Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1124512461248125012511459

Comentários

  • @gandalf Agora já alterei minha expectativa para mais 3 meses, o que vier antes é lucro. kkkkkkk. Brincadeira, os meus processos são de filhos e menores. Entendo, vc dá conta de muita coisa. Abraço.

  • editado August 2022

    @RIBEIRORENATOS Pode sim! Só não pode compartilhar documentos, de forma alguma. Cada processo é único, vai dentro de um envelope transparente ou de papel. E então todos os envelopes juntos no envelope da DHL...

  • editado August 2022

    @jubsal Obrigado, sim entendo que os processos devem estar completos individualmente e separados

    Seria uma forma de economizar pois o DHL é absurdamente caro rss

  • @RIBEIRORENATOS Com certeza! rs Eu prefiro bater nessa tecla para não ter chance da pessoa errar mesmo. rsrs Boa sorte!

  • @LawyniaCavalcante , precisa apenas transcrever o casamento. O divórcio ela averba se e quando quiser!

  • É uma boa enviar a documentação para Porto por Sedex ou é arriscado?

  • @RIBEIRORENATOS

    Me parece que o limite de até 5 processos por envelope DHL é por questão de espaço. É o que cabe, e não convém exceder.

    O custo da DHL não pode ser um fator determinante. Ele se dilui no custo total.

    Quanto mais gente, mais difícil fica para coordenar, e sempre tem alguém que atrasa os outros. Recomendo que vc estabeleça uma data limite, e se os docs não estiverem completos, o processo irá na próxima remessa. Cada conjunto divide o custo, sejam quantos forem.

    Não sobrecarregue o envelope. Depois que dividiu para 2 ou 3 pessoas, para cada pessoa adicional, a economia vai ficando irrelevante.

    Num custo DHL de R$240, dividir por 2 pessoas, economiza R$120 cada; Se são 3, 4, 5 ,6 pessoas, reduz mais R$40, R$20, R$12, R$8 cada.

    Ou visto de outra forma, R$240 para 6 são R$40 por pessoa. Se fizer em duas remessas, são R$80, e não sobrecarrega o envelope.

  • @BetoMoura

    1) "É uma boa enviar a documentação por Sedex?" NÃO, porque não tem bom custo/benefício. A diferença de custo para DHL é pequena.

    DHL é líder mundial, focada no mercado europeu. Cuida da remessa ponto-a-ponto, sem parcerias. Inclui seguro suficiente para refazer todos os documentos em caso de extravio, e nunca ouvi um relato sequer de alguém que precisasse usar. É paz e tranquilidade.

    SEDEX funciona no BR. EMS, como se chama o sedex internacional, tem parceria com o CTT. Se houver problemas, lhe dão o número do CTT e você que se vire com eles. Em locais onde é a única opção, não há o que fazer.

    O nível dos funcionários é variado, e a maioria não sabe fazer (as lojas dos Correios também são parcerias). Erram no código para algo com imposto, e só quem poderia liberar é o CTT (e não vão desalfandegar). Se der errado, e comprovar, lhe devolvem 50% do valor pago no EMS. Perde os documentos, ou vence a validade deles, atrasa meses, e vc ainda paga por um serviço não feito.

    assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/294842/#Comment_294842 (documentos, virou "chapéus e luvas")

    ou assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274091/#Comment_274091

    2) "é arriscado?" Não muito, mas para aqueles que tiveram problemas, juram nunca mais fazer isso. Hehe

  • Prezados, o processo da minha filha foi aprovado (bolinha 6) hoje!!! Agora falta do meu outro filho. Obrigado a todos, principalmente @Leticialele e @gandalf que estão sempre tirando as dúvidas de todo mundo. Valeu!!!

  • Dúvida sobre para onde enviar o pedido de filho.

    Fiz a transcrição do casamento do português na conservatória de Ponta Delgada (Depois de recusarem por conter erro Goveia VS. Gouveia). Tudo foi devidamente retificado e Ponta Delgada finalizou o processo de transcrição do casamento e óbito.

    Agora enviarei o pedido de cidadania e gostaria de saber se posso enviar lá para Ponta Delgada (Foram super rápidos) ou se preciso mandar para a ACP?

    Para esclarecer também, alguém pode confirmar que os documentos que precisarei são os seguintes:

    • Certidao de nascimento em inteiro teor do filho do português apostilada
    • Chave do civil online para localizarem a certidão de nascimento do português
    • Cópia do RG autenticada e apostilada
    • Formulario 1-C preenchido e assinado por autenticidade.
    • Comprovante de pagamento da taxa de €175 paga online

    Mandarei também uma cópia da certidão de casamento do português que foi transcrita em Ponta Delgada, acham que tem necessidade?

    Obrigado!

  • Bom dia.

    Quando finalizou o processo de cidadania da minha mãe, recebi um e-mail com arquivo PDF do assento de nascimento. Gostaria que me informassem se com este documento consigo averbar o casamento dela na embaixada, pois ela ainda não possui o cartão de cidadão.

    Grato.

  • editado August 2022

    @EduardoScutti

    Ponta Delgada não tem competência legal para fazer processos de nacionalidade. Só transcrição de casamentos.

    Sua pergunta anterior era para processo de Neto 1D. Mudou para Filho 1C?

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/234879/#Comment_234879

    Imagino que o processo de sua mãe tenha concluído, mas quanto tempo levou? Teve pedido de urgência?

    -=-=-

    1) Certidao de nascimento em inteiro teor reprográfica (manuscrita) do requerente, filho do português apostilada

    2) Chave do civil online para localizarem a certidão de nascimento do português - Peça o assento pelo CivilOnline para verificar divergências

    3) Cópia do RG, menos de 10 anos de emissão, com filiação, autenticada e apostilada

    4) Comprovante de pagamento da taxa de €175 paga online SIM

    5) Formulario 1-C preenchido e assinado presencialmente com firma reconhecida por autenticidade.

    6) Cópia xerox do assento de casamento do português, o que foi transcrita em Ponta Delgada - SIM

  • editado August 2022

    @antonioafre

    Explique melhor o caso.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14911/averbacao-de-casamento-e-obito

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20129/averbacao-de-casamento

    Sua mãe se tornou portuguesa, por qual modalidade, 1C?

    Agora sua pergunta se dirige para uma nacionalidade pela mãe. Se for isso, a lista é a mesma apresentada acima.

    Se sua mãe tiver nascido no BR ou PT, ou UE, faça uma cópia de tudo que vai no envelope, e mande por DHL para

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto

  • EduardoScuttiEduardoScutti Member
    editado August 2022

    @gandalf

    Dois processos diferentes. (O de Neto de antes é da minha mãe e que depois será meu, e esse que mencionei é do meu tio) desculpa a confusão haha

    Obrigado! Tudo que imaginava mesmo, enviarei para a ACP.

  • @Mreis Você chegou a ligar na LR hoje? @gandalf Liguei agora, acabei de falar com o atendente. Nada ainda :/ Sem previsão...

  • @jubsal e @Mreis , eu e meu irmão estamos na mesma situação que vocês. Aprovado em 22/07 e ainda nada de registro. Vi aqui na planilha que, normalmente, o registro não chega a completar 30 dias depois da aprovação, todavia, tem tido alguns fora da curva nos processos recebidos em fevereiro. Bom vocês estarem ligando que temos ao menos uma posição, mesmo que negativa. Espero que saiam os registros antes de completar 30 dias da aprovação. É um pouco frustrante, fiz da minha avó, do meu pai e agora o meu e dos meus irmãos (além dos meus tios e primos e mandei agora da minha mãe também por casamento), e o meu é o que está demorando mais.

  • editado August 2022

    @carlos_pinto, favor, me avise quando você receber a sua senha de acesso... os meus docs chegaram no dia 15/07/2022 no ACP... só para eu ter uma noção. Obrigado.

  • Boa tarde, pessoal!

    @Damasceno_de_Castro

    @jubsal não consegui ligar. Demorando demais, né? Deve ser por causa da férias, da greve. Só nos resta aguardar, infelizmente.

  • @Mreis Sim... Eu fiquei 20min na linha até me atenderem. @Damasceno_de_Castro Pois é... Só falta sair o assento do meu pai para eu e meus irmãos darmos entrada. Já estou com todos os docs prontos inclusive. Menos o formulário 1C, vou pagar só quando estiver com o assento em mãos.

  • Pessoal, uma dúvida sobre o preenchimento do formulário 1 C e do envio de documentos da minha filha de 3 anos.



    Quadro 4:  


    Item 3. Fotocópia certificada do passaporte, título ou autorização de residência ou documento de identificação equivalente.

    isso seria a xerox da identidade autenticada dela ?

  • editado August 2022

    @Ricardo Barbosa

    Sim, isso é o RG, Passaporte, ou Cartão de Residente. Marque as caixinhas dos documentos obrigatórios.

    Na instrução ao final do form diz: "3. Este documento deve ser junto sempre que se trate de maior de 14 anos."

    No seu caso é só o RG dos pais que estará mandando, 1, 2, Outros - Cópias da identificação do pai e da mãe do requerente

    Também entendo que a instrução da Tereza de preenchimento "deu uma escorregada" aí.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

  • @Mreis ,@jubsal e @Damasceno_de_Castro o processo de meu filho também foi um stress. Ficou na bolinha 7 marrom desde o dia 18/07 até

    o dia 04/08 quando passou para a bolinha 7 verde. Uma coisa boa é que o assento foi criado e enviado para o meu e-mail no mesmo dia, e a

    mudança da bolinha também.

    Boa sorte para todos!!

  • @gandalf

    Desculpe. Vou explicar melhor. Minha mãe tornou-se portuguesa pela modalidade 1C. Preciso transcrever o casamento dela para dar entrada no meu pedido de nacionalidade, pois não foi ela quem decalrou o meu nascimento. Efetuei agendamento na embaixada para realizar a transcrição do casamento, mas estou em dúvida, pois no site da embaixada está exigindo o cartão cidadão, porém ela ainda não possui, você saberia me informar se a identidade brasileira serve? O únilco documento português que ela possui é o assento de nascimento que ela recebeu no e-mail quando da finalização do seu processo de cidadania enviado pela conservatória.

    Obrigado

  • @Marceugenio pode deixar, assim que receber (seja via e-mail ou atraves de ligação) aviso aqui e atualizo a planilha.

    Como comentei, estou segurando um pouco por conta das ferias e da greve, mas contanto que este tempo fora da média ja sirva para o prazo total, e um alento.

  • editado August 2022

    @antonioafre

    Não tem problema. Pode usar o RG ou Passaporte brasileiro (válido, menos de 10 anos, com filiação).

    Ela nem precisa ir fazer. Você como filho poderia fazer isso por ela, apresentando apenas seu RG (ou o RG dela).

    Qualquer dos dois pode assinar o requerimento, e levar o RG original. Se assinar na frente deles, eles mesmos autenticam os dois (RG e Req).

    Juntar a certidão inteiro teor do outro cônjuge, apostilada. Geralmente tem que apresentar um comprovante de residência (não para o processo, mas para saberem se reside na área de cobertura do posto consular).

    Se agendou usando o CPF dela, ela é que tem que ir.

    Se agendou com o seu CPF, você pode ir só levando o assento dela, seu RG, o requerimento preenchido, a certidão do cônjuge, e fazer tudo lá.

    Veja que outros documentos pedem, mas em geral é bem simples assim.

    Aproveite e leve seu form-1C preenchido, e tente notarizar no consulado o seu RG e o form-1C. Vai economizar em autenticações e apostilamentos. Mata dois coelhos com uma cajadada só.

  • Boa tarde pessoal, meu processo de filha está na ACP. Recebi a senha dia 04/04 e até agora bolinha 1. Já liguei e quem atende é por Lisboa, Disseram que tenho que esperar. Está no prazo, Eu achei tão demorado, estamos indo para 5 meses. O que vcs acham?

  • @gandalf Obrigado.

    Realmente eu pensei q seria o RG dela, pois mesmo ela tendo menos de 14 anos , ela ja tem RG.

    Então vou marcar apenas os itens 1 ,2 e Outro do quadro 4.

  • @Ines_Linck

    O que eu acho é que você devia colocar o processo de sua filha na planilha e acompanhar por lá.

    Se não quer fazer vc mesma, informe os dados aqui e eu ponho para você: NºProcesso (289xx/22), Chegada no ACP, Como mandou, Como pagou, idade (é opcional, mas pode vir a ser relevante se for menor ou se tem mais de 70 anos).

    Estão aprovando processos de 03/03. O dela deve ser de 28/03, mas vc não informou. Deve levar mais umas 3-4 semanas para ser aprovado (6-verde), e depois disso mais umas 2-4 semanas para sair o assento (7-verde).

  • editado August 2022

    @gandalf Obrigado pelas dicas.

    Aproveitando, outra pergunta. Vi um link seu sobre os documentos para Atribuição, o resumo abaixo que fiz está correto?

    Apenas não entendi quando vc disse que a Certidão Casamento Requerente deve ter QR Code



    - Cópia simples Assento Nascimento do Português

    - Cópia simples Transcrição Casamento do Português

    - Certidão Nascimento do Requerente, Reprográfica, Apostilada

    - Cópia Autenticada do RG ou Passaporte do Requerente (página filiação, até 10 anos emissão), Apostilada

    - Pagamento 175 euros por cartão crédito, informar nome Requerente e e-mail

    - Imprimir e preencher Formulário 1C que chegará no e-mail, Requerente assina por Autenticidade

    - Imprimir o e-mail como prova do pagamento

    - Se o Requerente mudou de nome no casamento, enviar sua Certidão Casamento Inteiro Teor Digitada, Não Apostilar

    - Enviar por DHL para o Arquivo Central do Porto (ACP)

  • @RIBEIRORENATOS

    Na versão mais completa, fica assim:

    Se o(a) requerente mudou de nome no casamento (geralmente a mulher), enviar a certidão de casamento em inteiro teor, autenticada com QRcode, para justificar a mudança de nome caso na certidão esteja diferente do RG/Passaporte apresentado. Não precisa apostilar;

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.