Consulados - Acompanhamento de Processos

14648505152

Comentários

  • @Ariadnainojosa12 Aqui nesse tópico estamos falando do pedido de nacionalidade feito pelo consulado de São Paulo, o seu caso acredito que deu entrada diretamente pela CRCentrais, certo? E pelo que vi em outro post, já está na bolinha 7 verde?

  • @Ariadnainojosa12 Olá, bom dia!

    Eu dei entrada no assento de nascimento pelo Consulado de SP, aqui pelo Brasil, e conseguimos acompanhar as mudanças de status dos processos pelo site do consulado. Neste momento, o meu processo está como AGUARDA INTEGRAÇÃO CRCENTRAIS.

    Acredito que você deu entrada direto em uma conservatória no distrito de Aveiro né? E por lá o acompanhamento é diferente mesmo, é sinalizado cada passo por essas "bolinhas".

    Mas acho que pode valer a pena sim ver no Civil Online, pode ser que já integrou a sua.

    Obrigada!

  • @MIDIFAZIO_22 muito obrigado meu assento chegou, verifiquei meu procedimento através do portal da justiça com a senha que me foi atribuída pelo correio

  • @Ariadnainojosa12 Aee..que legal!! Muito bom...boa sorte nos próximos passos.

  • Olá, tenho a nacionalidade portuguesa e registrei o nascimento da minha bebê no Consulado de Belo Horizonte que, por sua vez, me orientou aguardar até Agosto para que eu questionasse diretamente à Central de Registros (registros.centrais@irn.mj.pt) se o pedido de nacionalidade dela foi integrado. Enviei o e-mail e reiterei, mas ainda não obtive resposta. Vocês sabem se é possível acompanhar esse pedido de outra forma? Sem essa resposta como faço para solicitar os documentos de cidadã portuguesa da minha filha? Obrigada!

  • Boa tarde amigos. Espero encontrá-los todos bem.

    Meu processo no consulado de SP finalmente andou mais uma etapa e está aguardando a integração CRCentrais conforme imagem abaixo:

    Pela experiência de vocês, quanto tempo até que eu receba a comunicação da finalização do processo?

    Pelo que li nas minhas explorações do fórum, depois de algum tempo já aconselha-se pedir a certidão de nascimento pelo civilonline, certo? Quanto tempo seria bom aguardar para isso?

    Um grande abraço a todos os foristas.

  • @Felipencs, após entrar no status "Aguardando integração, CRCentrais" está levando de 7 a 8 meses. Sugiro aguardar por volta desse tempo para checar se o processo mudou de status no site do Consulado.

    Eu pedi no Civil online enquanto estava nesse status, eles mandaram de volta dizendo que não havia assento de nascimento, somente um processo de nacionalidade em andamento. Depois de dois meses que o processo finalizou no consulado e minha mãe recebeu o assento de nascimento em casa, o Civil Online mandou o assento dela por e-mail.

    André

  • @teixeiranovais Muito obrigado pelas informações. Um abraço

  • editado October 2022

    @Felipencs eu também estou com a minha pelo consulado, entrou em 09/09 nessa fase "aguardando integração", ainda não recebi senha para acompanhamento. Paguei a consulta no Civil Online em 12/09 e a resposta era que não encontraram nada. Desde então não consultei novamente.

    Mandei email pedindo a senha de acesso no crcentrais, e ninguém respondeu, então estou aguardando.


  • Obrigado por compartilhar seu andamento @carolinepferreira

    Devemos estar bem próximos do fim. Vamos firmes!

    Se algo andar no meu processo volto aqui para informar os amigos.

  • Recebi a seguinte resposta ao meu e-mail pedindo informações:

    Já me acalma ao menos saber que meu processo realmente está em andamento lá em Portugal.

    Uma dúvida aos amigos: Aquele número na parte superior 5***/2022 é o número do processo que foi atribuído pela CRCentrais para organização interna, certo? Não será o número do meu assento de nascimento, correto?

  • Oi pessoal, bom dia!

    Alguém deu entrada no processo agora em 2022 e teve algum avanço? O que mandei vai completar 1 ano em Janeiro e consta só como boleto pago - olhando os processos que o pessoal deu entrada em 2021/2020, pelo menos em 6-9 meses houve algum progresso.

  • @rlmflores boa tarde. Eu dei cadastrei o formulário em dezembro/2021 e fui ao consulado providenciar a assinatura e entrega dos documentos, bem como pagamento do boleto, em 02/2022.

    Essa semana mudou o status de "Boleto Pago" para "Processo encaminhado ao setor".

    Pelo que estou vendo aqui nesse fórum, vai levar mais uns 10 meses para mudar de fase novamente.


  • Obrigado @luhollandmaia ! O meu também mudou para esse status recentemente - fiquei feliz pelo menos de ver algum progresso.

  • Recebi uma resposta por e-mail exatamente igual a sua @Felipencs.

    Meu está aguardando integração desde 03/08/2022.

    Alguém sabe dizer se além de aguardar essa integração, tem algo que posso fazer em paralelo para ganhar tempo, como por exemplo pedir Passaporte, Cartão Cidadão,etc.?

    Obrigado e boa sorte à todos vcs.

    😁


  • Oi @henrique_felix

    Infelizmente não tem nada que você possa fazer a não ser esperar enquanto seu assento de nascimento não é integrado.

    No final de janeiro agora, portanto, 3 meses após entrar nesse estágio eu solicitei meu assento de nascimento pelo civilonline conforme orientação em tópico próprio nas informações úteis deste fórum mas a resposta veio no mesmo dia que ainda estava pendente de integração.

    Talvez o seu, por ter sido alterado a mais tempo possa ter uma resposta positiva, quem sabe.

    Lí relatos de pessoas que fizeram essa busca e descobriram que já tinham seu assento de nascimento pronto, apenas não haviam sido informadas nem por email pela conservatória nem pelo sistema do consulado.

    Se a sua busca for frutífera pelo civil online, aí você já consegue, de posse da certidão, avançar com o cartão do cidadão e passaporte.

    Espero ter ajudado.

  • Obrigado pela ajuda @Felipencs, foi mto útil.

  • Bom dia pessoal,

    Compartilhando minha posição, quando movimentar informarei aqui, boa sorte 😁


  • editado April 2023

    Olá, pessoal!

    Deixo aqui o registro do meu processo. @henrique_felix, @Felipencs e @valves, vejo que vocês deram entrada no processo bem perto de mim. Alguma atualização já chegou para vocês? Agradecida !

    Eu nem sequer recebi email quando o processo atualizou, em nenhuma das fases.


  • FelipencsFelipencs Member
    editado April 2023

    Oi @leedvermaak Obrigado por nos atualizar também.

    Percebi que sua tela de acompanhamento difere da minha e dos demais colegas por já haver a observação com o número de processo e assento de nascimento. Talvez tenha sido um zelo do profissional que alimentou o sistema que os demais não tiveram.

    Você reparou se essas informações sempre estiveram ali ou foram acrescentadas depois?

    Também não recebi qualquer e-mail com as movimentações do processo.

  • @Admin , boa tarde!

    Poderia enviar-me, o link da planilha para atribuição de nacionalidade para filho maior de idade?

    Gostaria de cadastrar e acompanhar o processo de meus dois filhos.

    Obrigado e um grande abraço!

  • Oi, @Felipencs!

    Essas informações foram adicionadas quando o processo atualizou para "aguardando integrações, CRCentrais". Também estranhei o fato de que não vi nenhum screenshot aqui no Fórum do site do que contivesse essas informações, e hoje entrei em contato com o Consulado de São Paulo pra entender se esses números significam alguma coisa e se há alguma estimativa da duração do processo. rs

    No entanto, eu solicitei a certidão pelo site e recebi a resposta de que o processo "não consta na conservatória nem no sistema informático", então acredito que ainda vou ter que esperar mais alguns meses para obter a documentação. Mas, aqui no site, recebi a informação que o tempo nessa etapa do processo está durando de 7 a 8 meses, então pela data similar de nosso processo acredito que por agosto já teremos a documentação. 😉

    Você chegou a entrar em contato com o Consulado recentemente?

  • @leedvermaak

    Não entrei em contato com o consulado nunca mais depois de dar entrada na documentação. Acompanhei pelo site apenas.

    O que eu fiz foi tentar emitir minha certidão pelo civilonline e recebi um email de uma funcionária da conservatória informando não ter assento de nascimento nem inscrição no sistema informático tal qual seu relato acima.

    A partir daí mantive contato com essa pessoa por e-mail e a cada 2 meses eu solicito em resposta a este email mesmo o andamento do meu processo e a funcionária tem me respondido. Na última resposta, no final de março ela me disse que já tem a inscrição no sistema informático, restando apenas pendente a integração ao sistema. Então algo andou hehe

    No final de maio vou questionar novamente por email se não tiver um retorno até lá.

  • @Felipencs

    Que boa notícia! :)

    Eu deveria manter contato com a funcionária da conservatória, então?

    Como seu processo entrou em fase de integração um mês antes do meu, imagino que não deva demorar muito para que o meu seja inscrito também. Acho que vou seguir sua atitude e me comunicar diretamente com a funcionária da conservatória. Fiquei receosa de ser uma resposta meio automática, rs.

    Em outra thread aqui do forum, fui informada que após a entrada na fase de "aguarda integração", o tempo de espera média tem sido de 7 a 8 meses - então, até junho/julho tudo deve estar correto já (eu espero haha)

  • Boa noite,

    O processo de início de 2022 aqui atualizou. Pelo que vi nos outros exemplos, depois da chancelaria parece não demorar muito pra aguardar integração.


  • Muito bom esse fórum ! Meu pai era português e dei entrada no final de 2021 e em junho de 2022 tive que encaminhar uma carta solicitada por Lisboa. Meu irmão já tem a nacionalidade .. o que facilitou a confirmação no consulado do que foi providenciado para dar entrada. Tudo encaminhado e desde entao eu solicito informações ao senhor responsável no consulado de Montreal no Canadá, onde moro, sobre meu processo. E desde outubro de 2022 encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais aguardando pela integração. Gostaria de ter acesso ao sistema … como faço ? O que eu poderia fazer para saber se está andando ou até mesmo saber se já andou ??? Agradeço pela ajuda

  • Oi @CamvPortugal !

    Pelo que eu vi em outros casos aqui, cada consulado parece ter um próprio sistema (esse que o pessoal costuma colocar é o de São Paulo): então acho que o melhor caminho é questionar o consulado mesmo se há um sistema. Porém, dada a data, pode ser que já tenha saído e falta o consulado avisar (o pessoal tem comentado que a previsão dessa etapa é 6-7 meses): talvez valha consultar no civil online se já há um assento.

  • Ola @rlmflores, agradeço por sua mensagem. Entrei em contato ontem mesmo com a Central e recebi um e-mail essa manhã com o número do meu processo e também informando que no dia de hoje foi comunicado ao Consulado de Montreal que meu processo está pendente de uma diligência. 😬😬. Já entrei em contato com a pessoa que está cuidando do meu caso para que me informe se tem alguma pendência que eu tenha que resolver. Quais são os casos mais comuns de pendência de diligência? Alguém poderia compartilhar ? Agradeço mais umA vez @rlmflores 😊

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.