apostila de Haya na cópia da identidade: é isso mesmo?

  • @Lili Cotta , para o processo de nacionalidade é necessário o envio da cópia autenticada e apostilada do RG.

  • @jhmelman @Daniel Henriques e demais membros que puderam ajudar....

    Pessoal. Gostaria de agradecer as informações passadas aqui no Forum. Estão me ajudando bastante.

    Estou dando entrada na cidadania portuguesa para mim e meus irmãos, ao mesmo tempo, com envio da documentação direto para Portugal. O meu avô português é falecido, assim como o meu pai (filho dele) que não tirou a cidadania antes de falecer. Como sou eu quem está conduzindo o meu processo e o dos meus irmãos, estou com algumas dúvidas:

    1) Meu avô português nasceu em 1907. Já consegui localizar o registro de batismo dele online. Consegui visualizar o livro e gerar uma cópia em PDF dele com as informações do registro, distrito, freguesia e concelho. Identifiquei no Fórum a informação de que esse documento precisa ser impresso em papel e certificado pelo Arquivo Distrital de onde está localizado o livro. Dúvida: É necessário ter uma via original desse documento para cada processo (meu processo e dos meus irmãos) ?

    2) Eu já consegui a certidão de nascimento de interior teor digitada e a cópia reprografia do meu pai (filho do português). Dúvida: precisa ter uma cópia dessa original em cada processo também, ou apenas uma resolveria?

    3) O Assento de casamento do meu avô português já foi realizada em Portugal, no ano de 2022. No entanto, eu perdi a original. Tenho apenas uma cópia digital dela onde visualiza o número e data do assento, além da Conservatória onde foi realizado o Assento. Dúvida: Eu preciso de 01 cópia original para cada processo, ou apenas informar esses dados do Assento da Certidão de Casamento em cada um dos processos ?

    Desde já agradeço a atenção e o retorno !!!

  • @gilberson


    Meu avô português nasceu em 1907. Já consegui localizar o registro de batismo dele online. Consegui visualizar o livro e gerar uma cópia em PDF dele com as informações do registro, distrito, freguesia e concelho. Identifiquei no Fórum a informação de que esse documento precisa ser impresso em papel e certificado pelo Arquivo Distrital de onde está localizado o livro. Dúvida: É necessário ter uma via original desse documento para cada processo (meu processo e dos meus irmãos) ?

    Você deve obter uma via emitida pelo Arquivo Distrital. Veja como fazer aqui: [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa . Você tem a opção de enviar os processos separados, nesse caso precisa ter um "jogo" completo dos documentos para cada requerente; ou pode pedir que os processos sejam "apensados". Veja como fazer aqui: Guia - Apensação de Processos — Fórum Cidadania Portuguesa Fica a seu critério.


    Eu já consegui a certidão de nascimento de interior teor digitada e a cópia reprografia do meu pai (filho do português). Dúvida: precisa ter uma cópia dessa original em cada processo também, ou apenas uma resolveria?

    Veja o ponto sobre apensação, acima. Observação: lembre-se que a certidão emitida pelo cartório brasileiro precisa ser apostilada.


    O Assento de casamento do meu avô português já foi realizada em Portugal, no ano de 2022. No entanto, eu perdi a original. Tenho apenas uma cópia digital dela onde visualiza o número e data do assento, além da Conservatória onde foi realizado o Assento. Dúvida: Eu preciso de 01 cópia original para cada processo, ou apenas informar esses dados do Assento da Certidão de Casamento em cada um dos processos?

    Aqui o assunto muda um pouco, pois se o casamento do seu avô já foi transcrito em Portugal, em tese significa que ele já tem um assento de nascimento informatizado, não sendo necessário o assento emitido pelo arquivo distrital. Minha sugestão: entre em contato com o CivilOnline e peça a certidão de nascimento com a averbação do casamento. Custa 10 euros, se o documento existir chega para você em dois dias por email. Veja como fazer: Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa Existindo uma certidão informatizada, você só precisa imprimir a que o civilonline enviar, juntar a certidão reprográfica do seu pai, a sua certidão e do seu irmão (não me lembro agora se há outro documento obrigatório) e enviar... seu caso está, aparentemente, bem fácil!

  • kissilaankissilaan Member
    editado March 31

    # Atribuição Netos #

    @jhmelman @Daniel Henriques

    Dei entrada para minha mãe em Janeiro, agora minha tia resolveu também dar entrada no processo dela. Gostaria de saber de que forma posso economizar dinheiro com documentos.

    Tudo terá que ser feito e pago novamente?

    Mandei os documentos originais

    Terei que pagar novas cópias autenticadas, apostilamentos, nova taxa de processo e postagem ??


    Não há nada que posso aproveitar, apenas informando o número do processo da minha mãe?


    Outra dúvida é se no meio do processo da minha mãe posso incluir novos documentos... Meu avô, filho do português é falecido, não me lembro de ter incluído essa informação ao processo. Queria enviar a certidão de óbito dele para completar.

  • @kissilaan

    a) não há como aproveitar. Voces até poderiam ter pedido o apensamento dos processos, situação que aproveitaria alguns documentos, mas para isso os pedidos teriam que ter sido feitos na mesma data.

    b) obito não é obrigatório, sugiro que nao envie por enquanto. Se tiver alguma exigencia no futuro, aí sim voce pede para anexar os documentos que forem exigidos...

  • @AlanNogueira Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.