Estou temendo que os processos dos meus sobrinhos caiam em exigência (pois enviamos ainda com CNH do meu irmão), por isso estava tentando acompanhar com mais frequência no sistema. Vamos ver...
Tb estava com este problema ao usar o cartão do NuBank (que já havia utilizado para outros pedidos e funcionava sem problema). Testei depois com meu cartão da TransferWise e funcionou de primeira.
Prezados eu estou com uma dúvida no processo de atribuição para neto. Nas certidões de nascimento do filho do português, não consta que o português foi o declarante no texto, apenas que ele é filho legitimo e que estava presente no dia do registro. O filho do português foi registrado antes de completar um ano de nascimento. Na certidão de nascimento só consta a assinatura do oficial do cartório, não consta assinatura dos pais e nem testemunhas, não sei porquê, ou se é porque não sabiam assinar. Vou realizar a transcrição de casamento para aumentar a viabilidade do processo. Porém gostaria de saber se é obrigatório constar na certidão de nascimento de maneira explícita que o português foi o declarante?
Essas instabilidades na consulta são comuns, e em geral duram pouco tempo. Geralmente duram 1 ou 2 dias.
Mas a questão dos sobrinhos não é assim que se resolve. Você já sabe que haverá exigência. Se antecipa na solução.
Faça uma cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte de ambos os pais (e dos filhos com 14+ anos). Se não tem o documento, é hora de correr pra fazer ou o RG ou o Passaporte. Em geral consegue em 1 ou 2 dias, mas tem que fazer.
Faça um requerimento pedindo que seja juntado ao processo dos filhos, e descreve o NºProcesso e nome de cada um. Uma cópia para todos.
Muito obrigado pelos esclarecimentos! Agora tenho mais confiança para mandar pra ACP Porto.
Meu pai foi sim o declarante dos filhos, fico aliviado que não vou precisar fazer o processo de casamento dele. Estou surpreso que a minha mãe, mesmo separada do meu pai, tem o direito de cidadania também hahaha. Os apostilamentos de RG que eu preciso fazer agora na verdade são para o processo do meu pai, para o meu que sou de maior e da minha irmã, que já completou 14 anos. Quero apostilar todos de uma vez pra já deixar tudo pronto para assim que o do meu pai estiver registrado, eu já enviar o meu e da minha irmã juntos.
Nesse caso eu não preciso apostilar o RG do meu pai 2 vezes né? O documento enviado pro processo dele já vai valer pro da minha irmã?
@gandalf recebi ontem meu cartão cidadão, agora esperando o passaporte, deve está a caminho TB!
@Danifernanda parabéns! Se passagem aérea não tivesse pela hora da morte, poderia solicitar seus documentos pelo consulado daqui (Salvador). Mas o custo não compensa. Boa sorte aí na busca por vaga, espero que consiga o mais breve possível.
Então é como a Leticialele já disse acima. É o único casamento da portuguesa, e é o único a ser transcrico.
A questão do divórcio do pai já ficou resolvida no BR somente, era condição para que o pai se casasse. Não afeta a nacionalidade, nem dos filhos, nem a dele próprio.
Só uma pergunta: Você tem duas entradas na planilha, com datas ligeiramente diferentes, e uma delas incompleta. Imagino que os dados corretos sejam o da linha 202, mais completa, confirma?
Linha 202: 16xxx/22 Daniela F Rodrigues (@Danifernanda) 31/01/2022 04/02/22 05/07/22 18/07/22
Linha 697: SemNº Daniela Fernanda (@Danifernanda) 25/01/2022 senha-em-branco
Para descansar seu dedinho do click-click, sua aprovação 6-verde sairá em 28-29 de Julho. Daí mais 2 semanas para 7-verde. Como dia 15 é feriado, o assento sairá 17/08. É o que diz a bola de cristal da planilha. A consulta no site tem um atraso de uns 2 dias.
Sobre sua pergunta da homologação do divórcio no outro tópico:
não convém contar com o ovo que a galinha não botou ainda.
Pode sim ter algum paralelismo, mas espere pelo menos as coisas se encaminharem, e o advogado te dar uma previsão realista do término. Concluída a homologação de sentença, ainda tem a transcrição do 2º casamento, que leva 3 semanas.
O seu processo como filho (1C) vai estar concluído em 5 meses, e ser analisado 3 meses depois que der entrada no ACP. Nessa hora a transcrição tem que estar feita, eles conferem no sistema, e segue em frente. O melhor seria aguardar, e saber se não teve erros, exigências, divergência dos dados em relação a sua certidão. Afobação pode custar $$ pra resolver depois.
O processo dos irmãos podem ser feitos juntos, enviando cada um completo dentro de um envelope, e colocando os dois dentro do mesmo envelope amarelo da DHL só para remessa. Chegando lá eles são separados, e cada um segue seu caminho.
Eu quem fiz o processo do meu pai, estudei e recebi todas as orientações aqui no FORUM e do meu Marido que é Português, o meu avô foi registrado apenas com o nome de Alfredo lá na paroquia de Mondrões, eu e meu marido colocamos junto da documentação uma carta explicando isso, talvez tenha sido sorte ou a pessoa que analisou os documentos entendeu isso perfeitamente, pois estava tudo lá na certidão narrativa, registro, nome dos pais, avôs e etc, sim eu tive um exigência por causa da certidão de nascimento do meu pai e eu já esperava por isso, também pediram aquela certidão que é cópia do livro de Registro, consegui isso em tempo recorde, pois, tivemos a ajuda de parentes de Portugal, conclusão aprendendo com os erros para os próximos pedidos.
Já o processo da minha tia, que foi enviado antes do meu pai, foi feito por um consultor de cidadania, eu realmente não sei te dizer o que ele fez, em Dezembro quando fui responder minha exigência, eu sabia que a da minha tia ainda não tinha sido aprovada, enviei a certidão retirada do livro para minha prima, pois, achei que talvez ela fosse precisar também, então ela me informou da segunda exigência do processo da minha tia, eu me ofereci para ajudar, porém, nessa época eu estava na Suíça, foi somente quando eu retornei ao Brasil, que começamos a resolver cada passo dessa exigência, e nesse meio tempo minha tia ficou muito doente, minha prima queria desistir, mas, eu não deixei e lutamos até o fim para responder as exigências e seguir com o processo, como pode ver finalizado com sucesso. Meu avô paterno era o Português, e ele foi o declarante dos dois filhos logo do nascimento. Sinceramente eu acho que a pessoa que iniciou o processo da minha tia não colocou todos os documentos necessários (o básico), um deles tenho quase certeza que foi a certidão de casamento dos meus tios para provar o nome diferente, essa foi uma das exigências, é preciso ficar atento aos detalhes sempre e conferir tudo mil vezes. Agora estou fazendo a transcrição de casamento da minha tia e logo iniciar os processos dos meus primos.
Kkkkk pode deixar que vou tentar poupar meus dedos, eu confio muito nessa bola de cristral.
Obrigado. Realmente deve ter sido "o conjunto da obra" no processo de sua tia. Eles devem ter percebido que tinha um despachante atuando, e por isso foram mais exigentes que o usual. Eles não deixam, porque ser despachante é ilegal. Não afeta a sua tia, ou sua prima, mas criam dificuldades extra no processo por causa disso. Isso explica por que "deram uma dura" nela. Se ela mesma tivesse assinado o requerimento teria sido muito mais suave.
Sim, precisaria da certidão de casamento dela. Mas fazer em Aveiro, traz suas dificuldades. Ter um despachante provavelmente ilegal, faz serem mais duros ainda, para desencorajar esses atos no futuro. Faltar documentos, mostra que o despachante era incompetente. Rsrsrs
O problema é com o despachante, não com sua tia, nem sua prima. Elas são vítimas, mas acabou afetando o processo, e foi prejudicada.
Artigo 1.1 - Apenas os licenciados em Direito com inscrição em vigor na Ordem dos Advogados e os solicitadores inscritos na Câmara dos Solicitadores podem praticar os actos próprios dos advogados e dos solicitadores.
Artigo 6º - São ainda actos próprios dos advogados e dos solicitadores os seguintes: a) A elaboração de contratos e a prática dos actos preparatórios tendentes à constituição, alteração ou extinção de negócios jurídicos, designadamente os praticados junto de conservatórias e cartórios notariais;
Artigo 7.º - Crime de procuradoria ilícita
1 - Quem em violação do disposto no artigo 1.º a) Praticar actos próprios dos advogados e dos solicitadores; b) Auxiliar ou colaborar na prática de actos próprios dos advogados e dos solicitadores; é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
@gandalf é as vezes as pessoas acabam confiando nesses "golpes", mas, graças a Deus no final tudo ficou bem, pode deixar que vou contar para ela essa sua informação tão valiosa, que fica aqui de ensinamento para todo mundo que não quer ter "trabalho" e designa algo tão sério e precioso na mão de estranhos.
Eu sei que minha tia assinou todos os formulários, porém, como disse me foge muitos detalhes infelizmente. O pior de tudo você não sabe, nem mesmo ele sabia se daria certo o processo da minha tia, ele ainda pediu que meus primos enviassem os documentos deles também, conclusão, perdeu-se muito tempo e dinheiro nessa brincadeira, muita falta de responsabilidade e cuidado, por parte de quem fez o processo. LIÇÃO para a vida!
Aveiro realmente é complicado, nunca consegui entender porque foi enviado para lá e não para a ACP.
muito obrigada pela sua previsão no processo da @isabelfontinha. estamos com as mesmas datas de envio, entrega e senha. Estou muito otimista então.
preciso correr pq meu filho faz 18 anos em dezembro e ainda tenho transcrição de casamento pra fazer antes (ainda bem que no Rio tá correndo rápido esse processo).
Veja bem que nem todo despachante é ilegal. Se estiver registado na OAP ou na Junta, a pessoa pode exercer legalmente a função.
Estagiários de escritórios de advocacia, solicitadores, são permitidos. Não sei se é o caso da sua tia. Apenas achei que podia ser uma explicação para terem dado uma dura. Eles percebem quando tem um despachante atuando.
E quando é um advogado, geralmente mudam até o lingo, o legalês, para as exigências. O fato de ter duas exigências num mês foi sintomático.
Vai dar tranquilo para o seu filho. Apenas fique atenta se não tem exigência. O momento da aprovação é crítico. Ou aprova 6-verde ou tem exigência 4-laranja. A partir da semana que vem, comece a olhar diariamente.
Se tiver tido exigência, eles lêem pra você, e ainda terá a sexta-feira para fazer alguma coisa se for necessário, pedir um documento no cartório, e se mover prontamente. A chance de ter exigência é baixa, 10%, mas tem que ser considerada se tem prazo apertado.
Bom dia! Gostaria muito da valiosa opinião de vocês sobre o seguinte: meu irmão recebeu a atribuição de cidadania agora em junho. Estou ajudando a montar o processo de meu sobrinho, filho desse irmão. Acontece que após eles terem retirado a certidão do cartório já certificada e apostilada, perceberam que o RG do meu irmão na certidão de nascimento de meu sobrinho está com um número trocado. Vocês acham melhor retificar? Está tudo pronto para enviar para a ACP só temos esse detalhe...
Comentários
Vi esta nova mensagem agora...
Alguem mais esta enfrentando problemas no pgamento dos emolumentos do art 1C 175€ ?
Toda vez q termino o pagamento diz que foi cancelado e pra voltar pra pagina do Irn
Obrigado, @jubsal e @gsvgl !
Ficarei de olho.
Estou temendo que os processos dos meus sobrinhos caiam em exigência (pois enviamos ainda com CNH do meu irmão), por isso estava tentando acompanhar com mais frequência no sistema. Vamos ver...
@Joaopcaro
Tb estava com este problema ao usar o cartão do NuBank (que já havia utilizado para outros pedidos e funcionava sem problema). Testei depois com meu cartão da TransferWise e funcionou de primeira.
Boa tarde!
Prezados eu estou com uma dúvida no processo de atribuição para neto. Nas certidões de nascimento do filho do português, não consta que o português foi o declarante no texto, apenas que ele é filho legitimo e que estava presente no dia do registro. O filho do português foi registrado antes de completar um ano de nascimento. Na certidão de nascimento só consta a assinatura do oficial do cartório, não consta assinatura dos pais e nem testemunhas, não sei porquê, ou se é porque não sabiam assinar. Vou realizar a transcrição de casamento para aumentar a viabilidade do processo. Porém gostaria de saber se é obrigatório constar na certidão de nascimento de maneira explícita que o português foi o declarante?
Atualizando: Recebemos hoje o assento da minha Tia, processo finalizado e familia feliz kkkkk
@isabelfontinha
Parabéns!!!
E nada de sair o assento do meu filho. Tá chegando a quase um mês desde a aprovação...
@Rodrigo79 a gente quase infarta de tanta ansiedade né, esse da minha tia fou um parto de elefante!
O meu e da minha irmã ta quase saindo kkkkkkk eu consulto o site a cada hora do dia, um horror kkkkk
@jonathasbr
Essas instabilidades na consulta são comuns, e em geral duram pouco tempo. Geralmente duram 1 ou 2 dias.
Mas a questão dos sobrinhos não é assim que se resolve. Você já sabe que haverá exigência. Se antecipa na solução.
Faça uma cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte de ambos os pais (e dos filhos com 14+ anos). Se não tem o documento, é hora de correr pra fazer ou o RG ou o Passaporte. Em geral consegue em 1 ou 2 dias, mas tem que fazer.
Faça um requerimento pedindo que seja juntado ao processo dos filhos, e descreve o NºProcesso e nome de cada um. Uma cópia para todos.
@gandalf
Muito obrigado pelos esclarecimentos! Agora tenho mais confiança para mandar pra ACP Porto.
Meu pai foi sim o declarante dos filhos, fico aliviado que não vou precisar fazer o processo de casamento dele. Estou surpreso que a minha mãe, mesmo separada do meu pai, tem o direito de cidadania também hahaha. Os apostilamentos de RG que eu preciso fazer agora na verdade são para o processo do meu pai, para o meu que sou de maior e da minha irmã, que já completou 14 anos. Quero apostilar todos de uma vez pra já deixar tudo pronto para assim que o do meu pai estiver registrado, eu já enviar o meu e da minha irmã juntos.
Nesse caso eu não preciso apostilar o RG do meu pai 2 vezes né? O documento enviado pro processo dele já vai valer pro da minha irmã?
Boa noite!!
Recebi ontem, 18/07 meu assento de nascimento!
Processo 100% finalizado!
Agora sigo para a saga de tirar o CC e o passaporte, porque está difícil conseguir agendamento em SP ou Santos.
Também vou começar o processo de nacionalidade da minha irmã. Quando enviar mando os dados para colocar na planilha!
Obrigada!! @gandalf e @Leticialele
@Danifernanda , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!
@gandalf lhe agradeço pelas informações.
No caso, o (a) português é a mãe.
Os filhos realmente são frutos do 2° casamento do pai, contudo, o pai é o brasileiro.
Como a mãe é a portuguesa, estou enviando o assento de nascimento e de casamento da mãe. Ela é casada e nunca se divorciou.
Isso muda algo?
@Claudio Luiz , se é o pai brasileiro o divorciado, basta transcrever o casamento da portuguesa com ele, se é o primeiro casamento dela!
@gandalf recebi ontem meu cartão cidadão, agora esperando o passaporte, deve está a caminho TB!
@Danifernanda parabéns! Se passagem aérea não tivesse pela hora da morte, poderia solicitar seus documentos pelo consulado daqui (Salvador). Mas o custo não compensa. Boa sorte aí na busca por vaga, espero que consiga o mais breve possível.
@Nandalobao
Parabéns. Agora vc é Tuga "de papel passado" e "de carteirinha". Rsrsrs
Talvez nunca tenha pensado o que essas expressões realmente significavam. Pra você agora fazem toda a diferença.
@Claudio Luiz
Então é como a Leticialele já disse acima. É o único casamento da portuguesa, e é o único a ser transcrico.
A questão do divórcio do pai já ficou resolvida no BR somente, era condição para que o pai se casasse. Não afeta a nacionalidade, nem dos filhos, nem a dele próprio.
@Danifernanda
Parabéns à nova Tuga.
Só uma pergunta: Você tem duas entradas na planilha, com datas ligeiramente diferentes, e uma delas incompleta. Imagino que os dados corretos sejam o da linha 202, mais completa, confirma?
Linha 202: 16xxx/22 Daniela F Rodrigues (@Danifernanda) 31/01/2022 04/02/22 05/07/22 18/07/22
Linha 697: SemNº Daniela Fernanda (@Danifernanda) 25/01/2022 senha-em-branco
@isabelfontinha
Clicar várias vezes? Não falo nada... Rsrs https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282834/#Comment_282834
Para descansar seu dedinho do click-click, sua aprovação 6-verde sairá em 28-29 de Julho. Daí mais 2 semanas para 7-verde. Como dia 15 é feriado, o assento sairá 17/08. É o que diz a bola de cristal da planilha. A consulta no site tem um atraso de uns 2 dias.
Uma coisa que estou matutando:
Por que seu pai, que fez no ACP 19/07/21, não precisou da transcrição do casamento dos pais dele, e finalizou 22/02/22. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279223/#Comment_279223
Sua tia que fez em Aveiro 13/03/21, atrasou 8 meses por causa da transcrição feita em 19/04/22, levou 16 meses, finalizou em 18/07/22? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/296068#Comment_296068
Dos avós, quem era português, o avô, a avó, ou ambos? Quem foi o declarante do seu pai? Quem foi declarante da sua tia, e com que idade?
@michael_scott04
Sobre sua pergunta da homologação do divórcio no outro tópico:
não convém contar com o ovo que a galinha não botou ainda.
Pode sim ter algum paralelismo, mas espere pelo menos as coisas se encaminharem, e o advogado te dar uma previsão realista do término. Concluída a homologação de sentença, ainda tem a transcrição do 2º casamento, que leva 3 semanas.
O seu processo como filho (1C) vai estar concluído em 5 meses, e ser analisado 3 meses depois que der entrada no ACP. Nessa hora a transcrição tem que estar feita, eles conferem no sistema, e segue em frente. O melhor seria aguardar, e saber se não teve erros, exigências, divergência dos dados em relação a sua certidão. Afobação pode custar $$ pra resolver depois.
O processo dos irmãos podem ser feitos juntos, enviando cada um completo dentro de um envelope, e colocando os dois dentro do mesmo envelope amarelo da DHL só para remessa. Chegando lá eles são separados, e cada um segue seu caminho.
@gandalf
Eu quem fiz o processo do meu pai, estudei e recebi todas as orientações aqui no FORUM e do meu Marido que é Português, o meu avô foi registrado apenas com o nome de Alfredo lá na paroquia de Mondrões, eu e meu marido colocamos junto da documentação uma carta explicando isso, talvez tenha sido sorte ou a pessoa que analisou os documentos entendeu isso perfeitamente, pois estava tudo lá na certidão narrativa, registro, nome dos pais, avôs e etc, sim eu tive um exigência por causa da certidão de nascimento do meu pai e eu já esperava por isso, também pediram aquela certidão que é cópia do livro de Registro, consegui isso em tempo recorde, pois, tivemos a ajuda de parentes de Portugal, conclusão aprendendo com os erros para os próximos pedidos.
Já o processo da minha tia, que foi enviado antes do meu pai, foi feito por um consultor de cidadania, eu realmente não sei te dizer o que ele fez, em Dezembro quando fui responder minha exigência, eu sabia que a da minha tia ainda não tinha sido aprovada, enviei a certidão retirada do livro para minha prima, pois, achei que talvez ela fosse precisar também, então ela me informou da segunda exigência do processo da minha tia, eu me ofereci para ajudar, porém, nessa época eu estava na Suíça, foi somente quando eu retornei ao Brasil, que começamos a resolver cada passo dessa exigência, e nesse meio tempo minha tia ficou muito doente, minha prima queria desistir, mas, eu não deixei e lutamos até o fim para responder as exigências e seguir com o processo, como pode ver finalizado com sucesso. Meu avô paterno era o Português, e ele foi o declarante dos dois filhos logo do nascimento. Sinceramente eu acho que a pessoa que iniciou o processo da minha tia não colocou todos os documentos necessários (o básico), um deles tenho quase certeza que foi a certidão de casamento dos meus tios para provar o nome diferente, essa foi uma das exigências, é preciso ficar atento aos detalhes sempre e conferir tudo mil vezes. Agora estou fazendo a transcrição de casamento da minha tia e logo iniciar os processos dos meus primos.
Kkkkk pode deixar que vou tentar poupar meus dedos, eu confio muito nessa bola de cristral.
@Danifernanda Parabéns!!!!!!!
@isabelfontinha
Obrigado. Realmente deve ter sido "o conjunto da obra" no processo de sua tia. Eles devem ter percebido que tinha um despachante atuando, e por isso foram mais exigentes que o usual. Eles não deixam, porque ser despachante é ilegal. Não afeta a sua tia, ou sua prima, mas criam dificuldades extra no processo por causa disso. Isso explica por que "deram uma dura" nela. Se ela mesma tivesse assinado o requerimento teria sido muito mais suave.
Sim, precisaria da certidão de casamento dela. Mas fazer em Aveiro, traz suas dificuldades. Ter um despachante provavelmente ilegal, faz serem mais duros ainda, para desencorajar esses atos no futuro. Faltar documentos, mostra que o despachante era incompetente. Rsrsrs
O problema é com o despachante, não com sua tia, nem sua prima. Elas são vítimas, mas acabou afetando o processo, e foi prejudicada.
Depois mande pra sua prima: https://dre.pt/dre/detalhe/lei/49-2004-479604
Artigo 1.1 - Apenas os licenciados em Direito com inscrição em vigor na Ordem dos Advogados e os solicitadores inscritos na Câmara dos Solicitadores podem praticar os actos próprios dos advogados e dos solicitadores.
Artigo 6º - São ainda actos próprios dos advogados e dos solicitadores os seguintes: a) A elaboração de contratos e a prática dos actos preparatórios tendentes à constituição, alteração ou extinção de negócios jurídicos, designadamente os praticados junto de conservatórias e cartórios notariais;
Artigo 7.º - Crime de procuradoria ilícita
1 - Quem em violação do disposto no artigo 1.º a) Praticar actos próprios dos advogados e dos solicitadores; b) Auxiliar ou colaborar na prática de actos próprios dos advogados e dos solicitadores; é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
Olá pessoal, como estão bem dispostos?
Já faz um tempo que fiz meu processo e meu irmão está querendo fazer a nacionalidade dele, o processo permanece o mesmo?
Digo : 1- Acento do Pai Portuguesa
2- certidão de inteiro teor por copia reprografia e apostilada (o apostilamento mudou? consigo fazer online?)
3 - RG autenticado e apostilado
4 - Formulario 1C pagar e preencher, reconhecer firma da assinatura.
Estou esquecendo de algo?
Desde já agradeço por toda a ajuda de sempre.
Melhores Cumprimentos
Há #Feliz em Ponte de Sor. Onde as temperatura passam dos 40º
@gandalf é as vezes as pessoas acabam confiando nesses "golpes", mas, graças a Deus no final tudo ficou bem, pode deixar que vou contar para ela essa sua informação tão valiosa, que fica aqui de ensinamento para todo mundo que não quer ter "trabalho" e designa algo tão sério e precioso na mão de estranhos.
Eu sei que minha tia assinou todos os formulários, porém, como disse me foge muitos detalhes infelizmente. O pior de tudo você não sabe, nem mesmo ele sabia se daria certo o processo da minha tia, ele ainda pediu que meus primos enviassem os documentos deles também, conclusão, perdeu-se muito tempo e dinheiro nessa brincadeira, muita falta de responsabilidade e cuidado, por parte de quem fez o processo. LIÇÃO para a vida!
Aveiro realmente é complicado, nunca consegui entender porque foi enviado para lá e não para a ACP.
Bom dia!
@gandalf a da linha 202 é a correta.
Eu devo ter outro registro também finalizado do ano passado que foi o processo do meu pai, mas o 697 pode ser removido.
Obrigada!
@gandalf
muito obrigada pela sua previsão no processo da @isabelfontinha. estamos com as mesmas datas de envio, entrega e senha. Estou muito otimista então.
preciso correr pq meu filho faz 18 anos em dezembro e ainda tenho transcrição de casamento pra fazer antes (ainda bem que no Rio tá correndo rápido esse processo).
ansiedade aqui que fala!
@isabelfontinha
Veja bem que nem todo despachante é ilegal. Se estiver registado na OAP ou na Junta, a pessoa pode exercer legalmente a função.
Estagiários de escritórios de advocacia, solicitadores, são permitidos. Não sei se é o caso da sua tia. Apenas achei que podia ser uma explicação para terem dado uma dura. Eles percebem quando tem um despachante atuando.
E quando é um advogado, geralmente mudam até o lingo, o legalês, para as exigências. O fato de ter duas exigências num mês foi sintomático.
@Carolm
Vai dar tranquilo para o seu filho. Apenas fique atenta se não tem exigência. O momento da aprovação é crítico. Ou aprova 6-verde ou tem exigência 4-laranja. A partir da semana que vem, comece a olhar diariamente.
Na 5ª feira ligue às 10:00am na Linha de Registos para saber. Quem sabe recebe a boa notícia de que foi aprovado naquele dia? Se ficar só olhando o site, só vai saber sábado ou domingo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/294874/#Comment_294874
Se tiver tido exigência, eles lêem pra você, e ainda terá a sexta-feira para fazer alguma coisa se for necessário, pedir um documento no cartório, e se mover prontamente. A chance de ter exigência é baixa, 10%, mas tem que ser considerada se tem prazo apertado.
Bom dia, gente!!!
O processo do meu filho ainda continua na posição 4. Haja ansiedade!!! @gandalf faz uma previsão beeemm otimista pra mim, por favor? rsrsrs.
Bom dia! Gostaria muito da valiosa opinião de vocês sobre o seguinte: meu irmão recebeu a atribuição de cidadania agora em junho. Estou ajudando a montar o processo de meu sobrinho, filho desse irmão. Acontece que após eles terem retirado a certidão do cartório já certificada e apostilada, perceberam que o RG do meu irmão na certidão de nascimento de meu sobrinho está com um número trocado. Vocês acham melhor retificar? Está tudo pronto para enviar para a ACP só temos esse detalhe...