Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1636466686979

Comentários

  • Muito obrigado @Nilton Hessel.

    Iremos tentar requerer os documentos. O RG dela voltou a ter o nome de solteira, mesmo nome do assento portugues (sem a transcrição).

    Informarei o desfecho final.

    Abs.

  • @Guilherme Jorge e @José Gonçalves, tudo bem?

    Vocês que fizeram a transcrição recentemente, enviaram a certidão de nascimento original digitada do nubente não-português apostilhada, ou não foi necessário?

    Obrigado,

    André

  • @Guilherme Jorge , você comentou que tinha agendamento em Curitiba, fez a solicitação do seu cartão cidadão?

    Sou de daqui, e em breve minha esposa vai solicitar o CC, e para ter uma ideia de quanto tempo demora para ficar pronto.

  • Olá boa tarde @teixeiranovais,

    Respondendo sua pergunta, eu enviei a certidão de inteiro teor digitada de nascimento do nubente não português sem apostila conforme está no site. Mandei somente a certidão de casamento digitada e apostilada.

    Valeu!

  • Olá boa tarde @Lopes_alvs,

    Aqui no consulado de Curitiba o CC fica pronto em 30 dias, e no momento da entrega já fazer a coleta dos dados para o PEP que leva mais 30 dias para ficar pronto.

    Agendamento no site https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/index.jsf

  • Bom dia, estou juntando os documentos para solicitar a transcrição de casamento de minha Bisavó Portuguesa, com meu Bisavô Brasileiro. Estou retificando a certidão de casamento deles, pois o nome e dade de nascimento dela está diferente do Assento Portugues emitido pelo Civil Online.

    Na certidão de nascimento no meu Bisavô Brasileiro, não há nenhuma averbação do casamento ou óbito dele. Posso mandar assim mesmo, ou precisa alterar ela para constar na certidão de nascimento dele o dados de óbito? Se adicionar a certidão de óbito já seria suficiente? Obrigado!

  • @Nilton Hessel ,olá Nilton, isso mesmo voltaram o formulário antigo; o que na minha opinião é melhor, pois tem os dados do requerente, que não necessariamente é um dos nubentes. Voce pode salvar o formulário e preencher no computador ,depois é só imprimir , assinar e reconhecer firma por autenticidade . Aquele formulário preenchido a mão estava um horror. Já fiz nesse novo formato e estarei postando nos próximos dias um pedido de transcrição .

  • @Nilton Hessel , complementando..., antigamente no próprio site voce preenchia o requerimento editável e quando imprimia ,esse requerimento já ficava travado como se voce já tivesse enviado; pois nesse momento voce formalizava e gerava o pedido de transcrição. Agora não é mais assim . Acho que ficou melhor, pode preencher com calma e salvar o arquivo no computador.

  • Olá prezados! Boa tarde!

    É necessário que a nubente portuguesa preencha e assine o requerimento de transcrição com nome de solteira? Grato

  • Boa tarde,

    Comparecemos no escritório consular de Portugal em Santos.

    Minha sogra conseguiu requerer os documentos CC + PEP sem a necessidade da atualização civil, a atendente informou que é obrigação do português atualizar seus dados civis, mas que permitiria a emissão dos documentos com o nome de solteira.

    Ela tirou fotos para os dois documentos e colheu a assinatura digitalmente. O sistema de biometria da maquina estava quebrado, e por isso não foi possível a coleta. Deixamos o envelope de envio para a residência.

  • @dududuedu ...

    Obrigado pelo retorno...!!!

    @rnovaes ...

    Que bom que deu certo...!!! Obrigado por compartilhar a informação aqui...

  • Bom dia pessoal, eu tenho uma duvida sobre enviar os docs pra santos.

    Eu li que só pode enviar para santos quem mora em SP. Minha irma mora em SP e vai assinar o papel/fazer a transcricao do casamento dos nossos pais.

    Porem a minha prima nao mora em SP e queremos fazer em Santos tbm.

    Pelo q eu entendi, para enviar pra Santos só precisa de um endereço em SP, certo?

    No caso, minha prima pode assinar a requisiçao da transcriçao mae dela e só colocar o endereço como se ela morasse na casa da minha irma, correto? (O telefone ainda seria de outro estado, mas imagino q isso nao seja problema)

    Muito Obrigado!

  • Muito obrigado, @Nilton Hessel esses links esclareceram todas minhas duvidas!

  • Ola, favor uma dúvida

    Para solicitar a transcrição de casamento pelo site do Consulado Santos é necessário em algum momento entrar com login? Registo online?

    Ou basta ler as instruções sem fazer login no site, pagar e enviar tudo por correio?

  • @RIBEIRORENATOS ...

    Salvo engano...A necessidade de login deixou de existir após a disponibilização do novo site...

    (Como tem havido muitas *** "Novidades" em relação aos procedimentos para a realização dos procedimentos pelo CGPSP...Toda a atenção é pouca)...

    ***Acabo de saber que o formulário de transcrição disponibilizado no site voltou a ser editável...!!!

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A ver se algum colega que fez o procedimento recentemente confirma isso...

    Mas não é difícil descobrir...Se você tem alguma transcrição para fazer...Vá em frente seguindo o passo a passo descrito no site...Se houver necessidade de em algum momento fazer login você não conseguirá seguir adiante...

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ***Eu estou auxiliando a filha de uma prima que mora no interior de são Paulo com a transcrição dela...Essa semana eu preenchi e imprimi o formulário de transcrição para ela...Eles devem vir a São Paulo em breve e eu estou adiantando as coisas...Como já fiz para um monte de primos e seus descendentes com seus respectivos processos...

    Estou com o requerimento prontinho para ela assinar quando chegar a SP...Até o momento não houve nenhum impedimento em seguir adiante pelo site oficial do Consulado...E eu não fiz login em momento algum...

  • @Nilton Hessel obrigado, auxiliou bastante.

  • @RIBEIRORENATOS e @Nilton Hessel eu mandei essa semana para SAntos, utilizando o formulário editável. Se tudo estiver certo, em 40 dias devo receber os documentos de volta, eu posto aqui como foi.

    André

  • @teixeiranovais , qnd tu preencheu o formulario editável tu tbm só conseguiu selecionar uma opçao ali na parte de "Modalidade casamento"? Eu imaginei q tivesse q marcar uma das 3 opçoes da parte de cima e depois dizer q foi casamento simples.

    Mas só me deixa selecionar uma das 5 opçoes.


    A mesma coisa com a parte debaixo.

    Eu queria marcar q nao houve publicaçao perante as entidades portuguesas e tbm marcar q foram as primeiras nupcias de ambos.

    Tu poderia só confirmar se no teu formulário tbm tinha essas restriçoes?

    Obrigado

    @teixeiranovais

  • @Chiapa também tinha essas restrições, então eu imprimi o formulário com as opções que consegui marcar pelo computador, e marquei manualmente com uma bolinha a caneta preta as opções que não dava para marcar pelo computador.

  • Blz, vlw pela dica!

  • Boa noite a todos! Tenho o requerimento já preenchido e com firma reconhecida por autenticidade, porém preciso que a devolução dos documentos seja feita em endereço diferente do preenchido no requerimento. Pode haver algum problema enviar envelope com endereço diferente? Alguém que tenha feito com sucesso? Obrigada!

  • Ola, favor uma dúvida

    Estou atualizando o estado civil da portuguesa para casada (casou no Brasil) no entanto ela é viúva. É obrigatório transcrever o obito do marido dela? ou basta transcrever o casamento?

    vou mandar para Santos e o objetivo final é pedir a cidadania dos filhos da portuguesa em seguida.

  • Olá pessoa! Enviei por sedex os documentos no dia 05/09, e os mesmos entregues no dia 06/09. Estou aguardando contato do consulado, até o momento não recebi um retorno por parte deles. Eu não sei se eles entram em contato ou é somente aguardar o processo ser concluído. Não há nenhum site para acompanharmos o processo? Grato.

    O formulário editável é muito mais prático, simplificaram algumas coisas.


    Abraço!

  • @elimatias2023LA o proximo passo é esperar os documentos chegarem em casa. não tem acompanhamento. nesse ponto piorou

  • @daianemelo pode sim colocar outro endereço no envelope, ja fiz isso e recebi normalmente.

  • @RIBEIRORENATOS Obrigado pelas informações :)

  • Bom dia ... preenchendo o formulário juntando certidões digitadas, reconhecendo assinatura no cartório, cópia do rg, envelope para retorno , como recolher as taxas 120 euros + postagem para o Consulado no Caso de SP envio pelo correio? obrigada a todos

  • @MAYARACELLI faça a transferência do valor convertido em Reais para a conta do Consulado no Banco Itaú, conforme valores e detalhes deste arquivo: https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/tabela_valores_setembro_2022.pdf, e envie o comprovante junto com os documentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.