Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1122312241226122812291465

Comentários

  • @gandalf e @Leticialele ... Muito Obrigado pelas informações.

  • Olá pessoal !! Alguém poderia, por favor, me enviar o link dos documentos necessários para fazer a minha atribuição na ACP do Porto? no caso meu pai possui a cidadania portuguesa por conta da minha avó, ele é nascido e casado no Brasil, e foi ele quem me registrou no cartório quando eu nasci. Tenho duvidas ainda nesse caso sobre quais os documentos enviar para a ACP do Porto.

  • @CarlosASP , não acredito que irão deixa-la com o nome de solteira!!

  • @Vinicius Rodrigues

    1) cópia simples do registo de nascimento português do pai;

    2) certidão de nascimento do requerente (eu filho), por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    3) cópia do RG (filho) (ou passaporte, com menos de 10 anos de emissão, com filiação) autenticada e apostilada;

    4) O formulário 1C personalizado (com o nome e o recibo do pagamento) que o requerente recebe por e-mail após o pagamento, impresso a cores frente-e-verso na mesma folha, preencher sem rasuras, deixando para assinar no cartório, para ser certificado por autenticidade. Obtenha o formulário após o pagamento, com cartão de crédito, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C;

    5) Print do email que encaminhou o Formulário, após a confirmação do pagamento (também serve como recibo).

    Mande para o Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @Leticialele esse registo de nascimento português do pai eu consigo onde? é que aqui só tenho a certidão de nascimento dele daqui do Brasil

  • @Vinicius Rodrigues , você disse que seu pai tem a cidadania portuguesa. Assim, ele deve ter um registo de nascimento português, recebido ao término do processo!!

    Pode pedir pelo civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @Leticialele a sim, já sei o que é agora kkkk obrigado

  • Galerinha boa tarde!

    Dei entrada no meu processo por tempo de residência no dia 12 de Janeiro, no Arquivo C. Do Porto, sei que ainda é cedo, mas já fez 6 meses agora e não sai da bolinha 1, ansiedade a mil, alguém mais destas datas?

  • @Leticialele e @Gandalf, remeti meus documentos no dia 15, pelo DHL, rastreio 4494606841 para o Porto, sendo filha de portuguesa, casada com um ítalo-brasileiro, e já tendo 2 filhos, que pretendo depois iniciar os processos para eles dois.

    Favor me incluam na planilha para um suporte e orientação, e desde já parabenizo pela disponibilidade de voces e de outros que contribuem tanto para nos ajudar nesta longa, porém boa, caminhada para obtenção de documento europeu.

    Necessitando de mais informações, por favor, me solicitem que posto aqui.

    sds

  • @Leticialele no caso se a mãe for o português casada aqui no Brasil com um brasileiro e já com o casamento transcrito para portugal, a documentação para a atribuição por ela são as mesmas? no caso seriam os seguintes documentos:

    1) cópia simples do registo de nascimento português da mãe;

    2) certidão de nascimento do requerente (eu filho), por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    3) cópia do RG (filho) (ou passaporte, com menos de 10 anos de emissão, com filiação) autenticada e apostilada;

    4) O formulário 1C personalizado (com o nome e o recibo do pagamento) que o requerente recebe por e-mail após o pagamento, impresso a cores frente-e-verso na mesma folha, preencher sem rasuras, deixando para assinar no cartório, para ser certificado por autenticidade. Obtenha o formulário após o pagamento, com cartão de crédito, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C;

    5) Print do email que encaminhou o Formulário, após a confirmação do pagamento (também serve como recibo).

    Mande para o Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @Vinicius Rodrigues , sim. Se o casamento foi transcrito em Portugal e já aparece averbado na certidão portuguesa da mãe, mande apenas a certidão de nascimento.

    Se o casamento foi transcrito e ainda não aparece na certidão da mãe, mande cópia sim´les tanto da certidão de nascimento quanto da de casamento portuguesa.


  • Boa noite.

    Processo de filho(João Victor) maior.

    Na data 28/02/22 bolinha 1 verde.

    Dia 01/06/22 foi da bolinha 1 verde para bolinha 2 verde.

    Dia 02/06/22 bolinha 3 verde e a bolinha 4 marrom.

    Hoje dia 17/07/22 bolinha 4,5,6 verde e 7 marrom.

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Agora aguardar o assento.

  • creio que faltou informar a forma de pagamento, certo?

    Foi no dia 15 de abril, ATRAVÉS DE MULTIBANCO de minha mãe (e procuradora), e por motivo de enfermidade na família só acabei me atentando sobre o envio esta semana.

    Mais algum outro dado é só pedir!

  • nreisnreis Member

    Pessoal tenho uma dúvida, o cartório da minha cidade apenas faz o reconhecimento por autenticidade do formulário 1C se eu cobrir as partes não preenchidas com risco. Alguem passou por essa situação? Sabe se eu posso ter problemas com portugal por causa disso? E o RG também, eles não fazem reconhecimento por autenticidade, apenas reconhecimento por autenticação. Isso está correto?

  • bom dia!

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/295824/#Comment_295824

    @carloslaranjeira79 vc é residente de Pernambuco ou região?

    sou residente de SP e tambem vi as inumeras vagas no nordeste. Enviei um email ao vice Consulado questionando se por eu ser residente de SP eu poderia estar agendando para emitir os docs lá, mas nao recebi retorno até o momento.

    tenho alguns parentes em PErnambuco, usando algum comprovante deles seria o suficiente @gandalf ?

  • Boa tarde Pessoal!

    O processo do meu filho foi finalizado com a criação do registo de baptismo:

    Entregue pessoalmente em 28/01/22, senha via e-mail em 04/02/22; fase 2 verde em 24/05; fase 4 marrom em 01/06; fase 7 marrom em 05/07/22; fase 7 verde em 15/07/2022; Assento recebido por e-mail em 18/07/2022.

    Mais uma vez obrigado a @Leticialele e ao @gandalf e boa sorte a todos.

  • @MrFreitas parabéns!!

    Espero que essa semana seja com boas notícias.....kkkk

    Boa sorte a todos.

  • editado July 2022

    @GuilhermeBoseja

    Ao mandar para o consulado, você fixa o seu domicílio eleitoral.

    De que documentos vc está falando? Seu processo não concluiu ainda. Provavelmente ainda tem que fazer transcrição do casamento.

    Alguns consulados do nordeste, como o de Recife, são notórios por não cumprir prazos, e outros probleminhas. Em princípio cada consulado tem sua área de abrangência. Se for CC e PEP, precisa ir pessoalmente ao consulado duas vezes, com um intervalo de 6-8 semanas. (só em SP/Santos se faz numa única ida)

    O IRN em Lisboa atenderia sem problemas e o CC e PEP sairia em 2-3 dias. Sim, custa deslocamento, diária de hotel, e taxa de urgência. Mas a passagem de SP para Recife e para Lisboa às vezes fica quase o mesmo preço (fora de temporada), e vc aproveita para fazer turismo. Entraria em PT já como cidadão só com o assento, e faria os docs lá, inclusive a transcrição do casamento. Pode fazer sem agendar, mas idealmente marque pelo menos 6 semanas antes, ou enfrentará uma fila dobra-quarteirão com vagas limitadas. Pensou nisso?

  • Bom dia, tudo bem?

    Estou emitindo minhas certidões de nascimento de Inteiro Teor nos cartórios. Sou residente de Floripa e nasci em Joinville (ambas em SC). Solicitei no cartório de florianópolis minha certidão de inteiro teor reprográfica, porém disseram que só poderiam solicitar para mim a digitada.

    Para solicitar a reprográfica tive de solicitar diretamente ao registro civil de joinville, estou aguardando o recebimento das duas.

    De qualquer maneira, solicitei que a assinatura seja reconhecida do escrevente do registro civil.

    Tem problema de eu enviar as duas certidões juntas no envelope da DHL com o resto dos documentos?

  • editado July 2022

    @ccschultz

    Não precisa pedir reconhecimento de firma. A apostila faz isso.

    Evite mandar a digitada, porque pode ter erros de transcrição, que vc não percebe, e lá na frente vão gerar exigências. Só mande se a reprográfica estiver apagada, ou ilegível. Cometeu um pequeno erro ao pedir uma cert extra. Não cometa outro maior mandando. :-)

    Não entendi sua pergunta sobre enviar duas certidões no envelope DHL.

    Se são dois processos, indo para a mesma conservatória, não tem problema. Pode compartilhar o envio dos dois processos, desde que cada um esteja completo com todos os seus documentos, em um envelope plástico ou de papel pardo fino. Lá eles abrem o envelope DHL, separam os dois processos, e cada um segue seu caminho.

    Se está falando em mandar uma certidão extra em inteiro teor do requerente, como eu disse acima não devia. Mas não tem problema mandar se não tiver divergências ou erros de transcrição. Mas vão ignorá-la. Vão buscar os dados direto na reprográfica apostilada.

    Como você está com dúvidas, sugiro listar aqui exatamente tudo o que está mandando, e pedir que sua lista seja validada. Não deve incluir documentos que não são requeridos, e ao mesmo tempo não pode faltar documentos que precisa. Explique se é processo de maior, homem/mulher, casado(a), quem é o português (pai, mãe, ou ambos), se nasceu no BR ou em PT (seu apelido, e a região tem muitos alemães), onde os pais se casaram, e se o casamento foi transcrito em PT.

  • Entendi gandalf.

    Perguntei pois quando estavamos realizando o processo do meu pai, enviamos a reprográfica e solicitaram a digitada por conta desta questão de dificuldade de leitura na reprográfica.

    No meu caso, já enviaria as duas juntas para evitar este problema (caso aconteça)... mas de qualquer maneira as duas são referentes ao mesmo processo. Uma reprográfica minha (requerente) e uma digitada minha (requerente).

    "Não precisa pedir reconhecimento de firma. A apostila faz isso." - ótimo! obrigado

  • @GuilhermeBoseja realizei minha transcrição de casamento e cartão cidadão no vice consulado do Recife e nunca solicitaram comprovante de residência. Aqui em Recife vc solicita primeiramente o cartão cidadão e após 60 dias solicita o passaporte, aqui não existe o " combo" cc e pep no único pedido. As vagas abrem todo dia 15 para atendimento em 60 dias.

    Agendei meu pep e cc dos meus filhos no dia 15JUl para atendimento em Setembro. Abriram várias vagas em dias e o horários diversos.

  • @bianetto aguarde chegar no ACP. Até 10 dias depois, você deve receber o número do processo e a senha. Quando receber essas informações, nos peça para colocar na planilha.

    Os dados necessários:

    1) Nº do Processo, com os últimos dígitos omitidos. Exemplo: 55XXX/2022

    2) Data do recebimento do processo pela ACP (data da entrega)

    3) Data da senha

    4) Forma de recebimento da senha

    5) Forma de pagamento

  • Acabe de ver na planilha que existe uma pessoa que colocou a forma do processo como digital. Isso está certo ou foi engano?

    É o processo de Juliana Santos Guariento, linha 21 da planilha

  • @Leticialele E @gandalf Por favor preciso de ajuda, sem querer fiz o pagamento do formulário errado, tem como cancelar? e pedir um novo? ai meu Deus não sei o que aconteceu. meu link estava no formulario 1D e não o 1C, agora preenchendo que eu percebi.

  • editado July 2022

    @isabelfontinha

    Se o valor está certo, não tem problema.

    Basta juntar um form padrão preenchido e reconhecido por autenticidade, e grampear junto com o form errado e o e-mail recebido. Faça uma pequena carta explicando que se enganou ao fazer o pagamento.

    aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Vc não está sozinha, mas preste atenção. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21533/pago-o-imposto-1d-ao-inves-do-1c

  • @gandalf eu nem envio o 1D junto certo? aquela informação que vem no cabeçario eu menciono na carta? o valor é o mesmo 175 euros

  • editado July 2022

    @Destefano

    Se a pessoa mandou alguma coisa por DHL, como disse nas Obs, então é porque foi em papel.

    Se tivesse sido digital, não teria mandado nada. Preenche, escaneia docs, e manda. Guarda os papeis com ela, caso peçam. Sem DHL.

    E não adianta perguntar aqui. É gente que veio de grupos de FaceBook.

  • Tenho outra duvida

    Estou fazendo de uma irmã, e ela é casada, eu devo colocar o nome de solteira na parte de cima, pois, a @Leticialele me ajudou nisso uma vez, só que me surgiu uma dúvida agora, como ela é casada, nessa parte aqui eu coloco o nome de casada ou nem preencho.


  • @Destefano grata pela orientação. Assim que tiver todos os dados posto no grupo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.