Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1616264666779

Comentários

  • @Ricosne em tempo, ainda que selecionada em papel, o site possibilita a descarga pela web. Posso seguir assim ou tenho que necessariamente receber pelos Correios? Obrigado!

  • @Ricosne obrigado pela resposta anterior. Em complemento, uma última dúvida... Me parece óbvia a resposta, mas nunca se sabe.

    No pedido junto ao arquivo da Madeira há opção para emissão em papel e método de entrega 'descarga web'. Preciso necessariamente receber pelos Correios o documento em via física?

  • @Sollito , narrativa e via física, com o carimbo em baixo relevo e assinada pelo pessoal do AD. Você receberá as certidões por correios.

    Por redundância: os avós (portugueses) da sua avó se casaram no Brasil, correto?

  • @Ricosne mais uma vez, obrigado.

    Perfeito, casaram e morreram no Brasil.

    Ele nascido em 1880, ela em 1889. Ambos em São Roque do Faial, Madeira.

  • @Leticialele Poderia me ajudar com um erro em certidao? Na certidao de casamento dos portugueses no Brasil, o nome de meu bisavo saiu "da silva" e seus antecedentes sao "e silva". Inclusive na certidao de nascimento do filho dele e da neta, está como "e silva". Isso prejudiciaria na transcricao do casamento? Esta é a unica certidao dele que possuo com nome completo, pois o assento de batismo é so o nome. No preenchimento do requerimento, coloco igual a esta certidao?

  • @Rod26 , não tem problema algum!

    A colocação ou supressão de partículas de ligação é livre.

    Coloque o nome que está na certidão de casamento.

    Relaxe, não terá problema algum!!

  • @Leticialele valeu Leticia!! vou mandar amanha!!

  • @Rod26 observei a documentação que será enviada por vc para Santos. O requerimento de transcrição de casamento/óbito precisa necessariamente ser por filho ou neto?

    Questiono pois minha avó está com Parkinson. O signatário do documento teria que ser uma tia que possui procuração por instrumento público.

    Eu estava considerando a possibilidade de figurar como requente do pedido de transcrição...

  • Documentação para transcrição enviada hoje por correios 04/08/2022.

    Vamos ver quanto tempo de análise...

  • @Leticialele obrigada! vou mandar para Santos sim.

    @gandalf uau, que aula! muito obrigada! Nós moramos em São Paulo e que ótimo saber que Santos está com este prazo curto para a transcrição. A oferta de trabalho dele é uma transferência na mesma empresa para cuidar da região da Europa, então temos um tempo para conseguir a documentação corretamente, e até um auxilio por parte da empresa para questões de imigração. Mas creio que nao poderei solicitar cidadania para ele conforme você mencionou, pois a oferta de trabalho não é em Portugal e sim na França. Neste caso, nossa única opção seria o visto de cônjuge, certo? é o mesmo que o pedido de residência que você mencionou?

  • outra dúvida: sabem se o prazo para transcrição é o mesmo se eu optar pela opção “transcrição + cartão cidadão + passaporte com urgência”? Ao invés de somente transcrição.

  • @isabelfontinha Olá Isabel, você enviou a documentação de transcrição para Santos? Já recebeu algum e-mail/retorno para acompanhamento? Eu enviei a da minha esposa, chegou lá dia 27/07, mas não recebemos nenhum e-mail. É normal? Sabe me dizer o prazo para receber alguma luz? Pergunto não por pressa, mas mais por receio de a documentação se perder. Obrigado.

  • @Sollito Boa tarde, sobre sua dúvida, eu não sei dizer, mas creio que sua tia, como procuradora/curadora possa assinar. Talvez @Leticialele @guimoss podem te ajudar nisso. De qualquer forma, você terá a mesma dificuldade no preenchimento do formulário 1D, e nele tem a opção de procurador assinar o formulário. La diz que " O impresso deve ser assinado pelo interessado, sendo maior, ou pelos representantes legais do menor ou incapaz ou por procurador com poderes especiais para o ato" e tem outras informações de procuração. Segue abaixo o link:

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201D%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151616-333

  • editado August 2022

    @felipemendonca eu também não recebi nenhum email, tipo estou contanto com a sorte e esperando o retorno deles, esse ano eu fiz dos meus avós, mas, ainda estavamos no site antigo ao qual a gente conseguia acompanhar algo, agora nem sei como vai ser, estou na mesma que você.

    Eu liguei no consulado em Santos e eles informaram que estão analisando transcrição entre 2 a 4 meses, bom, eu acho que vai ser em menos tempo, vamos ver....

    A informação é que se tiver algo errado vão entrar em contato ou por telefone, email ou carta.

    O pessoal de Santos são muito educador para passar informações. Vamos esperar.

  • @Sollito @Rod26 , não creio que terá problemas com a procuração, mas ela deve conter autorização para transcrever o casamento em Portugal.

    Talvez seja mais fácil sua avó "assinar" com a digital, no Cartório, e eles atestarem que foi ela.

  • @flor1 boa noite! Localizei este seu comentário na página 55 da discussão:


    "Boa noite!

    Devo solicitar transcrição de casamento dos bisavós (ambos portugueses) pelo Consulado de Santos. Penso em enviar cópia da minha certidão de nascimento e também da minha avó, para demonstrar o parentesco. (...)"


    Gostaria de saber se vc procedeu desta maneira, pois mais adiante na discussão vc comenta ter recebido a transcrição com sucesso advinda de Santos.


    Estou na mesma situação.


    Obrigado

  • @Leticialele obrigado pelo retorno no seu post!

  • editado August 2022

    Boa tarde!

    Estou prestes a solicitar a transcrição de casamento do meu tio (cuja processo de atribuição foi finalizado no início do ano) no escritório consular de Santos e estou com a seguinte dúvida.

    Antes de se casar com minha tia, ele teve outro casamento do qual ficou viúvo, sem ter filhos. Com minha tia, ele teve dois filhos, meus primos, para os quais pretendemos solicitar a atribuição de cidadania futuramente.

    Para pedir a transcrição do casamento com a minha tia, preciso primeiro transcrever o casamento anterior ou posso transcrever somente o segundo casamento? Se for preciso transcrever ambos, é preciso pagar os emolumentos duas vezes ou é possível fazer tudo em um único processo?

    Uma segunda dúvida: o requerimento da transcrição precisa ser apostilado ou somente assinado com firma reconhecida por autenticidade?

    Obrigado!

  • @Matheus B de Paula , sim, terá que transcrever o primeiro casamento, averbar o óbito da primeira esposa e transcrever o segundo pagamento. Terá que pagar 2 taxas de transcrição, embora possa fazer em um só processo;

    O requerimento de transcrição não precisa ser apostilado, mas tem que ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Sua tia pretende adquirir a nacionalidade? Não foi seu tio o declarante do nascimento dos filhos?

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @Matheus B de Paula

    Busque no fórum a respeito do caso da JULBRA e veja se vc se qualifica.

    É só buscar na barra de buscas do fórum pelo termo destacado acima.

    Aí, vc pondera o melhor para o seu caso.

    Abraços

  • @Sollito

    No site do Consulado, há informações sobre uma procuração.

    Está nesse link:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/298646/#Comment_298646

  • Olá bom dia,

    Hoje completa 40 dias que meus documentos para minha transcrição de casamento foi recebida em Santos. Até o momento não tive nenhum retorno e não recebi os documentos de volta.

    Acredito que os prazos de Santos estão aumentando, só nos resta aguardar!

    Valeu!

  • Boa tarde, amigos.

    No antigo sistema do Consulado Português meu pai conseguiu fazer a transcrição do casamento, CC e Passaporte. (início de 2021). Recentemente fui atribuído como português e planejava fazer o mesmo. Porém notei que o sistema mudou e aparentemente não posso mais fazer essa solicitação em conjunto. É isso mesmo ou estou comendo bola? Vi que preciso agora transcrever, pagando somente essa TAXA de R$ 725,12 e depois fazer o do CC/Passaporte. Se alguém souber, agradeço.

    Devo mandar para o escritório de Santos, como li na recomendação dos senhores.

  • Minha mãe é portuguesa e quero transcrever o casamento dela com meu pai brasileiro. Pode ser eu, como filha, a requerente, ou seja, colocar os meus dados na parte de cima do requerimento? É preciso procuração? Devo enviar algum documento meu?

  • @Guilherme Jorge

    Obrigado pela informação, amigo.

    Por favor, nos deixe informados sobre o andamento do seu caso.

    Os correios confirmaram o recebimento dos documentos pelo Consulado?

    Eu vi um caso que o problema foi com os correios.

    É algo a se conferir.

    Boa sorte e uma rápida transcrição.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @Emilia Proença

    Vc verificou se o seu caso é de dispensa de transcrição?

    Se a portuguesa (sua mãe), casada com um não português (seu pai), declarou o seu nascimento, antes de vc ter completado 1 ano de idade, a transcrição é dispensada.

    ===

    Vc tem legitimidade para fazer o pedido, sim. A sua mãe tb tem e um filho seu, também.

    Envie ou a sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica (se estiver legível) apostilada OU a cópia autenticada e apostilada do seu RG ou passaporte com menos de 10 anos.

    Eu optaria pelo RG.

    Qualquer uma das opções pode ser reaproveitada no seu pedido de nacionalidade como filha, pois Santos devolve os documentos, se vc seguir as regras do Consulado (olhe a minha penúltima msg).

    Se vc for casada e mudou de nome, vc deverá enviar a sua certidão de casamento em inteiro teor digitada (apostilada, se não quiser correr riscos e estiver insegura), no seu pedido de nacionalidade, como filha.

    Mande para a ACP. Deve levar 6 meses, em média.

    Entre no tópico de lá para tratar da atribuição, após a transcrição, se esta for necessária.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • Olá @guimoss , sim foi confirmada pelos correios e tenho até a foto da AR assinada de quem recebeu. No inicio falavam em 3 a 4 semanas para a conclusão mas acho que esses prazos estão aumentando.

    Não tenho pressa alguma, já perdi minha agenda no consulado, vou aguardar e assim que tiver algum retorno eu aviso vocês!

    Valeu!

  • @Guilherme Jorge

    Que pena que perdeu o seu agendamento.

    Mas, a transcrição deve estar perto do fim, pelo período que vc mencionou.

    Agora é esperar.

    Abraços

  • Amigos, bom dia! Preciso enviar para Santos um pedido de transcrição de Casamento e Óbito de avô, nascido mais de 100 anos, casado com brasileira.

    Poderiam confirmar a documentação:

    1) Certidão de nascimento original (no caso batismo) do Português, em Narrativa Completa, emitida pelo Arq Distrital.

    2) Certidão de nascimento - INTEIRO TEOR DIGITADA, do nubente brasileiro, apostilada, emitida a menos de 1 ano.

    3) Certidão de casamento - INTEIRO TEOR DIGITADA, apostilada, emitida a menos de 1 ano.

    4) Certidão de óbito do nubente português - BREVE RELATO, apostilada, emitida a menos de 1 ano.

    5) Requerimento preenchido e assinado por autenticidade.

    6) Certidão de nascimento do Requerente (NETO), INTEIRO TEOR DIGITADA, apostilada, emitida a menos de 1 ano.

    7) Comprovante de depósito do pagamento da TAXA.

    8) Envelope para Devolução.

    Falta alguma coisa? Está tudo certo?

    Obrigado!

  • patimartinpatimartin Member
    editado August 2022

    Oi @gandalf e @Leticialele , tudo certo por ai?

    Estou auxiliando minha cunhada a fazer a transcrição do casamento via Santos mas notei que mudou tudo.

    Minha dúvida:

    1) a transferência bancária é feita para SÃO PAULO? mesmo que eu vá enviar os documentos para SANTOS?

    Vi que na página 55/56 o @Nilton Hessel comentou sobre isso, mas não localizei a resposta.

    2) Preciso esperar a transcrição do casamento para pedir o CC e Passaporte? antigamente era tudo junto, agora que separaram, será que agora é possível?

    Alguém saberia responder?


    Obrigada desde já!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.