Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1246247249251252317

Comentários

  • @Yuri Santos

    SIM. O documento de identidade pode ser o RG, Passaporte, ou AR, válidos, com menos de 10 anos de emissão.

  • Aviso aos Mineiros:

    Dia 25 vai abrir no Consulado de Belo Horizonte o agendamento para os próximos 3 meses.

    Se pensa que vai concluir o processo em breve, o agendamento deve ser feito agora!

    Para transcrição de casamento, estando agendado, você entra com os documentos, faz a transcrição, e sai com o assento no mesmo dia.

  • @gandalf obrigado pela resposta!

    Última dúvida acerca deste tema, a AR dela irá expirar em menos de 2 anos. Há algum problema nisto? Tenho receio de quando forem pegar o processo dela, o documento estar bem próximo de expirar ou já expirado.

    Nós temos o passaporte dela também com menos de 10 anos, poderia solicitar usando ele, e colocaríamos a AR como um documento adicional no campo Outros para reforçar a ligação efetiva. O que acha?

  • @Leticialele

    Bom dia vc poderia me ajudar com a lista de documentos para aquisição de cônjuge.

    No caso eu sou português vou passar para minha esposa.

    Desde já agradeço.

  • Olá pessoal, bom dia.

    Tenho algumas dúvidas sobre o processo de aquisição da cidadania para minha esposa e filha.

    Meu casamento no civil fará 3 aos em Julho de 23, tenho uma filha de 3 meses, mas consegui recentemente a minha cidadania como filho.

    posso pedir a cidadania da minha filha e depois da minha esposa?

    para transcrever o casamento o processo mais indicado seria mandar os documentos para fora por conta para ser mais rápido ou pode ser feito aqui no Brasil?

    agradeço novamente a ajuda de todos aqui no fórum e dizer que sem esse apoio eu não teria conseguido.

  • editado August 2022

    @dennisasilva , registre sua filha em um Consulado português!! Isso pode ser feito até 1 ano.

    Terá que transcrever seu casamento. Se você mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos. No RJ ou ES, no Consulado do Rio.

    Depois, mande o processo pelo casamento de sua esposa para Lisboa. https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos

  • Olá @Leticialele obrigado pela rápida resposta com relação a isso, não tenho palavras para descrever a minha gratidão.


    Lendo as informações nesse link ele menciona que eu preciso primeiro transcrever o meu casamento antes de solicitar a nacionalidade da minha filha.

    Isso está correto? Se entendi corretamente, eu primeiro preciso transcrever o casamento para depois pedir a nacionalidade dela ou posso fazer o procedimento da cidadania da minha filha antes?

    Obrigado.

  • @dennisasilva , como sua filha tem apenas 3 meses, você e sua esposa podem ir ao Consulado para registra-la.

    Para fazer o processo de sua esposa, tem que transcrever o casamento e, depois, mandar o processo dela para a CRCentrais - Lisboa.

  • TRFCTRFC Member

    Olá Pessoal, boa noite!

    Estou ajudando o meu sogro a preencher o formulário dele e estamos com duas dúvidas dentro do "Quadro 2":

    1. No item "3.", podemos responder Não para a pergunta? "Tem ligação efetiva à comunidade portuguesa?"

    Minha sogra possui a cidadania portuguesa e eles estão casados há 29 anos.

    2. No item "5.", "Pretende que o certificado do registro criminal português seja obtido pela Conservatória dos Registros Centrais.', podemos selecionar esse item?

    Desculpe incomodá-los, muuuuuuito obrigado!!!

  • @TRFC ;. no item "3", marque SIM ( a ligação efetiva é o casamento de mais de 3 anos!!!)

    Ni item "5" marque SIM (coloque um X)

    Boa sorte!!

  • TRFCTRFC Member

    @Leticialele você é demais, muito obrigado!!!

    Repassei os documentos solicitados no https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos e surgiu uma última dúvida.

    Quanto ao último tópico dos documentos necessários, o casamento de mais de 3 anos resolve esse tópico?

    documentos que comprovem a sua ligação à comunidade portuguesa

    • como uma declaração dos seus patrões ou da Segurança Social, os boletins dos seus filhos nascidos ou registados em Portugal, a sua declaração de IRS, recibos de vencimento, contas da água, da luz ou da renda de casa.
  • @TRFC , com a mudança na lei em novembro de 2020, a nacionalidade pelo casamento exige:

    Com 3 anos de casamento + ligações efetivas com Portugal (como as que você mencionou) OU filhos em comum atribuídos.

    Com mais de 6 anos de casamento (que é o seu caso), o próprio casamento é a ligação efetiva.

    Boa sorte!!

  • TRFCTRFC Member

    Show, muuuuuito obrigado!!!

    Vamos reconhecer firma por autenticidade e enviar o processo dele.

    Tenha uma ótima semana!!! ^^

  • Bom dia a todos.

    Depois de 11 meses, meu processo arrancou, saiu do Nº4 para o Nº6

    Dados atualizados em (ronaldofajunior)

    Boa semana!

  • @dennisasilva

    Como disse a Leticialele, se ambos estão presentes no consulado, não precisaria ter a transcrição do casamento. Poderiam nem ser casados.

    Você já tem 7-verde e recebeu o assento? Precisa do assento para a transcrição, para o registo da filha (antes de 1 ano). Você disse que estava aprovado em 11/ago. O assento tem levado 3-4 semanas. Pela planilha ainda consta como pendente.

    Mande a transcrição para Santos por Sedex, pois precisará dela. Em 2 semanas já terá a transcrição feita.

    Uma vez protocolado o registo da filha, logo receberá o número do assento dela.

    Só com o número do assento escrito numa folha de papel, já pode dar início ao processo da mãe pelo casamento. Mande o processo da mãe para a CRCentrais, como foi dito pela Leticialele.

  • @ronaldofajunior

    Quase lá... Uma vez aprovado será só esperar o assento, e com 6-verde não terá mais volta. Mais uns 6 meses e sua nacionalidade sai.

  • Olá @gandalf bom dia.

    Ainda não recebi o assento não (não sei se essa demora é algo "esperado"), mas gostaria de iniciar o pedido dos documentos que são necessários (ex: certidão de nascimento) nesse meio tempo.

    No caso da minha mãe eles mandaram uma cópia do assento no e-mail dela, entendo que isso deve ocorrer para o meu pedido também. Faz sentido?

    Só estou em dúvida agora se faço o pedido da cidadania da minha filha pelo consulado aqui no BR (SP) ou se mando os documentos para PT. Alguma recomendação nesse sentido?

    Agradeço novamente a ajuda e o apoio de vocês.

  • editado August 2022

    @dennisasilva

    Raramente mandam por e-mail. Normalmente tem que pedir pelo CivilOnline e pagar os €10 (receberá em 24h).

    Você está certíssimo em pedir os documentos para a próxima rodada.

    Fazer pelo consulado, é por inscrição, e antes de 1 ano de idade fazem muito rápido.

    Fazer pela conservatória é por declaração, e embora geralmente seja rápido, levará alguns meses.

    Dificilmente precisará do assento da filha agora, a menos que vá morar em PT, para ter plano de saúde. Só precisa ter a numeração para dar início ao processo da esposa.

    Você pediu minha opinião pessoal, e eu seria conservador:

    1. eu consideraria entregar o da filha em Santos pessoalmente, se isso for viável. Aguardaria a numeração, e mandaria o da esposa para a CRCentrais;
    2. se isso não for viável, eu mandaria o processo da filha para o ACP, aguardaria a numeração com a senha, que virá em 4-7 dias, faria um print-screen da tela, e enviaria junto do processo da esposa para a CRCentrais. Seriam duas remessas separadas, de €40 cada.
  • Oi @Projeto bigode

    Pois é, a mãe dele já está reunindo os documentos dele aqui no Brasil e vai solicitar a transcrição do casamento no Consulado do Rio. Mas já vou falar com ele pra iniciar então o pedido de antecedentes nos Estados Unidos.

    Você poderia me dizer qual o caminho?

    Quanto tempo ele vai levar?

    Tem prazo de validade?

    Obrigado pelas respostas.

    O outro amigo meu, que inclusive é primo do "americano", mora no Canadá e também vai pedir a cidadania da esposa. Ele me disse que é lá é fácil de obter os antecedentes. Assim que ele me disse como funciona, compartilho a informação aqui no Fórum.

  • editado August 2022

    @gandalf

    A respeito de minha mensagem anterior aqui neste tópico, fui procurar informações no Fórum sobre os antecedentes criminais nos Estados Unidos e percebi que minha esposa também vai precisar deste documento, porque morou lá por um ano depois dos 16 anos (intercâmbio estudantil).

    Pergunto a você também, qual o prazo de validade da certidão de antecedentes (dos Estados Unidos)?

    Precisa de traduzir também? Pergunto porque lembro de um caso de documentos em inglês e francês que não precisam de tradução.

    A brasileira tem 90 dias (certo?) e sempre vai estar vencida quando iniciar os processos de cônjuges. Isso não dá problema não?

  • editado August 2022

    @Leticialele Boa tarde, eu estou morando em Coimbra, sabe me dizer se consigo fazer o processo pelo casamento na conservatória daqui mesmo ou so na de Lisboa?

    Outra duvida é, sou divorciada, desde 2011, preciso enviar a certidao com averbação ou algo assim?

    *Meu casamneto atual ja está transcrito.

  • @Rodrigo79

    A validade dos antecedentes dos EUA é 90 dias. Faz tudo pelo correio, se não me engano só aceitam por USPS.

    Se não tiver um amigo (muito amigo mesmo!) que more nos EUA, é melhor contratar uma empresa pra fazer isso. Tem que ser coordenado, pagamento por Vale Postal, enviado e recebido pelo correio. Não dá tempo de conseguir o documento, mandar para o Dep of State apostilar, receber novamente pelo correio, mandar traduzir, apostilar na Secretary of State, receber pelo correio, mandar para PT por DHL.

    Não sei se mudaram algo nas regras, mas quando volta do DoS tem uns 20 dias pra vencer.

    leia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292240/#Comment_292240

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278849/#Comment_278849

    Depois decide como vc vai fazer. Ocasionalmente alguém menciona aqui uma ou duas empresas que fazem esse serviço. Os relatos eram positivos, e recomendavam. Empresas usam isso para expatriados. Se não usá-las, e não morar nos EUA, dificilmente conseguirá.

    Um amigo seria o melhor, porque pode receber o restante dos docs nos EUA, juntar os do FBI, e mandar, sem greve da PF, sem atrasos. Se mandar o documento para o BR, vai passar na alfândega pela greve da PF 2X. Uma para receber o documento, outra para mandar para PT. Ou pode contar que a greve da PF tenha terminado até lá.

  • Olá tudo bem!? Estou retomando com as aquisições por aqui e como estão os prazos para a aquisição pelo casamento? E ainda é feito só pela conservatória de Lisboa né? Bjos!

    @Leticialele

  • Valeu @gandalf

    O amigo que atualmente estou ajudando vai retribuir quando chegar minha vez. Vou salvar sua mensagem para consulta.

  • Olá, tenho uma pergunta. Meu processo está apenas aguardando o registro e está localizado no conservatório de Santa María da Feira. Eu moro na Venezuela. Será que se eu viajar para Portugal, haverá a possibilidade de o registro será mais rápido e assim poderá processar uma cartao e passaporte.

  • editado August 2022

    @Ariadnainojosa12

    Se você viajar para PT vai entrar como turista, por 90 dias. Pode pedir ao SEF uma única extensão de 90 dias.

    Deveria esperar sair o assento, para poder entrar com passagem só de ida, e entrar como cidadã, se a primeira parada na Europa for PT.

    Estar lá não mudará em nada seu registo. Só aumenta seu custo e complica sua vida. Espere pelo assento. Santa-Maria-da-Feira é rápida.

  • @rayssaduarte Art-3 sempre foi só na CRCentrais, e nada indica que isso mudará.

  • editado August 2022

    @gandalf Ok, e se meu assento chegar, eu viajo, e quanto tempo leva para tirar minha cartao e passaporte? aqui na Venezuela Esses 2 documentos demoram 3 meses e meio e me disseram que se eu viajar para Portugal, é mais rápido.. Já escrevi para o correio de Santa María perguntando sobre meu assento e me responderam assim:


    **Boa tarde


    Os assentos estão a ser transcritos pela ordem da listagem que nos foi enviada pela Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.


    Com os melhores cumprimentos


    A Oficial Elisabete Coelho

    Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira**

  • editado August 2022

    @Ariadnainojosa12

    Fazendo em PT, você consegue o CC e PEP em até 2 dias.

    Deve agendar com pelo menos 30 dias de antecedência, ou pode não conseguir a senha para fazer assim tão rápido.

    Evite escrever para a Conservatória, porque alguém tem que parar de analisar processos, e ser deslocado para responder ao seu e-mail, e os outros 10 mil que perguntam a mesma coisa todos os dias. Atrasa os outros, e atrasa o seu.

    Quando o seu foi transferido? Você pode fazer o seu agendamento em PT. Em Santa-Maria-da-Feira demoram menos de 30 dias tipicamente. Mas esses não são "dias normais". Se não sair, você cancela e faz outro agendamento.

    Mas não compre a passagem até ter o assento. E veja que Cia Aérea aceita vc embarcar sem passagem de volta só com o assento. Na6o são todas que aceitariam. A TAP conhece o documento e costuma ser mais flexível com isso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.