Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1445446448450451648

Comentários

  • @gandalf

    Obrigada por já incluir os dados na planilha, meu caro!!

    Assim que receber o email com o nº do processo, já avisarei aqui, para constar na SUPER planilha.

    Vamo que vamo!!!!

  • @gandalf @Leticialele

    Prezados,

    Com o processo aprovado (bolinha 6 verde) em julho/22, eu teria alguma chance de conseguir apressar o CC e o passaporte, indo pessoalmente até a Conservatória, em Lisboa? Ou eles nem atendem e nem adianta tentar? Eu já estarei por lá, em Outubro.

  • @gandalf obrigado!

    Fiz uma retificação na certidão de nascimento e três na de óbito da minha avó portuguesa. Depois fiz uma retificação na certidão de nascimento do meu pai. Todas foram administrativas e foram atendidas num prazo razoável.

  • @gandalf


    Boa tarde ! Como sempre tudo muito bem explicado.

    Esse é o caso de meu genro( Filho de português por atribuição) De minha filha e meu neto. Agora saberemos dar sequências aos futuros processos.

    Gratidão

  • @rubensdemattos

    O assento é indispensável para pedir o CC e em seguida PEP.

    Na planilha, diz que vc foi aprovado (6-verde) em 15/07/22. Levará mais 8,5 meses para o assento. A menos que consiga algum mecanismo de pedir urgência, por trabalho, estudo, ou tratamento de saúde, em que a nacionalidade seja essencial para a finalidade, não há como conseguir o assento em tempo para essa viagem.

    Tendo o assento na mão, consegue em 2 dias, mas deve agendar 1 mês antes de ir. Sem agendar você vai pra fila (a vala comum), e todos que têm agendamento, e advogados passam na sua frente, e talvez não consiga fazer o CC pela manhã e pedir o PEP no mesmo dia à tarde. O PEP pode retirar no aeroporto de Lisboa ou do Porto, no dia seguinte de 5pm até 9pm. https://www.pep.pt/lojas-do-passaporte/

    A menos que tenha a intenção de entrar e permanecer em PT até sair o assento. Teria que ter um carimbo no passaporte que permita isso, senão são 3 meses, + 3 meses se pedir extensão do visto no SEF. Sem poder trabalhar, e sem ter NIF, nem plano de saúde. Eu não faria isso.

  • @CarlosASP parabéns amigo por você ter resolvido seu problema.

  • @carolinesf , sim, não há dúvida alguma. Não precisa mandar a certidão de óbito.

  • @Alex_Pereira

    Se acha que não terá retificações demoradas, então manda ver. Pode pagar.

    Geralmente agarra um pouco no fim de semana, mas tente então.

  • editado August 2022

    @MarceloBrino

    Parabéns pela conclusão de seu processo.

    Você não tem a data de recepção na conservatória, certo? Mandou pelo correio normal, sem AR? Nunca acompanhou quando foi entregue lá?

    Tem certeza da data de envio? 15/09/12 foi um domingo.

    E qual o NºProcesso, no formato 123xx/19

    O de filhos, mande por DHL. Leva 1-2 semanas para entregar, e pode acompanhar passo a passo. Inclui seguro para o caso de extravio.

    Pode colocar todos os processos de filhos juntos, e fazer uma única remessa para todos eles.

  • @CarlosASP

    O seu caso ficou diferente do habitual.

    Eu enviaria alguma comunicação de Portugal a respeito do erro no assento original na transcrição do casamento, para evitar qualquer problema, já que os assentos do civilonline são bem simples.

    Pode ser desnecessário, pois o assento está informatizado.

    Mas, é importante pensar a respeito, já que não foi feita uma correção e sim, um averbamento.

    Boa sorte no seu caso!

  • @gandalf desculpa, não respondi porque fazia tempo que não entrava no fórum mesmo e acabei não vendo. To tentando esquecer do processo pra ver se passa mais rápido kkkk

    Mas o processo do meu pai ainda nem saiu da bolinha 1, rs (documentos recebidos em 20/07/21), haja paciência rs.

    Nao fui eu quem fiz a alteração, confesso q nem sei mexer mto bem na planilha rs

  • editado August 2022

    @alexvizoso

    Não tem problema algum. Está tudo certo. Mas em posts anteriores vc tinha dito que chegou lá dia 19/07. Rsrsrs

    aqui e também aqui. A gente vai se esquecendo.

    Acho que vc está certo em olhar raramente. Nada emocionante deve acontecer até o carnaval do prox ano. Depois disso vá monitorando mais frequentemente, até chegar perto da aprovação ago/23, que é um momento importante. Ou aprova ou tem exigência.

  • editado August 2022


    Consegui!!! Hoje sábado pela manhã acordei e vi que estava terminado com a bolinha verde. Obrigada a todos que colaboram aqui nesse fórum com dicas e informações, especialmente @gandalf, muito obrigada. Agora vou correr atrás da transcrição do casamento para poder passar a nacionalidade para os meus filhos. Estou muito feliz:)

  • editado August 2022

    @Norma

    Que ótimo! Parabéns.

    É curioso que na linha abaixo das bolinhas não disseram o texto tradicional: "uma notificação foi enviada em xx/08/2022 para sua morada"

    Eles devem ter mandado o seu assento por e-mail. Verifique seu INBOX e o SPAM.

  • Bom dia a todos!

    Por aqui processo também finalizado. Muito obrigada pela parceria. Seguimos em frente... :0)

  • @tete2022

    Parabéns Tereza. Fim de semana em festa e comemoração.

  • Obrigada @gandalf

    Muito muito feliz!!!!!

  • Parabéns, @Norma e @tete2022 !! Comemorem com muito vinho e bacalhau!!!

  • fernfern Member

    Olá, pessoal!

    Estou levantando os documentos para solicitar a cidadania para a minha mãe (neta de português) e surgiram algumas dúvidas que espero sanar com os mais experientes daqui.


    - Já encontramos os assentos de batismo dos dois portugueses (pai e mãe da minha avó brasileira). Porém, não conseguimos encontrar a certidão de casamento deles. Isso é um problema?

    - Na certidão de nascimento da minha avó brasileira (mãe da minha mãe) constam os nomes dos pais portugueses, mas não constam os nomes de NENHUM dos avós dela. Isso é um problema? Fico me perguntando como comprovar o parentesco entre eles, já que os pais dela tinham nomes e sobrenomes muito comuns.

    - Com o que temos nas mãos (assento de batismo dos avós portugueses + certidão de nascimento da mãe brasileira com os nomes deles) já seria possível entrar com o pedido de cidadania?


    Muito obrigado desde já pela atenção. Este espaço é incrível! :)

  • Obrigada@Leticialele

    Forte abraço :0)

  • Obrigada Leticialele, estou muito feliz pelo resultado, acabei de comemorar da forma que vc sempre recomenda....muito vinho e bacalhau....rs

  • @Admin

    Pode trocar o login da @fern acima? Não há como selecioná-la na lista de nomes. O nome está muito pequeno.

  • @fern

    1) temos os assentos de batismo dos dois portugueses... não conseguimos a certidão de casamento. Isso é um problema? SIM; Sendo os dois avós portugueses, se o casamento não estiver transcrito, haverá exigência para a transcrição.

    2) Na certidão de nascimento da minha avó brasileira não constam os nomes de NENHUM dos avós dela. Isso é um problema? SIM; Também é problema. Precisaria ver os documentos para formar uma idéia. Isso é um agravante do item acima. Mas fazendo pelo avô português não se torna um problema tão grave.

    Fico me perguntando como comprovar o parentesco entre eles, Datas, freguesia, parentes, idade dos pais, etc. Há alguns recursos.

    já que os pais dela tinham nomes e sobrenomes muito comuns. A avó tem algum sobrenome (apelido)? Consta em algum lugar como exposta?

    3) Com o que temos nas mãos (assento de batismo dos avós portugueses + certidão de nascimento da mãe brasileira com os nomes deles) já seria possível entrar com o pedido de cidadania? Acho difícil. Não dá pra dizer sem ver os docs que possui.

  • Boa noite.

    A certidão de casamento da neta, para comprovar a mudança de nome, pode ser breve relato?

    A certidão de casamento do português precisa mesmo ser enviada para fixar o nome dele? Ela apresenta divergências (na linhagem brasileira) que só seriam descobertas caso eu enviasse essa certidão.

    Obs: A transcrição de casamento é dispensada pois atende aos requisitos. A retificação da certidão não pode acontecer pois não há documentos para retificá-la

  • @fabricmagalhaes , creio que não terá problemas se enviar a certidão de breve relato se nela constar o nome que a mulher irá adotar após o casamento.

    Quanto à certidão do português, verifique se ele adotou os apelidos da família e se todos os nomes dos pais e avós portugueses estão corretos. Caso positivo, pode mandar sem a certidão de casamento.

  • @Renato_Campos

    Você havia anotado para sua cunhada na planilha: NºProc 11xxx/21; Rec 30/09/21; Senha 26/01/22

    Pela senha, creio que o NºProcesso deve ser 11xxx/22, mas poderia também ser 114xxx/21.

    Poderia verificar e dizer qual deles seria, e acrescentar mais um dígito? Eu alterei o ano para /22, compatível com a DtSenha.

  • @ArielMacedo

    Fiquei lhe devendo um acompanhamento de seu caso, pela nossa conversa anterior.

    Estou ajustando a planilha e me deparei novamente com seu caso. Vc não confirmou o NºProcesso e a idade.

    Se for NºProc 678xx/22 e a senha 03/05/22 estão compatíveis. Mas ter levado 7 meses para numerar desde 30/09/21 é incomum.

    Vi um caso semelhante, em que a pessoa de fato mandou o processo por DHL para o advogado entregar, e ficou engavetado. De fato chegou em PT rapidamente pela DHL, mas parou. Foi entregue muito depois do que a pessoa imaginava. Acaso você mandou o seu direto para a CRCentrais, ou tinha um intermediário em PT?

    Se quiser saber, ligue por telefone na LR e pergunte: data foi recebido, data foi numerado, nº processo.

    Alterada a data para compatibilização. Eu sugiro manter 26/01/22, uma data fictícia, anotando no campo de Observações a data correta. Assuma que seu caso é único, e que vai acompanhar os que foram entregues nessa nova data. E inclua a idade, por favor.


  • Boa tarde a todos!

    A certidão de nascimento do português que eu tenho foi emitida pelo Distrito de Vila Real é uma certidão narrativa do batismo do portugues, com selo branco. Chegou aqui na minha casa em Lisboa.

    Ela não possui a copia do livro, apenas narra os fatos. Nela vem escrito o nome dele, nome dos avós e data de nascimento, com detalhes do livro, página. Assinada pelo diretor. essa é suficiente ou devo pedir a copia da reprodução do livro?

  • @Nery42 , a certidão narrativa é suficiente! Relaxe!

    A cópia do livro vai quando você pede integral.

  • @Norma

    Bom dia a todos!

    Meu processo também foi terminado dia 12/08 e não havia nenhuma informação sobre o registo. Poderia,pf, me dizer se recebeu algum e-mail da conservatória com o arquivo do registo?

    @gandalf@Leticialele

    Saberiam dizer em qual e-mail solicitar?

    Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.