Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1124212431245124712481459

Comentários

  • Olá, pessoal, tudo bem?


    Estou lendo o fórum há alguns dias e queria em primeiro lugar agradecer muito ao @gandalf e a @Leticialele As informações de vocês estão sendo incrivelmente valiosas nesse processo. Em segundo lugar, queria ratificar meu aprendizado com vocês antes de iniciar o processo:

    1. O metodo de envio mais seguro é o DHL, né ?
    2. O melhor local para enviar atualmente pedido de transcrição e nacionalidade é o ACP Porto, certo ?
    3. Na transcrição de casamento a certidão precisa ter menos de 12 meses? Pois tenho uma certidão de casamento deles de 2017 (de inteiro teor e apostilada)
    4. A lista de documentos para pedidos 1C para filhos de portugueses seria essa:
    • b. SOMENTE copia xerox APOSTILADA da transcrição de casamento. 
    • c. SOMENTE certidão de nascimento por cópia reprográfica APOSTILADA. Não precisa ser inteiro teor tb?
    • d. SOMENTE copia xerox autenticada e APOSTILADA do RG (menos de 10 anos da emissão, com filiação)
    • e. Pagamento de €175 Euros por cartão de crédito virtual (internacional) pelo celular ou app do banco https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C com o nome do requerente no pagamento
    • f. Impressão do e-mail recebido após o pagamento como recibo
    • g. O form-1C personalizado recebido nesse e-mail, impresso a cores frente-e-verso, preenchido sem rasuras, precisa ser assinado presencialmente diante do tabelião no cartório para ser certificado por autenticidade

    5. Estes acima com "somente xerox" realmente não precisam de envio adjunto ao original, correto?

    6. Além desses pontos que enumerei aqui, vocês possuem algum outro apontamento ou dica? Estou lendo os topicos de discussão há alguns dias, mas com certeza não absorvi todo o conhecimento de vocês aqui

    7. Os pedidos de nacionalidade pra netos no ACP PORTO levam quanto tempo?

    Agradeço demais pela ajuda. Abraço!

  • Boa tarde, o processo do meu irmão chegou na Conservatória do Porto no dia 25/07. Algum prazo para ele receber a chave para acompanhamento do processo? Obrigada, Leyla Souza
  • @carolinemaia Qual será o pedido?

    De qualquer forma, documentos portugueses não são apostilados, somente brasileiros.

    Netos só na CRC (Lisboa). Filhos, melhor na ACP (Porto).

    E transcrição de casamento costuma ser mais rápido e barato nos consulados portugueses.

  • AlsrAlsr Member

    Boa Tarde, sabem me dizer se houve alguma alteração na relação de documentos para atribuição de cidadania para menores? enviei os documentos dos meus filhos conforme orientação aqui do fórum para ACP ,via DHL! foi recebido Pela ACP em 8 abril 2022, em uma semana tive acesso as senhas para acompanhamento online dos processos, no final de Maio passou da bolinha 2 para a Bolinha 4 ( Dizia que os documentos estavam completos e válidos). Agora no dia 4 de agosto, houve alteração no status continuando na bolinha 4, porém dizendo que "a documentação não esta completa tal qual foi informado anteriormente, o processo ficará nesse estagio ate que sejam recebidos os documentos faltantes". Falei por email com a ACP. e estão exigindo a documentação de identificação dos Pais Apostilada, não mais só autenticada como me foi orientado!

  • @Rodrigo79 , ele pode colocar apenas o número da certidão no Formulário, ou mandar cópia simples da certidão pedida no civil online.

    Como identidade, mande cópia simples do cartão cidadão. Não precisa apstilar porque é documento português.

    Si, deve mandar cópia autenticada e apostilada do RG do filho.

    Boa sorte

  • Olá, @Carq

    Entre a CRC pra netos e a ACP para filhos, qual seria mais rapida?

    A ACP realmente nao faz netos, né?

  • @carolinemaia , processos de netos só tramitam na CRCentrais - Lisboa.

  • Olá a todos!

    @Leticialele , no caso do envio de Atribuição para Porto de filho menor, os pais assinam por autenticidade o requerimento e devem juntar cópias das identidades autenticadas e apostiladas. Por favor, o Arquivo Central do Porto, continuam sem aceitar a CNH? Somente RG até 10 anos de emissão ou Passaporte com filiação?


    Desde já agradeço.

  • @carlos_pinto o processo de cidadania do meu pai também chegou na ACP dia 13 de julho e também estamos esperando a senha de acesso ainda.

  • editado August 2022

    @Mauri

    filho menor, ambos os pais assinam presencialmente no cartório, e reconhecem a assinatura por autenticidade

    Ao requerimento e devem juntar cópias das identidades autenticadas e apostiladas de ambos os pais.

    Por favor, o Arquivo Central do Porto, continuam sem aceitar a CNH? NÃO.

    Somente RG ou Passaporte menos de 10 anos de emissão, com filiação? SIM

    Se o menor tiver 14 anos ou mais, também precisará enviar o RG ou passaporte do menor, como descrito acima.

  • @gandalf

    Então ACP não aceitaria a CNH mais ou no caso para atribuição de menores, a identificação dos pais tem que ser RG ou Passaporte?

    Desculpe-me mais essa pergunta, mas seria porque em fevereiro/2022, minha filha enviou para ACP sua documentação, Atribuição Filha e incluiu a cópia da CNH autenticada e apostilada.

    Seu processo no dia 21/07/2022, apareceu a bolinha 7 marrom (O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português).

  • @gandalf

    Tenho acompanhado nos últimos comentários que seria o RG ou Passaporte e meu cunhado estaria por enviar o processo de Atribuição do seu filho menor de 14 anos, para ACP e estaria com seu RG e de sua esposa com mais de 10 anos de emissão.

  • @Mauri , algumas coisas estão mudando no ACP. Antes, aceitavam CNH, RG ou passaporte, apenas cópias autenticadas.

    A partir de uma certa data, começaram as exigências - apresentar cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte para quem tinha enviado a CNH. As cópias só são aceitas autenticadas e apostiladas...

    Por isso, por precaução, recomendamos o envio apenas do RG ou do passaporte. Mas cabe ao forista correr o risco ou não. Pode ser que aceite? Sim! Pode ser que caia em exigência? Sim??

    Só tentamos evitar mais despesas.

  • @Leticialele , por isso resolvi confirmar tudo por aqui e vou orientar que ele junte as cópias dos passaportes autenticadas e apostiladas.

    Obrigada.

  • Boa tarde quanto tempo está sendo a media para sair o assento português na ACP meu processo pulou para a bolinha 7 ontem! obrigado.

  • editado August 2022

    @Antonio Victor Rodrigues , estão levando de 20 a 30 dias.

  • Fala @Antonio Victor Rodrigues tudo bem? me desculpe pela demora na resposta. Hoje consultei e o meu processo foi aprovado e está na bolinha 7 na cor marrom.

  • Pessoal, daqui aproximadamente 1-2 meses vou entrar com os processos de cidadania meu e de meu irmão por atribuição no ACP (mãe vai adquirir a cidadania portuguesa por atribuição com previsão até final de Setembro - processo está em ACP), tenho algumas dúvidas, por favor.


    1) Eu e meu irmão moramos na Irlanda e na capital (Dublin) tem os Consulados Brasileiros e Português. Consulado brasileiro fala no site que não pode reconhecer firma de documentos não-brasileiros ou que serão usados foram do Brasil, mas enviei cópia do formulário e aprovaram para que fosse feito o agendamento para reconhecimento de firma por autenticidade. Enviei e-mail para o Consulado de Portugal para somente reconhecer firma do formulário porque o processo será enviado para ACP via correio, os mesmos responderam pedindo para eu realizasse o agendamento, agendamento realizado para Outubro. O Notário Irlandês (Irlanda faz parte da Convenção de Haia) e não reconhece firma e nem realiza apostilamentos de documentos estrangeiros. Posso reconhecer firma somente no Consulado Português? Tenho medo do Brasileiro recusar no momento do agendamento e/ou rasurar o formulário.

    2) Formulário 1-C precisa ser apostilado? Nos processos dos meus familiares eu sempre pedi que apostilassem e os processos foram finalizados sem problemas. Porque se eu reconhecer firma no Consulado Brasileiro, eles não realizam o serviço apostilamento e no Brasil os cartórios não fazem apostilamento de documentos emitidos ou com firma reconhecia nos Consulados Brasileiros.

    3) Mãe portuguesa e divorciada de nosso pai, pai foi o declarante do nosso nascimento, nascimentos dentro do período do matrimônio. Em todos os nossos documentos constam o nome de casada de nossa mãe (com o sobrenome de nosso pai), somente a transcrição de casamento dos meus pais é suficiente para provar a divergência/alteração de nome de nossa mãe? Ou preciso enviar uma certidão de casamento (constando o divórcio) de nossos pais em nosso processo de atribuição?

    4) Como eu e meu irmão temos vistos na Irlanda e não gostaríamos ter o risco de enviar o nosso passaporte por correio e perder, eu vou enviar o meu RG para nossa mãe e meu irmão a CNH (pois o RG está vencido - mais e 10 anos), o ACP ainda aceita CNH?

    5) Na pior das hipóteses, eu posso ir pessoalmente no ACP para dar entrada no processo (já verifiquei agenda e tem muitos agendamentos disponíveis). Neste caso: posso levar o formulário já pago para assinar no momento do agendamento? Normalmente gero o formulário pelo site. E, preciso de cópia autenticada e apostilada do RG/passaporte neste caso? ou eles conferem e tiram uma cópia na hora?

    Obrigada

  • Bom dia!!

    verifiquei que colocaram lá na planilha que meu processo está na bolinha 4 com exigência. Mas não está. Na verdade nem saiu da 2. Acredito que confundiram com algum outro processo

  • editado August 2022

    @Carolm Linha 151 Corrigido. Analizando.

  • Feita uma nova tentava de pagamento com janela anônima e cartão visa virtual Bradesco e da o mesmo erro. Só está funcionando visa Nubank? Pois tentei com Mastercard Nubank e mesmo erro. Help!!!

  • @edu_vianna estão funcionando cartões visa de alguns bancos que possuem a tecnologia compativel com o site de pagamento, geralmente cartões do BB, C6 bank, Pag Bank visa dão certo. O ideal e gera um cartão virtual visa, deve estar desbloqueado para compra e com a opção de compra internacional liberada, pode tentar com uma janela anonima de um navegador.

  • MeroMero Member

    Bom dia.

    O Processo aqui está na bolinha 4 e apareceu 1 exigência "conforme notificado", mas não recebi nenhum e-mail avisando e nem consta no sistema de acompanhamento das bolinhas. Como faço para verificar o que houve? Qual prazo tenho para responder?

  • @Mero eu recebi a carta da exigência em casa uns 15 dias (foi até menos).

  • MeroMero Member

    @priscila8

    A carta dizia em quanto tempo você deveria responder?

  • @Mero Oi Mero, imagino que esteja bem ansioso por aí... Eu acho que você pode responder em até 30 dias após o recebimento da carta.

    Ligue na segunda-feira para a LR, tenha em mãos o número do processo, nome do requerente, data de nascimento... E peça para a atendente ler a carta para você.

  • @Mero na carta do meu pai estava 30 + 30 dias (mas eu até passei esse prazo e foi aprovado, aguardando somente o registro agora que falaram que demora de 20 a 30 dias).

  • @Leticialele

    Retornando o que te perguntei aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/295380/#Comment_295380

    No caso do meu amigo, o pai dele é falecido há mais de 10 anos. Ele manda documento do pai e a certidão de óbito?

    Lembrando, a mãe dele que é a portuguesa e o pai declarante do nascimento (será necessário transcrever o casamento dos pais).

  • @Rodrigo79 , se é para transcrição do casamento, terá que mandar a certidão de nascimento do pai. Pode, junto com a transcrição, averbar o óbito do pai (é gratuito) e, para isso, tem que mandar a certidão de óbito e um requerimento.

    No Consulado do Rio é assim - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#averbamento-de-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-estrangeiro-casado-a-com-cidad%C3%A3o-%C3%A2-portugu%C3%AAs-a

  • @julianatferreira

    Quando sair a cidadania da sua mãe, vc pede para ela ir no cartório buscar as vossas certidões de nascimento por copia reprografica e para apostilar. Quando agendar no consulado portugues em dublin para vcs assinarem o formulário 1c pode pedir a eles também a copia autenticada dos passaportes. Vale lembrar que se não foi a sua mae quem vos registrou ou se ela era ou é casada com o pai, vão ter que transcrever o casamento deles. Se ela não era casada nem vos registrou, terá ela que assinar uma declaração de maternidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.