Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1626365676879

Comentários

  • editado August 2022

    Olá boa noite pessoal,

    Trago boas notícias, hoje recebi meus documentos com a certidão de casamento, Santos devolveu exatamente todos os documentos que enviei.

    Fiz a transcrição pelo novo site, segui exatamente o procedimento descrito no novo site e deu tudo certo.

    Demorou mais do que eu imaginava, mas o importante que foi concluído.

    Só uma observação, moro aqui em Curitiba, e utizei o endereço de minha irmã que mora em São Paulo, todos os documentos daqui se Curitiba e até o requerimento foi reconhecido pelo cartório aqui de Curitiba, mas no requerimento coloquei o endereço de minha irmã!

    mandei meus documentos para transcrição no dia 29/06 e recebida hoje!

    Boa sorte a todos!

  • editado August 2022

    @Guilherme Jorge Que bom saber. 43 dias e parece com viés de alta.

    Recentemente mais 2 conclusões de 42 e 45 dias.

  • Bom dia @Guilherme Jorge

    Você efetuou a transferência bancária para São Paulo e e enviou para Santos?

    Obrigada!

  • Olá @patimartin ,


    Sim, fiz conforme está descrito no site, depositei o valor na conta indicada lá no site que acredito que seja do consulado de São Paulo e junto com os documentos enviei para Santos. Deve ser uma conta única e eles devem identificar.

  • @fortense olá, é isso mesmo. Pelo Consulado voce tem que fazer a atualização do seu estado civil ; no caso essa Transcrição de Casamento e somente depois dessa etapa poderá dar entrada na solicitação de CC e passaporte ; ou seja os prazos aumentaram muito, antigamente coisa de 4 anos atras a transcrição demorava 1 mes pelo Consulado-SP, agora falam em 8 meses.

  • @fortense a dica aqui no forum tem sido para optar pelo Escritório Consular de Santos, onde os prazos são menores. Ok , Abraço

  • rogerdffrogerdff Member
    editado August 2022

    Consulado São Paulo experiência minha

    Processo transcrição casamento + documentos

    Recebido consulado 29/09/21

    Liberado Agendamento 13/05/22

    Assento com transcrição recebi final Abril se não me engano.

    Agendamento 13/06/22

    Cartão cidadão e passaporte 12/08

    Ou seja cerca 8 meses pra transcrever. Nem se compara com Santos.

    E quase 1 ano pra conseguir atualizar documentos.

    Com urgência CC.

    Por sorte não dependia não tinha pressa, mas pra quem pode pedir por Santos não tem o que pensar.

    Detalhe: agendamento é um martírio, Segunda das 8 até umas 9:30 tem ficar tentando. Quase uma loteria.

  • Boa noite, vou solicitar a Transcrição de Casamento via Santos, mas queria aproveitar pra enviar junto a Certidão de Óbito do meu bisavô, já que não há custo adicional. Vou ter que solicitar no Cartório a cópia dela para mandar apostilar, mas na descrição dos documentos no site do Consulado não fica claro sobre a Certidão de Óbito, ela é de 1936 manuscrita no livro, preciso solicitar ao Cartório Inteiro Teor, digitada ou cópia reprográfica do original?

    Grata!

  • @Mojavesp , mande a certidão de óbito inteiro teor, digitada.

  • Fiz a cidadania da minha esposa enviando doctos pra PT, e qdo terminou o processo solicitei a transcrição de casamento+cc+passaporte pelo Escritório de Santos. Enviei os documentos e a parte da transcrição foi rápida, me devolveram por correios todos os documentos e liberaram agendamento. A parte de agendar só tinha pra muito tempo e no consulado de SP mas agora está chegando e fiquei na dúvida: O que ela precisa levar pra este agendamento presencial em SP? Os mesmos documentos que Santos devolveu?

  • @andre_nepa, tudo bem? Acho que fizemos faculdade juntos, Sistemas de Informação no Mackenzie, nos formamos em 2007. Lá eu era mais conhecido como Menegasso (aqui eu uso os sobrenomes portugueses, hahahaha)

    No site do Consulado diz que precisa os seguintes documentos para tirar o cartão cidadão e passaporte (em itálico, meus comentários)

    1. Requerimento Impresso e devidamente preenchido à caneta na cor Azul  ou Preta
    2. Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade anterior (se já o tiver tido);
    3. Se não tiver o Cartão de Cidadão, traga outro documento de identificação civil com foto e válido; (Não será aceito Carteiras de Registro Profissionais como CREA / OAB e etc; - Pode ser RG e Passaporte, com até 10 anos da data de emissão
    4. Envelope Obrigatório devidamente preenchido com os dados do requerente no destinatário;
    5. Comprovante de endereço (Se possível) para atualização de sua inscrição consular e envio dos documentos;
    6. Cópia do Assento Português (Se possível), para agilidade em seu atendimento. - Você pode enviar uma cópia do assento de nascimento com o casamento já averbado (o que o consulado de Santos te devolveu)

    Abraços,

    André

  • E aí André! Beleza?? Rapaz, que coincidência boa! Claro, como Menegasso eu lembro, mas como Teixeira Novais já fica mais complicado. Isso e o bigode disfarçam bem!

    Valeu pela ajuda, acredito então que os doctos que tinha enviado pra transcrição e mais uma identidade ou passaporte recente já bastem pra visita ao consulado. Está marcado pra Setembro, mas levou quase 10 meses do agendamento, e finalmente está chegando.


    Grande abraço, e muito obrigado!


    Andre Nepomuceno

  • Pessoal, no site diz que a certidão de nascimento do nubente que NÃO é portugues tem que ser "digitada e original". Isso significa que é em inteiro teor e apostilada? Desculpa a ignorância. Obrigada!

  • Bom dia, estou juntando os documentos para solicitar a transcrição de casamento de minha Bisavó Portuguesa, com meu Bisavô Brasileiro. Estou retificando a certidão de casamento deles, pois o nome e dade de nascimento dela está diferente do Assento Portugues emitido pelo Civil Online.

    Na certidão de nascimento no meu Bisavô Brasileiro, não há nenhuma averbação do casamento ou óbito dele. Posso mandar assim mesmo, ou precisa alterar ela para constar na certidão de nascimento dele o casamento e óbito?


    Se o consulado em Santos aceitar a certidão de nascimento do nubente brasileiro original, sem essas averbações, seria ótimo.

    Alguém passou por essa dúvida?


    Muito obrigado.

  • @fanegrao

    Tem que averbar o casamento na certidão de nascimento. No meu caso não estava averbada e o cartório emitiu outra sem custos, já com o casamento e óbito averbados.

    Se mandar pra Santos sem averbar eles devolvem solicitando a averbação.

  • @Leticialele @gandalf , conseguem me ajudar com mais isso, por favor?

    no site diz que a certidão de nascimento do nubente que NÃO é portugues tem que ser "digitada e original". Isso significa que é em inteiro teor e apostilada? Estou só com a via normal, que peguei recentemente no cartório. Obrigada!

  • editado August 2022

    @padilhamalu

    Tudo que se refere a nacionalidade, sempre se deve pedir a certidão em inteiro teor. Ela contém vários detalhes que a resumida não tem.

    Para transcrição no consulado, alguns aceitam a certidão de breve relato. Cada consulado tem uma regra.

    Qual é seu consulado? (que estado) Oops... O título do tópico já diz que é em Santos.

    Pelo que entendi no site, Santos aceita a certidão breve relato que você possui, com o selo e o QRcode do TJSP.

    Só a certidão de casamento precisa ser inteiro teor e apostilada.

    "original" quer dizer que tem que ser pedida a 2ª via no cartório, recente. Não pode ser uma cópia xerox autenticada de uma que já possui.

    Se mandar, o máximo que pode acontecer é eles pedirem para fazer outra em inteiro teor.

  • @padilhamalu

    Relendo acima, que eu saiba, as averbações só aparecem na certidão inteiro teor. Se não estiver averbado o casamento, não servirá.

  • @gandalf mto obrigada! Tem a averbação do casamento e do divórcio no verso!! Acho que serve então, ne?!

    A certidão de casamento está em inteiro teor e apostilada

    Muito obrigada de novo!

  • @padilhamalu

    Beleza então. Mande e em 2 semanas veremos se passou. Parece que está tudo bem.

    É no BR. Sedex é barato. Faça outra só se pedirem.

  •  Para Referência:

    Transcrição de Casamento.

    Enviada dia 5/7, via Sedex com AR Eletrônico.

    Recepcionada em 6/7, no Escritório Consular de Santos.

    Recebida em 22/8, via Sedex.

    Foram 47 dias decorridos para sua Conclusão.

  • SollitoSollito Member
    editado August 2022

    Pessoal, bom dia!

    Estou com dificuldades para localizar a certidão de casamento no registro civil dos meus trisavós. Por outro lado, consegui a certidão de casamento religioso na Diocese do município de São Carlos. Este documento seria suficiente para realizar a transcrição do casamento deles?

    Ambos são portugueses, nascidos em 1880 e 1888. Felizmente já localizei o assento de batismo, cuja certidão narrativa está em trânsito para o Brasil.

    Na certidão de óbito de ambos (no Brasil) não há qualquer menção expressa à registro civil de casamento, apenas que eram casados. Não pretendo pedir a transcrição do óbito de ambos, pois nos dois casos há divergência no sobrenome das mães (acréscimo indevido de um sobrenome do marido)! Por isso entendo que teria que passar por processo de retificação, o que levaria ainda mais tempo.

    Se for possível apresentar apenas a certidão do casamento no religioso seria excepcional.

    O que me dizem? @gandalf @Leticialele

  • @Sollito , sim, pode apenas apresentar a certidão do casamento religioso, apostilada.

    Peça uma via ao pároco atual. Reconheça a firma dele por semelhança e apostile

  • editado August 2022

    Boa noite...

    Eu vinha acompanhando as discussões sobre transcrição de casamento por Santos desde as mudanças no site...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289465/#Comment_289465

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289466/#Comment_289466

    No início...(Logo após a disponibilização do novo site)...O formulário disponível para transcrições não era editável e a informação era bem clara...Deveria ser impresso e preenchido a caneta...

    Come esse que abre pelo link que tem nessas orientações que postei anteriormente...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290768/#Comment_290768


    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/requerimentos/formulario_transcricao_casamento.pdf


    A atualização do estado civil é indispensável para se renovar documentos de identificação como o Cartão de Cidadão e o Passaporte.

    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    2. Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;
    3. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    4. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    5. Requerimento  preenchido e assinado 
    6. Comprovante de pagamento.


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Já o link que está disponível no site atualmente abre um formulário diferente...(EDITÁVEL)...

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/transcricao_casamento.pdf


    A atualização do estado civil é indispensável para se renovar documentos de identificação como o Cartão de Cidadão e o Passaporte, além de ser imprescindível para efeitos de atribuição de nacionalidade.

    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Como já estou com as certidões de uma filha de uma de minhas primas sobre a mesa aguardando ela vir do interior de SP para assinar o requerimento...(Ela deve vir agora em Setembro)...Fui imprimir o requerimento para deixar tudo certinho...

    Ao abrir o requerimento agora pelo site percebi que estava diferente...Aparentemente fizeram uma atualização e voltaram a disponibilizar um formulário editável no site...

    É isso mesmo...???

    Algum colega já fez a transcrição com esse formulário editável...???

    Reli algumas páginas e não encontrei nenhum comentário sobre...

  • Boa noite @Nilton Hessel

    Minha sogra tem agendamento essa semana para requerer o primeiro cartão cidadão e o passaporte, contudo ela é divorciada e voltou a usar o nome de solteira, mas estamos com a transcrição em andamento para os processos da minha esposa e cunhado (Processo Recebido em santos no dia 29/07 - Formulario Antigo).

    Ela corre o risco de ser impedida de requerer os documentos? Já que você informou ser indispensável a atualização do estado civil.

  • Aviso:

    A greve está suspensa nos consulados portugueses. Estava planejada para início de Setembro. Mas onde há fumaça, há fogo. Rsrs

    Talvez muitos nem soubessem que teria greve. Afetaria apenas consulados PT em todo o mundo. Afeta transcrições.

    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sindicato-dos-trabalhadores-consulares-de-portugal-suspende-pre-aviso-de-greve

  • @Leticialele @gandalf

    Bom dia a todos. Venho mais uma vez buscar a sua valiosa ajuda:

    Estou fazendo a transcrição do casamento de meus avós para o processo de cidadania, e estou com uma dificuldade.

    Minha avó, nasceu em Portugal em 1886 e se casou no Brasil em 1900. Na certidão de batismo consta o nome próprio e o nome dos pais corretos.

    Na certidão de casamento, ela adotou entre o nome próprio de batismo e o sobrenome/apelido de família do marido brasileiro um nome adicional “Castro”, que desconheço a origem. Na certidão de casamento consta a idade correta, o nome dos pais correto, assim como a paróquia portuguesa correta onde ela foi registada.

    Na certidão de nascimento de meu pai, o nome de minha avó consta com o “Castro” entre o nome próprio e o sobrenome/apelido de família.

    Enviei a documentação para a transcrição em Santos e recebi a seguinte resposta:

    “A transcrição não poderá ser realizada devido a divergências no nome da nubente, uma vez que não se encontra o apelido “Castro” em nome de família.

    Deverá ser realizado a retificação, para então seguirmos com o procedimento.”

    A retificação é realmente necessária? Como devo proceder para fazer esta retificação?

  • @rnovaes ...

    Boa tarde...

    Você informa duas ações que estão já EM ANDAMENTO...:

    "O processo de solicitação dos documentos portugueses por Cidadão Português em uma Representação Consular" e "A transcrição de casamento desse mesmo Cidadão"...

    Assim sendo...E tendo em vista a dificuldade em agendar qualquer coisa atualmente junto aos Consulados...Meu entendimento é o de que sua sogra deve comparecer ao Consulado na data agendada seguindo as orientações do site oficial relacionadas ao(s) serviço(s) solicitado(s)...

    Quem vai determinar se dará ou não sequência ao(s) serviço(s) agendados é o pessoal do Consulado no momento em que sua sogra se apresentar...

    O que posso mencionar é que as informações às quais já tive acesso até a presente data sobre esse assunto...Combinada com minha própria experiência junto ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo...Me trouxeram um entendimento que eu já compartilhei aqui neste Fórum inúmeras oportunidades...

    "Cada processo é único...Cada caso é um caso"... + "As diretrizes em relação aos serviços realizados...Quando comparamos cada uma das Conservatórias/Consulados...São claramente diferentes entre si"...


    Isto posto...Vou responder suas questões da melhor forma possível...:

    # 1 - Ela corre o risco de ser impedida de requerer os documentos?

    R...: Penso que sim...(Corre o risco de não conseguir dar andamento à solicitação dos documentos antes da atualização do estado civil)...

    # 2 - Já que você informou ser indispensável a atualização do estado civil.

    R...: Essa determinação de que um Cidadão Português deve manter seu estado civil atualizado é de conhecimento geral...Muito difundida tanto nos canais oficiais do IRN como aqui no Fórum...

    Agora...

    Saber se o pessoal do Consulado dará ou não prosseguimento aos procedimentos de feitura dos documentos portugueses de sua sogra antes de que o estado civil dela seja atualizado...(E COM A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DELA EM ANDAMENTO POR SANTOS)...É uma questão que entra na regrinha que mencionei acima... "Cada processo é único................."...

    Minha opinião...:

    Vocês deveriam ter deixado para iniciar a transcrição do casamento após essa visita ao Consulado...;

    Se o nome no documento de identificação que sua sogra apresentará no Consulado for igual ao nome que consta no Registo de Nascimento Português dela...As chances de conseguir fazer os documentos sem impedimentos são bastante razoáveis...

    Boa Sorte...!!!

    PS...Faça um grande favor aos colegas aqui do Fórum...Compartilhe qual foi o desfecho dessa questão após a visita de sua sogra ao Consulado...Com certeza outros vão passar por situação semelhante e poderão utilizar sua experiência como referência...

    : )

  • @Marcio1 ...

    Geralmente os Consulados...(SANTOS e PONTA DELGADA com certeza...)...Não aceitam esse tipo de divergência entre os documentos apresentados nem se essa divergência estiver relacionada com um sobrenome/apelido "De família"...

    Com um sobrenome/apelido "De fora da história da família" ...Meu entendimento é de que a chance da transcrição ser feita por essas serventias sem a retificação seja zero...

    Eu não estou atualizado...(Não tenho acessado o Fórum com frequência)...Em relação a essa questão...(Esse tipo de divergência especificamente)...Junto às Conservatórias Portuguesas que recebem documentos da transcrição por correios ...De certo algum colega mais assíduo aqui no Fórum pode ter uma informação mais recente sobre isso...

    Mas creio que antes de retificar Registros de nascimento e casamento brasileiros...Vale a pena tentar identificar se existe uma Conservatória que seja flexível ao ponto de realizar a transcrição com os documentos da maneira que estão...(Eu faria isso...)...

    Boa Sorte...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.