Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1124112421244124612471452

Comentários

  • editado August 2022

    @FabioMarques , tudo bem?

    Edite o post e apague a certidão que você postou, por segurança. Você pode fazer isso em até 1 hora do momento em que você postou. Depois só os administradores podem. Não é recomendada a exposição de informações tão detalhadas assim aqui no fórum.

    A certidão está correta. É esta mesma que você postou, simples, parecendo um texto feito em Word e salvo em PDF. Não se preocupe.

    Imprima uma via desta certidão (ela servirá apenas para facilitar a localização do assento por parte da ACP), junte com os demais documentos necessários, creio que você já deve ter a lista, e encaminhe para a ACP via DHL, colocando como remetente sua própria mãe.

  • @vsqjunior

    Uma das células estava em erro. Alguém (de fora do fórum) resolveu escrever um "ponto", numa célula que devia ser uma data.

    Com isso a célula não está vazia, a planilha tenta calcular a diferença entre datas dá erro. O erro se propaga em outros cálculos.

    Já foi corrigido e parece estar normal, com alguma flutuação a sua está 03/11.

  • editado August 2022

    @FabioMarques

    Não publique o documento. Tem informações pessoais, nomes, números, que não devem circular em um fórum público. Se ainda der tempo, apague o assento, clicando na engrenagem do canto direito de seu post. Após 1h a engrenagem desaparece, e a Leticialele apagará pra você.

    1) Sim, é isso mesmo o assento com o casamento averbado e no número do assento. É tudo que precisam.

    2) O link é pra você baixar o documento no seu computador, e imprimir. Você manda esse, impresso em papel.

    3) Pode colocar todos os documentos diretamente dentro do envelope DHL, com o form-1C na frente, como o primeiro deles.

    4) O que vai guiar o processo é o que está no form-1C e nos docs que estão dentro. Co lado de fora vai apenas o endereço de entrega, e os dados de quem foi na loja DHL entregar e apresentou o RG e CPF para efeito de alfândega (apesar de docs não ser taxado, tem que passar pela alfândega).

    Não deixe de fazer uma cópia xerox de tudo o que vai dentro do envelope, grampeie e guarde com você, como referência. É o processo.

    Do lado de fora do envelope quem preenche é a funcionária da DHL, e tudo o que precisa é o endereço de destino (geralmente pedem telefone e e-mail do destino), e dos dados da pessoa que está na loja enviando. É só para a remessa.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • @Leticialele

    Boa tarde,

    A cópia da certidão da minha filha menor tem que ser por "Inteiro Teor" ou "Inteiro Teor Reprográfica"?

    Obrigado.

  • Boa tarde pessoal,

    Nao sei o link da planilha que vocês falam nem como utilizar ela.

    Mas só para informar, meus documentos enviados via DHL foram recebidos hoje na ACP.

    09/08.

    Nao sei como proceder pra preencher a planilha.


    valeu

  • @gandalf Sim, estão compartilhando esta planilha em grupos de Facebook, inclusive estavam divulgando para processos de neto (1D). Eu alertei a pessoa que essa planilha é exclusiva para processos de filhos (1C) e que pertence a este fórum.

  • editado August 2022

    @LuizFerrao

    A certidão da requerente é sempre reprográfica (manuscrita), apostilada.

    Como ela é menor, o RG ou Passaporte de ambos os pais tem que ser cópia autenticada e apostilada.

    Se a menor tiver 14 anos ou mais, o RG ou Passaporte dela também precisa ser enviado cópia autenticada e apostilada.

  • Vi acima que foi mencionado a planilha para os processos 1C no ACP. Aproveitando o gancho.. Por acaso existe alguma planilha referente aos processos para netos na CRC?

  • @FernandoSS aqui e o tópico de processos de filhos enviados para ACP, referente a informações de processos de netos e no link abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p446

  • @FernandoSS , dando continuidade à mensagem do @Lopes_alvs , a planilha para netos pode ser acessada pelo link https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • Obrigado pelo toque @Lopes_alvs

    Desculpem a falha.

  • editado August 2022

    Pessoal, estou ajudando uma amiga e surgiram algumas dúvidas. Quem puder ajudar, agradeço imensamente!

    1. Em 2020 ela estava com os documentos prontos para dar entrada no processo de filha no Consulado do RJ, mas veio a pandemia e ela não o fez. Ela ainda tem a certidão reprográfica apostilada. Ainda vale?
    2. A segunda questão seria que ela casou ano passado (2021) e acrescentou o sobrenome do marido (que não é português). No caso, ela deve enviar a certidão de casamento junto com o processo e marcar que mudou de nome no formulário, certo? O casamento já vem averbado ou ela terá que fazer depois que nacionalidade sair?
    3. Ela teve uma filha agora em junho. Como seria o processo de nacionalidade dessa bebê? (o pai não é português)

    Muito obrigada!

  • @jubsal , o Consulado só aceita certidões com prazo de emissão de 6 meses.

    Ela pode arriscar e mandar a que tem para o ACP, não acredito que implicarão com a data.

    Ela tem que preencher o formulário com o nome de casada e mandar a certidão de casamento, inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG. Depois que a nacionalidade sair, ela terá que fazer o processo de transcrição de casamento.

    Se, quando a nacionalidade dela sair e ela transcrever o casamento, a bebê tiver menos de 1 ano, pode registra-la no Consulado. Para isso, não precisa agendar.

  • @Leticialele Muitíssimo obrigada!

  • editado August 2022

    @jubsal

    "que essa planilha é exclusiva [...] pertence a este fórum" - na verdade não é bem assim.

    As pessoas que mantêm a planilha participam deste fórum há alguns anos. Mas sendo a planilha pública, nada impede que pessoas de outros lugares também utilizem. Sim, essas pessoas em geral dão mais trabalho, porque não recebem as instruções sobre o funcionamento, que circulam aqui.

    Já vi a planilha anunciada em sites de advogados, e outros grupos de FB, uns com fins lucrativos, e outros não. A princípio me aborreceu um pouco, é verdade (como também a você). Mas depois entendi melhor: "Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós".

    Pense bem, e verá que ter mais gente informando é bom, beneficia a todos. Que importa que eles prefiram participar de outros grupos? Cada um escolhe aquele que o Google indicou, ou que lhe parece melhor.

  • editado August 2022

    @gandalf Ah siim! Não sabia... Pensei mesmo que a planilha fosse exclusiva do fórum.

    Pois é, uma pena não receberem a devida orientação e devem ficar até confusos com os dados... Imagina, um processo de neto corre totalmente diferente de filho. Seria mesmo excelente se todos a usassem, assim teríamos cada vez mais dados!!!!

    Obrigada pelo compartilhamento, Gandalf! :)

  • @jubsal acredito que muitas dessas pessoas que estão usando por fora não conhecem esse fórum, digo isso pois eu mesma passei por isso, se tivesse conhecido esse mundo de aprendizado que é esse fórum já estaria com a nacionalidade da família inteira concluída.

    Mas por anos fiz pelo consulado, que é um terror no prazo.

    Seria interessante (nesse caso) divulgar o link do fórum para mais pessoas terem acesso.


    @gandalf eu dei entrada em 6 processos e gostaria de por na planilha, mas nunca sei onde fica o link da planilha atualizada, vc pode me orientar, por favor?

  • @jubsal

    Eu entendo que o risco de pedirem para refazer as certidões antigas é muito alto.

    As certidões brasileiras valem por até um ano de sua emissão. Deveria fazer novas.

  • @patriciadantas83

    Depende onde deu entrada, e a modalidade. Há várias planilhas, para cada caso. Se quiser pode escrever os dados aqui, e alguém pões lá e lhe informa.

    NºProcesso, Nome, DataNasc, Modalidade (1C, 1D, art-3, etc), Conservatória (ACP, CRCentrais, etc), DataRecepção, DataSenha, FormaPgto, Como recebeu a senha, Status (ult. bolinha verde)

  • @patriciadantas83 Com certeza! Mas eu compartilhei o link do fórum lá sim. Para tomarem conhecimento e participarem mais por aqui também. Acaba que no Facebook não conseguem dividir tanto netos/casamento/filhos como aqui...

  • @gandalf Sim, eu também achei mais prudente. Eles também concordaram e já estão providenciando. Obrigada!!!

  • @Aleborges

    Minha experiência recente com civilonline. Temos acesso a um Visa emitido na Europa.

    No final de julho, fizemos um pedido. Na hora o cartão confirmou o pagamento e logo depois email do civilonline fazendo o mesmo. No dia seguinte foi enviada a chave de acesso ao assento.

    Neste último fim de semana (na verdade sexta à noite já no horário PT), fizemos um outro pedido, mesmo cartão. Nada de confirmação nem do banco nem por email. O pedido está lá até hoje com " Estado Requerido". Me parece que fica no limbo até que em algum momento alguém vai manualmente e "encerra" o pedido por falta de pagamento.

    Nesta segunda, horário comercial em PT, arriscamos um novo pedido, mesmo cartão. Na hora o cartão confirmou o pagamento e logo depois email do civilonline fazendo o mesmo. Poucas horas depois foi enviada a chave de acesso ao assento. Usei Firefox modo anônimo nesse último.

    A impressão que fiquei é que, se não recebe a confirmação de pagamento do cartão de imediato, é sinal que o pedido não "entrou" e vai ficar esperando à toa por uns dias até ele ser cancelado oficialmente. Sugiro usar cartão que tenha e habilitar essa função de mandar confirmação imediata de débito.

    Não sei se fazer pedidos fora do horário comercial PT altera o processamento de pagamentos ou não. Mas lembrei de comentários do @gandalf aqui sobre flutuações no nível de segurança do processamento de pagamentos de acordo com dia e hora. Por isso me programei para entrar com esse último pedido levando em conta o horário comercial em PT.

  • @Ricosne e @gandalf , desculpem por ter colocado aqui o documento. Felizmente foi apagado.


    Nem sei como agradecer a vocês pelos detalhes! Me deixaram muito tranquilo. Vou postar nessa ou na próxima semana. Assim que for reconhecido por lá e me retornarem, voltarei para contar a vocês. 


    Obrigado!

  • Bom dia pessoal, só pra avisar hoje foi aprovada a minha cidadania recebida no dia 24/02 gratidão agora só esperar a criação do registro! Mais ou menos umas 3 semana para a criação?

  • @gandalf e @Leticialele

    Meu processo chegou na ACP em 13/07 como fez 4 semanas hoje, liguei para os registros centrais. Não localizaram meu processo, a atendente pediu para aguardar mais um pouco. Ela alega que pode ser pelas ferias, pela greve e ainda houve algum tipo de mudança de local.

    Ja viram acontecer de um processo não aparecer no sistema com 28 dias?

    Devo me desesperar ? (preocupado nivel hard ja estou)

  • @carlos_pinto , relaxe!!

    Se você tem certeza de que foi entregue, o processo estará lá!

  • editado August 2022

    @CarlosASP

    Após seu post, não sei se foi coincidência, tentei de imediato e consegui. Recebi a informação do pgto por SMS e e-mail do banco e minutos depois, e-mail do civilonline.

    Já havia tentado em horários e dia da semana alternativos. A única mudança foi trocar o Chrome pelo Firefox e o cartão virtual pelo físico.

    Abraço!

  • @Leticialele

    Estou ajudando um amigo meu a juntar a documentação pra enviar o pedido de nacionalidade do filho dele (menor) pro ACP.

    Ele é português e não tem em mãos a certidão de nascimento portuguesa, mas possui o cartão de cidadão válido. Ele pode enviar cópia simples do cartão de cidadão ou deve pedir a certidão de nascimento no civil online?

    Obs.: apesar do filho dele ter 13 anos, sugeri a ele enviar cópia do RG do menor apostilada, porque ele faz 14 anos no início de outubro.

  • editado August 2022

    @carlos_pinto

    Pode se chavear para nível "cool". Nunca vi perderem processos. Eles têm um procedimento muito robusto.

    Sim, tudo isso que a atendente falou é verdade. Fecharam para reformas internas no prédio, tem greve em Agosto toda 2ª e 6ª, e tem muita gente de férias em Agosto (e por isso aproveitaram pra fazer a reforma do prédio).

    Mas a recepção de processos é sempre eficiente, escaneiam assim que chega, vai pro sistema, e nada se perde.

  • carolinemaiacarolinemaia Member
    editado August 2022


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.