Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1123812391241124312441462

Comentários

  • @gandalf

    " Você devia ter lido com a mesma atenção aos detalhes o post que lhe mandei, pq 95% das suas perguntas estão respondidas ali.

    Se alguma opção diferente existisse, estaria listado. Cada vez que você arrisca algo diferente, aumenta seu risco de exigência. Ser um documento valido no território nacional, não significa que funciona com identidade para nacionalidade. Você deveria seguir o roteiro à risca, e não tentar um documento de militar, ou carteira funcional da OAB ou do CREA. Ainda que a @Leticialele (por empatia) diga que carteira militar é ok, não há relatos de pessoas fazendo isso no fórum que garanta o sucesso.

    A única identidade sabidamente aceita que não listei seria um documento de outro país da UE, ou para os que vivem em outros países. Documentos brasileiros aceitos são RG ou Passaporte, como foi listado. Se vc não quer RG, recomendo que faça um Passaporte, e use ali.

    Faça um pagamento de cada vez, para ter um form-1C personalizado e um e-mail com o recibo para cada Requerente. Cada pagamento gera um form-1C personalizado com o nome que vc preenche no "Requerente".

    Pare de tentar trilhar caminhos novos. Se eles existissem saberíamos, e ofereceríamos como opção para simplificar, se fosse seguro. Se quiser trilhar caminhos novos, que não estejam listados no roteiro, vc tem enorme chance se dar mal.

    Mas é seu direito fazer como queira. Não terá outro aviso como esse. Entenderei que vc quer tentar algo novo, sabendo dos riscos.

    Leia o roteiro e siga. Se sair do que está ali, está indo por sua conta e risco. Cada coisa ali tem uma razão de ser. "


    Bom dia @gandalf

    Agradeço pelo retorno!

    Respeito sua opinião, pelo pouco tempo nesse fórum (alguns dias) percebi que ajuda bastante a todos com sua vasta experiência.

    Não entendi bem seu comentário, porém, posso dizer que li sim os dois links que indicou na minha 1ª pergunta no fórum.

    Por isso fiz aquele post enorme, pedi desculpa pelo tamanho, porém foi com a intenção de sanar todas as dúvidas que ainda tinha, para não cometer erros no envio à ACP, já que ninguém quer jogar dinheiro fora.

    Como você mesmo escreveu, ali teria 95% das perguntas respondidas, mas não todas que ainda tinha.

    A 1ª pagina desta sala de discussão data de 2015, a última, do dia de hoje. Então entendi que muita coisa poderia ter mudado, como aconteceu com a CNH. Se você diz que nunca enviaram uma identidade militar das forças armadas como RG, então aguardarei mais um pouco e farei um Passaporte.

    Fui mais detalhado sobre minha situação para que todos pudessem compreender e ajudar de alguma forma, como fez a @Leticialele e depois você.

    Também já fui moderador de fórum e sei como é difícil. Doamos uma parte do nosso tempo em prol de outros, mas ao mesmo tempo é muito gratificante quando conseguimos ver a realização do objetivo, sonho, etc. de quem ajudamos.


    Abraço!

  • @Ricosne, opa, tudo bem?

    Consegui sim a certidão do meu bisavô pelo civil online, agora vem a dúvida se eu precisaria da certidão de casamento dele com a minha bisavó, já que ele saiu de portugal com 10 anos, tenho até o documento de concessão de passaporte dele.


    Também to tentando localizar o cartório que está com a certidão do meu avô, esses sites tipo "cartorio 24h" que dizem achar sua certidão valem a pena?

  • @pedromaia , então a certidão de nascimento do seu bisavô português você conseguiu no Civil Online? Se sim, excelente!

    Sobre os demais documentos necessários, algumas perguntas precisam ser respondidas:

    (i) Quem consta como declarante do nascimento do seu avô, filho do bisavô português. Após quanto tempo do nascimento deste avô português a declaração foi realizada?

    (ii) A sua bisavó, casada com o bisavô português, era portuguesa também?

  • @Aleborges

    Não liga não. Eu é que fiquei frustrado em ver você perguntar de novo, tudo o que já estava detalhado no roteiro, em ordem.

    Você busca respostas sob medida, especificamente para o seu caso particular, e quer testar todas as possibilidades. Pra você pode ser novidade, mas quem lida com isso há muito tempo, bate o olho, e vê o que precisa e o que não precisa. Visualiza seu caso rapidamente. E o roteiro é um resumo de tudo que a maioria das pessoas perguntam em 95% dos casos.

    Você estava indo pelo consulado, por um caminho de trevas, e eu te trouxe para um caminho de luz. Creia que eu seu o que lhe digo, já analisei suas necessidades, e escolhi pra você o roteiro a seguir. Faça os ajustes que estão no roteiro (casamento, transcrição, união estável, divórcio? Está tudo embutido no item 2). Não mande nada mais, e nada menos. E se seu caso for diferente do que está ali (pode acontecer), esclareça só aquele ponto. Não peça pra refazer a lista toda.

    Por exemplo, preencher o form genérico é desnecessário. Vc tem coisas a fazer antes, siga na ordem em que está no roteiro. O form está depois do pagamento, lá no item 7. É pra cuidar disso quando chegar a hora. Primeiro os docs do PT. Depois os docs do BR. Fazer RG se não tem um, por isso ele aparece no início, antes do pagamento, e junto de sua certidão, pq vai precisar de uma certidão de casamento pra fazer.

  • @isabelfontinha

    E finalmente andou!! Bolinha 2

    depois olha o seu

  • @gandalf muito obrigado novamente pela orientação, super sensata...

    Meu processo é o 1-C, completou 3 meses que foi recebido na ACP, só estou vendo as informações aqui no fórum e me pareceu que pela greve o prazo usual pode se extender... Esperança que não afete demais a rotina por lá no ACP...

    Vai ser um pouco 'contar com o ovo...' mas como o rapaz não vem sempre, vai ser aproveitar que ele estará por aqui...

    Boa dica do RG, assim que ele pisar por aqui já vou ter uma 'agenda' para ele ir comigo correr atrás dos documentos, rsrs

    Obrigado!

  • Saudações a meus patrícios...

    Acabou de sair a aprovação do processo de nacionalização de minha filha menor... Só para compartilhar com vocês o fato de na abertura do processo eu ter enviado cópia de minha cnh e da minha mulher sem o apostilamento, só apostilamos o rg da nossa filha e ficamos apreensivos, pois ficou muito tempo na bolinha 4 e ficamos preocupados de ter caído em exigência pela falta do apostilamento, mesmo indicando que estava completo e válido... Mas ufa, deu certo... caso alguém se encontre na mesma situação de não ter apostilado os documentos de identificação dos pais, não se desesperem, pois pode ser que dê certo.

    Mais uma vez obrigado a todos pelas grandiosas dicas e orientações.

    Abs

  • @Ricosne, valeu pela atenção cara!

    Estou no aguardo da cópia da Certidão, pedi por cópia reprográfica do livro com apostilamento de haia(creio que seja assim que deva ser feito), Não tenho certeza quem foi o declarante ou quanto tempo vou ter que esperar a certidão para saber, e não a esposa dele não era portuguesa.

  • carlos120621carlos120621 Member
    editado August 2022

    Olá, pessoal!

    Meu processo de dezembro de 2021 foi aprovado ontem (03/08) pela ACP. Mas não é sobre isso que gostaria de falar.

    Vou deixar um relato aqui sobre meu caso pq algumas pessoas podem estar passando por algo semelhante. Meu processo era de Goiás. Meu estado e estados do MT e MS (pelo que pude constatar) estão tendo problema de falsificação. Pode ser que outros estados ou mesmos casos específicos sejam incluídos.

    Por isso quando a ACP recebe documentos desses estados, ela pede para que os representantes portugueses no Brasil verifiquem a veracidade do documento.

    O problema é que esse processo possui uma série de etapas que podem dar errado e atrasar seu processo por meses ou até um ano.

    Como funciona o processo?

    1- ACP vê que o documento é do estado x ou situação y

    2- ACP manda consulado ou embaixada no Brasil verificar os documentos

    3- embaixada ou consulado entra em contato via e-mail com o cartório pedindo pra confirmar a veracidade

    4- cartório confirma veracidade e devolve um documento preenchido e carimbado para o e-mail da embaixada ou consulado

    5- embaixada ou consulado envia a resposta à ACP

    6- ACP recebe a resposta e dá prosseguimento

    Quais são as dicas?

    1- Ligue na Central de Registos. Lá eles vão falar sobre o ofício que foi mandado ao Brasil para consultar a veracidade dos documentos. Assim, você saberá se o documento foi destinado à embaixada ou para algum consulado.

    2- Entre em contato com o consulado ou embaixada para onde o ofício foi enviado. Se precisar, vá até o local. Às vezes eles não verificam o e-mail da própria ACP (foi o meu caso)

    3- Avise seu cartório sobre a possibilidade de contato por parte da embaixadaou consulado. Alguns cartórios não leem e-mail com frequência ou mesmo podem achar que se trata de um golpe. Me contaram que tem processos parados há mais de 4 meses por conta dos cartórios.

    4- Periodicamente, ligue no cartório para saber se o consulado ou embaixada entrou em contato com eles

    5- Caso tenha entrado, peça para responder o mais breve possível

    6- verifique com a embaixada ou consulado se a resposta do cartório foi encaminhada à ACP

    7- torne a ligar na linha de Registos e verifique se a resposta chegou à ACP

    Ao fazer isso, você cobre todas as falhas possíveis de uma consulta de verificação de documentos no Brasil. De resto, é só esperar a ACP retomar o processo.

    Qualquer dúvida, estou a disposição

    Só me marcar aqui (:


    Valeu galera. Um abraço

  • editado August 2022

    Pessoal, boa tarde!

    Sabem se há problema em constar no formulário 1C requerente diverso da pessoa que será objeto do pedido de cidadania?

    Neste caso, a requerente será Carla, filha de portugueses, porém, quem pagou o formulário foi seu marido, que acabou preenchendo seu nome como requerente no site. Isso poderá ocasionar problemas futuros?

  • @Ricosne @gandalf Hoje entrei em contato com todas as instituicoes envolvidas, e irei enviar o meu documento para o Brasil, para que a copia do mesmo seja feita e apostilada, junto ao reconhecimento de firma na explicação que enviarei junto. A atendente da linha de registro, mesmo sabendo que não moro no Brasil, enfatizou a questão da cópia ser apostilada. Irei aguardar a carta com o detalhamento do documento pendente, para realmente ter certeza que o apostilamento é indispensável, ou apenas a autenticação por parte do consulado Português na Holanda seria suficiente. O prazo que a atendente me informou são de 45 dias úteis, dará tempo de enviar para o BR e depois para PT direto. Mesmo atrasando um pouco, não é nenhum documento que não tenha em mãos ou que não saiba onde se encontra, o que já facilita tendo apenas que organizar a logística ;)

  • @Leticialele boa tarde

    Poderia me informar se existe alguma diferença na documentação apresentada no pedido de atribuição para menor? Já pesquisei bastante aqui , mas não consegui encontrar :)

    Já fiz dos adultos da família, todos os processos pela ACP Porto, mas agora foi iniciar os processos dos menores e gostaria de conferir se a documentação e o preenchimento são feitos são feitos da mesma forma.

    Soube também que vale a pena fazer pelo Consulado RJ no caso de menores de idade. Essa informação procede?

    Agradeço desde já!

  • @Carolm aeeeee que noticia boa! o meu ainda nadaaaaaa kkkk ai meu coração sofredor, é sempre assim o ansioso fica por ultimo kkk

  • @regi1507 , a documentação é praticamente a mesma para os adultos.

    A diferença é que os pais devem preencher o quadro 3 do Formulário 1C e assinarem em Cartório, para que as firmas sejam reconhecidas por autenticidade.

    Devem mandar cópia autenticada e apostilada do RG ou do passaporte do pai e da mãe e, se o menor tiver mais de 14 anos, dele também,

    Não sei se procede essa informação a respeito do Consulado do Rio!!

  • @Barbara Costa

    Eles pedem que seja legalizada. Isso pode ser obtido pela apostila de Haia, mas caso o documento seja autenticado por um oficial português (cônsul ou funcionário do balcão de nacionalidade), não precisa apostilar.

    Como vc disse que mora no exterior, muito provavelmente teria que ser feito em um dos dois, o que dispensa a apostila.

  • @regi1507

    É uma decisão pessoal. Qual o seu critério para dizer "que vale a pena", vale em que sentido?

    Geralmente menores não têm tanta necessidade dos documentos, e podem dar entrada, e o dia que sair saiu. Se seu critério, ter pouco trabalho, vale a pena. Você tem uma amolação quando entrega, depois descuida. Um dia eles informam quando estiver pronto. Nem se vc quiser, tem como acompanhar o andamento. É uma caixa preta.

    Se seu critério é o tempo, certamente não vale a pena. Demora 12-18 meses.

    Pela conservatória demora 5 meses, mas vai acompanhando online mensalmente, se teve alguma exigência a ser sanada.

    E há outros critérios.

  • Acho que o crupiê está tentando me sabotar.

    Escrevi há uns dias sobre meu processo que não terminava e minha aposta em manter a data agendada do meu CC para amanhã, dia 05.

    Conferi várias vezes ao dia o estado do processo, sempre com a bola sete marrom. Mandei email para a IRN hoje dia 04, pedindo que verificassem se a certidão já tinha sido emitida, pois poderia haver um atraso na atualização do processo (não responderam nada, mesmo eu já tendo pago a taxa do civil online; me mandaram email na semana passada informando que ainda não havia certidão).

    Hoje, às 14 horas (18 horas em Portugal), cancelei meu agendamento de amanhã. Não recebi o email de confirmação do cancelamento. A vaga não voltou online e o processo continuou na mesma.

    Agora, às 18 horas (22 horas em Portugal) olhei o processo de novo (nem sei por que) e ele foi finalizado, bola 7 verde. Que anti-climax para uma boa notícia!

    Vou na cara de pau amanhã na embaixada e fingir que meu agendamento está ok e, se aparecer cancelado, certamente é por causa de algum erro de TI. :-)

  • @pedromaia

    Acho que vc pode estar confundindo um pouco as coisas.

    O Ricosne perguntou sobre a certidão do português. Você pediu pelo civilonline? Se sim, é um xerox simples.

    Se for a certidão de batismo (antes de 1911) é a certidão descritiva original, certificada pelo Arquivo Distrital, assinada e c/ carimbo em relevo.

    A certidão de nascimento reprográfica apostilada é do requerente. É nessa que você vai ver se o português foi o declarante. Vale por 1 ano.

    Documentos portugueses devem ser pedidos primeiro, pq não tem prazo de validade.

  • @carlos120621

    Parabéns pela aprovação. Agora mais 2 semanas e terá o assento. Já pode começar a se preparar para a próxima etapa.

    Vc me deve uma taça de vinho nessa comemoração! Rsrsrs

    Quanto tempo ficou agarrado nas consultas externas até aprovar? Vi um caso que ficou 1 ano travado, até que a pessoa fez exatamente isso.

  • @Carq , imagino sua ansiedade!!

    Concordo que você deve ir à Embaixada, fazendo-se de inocente quanto ao cancelamento!!

    Boa sorte!!

  • @Pemidena

    Acontece esse erro às vezes. Não é um grande problema e resolve assim:

    Aceitarão normalmente.

  • @Carq

    Acho que tem boas chances de conseguir recuperar sua vaga.

    Leve impressos os e-mails, com a consulta sem resposta, com a hora de seu cancelamento, e a hora da confirmação deles.

  • Boa noite.

    Processo Filho(João Victor sant'ana de jesus) maior.

    Na data 28/02/22 bolinha 1 verde.

    Dia 01/06/22 foi da bolinha 1 verde para bolinha 2 verde.

    Dia 02/06/22 bolinha 3 verde e a bolinha 4 marrom.

    Hoje dia 15/07/22 bolinha 4,5,6 verde e 7 marrom.

    Hoje dia 04/08/22 bolinha 7 verde.

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Obrigado a todos e continuarei aqui a acompanhar os demais do grupo.

  • @gandalf obrigado kkkkk

    Ainda bem que deu certo né.

    No meu caso, o pessoal do consulado demorou dois meses para entrar em contato com o cartório e só entrou pq fui perguntar.

    Essa consulta externa, como foge da ACP, tende a dar mais problemas.

  • @JulianoJesus , parabéns pelo filho português!! Comemorem muito! E que sejam sempre muito felizes!!

  • @gandalf, Boa noite!

    " ... tudo o que já estava detalhado no roteiro, em ordem.

    ... Creia que eu seu o que lhe digo, já analisei suas necessidades, e escolhi pra você o roteiro a seguir. Faça os ajustes que estão no roteiro (casamento, transcrição, união estável, divórcio? Está tudo embutido no item 2). Não mande nada mais, e nada menos. E se seu caso for diferente do que está ali (pode acontecer), esclareça só aquele ponto. Não peça pra refazer a lista toda.

    Por exemplo, preencher o form genérico é desnecessário. Vc tem coisas a fazer antes, siga na ordem em que está no roteiro. O form está depois do pagamento, lá no item 7. É pra cuidar disso quando chegar a hora. Primeiro os docs do PT. Depois os docs do BR. Fazer RG se não tem um, por isso ele aparece no início, antes do pagamento, e junto de sua certidão, pq vai precisar de uma certidão de casamento pra fazer. "

    O roteiro a que se refere é este abaixo, correto?

    A lista para Maior:

    • xerox do assento de nascimento do progenitor português (mãe ou pai), cópia simples;
    • xerox do assento de transcrição de casamento. Pode ser dispensada se o português (pai/mãe) foi o declarante na certidão do requerente antes de 1 ano de idade, o cônjuge não for português, é o único casamento, e se não houver dúvidas por divergências no nome+apelido do requerente, do pai, da mãe, ou avós, entre os documentos apresentados;
    • certidão de nascimento por cópia reprográfica (manuscrita) do requerente, apostilada no país de origem. Vale por 1 ano;
    • cópia autenticada e apostilada do RG, ou Passaporte do requerente, válido, menos de 10 anos de emissão, com a filiação;
    • Pagamento da taxa de €175 pago com cartão de crédito internacional ou App do banco, pelo celular. Pode ser de qualquer pessoa, desde que informe o nome do Requerente e e-mail para receber o formulário. Os outros dados são do titular do cartão; https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    • Impressão do e-mail recebido após o pagamento, como recibo
    • O form-1C personalizado recebido nesse e-mail, impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras. Leve preenchido ao cartório, e lá assine na 1ª linha, presencialmente diante do tabelião, para ser certificado por AUTENTICIDADE;
    • Se o(a) requerente mudou de nome no casamento, enviar a certidão de casamento em inteiro teor, autenticada com QRcode, para justificar a mudança de nome caso na certidão esteja diferente do RG/Passaporte apresentado. Não precisa apostilar;
    • Se o(a) requerente tiver mais de 83 anos, fazer Prova de Vida no cartório, autenticada e apostilada;

    Faça cópia xerox de todos os documentos que está mandando, grampeie e guarde com você como referência. Envie por DHL para

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Essa parte da remessa realmente não lembrava de ter lido.

    Pode compartilhar só a remessa, se todos os processos vão para o ACP. Cada processo completo em seu envelope (plástico ou papel), e estes dentro do envelope da DHL somente para remessa. Não compartilhe documentos, exceto se for invocar o Decreto-Lei n.º 26/2022, de 18 de março, artigo 40.º-A Apensação de processos, a seu próprio risco.


    Estou fazendo como vc disse, seguindo a ordem de prioridades:

    1º - solicitarei a certidão de nascimento do meu pai pelo civil online, já que a certidão que tenho dele de 1996, foi dito que não servirá. Tive dúvidas quanto ao preenchimento, mas achei esse link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia#latest que ajudou bastante;

    2º - estou aguardando a chegada da minha certidão de nascimento (inteiro teor) reprográfica, de Minas, para reconhecer e apostilar;

    3º - vou solicitar o passaporte brasileiro, tirar xerox, autenticar e apostilar;

    4º - após sanar os 3 itens, pagarei o form (colorido), preencho, e assino na presença do tabelião, com certificação por autenticidade;

    5º - envio cada processo completo (meu e das minhas irmãs) em envelope plástico, dentro do DHL.

    Prometo que será o último post grande!

    Quando eu enviar para ACP informo aqui no fórum? Para ser colocado em planilha? Pelo que entendi é para controle do tempo que irá levar, é isso?

    Obrigado mais uma vez!

  • editado August 2022

    @Aleborges , está tudo correto. Relaxe!! A cidadania é motivo para alegria, e não deve ser fonte de preocupações!!!

    Depois que mandar os processos, aguarde a numeração dos processos e a chave de acompanhamento, que irão chegar pelo email que colocarem no formulário. Fiquem de olho tanto na caixa de entrada quanto no spam.

    Depois, informe o número dos processos, no formato 123XXX/2022 (exemplo), a data de entrega no ACP, se foi por correios ou DHL, a data do envio da senha . Olhe a planilha para ter uma ideia. A planilha é colaborativa, não é oficial do IRN (Instituto de Registos e Notariado). https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    NÃO DIVULGUE o número completo do processo nem a chave de acesso. O Fórum é público e não se sabe as intenções de quem acessa os comentários.

    Os processos no ACP ficam de 4 a 5 meses na famosa bolinha , depois, estando tudo correto, finalizam em uns 6 meses.

    Força, foco e fé.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    Obrigado graças a Deus finalizou o processo dos meus filhos menores gêmeos no mês passado e hoje do meu filho mais velho.

    Agora correr atrás das dicas do fórum sobre documentação necessária para aquisição de cônjuge.

    Boa noite passar bem.

  • @JulianoJesus , transcreva seu casamento, preferencialmente no Consulado que atenda à região em que você mora (Se é em SP ou MS, faça no Consulado de Santos).

    Depois, veja o que é necessário para a aquisição de sua esposa. O processo pelo casamento só tramita na CRCentrais - Lisboa - https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-casado-ou-vive-em-uniao-de-facto-com-um-portugues-ha-mais-de-3-anos#A%20liga%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20comunidade%20portuguesa%20%C3%A9%20automaticamente%20reconhecida

  • Pessoal, está tendo algum problema de pagamento do fomulário 1C com cartão de crédito?

    Tentei com as bandeiras ViSA e MASTER dos bancos Inter, C6, BTG e Santander, usei o cartão físico e virtual, e todos estão dando como cartão inválido.

    Será apenas uma instabilidade por causa do horário?

    Já realizei o mesmo procedimento com os Cartões do Santander e C6 com sucesso no último ano.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.