Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1124012411243124512461461

Comentários

  • @LuizFerrao , se sua filha tem 7 anos, não precisa mandar RG dela.

    No quadro 1, em doc de identificação, deixe em branco;

    No quadro 2, preencha pai português e , se vai mandar a cópia simples da sua certidão portuguesa, deixe o restante em branco;

    No Quadro 3, preencha com seus dados e com os dados da mãe - terão que mandar cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação. Se você jpa tiver cartão cidadão, pode mandar cópia simples.

    Em intervém na qualidade de " coloque "pai" e, ddepois, "mãe"

    No quadro 4, vai marcar a certidão por cópia reprográfica da Requerente (sua filha), certidão do nacional português. Em outros documentos, coloque RG do pai (ou CC) e RG da mãe.

    Pai e mãe têm que ir ao Cartório (não necessariamente juntos) para assinarem o Formulário e terem as firmas reconhecidas por autenticidade.

    Boa sorte!

  • Olá Pessoal! Tudo bem?

    estou tentando há 3 dias fazer o pagamento via link e já tentei vários cartões, inclusive nubank e da sempre o mesmo erro “O pagamento foi cancelado”. Alguém sabe se eles estão com problema? Ou qual o workaround? Ainda estão aceitando pagamento pelos correios?


    Obrigado!

  • @edu_vianna tenta em uma aba anônima com cartão da bandeira VISA. Verifique se o cartão está habilitado para compras internacionais.

  • Oi Pessoal, bom dia! Só recebi a senha de acesso para verificar a cidadania do meu filho. Minha irmã disse que não recebeu dos dela. Eu lembro de já ter lido aqui que é possível pedir em algum e-mail, vocês sabem?

  • Boa tarde @edu_vianna! Estou com o mesmo problema, já tentei todas as dicas que achei aqui no fórum e nada. Será que é o site que está com problemas @Leticialele ?

  • @maripchaves , @Siomaria , se já tem mais de um mês que o processo chegou lá e ainda não receberam a senha, mandem um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome completo, filiação, data de nascimento e Conservatória em que se encontra o processo, e peçam o número e a chave de acesso.

    Já verificaram na caixa de spam?

  • @Leticialele no meu caso o problema é que não consigo pagar o processo, só dá "pagamento cancelado"

  • @Siomaria , a plataforma de pagamentos está com problemas. Já tentou com um cartão Visa?

    Um forista relatou ter conseguido abrindo uma janela anônima no navegador.

  • Boa noite!

    Estou ajudando minha prima (que já teve a cidadania portuguesa reconhecida - e TEM CARTÃO CIDADÃO) a obter a cidadania do bebê dela.

    1) O bebê foi registrado por ambos os pais (ela e o marido). Já estou com a cópia REPROGRÁFICA, INTEIRO TEOR, APOSTILADA da certidão de nascimento dele;

    2) Já tenho a cópia SIMPLES dos documentos da minha prima (mãe do bebê): (i) CERTIDÃO DE PORTUGUESA; e (ii) CARTÃO CIDADÃO.

    DÚVIDAS:

    • Agora é só preencher o formulario 1C do bebê, com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório por AMBOS OS PAIS (mesmo o pai sendo brasileiro)?
    • Preciso mandar algum documento do pai da criança, considerando que os pais registraram o filho EM CONJUNTO e o pai é brasileiro?
    • Pelo fato da minha prima (mãe do bebê) ter cartão cidadão português, não preciso enviar o RG apostilado dela, certo?

    Muito obrigada!

  • @padilhamalu

    Basta mandar a certidão do bebê por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia simples da certidão portuguesa e do cartão cidadão da mãe

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte do pai;

    Formulário 1C , com o quadro 3 preenchido com os dados da mãe portuguesa e do pai brasileiro, assinado por ambos e com as assinaturas reconhecidas por autenticidade

    Boa sorte!!

  • @Siomaria eu consegui fazer o pagamento com o cartão visa virtual do banco do brasil, o cartão tem que esta desbloqueado para compras e com a opção de compra internacional.

  • @gandalf obrigado, Gandalf!

    Para despachar os docs para a ACP, é necessário colocar alguma anotação específica no envelope, além do endereço?

  • @Pemidena

    Nada! Apenas ponha tudo direto no envelope DHL, com o form-1C na frente. O form-1C é esse documento que diz a que o processo se refere.

    Faça um xerox de tudo antes de mandar, grampeie e guarde com você.

  • @Lopes_alvs valeu pela dica,fiz conforme você orientou e consegui obrigada

  • Hoje enviei meus documentos de atribuição com o formulário 1C pela DHL e quero compartilhar minha experiência. Fui em Brasília À agência DHL (não era conveniado, era da própria DHL) e lá chegando fui informado pela atendente, muito educada e gentil, de que eles estavam sem internet o dia inteiro e que não havia previsão para normalização do serviço. Me mostrou uma pilha de postagens que estavam paradas por conta disso. Deixei os documentos e paguei o valor do serviço, me prometeram enviar o comprovante assim que a internet deles voltasse. Pra falar a verdade, me arrependi. OS correios nunca me deixaram na mão, eu deveria ter enviado por eles, ainda que demorasse um pouco mais de dias. Mas agora já foi. Uma dúvida: devo inserir meus dados na planilha? Alguém tem o link?

  • @Leticialele muito obrigada!

    A minha prima, o marido e o pai do bebê estão em Portugal agora e só voltam mês que vem, ela até me perguntou se estando lá presencialmente poderia beneficiar em alguma coisa (mas eu acho que não porque o marido dela não está com a cópia do RG ou passaporte autenticado e apostilado. Tem que aguardar eles retornarem mesmo para dar prosseguimento, né?!

  • @Leticialele

    Desculpe as perguntas mas para não correr riscos de devolução deixa ver se entendi conforme suas respostas:

    Leticialele  August 6

    @LuizFerrao , se sua filha tem 7 anos, não precisa mandar RG dela. (OK)

    No quadro 1, em doc de identificação, deixe em branco; (OK)

    No quadro 2, preencha pai português e , se vai mandar a cópia simples da sua certidão portuguesa, deixe o restante em branco; (OK)

    No Quadro 3, preencha com seus dados e com os dados da mãe - terão que mandar cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação. Se você já tiver cartão cidadão, pode mandar cópia simples. - (No caso eu tenho o CC então é só mandar uma cópia simples? No caso da minha esposa tem que ser o RG dela autenticado e apostilado)?

    Em intervém na qualidade de " coloque "pai" e, depois, "mãe"; (OK_

    No quadro 4, vai marcar a certidão por cópia reprográfica da Requerente (sua filha), certidão do nacional português. Em outros documentos, coloque RG do pai (ou CC) e RG da mãe. - (No quadro 4 tem conforme abaixo):

    1-Certidão do registro de nascimento do interessado (Seria a Certidão da minha filha autenticada e apostilada)?

    2-Certidão do registro de nascimento da mãe / pai nacional português (Seria a minha certidão de nascimento portuguesa)? Minha esposa como não é portuguesa não mando nada?

    3-Fotocópia certificada do passaporte, título ou autorização de residência ou documento de identificação equivalente (Que documento seria esse e de quem seria e é preciso marcar esse quadradinho)?

    4-Procuração (Não é necessário pois eu pai estou fazendo)

    5- Outros documento, indicar quais (Preciso marcar esse quadradinho e quais documentos seriam)?

    Pai e mãe têm que ir ao Cartório (não necessariamente juntos) para assinarem o Formulário e terem as firmas reconhecidas por autenticidade. (OK)

    Mais uma vez muito obrigado e desculpe pelas perguntas.

  • @LuizFerrao

    Como o CC é um documento português, basta mandar cópia simples (lá, eles podem verificar a autenticidade). Como o RG da sua esposa é um documento brasileiro, tem que mandar cópia autenticada e apostilada.

    Quanto às suas perguntas:

    1-Certidão do registro de nascimento do interessado (Seria a Certidão da minha filha autenticada e apostilada)? Sim, é a certidão de nascimento da sua filha,por cópia reprográfica (original) apostilada.

    2-Certidão do registro de nascimento da mãe / pai nacional português (Seria a minha certidão de nascimento portuguesa)? Minha esposa como não é portuguesa não mando nada? Sim, apenas a sua certidão portuguesa.

    3-Fotocópia certificada do passaporte, título ou autorização de residência ou documento de identificação equivalente (Que documento seria esse e de quem seria e é preciso marcar esse quadradinho)? Da sua esposa não portuguesa.

    4-Procuração (Não é necessário pois eu pai estou fazendo) Correto. Pai e mãe estão fazendo.

    5- Outros documento, indicar quais (Preciso marcar esse quadradinho e quais documentos seriam)? Deixe em branco.

    Pai e mãe têm que ir ao Cartório (não necessariamente juntos) para assinarem o Formulário e terem as firmas reconhecidas por autenticidade. (OK)

    Boa sorte!!

  • @padilhamalu , se eles estão em Portugal, podem dar entrada diretamente, especialmente se forem ao ACP. Lá, os funcionários autenticam a cópia do RG ou passaporte.

    Se o bebê tem menos de 1 ano, creio que podem fazer o registro dele direto em qualquer Balcão de Nacionalidade! Sugira isso a ela, e depois venha nos informar o resultado, por favor!!

  • @Leticialele Muito obrigada! O bebê tem 1 ano e 5 meses! Por pouco :(

    ótimo, aí já precisa levar o formulario 1C preenchido? Agradeço demais! E conto o resultado sim, inclusive quanto tempo demorou. Obrigada!

  • @padilhamalu

    Se passou de 1 ano tem que fazer o processo normal com o form-1C.

    Precisará da certidão de nascimento reprográfica apostilada da criança.

    Pode preencher o form-1C antes, e deixar pra assinar diante do funcionário no IRN. O português na 1ª linha, o brasileiro na 2ª linha.

    Ambos assinam presencialmente. Apresentam o RG ou passaporte. Farão uma cópia notarizada do documento e do form-1C.

  • Pessoal, vocês sabem me dizer se eles ainda estão em greve? O processo da minha filha caiu em exigência em junho e a documentação solicitada já foi recebida dia 15 de julho e nada de atualização no status, muito obrigada!

  • @rmormille sim, todas as segundas e sextas-feiras de agosto. Fora as férias que ainda estão rolando…

  • Bom dia!

    Alguém além do @Lopes_alvs conseguiu fazer pagamento no Civil online? Limpei cookie, histórico, abri janela anônima, tudo sem sucesso.

    Já tentei cartão virtual pelas bandeiras Visa/Master. Entro em ctt com os bancos que informam ocorrer problema de comunicação com o site.

    Mandei e-mail para o Civil online, mas ainda não tive retorno.


    Obrigado!

  • @Siomaria Que bom que deu certo!

    @Aleborges a @Siomaria conseguiu fazer o pagamento da taxa do processo.

    Você esta tentando com o cartão de qual banco? Não são todos os bancos que possuem a tecnologia necessaria para fazer o pagamento na plataforma, nos ultimos tempos, só alguns cartões visa e o wise esta dando certo!

  • editado August 2022


    @Lopes_alvs

    " Você esta tentando com o cartão de qual banco? Não são todos os bancos que possuem a tecnologia necessaria para fazer o pagamento na plataforma, nos ultimos tempos, só alguns cartões visa e o wise esta dando certo! "

    Bom dia! Fiz pelo Banco Bradesco e pelo C6 Bank.

  • @Aleborges

    Bom dia, tenta entrar em contato com o atendimento desses bancos, algumas pessoas conseguem realizar o pagamento com a liberação por telefone.

    Aqui tem algumas informações do forum que pode ser que te ajude:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17068/pagamento-formulario-1c-com-cartao-de-credito-no-site-irn-esta-com-problemas/p4#:~:text=%22Sempre%20fa%C3%A7a%20o,comment/266275/%23Comment_266275

  • @Lopes_alvs

    " Bom dia, tenta entrar em contato com o atendimento desses bancos, algumas pessoas conseguem realizar o pagamento com a liberação por telefone.

    Aqui tem algumas informações do forum que pode ser que te ajude:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17068/pagamento-formulario-1c-com-cartao-de-credito-no-site-irn-esta-com-problemas/p4#:~:text=%22Sempre%20fa%C3%A7a%20o,comment/266275/%23Comment_266275 "

    Já fiz ctt com os bancos. Vou continuar tentando e assim que conseguir, avisarei aqui.

    Se alguém conseguir realizar o pagamento peço que informe o banco, se físico ou virtual, bandeira etc

    Obrigado!

  • bom dia, verifiquei na planilha que os prazos de aprovação foram alterados, o meu passou de final de outubro para início de dezembro, a ACP está aumentando o tempo de processamento dos pedidos?

  • FabioMarquesFabioMarques Member
    editado August 2022

    Boa noite a todos! Li e reli muitas coisas no fórum e agora me senti pronto para enviar os documentos para a cidadania da minha mãe. O pai dela já tem cidadania e o casamento já está registrado em Portugal. Minhas dúvidas são as seguintes:

    1) A certidão simples me pareceu muito estranha, pelo fato de ser normal. Seria isso mesmo que está na foto em anexo? Imprimo normalmente, certo?

    2) Se for isso mesmo, envio com o PDF que tem o código de acesso a essas certidão do Civil Online?

    3) Se eu quiser enviar por DHL, eu devo colocar num envelope e eles o colocarão dentro de outro?

    4) Ainda sobre a DHL, o que eu devo colocar do lado de fora? Seria o nome da minha mãe junto com alguma descrição? Essa parte me dá aflição por medo de extraviar ou nem abrirem, sei lá.

    @Leticialele , tenho acompanhado seu trabalho aqui e não posso deixar de te agradecer! Um abraço a todos vocês que estão fazendo essa corrente do bem.

    [removido pela moderação]

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.