Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1122412251227122912301525

Comentários

  • editado July 2022

    @bianetto

    Entrar na planilha com dados no futuro nunca é uma coisa boa. De casa fica a data rosa na consistência até chegar aquele dia.

    E não sei se reparou que seu envelope DHL agarrou na alfândega, por algum motivo. Terá que esperar ser liberado. Talvez o documento usado no momento da remessa não tivesse o CPF nele. Se quiser contactar o DHL para saber, é com você. Em geral o DHL resolve sozinho.

    Nem saiu do BR, e já teve exigência. Rsrsrs

  • editado July 2022

    @ThamiresPaula_112325

    Processos art-6.1 no ACP tipicamente demoram 8-12 meses. Nessa altura já devia pelo menos estar 3-marrom, aguardando consultas externas. Em geral o caminhamento das fases finais é rápido, e passa rapidamente pelas outras fases, mas de fato o seu não parece bom.

    Creio que devia ligar na Linha de Registos, e perguntar sobre a situação, e quando deve esperar que estejam trabalhando seu processo. Não são muitos os art-6.1 que aparecem aqui no fórum para usar como referência, e na LR eles saberiam lhe informar melhor. Demoram 90 minutos para atender, mas tem como perguntar interativamente. Anote a data, com quem falou, e tudo o que lhe disserem.

    Se mora em PT, ligue diretamente. Se mora no BR, com Skype pré-pago, carregando com R$20. Só falam com o/a requerente.

    de 09:00 as 17:00, horário de Lisboa. Tel: +351 211 950 500 (depois opções 1 e 1)

  • Postei na planilha processo João Victor bolinha 7 marrom dia 17/07/22 foi domingo a tarde que entrei pra ver o processo e estava assim.

    Ontem postei na planilha com a data de ontem e hoje ao verificar a planilha está aprovado dia 15/07/22.

    Ela atualizou a data ou alguém modificou?

  • editado July 2022

    @JulianoJesus

    Eu fiz, e anotei em Observações. Não pode ter saído no domingo. Por isso a data estava marcada em negrito e itálico.

    Você pode até ter visto a notificação pela web no domingo, porque foi quando o cache do browser buscou a informação fresca, ou por atrasos internos de atualização do site.

    A Conservatória está fechada sab/dom.

  • @gandalf

    Entendi e obrigado pela resposta.

  • @gandalf obrigada já vi sua indicação e vou fazer isso.

  • @isabelfontinha

    Está na instrução de preenchimento.

    Marque SIM, deseja manter a composição atual do nome, e deixe os outros campos em branco. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

  • @gandalf até parece que querem me dificultar, pois além do atraso que tive agora ME INFORMAM QUE A ALFANDEGA ESTÁ GREVE.... parece brincadeira... Tomara que saia logo a Cidadania, sabe lá já vou adiantando uma possível transferência

  • editado July 2022

    @bianetto

    Sim, essa greve já está sendo discutida há algum tempo. Mas no seu caso, parece que estão aguardando alguma coisa da DHL. Por isso pensei que o RG apresentado no envio podia estar faltando o CPF do remetente. Compare:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21378/documentos-retidos-na-receita-federal-alfandega-informacoes-e-relatos/p2

    Claramente estão dificultando, e andando devagar. Essa liberação de documentos sempre foi quase automática. Agora retêm 5-10 dias. E por qualquer pretexto, podem reter muito mais.

  • @isabelfontinha , sim, envie o formulário 1D impresso colorido, frente e verso, SEM PREENCHER e junte o prunt do email e o formulário 1C impresso frente e verso, colorido, preenchido e com a assinatura reconhecida por autenticidade.

  • @bianetto E @gandalf aconteceu a mesma coisa comigo, quando enviei a minha em março, também estavam em greve e tinha essa mesma informação no site de rasteio da DHL, fica tranquila que é coisa da DHL e da Alfandega mesmo, no meu caso eu achei que era um clips kkkkk, mais depois de uns dias chegou na ACP.

    Enviado via DHL em 03/03/22 - Santos/SP. Recebido na ACP em 09/03/22. Senha recebida por email dia 18/03/22.

  • @gandalf obrigada pela ajuda, quase tudo pronto para enviar mais uma para a ACP.

  • editado July 2022

    @isabelfontinha valeu pelo apoio... Mais uma na torcida hehehe

  • Acabou de ser aprovado o processo do outro meu filho. Agora torcer para que sejam criados os registros, pois tenho já marcado

    para tirar o CC dia 09 de agosto. A ansiedade ainda não acabou...kkkk

    Boa sorte para todos!!

  • @isabelfontinha

    por falar no seu processo… teve alguma alteração? Tá chegando nossa vez!

  • Boa tarde, pessoal!

    Parabéns @sue_morga ! Que bom!!

    O do meu filho ainda continua na 4. E a ansiedade é gigante!

  • @Mreis eu sei, a ansiedade segue igual como a do meu processo. Semana passada enviei um e-mail devido terem processos posteriores sendo

    finalizados e os meus com mais de 160 dias e bolinha 4 marrom desde 02/06. Seguimos na torcida.

  • @Carolm Oieeee nadaaaaaa, o coração tá daquele jeito que a gente gosta kkkk, pela planilha a gente é a proxima leva, tá chegando Carol, acho que essa semana teremos novidades, assim espero.

  • editado July 2022

    @bianetto aqui um torce pelo outro sempre, esse Forum é maravilhoso, logo o seu estará chegando lá. Boa sorte para todos nós.

  • Gostaria de deixar um relato aqui, hoje finalmente depois de 1 ano e 4 meses, saiu a Cidadania da minha Tia, foi uma via sacra até aqui. O processo foi iniciado por uma consultoria que encaminhou o processo para Aveiro, foram muitos gastos e muita morosidade (são muitos detalhes), tive a oportunidade graças a esse Forum de ajuda-los e finalmente hoje finalizou e nasce mais uma Portuguesa. Gratidão a todos que sempre estão dispostos a ajudar em especial @Leticialele @gandalf @Nilton Hessel

    Enviado: Conservatória de Aveiro (aguardando o assento, pois, não sabemos se vão enviar por correio ou email)


  • Flavio321Flavio321 Member
    editado July 2022

    Boa tarde pessoal, tenho algumas dúvidas. Quem puder responde-las agradeço desde já


    - A ACP Porto está sendo atualmente a conservatória mais rápida em aprovar registros de nascimento?

    - O meu pai foi casado com minha mãe mas os dois são separados. Não houve divórcio, apenas separação e isso está constado na certidão de nascimento dele. Assim que o registro de nascimento dele sair eu já posso enviar meu pedido pela ACP Porto ou há algum impedimento?

    - O apostilamento dos RGs para o processo de filho maior e menor é realmente necessário? Vi alguns casos de pessoas que enviaram sem o apostilamento. Se for mesmo, terei que fazer mais 5, 3 só para o da minha irmã menor.

  • Processo de 07/02 finalmente aprovado, 14 dias depois do previsto na planilha.

    Tenho agendado CC na embaixada de BSB dia 28/07, espero que o registo saia a tempo.

    Mandei email dia 14/7 para a ACP informando desta data, que meu processo estava há 45 dias em análise e pedindo, se fosse possível, que o registo fosse criado até 27/7.

    Não sei se fez alguma diferença ou se foi coincidência, mas agora não vou mandar novo email para pedir o registo em 10 dias.

    Dia 27 pago o Civil Online e, se não tiver registo ainda, desmarco o CC e reagendo para outubro, quando abrirem as novas vagas.

    Sinceros agradecimentos à @Leticialele e ao @gandalf por toda informação e gentileza habitualmente demonstradas por aqui.

  • @gandalf, vc disse:"Entrar na planilha com dados no futuro nunca é uma coisa boa. De casa fica a data rosa na consistência até chegar aquele dia."

    Por favor me explique onde encontro a planilha ou faço em meu computador e posto e fórum?

  • Olá, pessoal!

    Alguém com problemas para checar o andamento do processo pelo sistema do IRN?

    Coloco as senhas dos processos dos meus sobrinhos (que há pouco tempo pude acessar sem problemas, e estavam na Bolinha 4) e acusa que as senhas "não correspondem a nenhum processo de nacionalidade ativo".

  • @jonathasbr sim, aconteceu outro dia comigo. Agora também está assim… Daqui a pouco volta. Alguma intercorrência do site mesmo. Não deve ser nada demais.

  • editado July 2022

    Pessoal, estou dando entrada no processo para a minha esposa e o seu irmão. A portuguesa é a mãe e já transcrevemos o casamento dela.

    Ambos são filhos dos mesmos pais. O problema é que ao pegar a certidão dos dois, me deparei com uma surpresa.

    Na certidão de nascimento do filho mais velho [meu cunhado], consta que o pai era solteiro, porém na verdade na época o pai era casado com outra mulher (o divórcio ainda estava sendo processado).

    Na certidão de nascimento da filha mais nova [minha esposa], consta que o pai era divorciado (aqui está certo).

    Depois de nascer os dois filhos, os pais se casaram, e houve a averbação do nascimento dos dois para incluir o nome de casada da mãe.

    Enfim, os dados da mãe estão todos corretos, incluindo as averbações e a transcrição do casamento. A questão é que meu cunhado foi registrado com o pai como solteiro, sendo que o pai era casado. Isso aconteceu por questões da época, a mãe ficou com vergonha de registrar um filho com mãe "solteira" e o pai "casado".

    Tendo em vista que vou enviar a documentação dos dois irmãos juntos, pela experiência de vocês, é provável que tenhamos um problema e o processo do meu cunhado entre em exigência?

    Lembrando que o pai é o brasileiro, e a mãe a portuguesa.

  • editado July 2022

    @bianetto

    linhas 705-706 https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    "De casa de imediato, fica a data rosa na consistência até chegar aquele dia"

    Eu quis dizer nas datas preenchidas com a data no futuro 20/07 e após, que vai ficar na cor normal quando chegar lá, mas provavelmente terá que ser reajustada, pelo atraso na alfândega.

    O nu4mero da linha mencionado acima também irá se alterando. Por enquanto está lá no final, porque os dados estão incompletos, e faltando o NºProcesso, mas já calcula sua previsão de aprovação. Quando completar ele muda pra ordem correta, por data.

  • editado July 2022

    @Flavio321

    1) "O ACP está sendo a conservatória mais rápida em aprovar registros de nascimento?" O ACP é a mais rápida, segura, confiável, previsível. É a recomendada, sempre que ali for uma opção. Mesmo se houver outra mais rápida (que desconheço), rapidez não é o fator principal.

    Mas nem todos os processos podem ser feitos ali. Somente 1C, 6.1, 6.7, e alguns outros, menos usuais. Não fazem de netos ou casamento, 1D, art-3, art-2, etc. Se for uma opção para o seu caso, certamente é a mais indicada. Desde jan/2018 está na liderança entre as opções.

    2) "O meu pai foi casado com minha mãe mas os dois são separados. Não houve divórcio [...] posso enviar meu pedido pela ACP?" SIM. Se seu pai, em breve português, foi o declarante na sua certidão de nascimento antes de 1 ano de idade, e sua mãe não for portuguesa, pode dar entrada no seu processo independente do estado civil deles.

    Se o declarante foi outra pessoa (mãe, tio, avô, etc.), faça a transcrição do casamento de seu pai. Pode fazer em paralelo com sua nacionalidade.

    Para sua informação, a lei em PT não reconhece a separação. Apenas o divórcio ou o falecimento de um dos cônjuges dissolvem o casamento. Seu pai continua casado com sua mãe. Apenas fazendo a transcrição, sua mãe poderia pedir a nacionalidade se quisesse. Rsrsrs

    3) "O apostilamento dos RGs para o processo de filho maior e menor é realmente necessário?" SIM, o RG dos pais é autenticado e apostilado. O RG dos filhos de 14-17 anos sempre foi apostilamento obrigatório.

    Se é mais de um filho, pode mandar uma única cópia para ambos os processos. Como vc disse 5, imagino que seja um 14-17 e outro 0-13. No filho de 14-17 mande a cópia do RG autenticada e apostilada dos três. No de 0-13, mande uma cópia do RG dos pais apenas autenticada, e uma carta dizendo que caso seja requerida, a cópia apostilada do RG dos pais foi enviada junto com o processo do irmão Fulano de Tal, e requer que seja aplicável a ambos os processos, conforme permite o Decreto-Lei n.º 26/2022, Artigo 40.º-A "apensação de processos".

    4) "Vi casos de pessoas que enviaram sem o apostilamento. Se for mesmo, terei que fazer mais 5, 3 só para o da minha irmã menor" Não acredite em tudo o que postam, porque pode ter um motivo que a pessoa não considerou. Um RG apostilado pode ter sido mandado apostilado anteriormente noutro processo, de transcrição, ou nacionalidade.

    se instrua aqui: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/26-2022-180657814 "processos podem ser apensados, a requerimento de qualquer um dos declarantes ou requerentes, de forma a permitir o aproveitamento de atos, diligências e documentos comuns"

    A lei é muito nova, e não sabemos os limites de sua aplicação. Vai entrar em vigor diz 01/set. Então use de cautela. Inclua o requerimento, que tem uma forma, e a assinatura reconhecida por autenticidade.

    O formato de requerimento é assim, mas você preenche com o conteúdo, e faz os ajustes necessários ao seu caso. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251323/#Comment_251323

  • @jonathasbr o meu também esta assim, ontem consultei normal e hoje consta que não não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.


    Acredito ser uma inconsistência no sistema deles.

  • editado July 2022

    @Claudio Luiz

    Não tem problema algum.

    Se o pai não tivesse se casado com a mãe deles, seria mais fácil. Bastaria uma carta do pai, e estaria resolvido. Não precisaria de nenhuma transcrição de casamento.

    Mas como os filhos são do 2º casamento do português, os eventos precisam ser registados na ordem. Poderia ter filhos do 1º casamento e do 2º casamento, e todos precisam ter o direito igualmente preservado.

    Transcrição do 1º casamento, homologação do divórcio (com advogado em PT registrado na OAP), transcrição do 2º casamento.

    Só então pode fazer a nacionalidade dos filhos do 2º casamento.

    Cada transcrição pode ser feita no consulado da área de residência. Basta que algum dos filhos mora no RJ ou ES, e pode pedir no Rio, um dos melhores lugares. Santos é a opção para os de SP e MS. Se moram em outros estados, pergunte novamente.

    A homologação de sentença do divórcio deve custar entre €800 e €1200, e demora 8-14 meses. Se a ex-esposa assinar os documentos é mais rápido e mais barato. Se ela se recusar a assinar os documentos, o divórcio será litigioso. Cada advogado estabelece seus honorários, e terá que buscar um. https://portal.oa.pt/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.