Sugestões de links e correções para a lista de Guias e Informações Úteis

AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

Para contribuir com correções, atualizações e sugerir novos tópicos para entrar na lista de Guias e Informações Úteis, favor utilizar esta discussão.

Comentários

  • Bom dia, @Admin, gostaria apenas de deixar uma sugestão a você, no sentido de organização/facilidade de localização das discussões no fórum. Entretanto, não sei se seria possível executá-la:

    Acredito que, se fosse possível, seria muito importante deixar o tópico de documentos básicos para o processo de filhos e também o de documentos básicos para o processo de netos fixados PERMANENTEMENTE logo no início da página das discussões porque tornaria mais fácil a sua visualização (uma vez que eles podem acabar se perdendo entre os demais tópicos do fórum).

    Achei-os muito úteis, sendo de grande ajuda a todos, principalmente para aqueles que estão iniciando e não têm familiaridade com o fórum para buscar as informações básicas. Além disso, poderia evitar muitas perguntas repetitivas nos demais tópicos (a não ser que haja alguma particularidade do caso, claro!)

    Se isso for possível, sugiro que os primeiros tópicos sejam sempre:

    1-Guias e Informações Úteis (comece aqui)

    2- Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C

    3-Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D

    4-Como mencionar/marcar outros membros

    A partir daí, os outros tópicos seguiriam normalmente. Isso manteria o quadro de discussões mais fácil e organizado e a pesquisa mais rápida, principalmente para quem está iniciando. (sei que os links destes tópicos estão disponibilizados dentro do tópico Guias e informações úteis, mas, como havia mencionado, a visualização deles logo no início da lista de discussões é mais fácil e intuitiva, na minha opinião).

    Desculpe a intromissão, é apenas uma sugestão, ok?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @verifel é esse mesmo o tipo de discussão que deve entrar aqui, obrigado!

    Ambas as listas já estão fixadas no topo da categoria de Processos de Atribuição, mas entendo que a visibilidade ali é limitada.

    Com relação à fixagem na página principal, o problema é que a "concorrência" é muito grande, envolve todos os assuntos do fórum. Para alguns o mais importante vão ser as listas de documentos; para outros serão os dados a serem informados para busca de certidão. Alguns vão achar que é mais importante a lista de tipos de nacionalidade portuguesa, ou as fases do processo. Tem também os tópicos de acompanhamento que são muito procurados, ou o de sefarditas. Além de tópicos temporariamente importantes como projetos de lei. Ajuda em funções básicas do site como marcar membros. Sem falar nas Regras de Participação nas quais estou trabalhando e que precisam de visibilidade. E por aí vai.

    Se houver um interesse e consenso na comunidade em fixar na entrada os documentos, ou algum desses outros tópicos, podemos fazer assim.

    Alternativamente, a idéia deste tópico aqui é ter 1 tópico fixo permanente na página principal (os outros 2 atuais são temporários), com bastante visibilidade, onde todos esses links importantes estejam reunidos.

    Acho que ele ainda tem muito a ser melhorado. O título deveria ser algo mais simples e que atraia mais a atenção dos novatos (sugestões?). Os links mais importantes devem subir para o topo e ser melhor agrupados. Talvez alguns links removidos. Agradeço qualquer feedback e ajuda nessa organização. Também vou adicionar links para cá em outra partes do site, como na barra lateral.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado September 2022

    Obs: fiz algumas melhorias básicas na organização.

  • Que bom que pude contribuir de alguma forma. Espero que todos possam dar também sua opinião, como você solicitou, para que possamos sempre melhorar o fórum :)

  • Ola @Admin, como vai?

    Entao, conforme sugeri em outra postagem que fiz, eu acho que seria de extrema importancia e de interesse de muitos que houvesse um tópico fixo somente para 'Atribuição - de filhos - sem transcrição de casamento'. Quero dizer, seria um topico onde todas as pessoas que fizeram seu processo dessa maneira (sem a transcricao) pudessem dizer qual conservatoria fizeram, quanto tempo levou, exigencias, etc.

    Tenho certeza que ia ser de extrema ajuda, ate porque é o meu caso, minha mae se casou 2 vezes e teria que fazer as duas transcricoes e ainda o divorcio dela. Porem, eu estou pagando tudo sozinha, desde o processo de atribuicao da minha avó ate ver se consigo chegar ate mim sem gastar tanto como estou gastando. E pular essas trasncricoes + o divorcio ia ser de extremo alivio nesse momento pra mim. E tudo bem que com a ajuda do blog ja economizamos muito por nao pagar advogados ou despachantes, fazemos tudo nos mesmos :) (yehh!) mas garanto que muitos aqui adorariam essa opção de economizar uma graninha nesse situacao em que estamos.


    Bom, fica aqui a minha sugestão!

    Obrigada.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    Olá Raquel, é só postar o tópico que eu coloco o link pra ele aqui.

  • editado September 2022

    Legal, eu não tinha entendido direito o que era pra fazer rs...

    • ATRIBUIÇÃO de filhos sem a transcrição de casamento

    Assim?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    Está ótimo, só não precisa do final (guias e informações úteis).

  • @raquelbarc

    O guia para abrir uma nova discussão:

    1) Ao final da página, clique no botão "nova discussão";

    2) Escolha a CATEGORIA msis próxima da discussão*;

    *No seu caso, seria PROCESSOS DE ATRIBUIÇÃO, na minha opinião.

    3) Coloque o título do tópico;

    4) Escreva a mensagem inicial, para orientar os fotostas e explicar o motivo da abertura;

    5) Clique em "Publicar discussão" ou em "salvar rascunho", se vc tiver que sair no meio da msg.

    É isso.

    Boa sorte!

  • Artigo 40A do decreto lei 26/2022 - Apensação de Processos


  • Hoje recebi minha nacionalidade através do meu avó.

    Agora pretendo fazer o pedido para a minha filha menor e o meu filho maior também vai fazer o pedido.

    Os documentos serão os mesmo para os dois?

    1. Cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a) - Simples ou certificada, fiquei com dúvida

    2. Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, apostilada;

    3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;

  • Muito obrigada pelo retorno.


    Rosemeire

  • @Admin , por gentileza, onde encontro a lista básica de documentos para aquisição pelo casamento? Gostaria de passar a nacionalidade ao meu marido.

    Desde já, agradeço.

  • editado May 2023

    Muito obgda, @AlanNogueira !

    Agradeço à @texaslady pela lista também!

  • editado July 2023

    @Admin tudo certo? Existe alguma política para solicitar a remoção de posts que divulguem dados pessoais indevidamente ou em caso de arrependimento, considerando a Lei Geral de Proteção de Dados? Não localizei nenhum canal de contato na Política de Privacidade.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado July 2023

    @Marcospp olá, caso precise que algum dado que permita lhe identificar pessoalmente (como seu nome completo ou número de documento) seja removido de um post, por favor entre em contato pelo admin (arroba) cidadaniaportuguesa.com, enviando o endereço completo (URL) do post em questão.

  • @Admin

    poderia por gentileza incluir o link abaixo no post principal de guias e informacoes úteis?


    trata-se de um documento Produzieren pela ordem dos advogados de Portugal e pelo IRN, respondendo a varias divides.


    http://shorturl.at/ntS06

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @eduardo_augusto excelente Eduardo, adicionado! Muito obrigado.

  • Boa tarde, a planilha de processos pode lançar retroativo? Tenho as datas dos estágios até a liberação do registro de cidadania.

  • Boa tarde pra fazer a transcrição de casamento é partir de que ano?

  • @Admin Saudações administrador, achei muito interessante a visão da pessoa que fala no vídeo de link a seguir e acredito possa ser alentador para muitos interessados em residir em Portugal. https://youtube.com/shorts/M0JJjqOFw9k?si=UWyBLc2pZ4As1Sye

  • @Admin


    Poderia por gentileza incluir o link abaixo na lista de guias e informações úteis? Trata-se de uma lista de Cartórios existentes em todo o Brasil em 1964 e pode ser útil para pesquisa de certidões.


    Cadastro de Cartórios Brasil (memoria.org.br)

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @eduardo_augusto adicionado, obrigado!

  • Prezados boa noite ,

    Preciso muito de ajuda para localizar a Freguesia de Viseu onde provavelmente foi batizado ANTONIO CORREA DE FIGUEIREDO ,

    filho de ANTONIO CORREA E JOSEPHA DOS PRAZERES nascido em Viseu , Portugal em 12/02/1879.

    Desde já agradeço atenção e ajuda

    Angela

  • @Admin , como faço para alterar o meu email utilizado no cadastro aqui do Fórum?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @RBB1981 tenho que fazer a alteração para você, veja por favor a mensagem que enviei no envelope do canto superior direito.

  • Boa tarde, não consegui encontrar instruções a cerca do preenchimento ou impressão do novo formulário.

    Gostaria de colocar as dúvidas e ajudar a fazer essa instrução

    Com relação a impressão agora tem 3 páginas a preencher e a assinatura é somente na terceira, ou seja, a primeira folha (frente e verso, com praticamente todas as informações) não irá assinada.

    E no preenchimento possui:

    O campo 5 no Quadro 3, "Documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa" . Deve ser enviado histórico escolar? ou como era antigamente orientado: preencher no campo 5 do quadro 2 "O CONHECIMENTO SUFICIENTE DA LÍNGUA PORTUGUESA".

    O Quadro 5 é novo: DADOS PARA RESTITUIÇÃO DE PAGAMENTO. Pode ser restituído em conta Brasileira? Ou Americana em Dólar? Será que cartão Wise ou Nomad ajudam aqui?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.