Busco assento de minha bisavó, por favor me ajudem!

Bom dia!

Quero iniciar o processo de cidadania da minha mãe, neta de portuguesa. Mas as informações a respeito sobre sua avó são escassas. Sou nova neste mundo e peço encarecidamente a ajuda de vocês com dicas ou informações que, com certeza, serão valiosas para mim.

Informações que tenho:

Portuguesa:

Maria José Rodrigues (antes do primeiro casamento: Maria José de Mello);

Filiação: Martinho de Mello e Maria da Glória de Mello

Data de nascimento: desconhecida. Provável ano de nascimento: 1878-1879;

Proveniente da região do Douro, Portugal;

Casou-se com Joaquim Rodrigues Neto, provavelmente entre 1901-1902, em Pedreira-SP, com quem teve um, filho chamado Horácio, nascido entre 1902-1903;

Após viúva, casou-se com meu bisavô Antonio Soto - pode ser Antonio Soto Manzano (filho de Ramon - ou Romão - Soto Castilho e Engracia Manzano Lopes), em 12/07/1907, em Campinas-SP

Falecida em Campinas-SP, em 04/02/1961.

Estou em busca e aguardando as certidões do seu primeiro casamento, em Pedreira-SP, com a esperança de que estas me tragam informações mais precisas.

No FamilySearch encontrei um registro de "Martinho de Mello", de Lagares, Felgueiras, Porto, Portugal, batizado em 07/06/1827. Não sei se poderia ser seu pai. https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FFF-543K

Nos registros da Hospedaria de Imigrantes do estado de SP, encontrei possíveis informações a respeito do seu primeiro marido (Joaquim Rodrigues Netto): chegou sozinho em 09/01/1901, com 30 anos, procedência Lisboa-Santos, no vapor Minho. Também não tenho certeza ser ele.

Em anexo: certidão do segundo casamento e atestado de óbito.

Como disse, sou nova nisso tudo e não tenho experiência alguma nesse tipo de busca. Não tenho condições financeiras para buscar ajuda profissional. Conto com a ajuda e dicas de vocês e, desde já, agradeço de todo coração.


«134

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @kalinepn

    Antes de te ajudar, passe as seguintes informações, por favor:

    1) Quem declarou o filho da portuguesa com o seu bisavô?

    2) Quanto tempo depois do nascimento foi feito o registro?

    3) Qual era a nacionalidade do seu bisavô?

    A depender das respostas, o seu processo pode cair no caso da JULBRA*:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/294572/#Comment_294572

    *Eu não acredito que se aplique, pois o 1° marido era português.

    Nesse caso vc arriscaria enviar como a JULBRA ou teria que transcrever o casamento + o obito do 1° marido, ao menos.

    Vc deve decidir qual o melhor caminho.

    ===

    Também sugiro uma busca pelos registros civis e religiosos de Pedreira no Fs.

    Neles, vc pode envontrar a localidade dos portugueses.

    Os religiosos só presencialmente em um CHF. No fórum, há mais detalhes sobre os Centros Históricos da Familia.

    Abraços

  • @kalinepn

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • editado July 2022

    @kalinepn

    Sugiro não se limitar a buscas ao usar o FS. Mas criar a árvore genealógica lá.

    É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

    Outro dia mesmo achei em 10 minutos a freguesia de um português (e com isso o batismo depois). Estava listada na certidão de casamento no Brasil de um dos outros filhos (que seria tio-avô da pessoa que estava buscando os documentos). Mas só essa certidão específica falava a freguesia, em todas as outras de todos os outros descendentes só aparecia "Portugal". Estava lá anexada numa árvore essa certidão de casamento, dando sopa, com a informação de bandeja pronta para quem pesquisasse.

    Nem sempre vai achar, mas só se sabe tentando.

  • @kalinepn

    deve ser o registro da Maria nº7 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=38925&FileID=591094

    freguesia de Lousã / Lousã / Coimbra 

  • @guimoss @Kleber Silva Aguiar

    Gente, não estou acreditando! Estou emocionada e sem palavras para descrever o tamanho da gratidão a vocês!

    @guimoss MUITO obrigada por todas as informações, eu não tinha conhecimento de nada disso. Agora, com a sua ajuda, estou ciente e vou conseguir estudar o melhor caminho.

    Ontem a noite obtive a informação, com um parente distante, de que ela possivelmente seria de "Lousã" e, hoje, ao abrir o fórum, me deparo com o próprio registro dela, encontrado pelo @Kleber Silva Aguiar MUUUUUUUITO obrigada, Kléber! Que Deus inunde a sua vida com todas as bençãos que Ele tem pra você e sua família!

    Estou encantada e emocionada com o apoio e ajuda mutua desta comunidade! Serei eternamente grata.

    Sei que tenho um longo caminho pela frente, principalmente após as orientações do @guimoss , mas o mais difícil vocês me proporcionaram!

    Obrigada, obrigada, obrigada!!!!!

  • @CarlosASP Muuuuito obrigada, Carlos!

    Comecei minha árvore no FS, mas ainda estou aprendendo a mexer na ferramenta. Ótima dica! Obrigada de coração.

  • @Kleber Silva Aguiar

    A partir deste momento, com este registro encontrado, o que eu devo fazer?

  • @guimoss

    Com relação às suas perguntas, veja:

    1) Quem declarou o filho da portuguesa com o seu bisavô?

    A filha da portuguesa era minha avó, que foi declarada pelo pai, meu bisavô espanhol.

    Minha avó, falecida, também se casou duas vezes: viúva do primeiro casamento, casou-se com meu avô.

    2) Quanto tempo depois do nascimento foi feito o registro?

    Ela foi registrada 8 dias após o nascimento: nasceu 26/10/1922 e o registro foi lavrado em 03/11/1922.

    3) Qual era a nacionalidade do seu bisavô?

    Meu bisavô era espanhol.

    Como vc sugere que eu siga com o processo? Não faço idéia dos caminhos que devo seguir a partir de agora, com o assento localizado.

    Mais uma vez, muito obrigada!

  • @kalinepn , peça o assento de batismo certificado ao Arquivo Distrital do Porto - https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/

    Siga as instruções - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Como foi o espanhol o declarante, precisará transcrever o casamento da bisavó e, para isso precisa da certidão de nascimento dele e da certidão de casamento.

  • @kalinepn , o @Kleber Silva Aguiar tem razão!! Desculpem!!

    Terá que pedir à Universidade de Coimbra.

    Na Universidade de Coimbra, peça:

    "As certidões que se encontram prontas são compostas por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento. Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos de pedidos de cidadania, e tem um custo de 20,00€."

    PAGAMENTO À UNIVERSIDADE DE COIMBRA (atualizado em 10 de junho de 2021): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18167/arquivo-universidade-de-coimbra-nao-aceita-cartao-alguem-conseguiu-fazer-vale-postal#latest

  • @Leticialele @Kleber Silva Aguiar

    Muito obrigada pelas orientações, gente! Mas ainda fiquei com dúvidas. Vcs, com certeza, me esclarecerão. Vou colocar as afirmações conforme entendi. Me digam onde estou certa e onde estou errada, por favor.

    o @Kleber Silva Aguiar conseguiu localizar, então diga-se que já tenho o assento da portuguesa.

    A portuguesa casou-se com um português aqui no Brasil. Então, será necessário encontrar a certidão de casamento deles, além das certidões de nascimento e óbito dele.

    Após, casou-se com meu bisavô espanhol. Já possuo a certidão deste casamento e o atestado de óbito dele. Preciso, então, encontrar a certidão de nascimento dele na Espanha.

    Deste segundo casamento nasceu minha avó, registrada em nome dos dois (portuguesa e espanhol), com registro lavrado pelo pai espanhol. Minha avó, também casada duas vezes (sou descendente do segundo casamento - ocorrido após falecimento do primeiro marido) já é falecida. Quais documentos dela e dos casamentos dela seriam necessários?

    Encontrei a lista de passageiros do vapor que meu bisavô chegou em Santos vindo da Espanha. Vcs sabem me dizer onde eu conseguiria encontrar a certidão espanhola? Por enquanto não encontrei nada sobre ele no FS, apenas a certidão de casamento dos seus pais.

    Ah, outra dúvida: como proceder quando há divergência de dados? O nome dela aqui no Brasil era Maria José de Mello. No assento, conta como Maria da Encarnação…

    Desde já e mais uma vez, muito obrigada!

  • @kalinepn

    A portuguesa casou-se com um português aqui no Brasil. Então, será necessário encontrar a certidão de casamento deles, além das certidões de nascimento e óbito dele.

    A de casamento e do óbito do 1° nubente, com certeza*.

    * Vc pode fazer sem o nascimento (transcrição com supressão - busque no forum o tópico a respeito) de um dos cônjuges. Geralmente, se usa para estrangeiros, mas imagino que possa ser feito com os dois cônjuges portugueses.

    Olhe essa msg, que vc entenderá o procedimento e as suas opções:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/295438/#Comment_295438

    Vc não pode transcrever o 2° casamento, sem antes fazer o primeiro.

    A nossa moderadora @Leticialele entende - e eu concordo - que essa obrigação seria da portuguesa, não dos descendentes dela.

    Mas, eu não vi menhum caso em que tenha sido aceita a transcrição do 2° casamento, sem ter transcrito o primeiro.

    ===

    Sobre o 1° conjuge da bisavó portuguesa, vc disse o seguinte:

    Casou-se com Joaquim Rodrigues Neto, provavelmente entre 1901-1902, em Pedreira-SP, com quem teve um, filho chamado Horácio, nascido entre 1902-1903

    Se vc localizar esse Horácio, vc terá o nome dos pais dos portugueses, o que te ajudará na busca pelo 1° cônjuge.

    Se vc localizar os registros religiosos, pode haver menção à localidade de nascimento dos nubentes. Esses costumam ser bastante detalhados.

    ===

    Minha avó, também casada duas vezes (sou descendente do segundo casamento - ocorrido após falecimento do primeiro marido) já é falecida. Quais documentos dela e dos casamentos dela seriam necessários?

    Da sua avó (filha da portuguesa com o espanhol), vc só precisa da certidão de nascimento em inteiro teor digitada e apostilada.

    Por segurança, vc poderia averbar os dois casamentos e o óbito do 1° marido da sua avó, pelo nome diferente dela na certidão de nascimento da Requerente.

    Mas eu só faria isso, se houvesse alguma exigência.

    E kembre-se de procurar por divergências entre as certidões. Todas as demais devem bater com o assento de batismo da portuguesa.

    Continua...

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @kalinepn

    Encontrei a lista de passageiros do vapor que meu bisavô chegou em Santos vindo da Espanha. Vcs sabem me dizer onde eu conseguiria encontrar a certidão espanhola? Por enquanto não encontrei nada sobre ele no FS, apenas a certidão de casamento dos seus pais.

    Vc tem que procurar um "Fórum Cidadania Espanhola" para essa pergunta, rs.

    Perdão pela piada, rs.

    Mas, em registros religiosos brasileiros, há o costume de indicar o local de nascimento.

    E tb, vc pode fazer a transcrição com supressão (duas, se necessário) dos dois casamentos + o obito fo 1° conjuge em Portugal.

    ===

    Ah, outra dúvida: como proceder quando há divergência de dados? O nome dela aqui no Brasil era Maria José de Mello. No assento, conta como Maria da Encarnação

    Não acredito que isso seja uma divergência, pois no batismo so aparece o prenome.

    No seu caso, "Maria da Encarnação" é um prenome composto e o nome completo dela no Brasil pode ter vindo de um ou dos 2 maridos, dos pais ou avós dela.

    É bom conferir por isso e por divergências em cada certidão a ser utilizada.

    Se houver alguma, vc tem que verificar com o cartório brasileiro os requisitos, mas geralmente, é o apostilamento em uma PGR de PT e registro da certidão estrangeira apostilada no RTD.

    Tem uma em Coimbra, mas eu mandaria para Lisboa (verifique a possibilidade com a PGR Lisboa), pois é mais barato, menos burocrático e aceitam certidões de todo o país. Teve um forista com problemas com a PGR de Coimbra.

    Para mais detalhes:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p15

    Eu tb procuraria o passaporte dela em Coimbra ou no Porto, pelo site do tombo.

    Continua...

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @kalinepn

    Como o seu bisavô é Espanhol, há um projeto de lei que discute a nacionalidade para netos e na discussão, há quem pretenda estender aos bisnetos de espanhóis.

    O link:

    https://www.eurodicas.com.br/cidadania-espanhola-para-bisnetos/

    É algo a ficar de olho.

    ===

    A certidão de batismo da portuguesa deve ser a digitada.

    Acho que em Coimbra, o modelo é híbrido, mas é bom perguntar.

    Em Retificações, somente são aceitas as digitadas.

    Espero ter sido de ajuda.

    Abraços

  • @guimoss

    com certeza me ajudou MUITO!

    Consegui a certidão de casamento da minha bisavó com seu primeiro marido português. Agora, com os dados contidos lá, buscarei o assento dele e sua certidão de óbito.

    Quanto ao meu bisavô, tenho os dados de sua chegada ao Brasil, vamos ver se consigo os documentos da origem dele.

    Muito obrigada por todos os esclarecimentos, por todas as dicas!

  • @kalinepn

    Sem problemas. Se precisar, é só chamar.

    Se vc souber de algum lugar para procurar parentes espanhóis, por favor, informe.

    É o casamento civil ou religioso da bisavó com o 1° marido?

    O religioso possui mais dados, em regra.

    Se quiser, poste os dados que o fórum te ajuda.

    Abraços

  • @guimoss

    Agradeço muito!

    Estou pesquisando como poderei localizar a certidão do meu bisavô espanhol e, com certeza, compartilharei com vocês quando descobrir o caminho.

    Sobre a certidão do primeiro casamento da minha bisavó, por enquanto localizei apenas o registro civil.

    Infelizmente a diocese não encontrou o casamento religioso. Mas, agora, tenho a data exata do casamento e, se a certidão civil me trouxer dados mais precisos, espero conseguir o religioso também!

    Estou na expectativa de receber a certidão para analisar os dados do primeiro marido e, qualquer coisa clamarei pela ajuda de vocês!

  • @kalinepn

    A busca de registros religiosos a que me referi é no link que eu postei acima.

    Lá há registros civis (abertos e bloqueados) e registros religiosos.

    Estes último são msis detalhados e informam a Diocese portuguesa do nascimento, informação que te levará ao batismo.

    Com o 1° casamento da sua bisavó e/ou o batismo do Horácio, vc poderá achar o pai dele. Por isso que eu recomendei a divulgação.

    Eu recomendo que vc poste os dados não-privados ou as imagens desses documentos, como o nascimento do Horácio, para se verificar o nome dos avós paternos dele.

    ===

    Estou na expectativa de receber a certidão para analisar os dados do primeiro marido e, qualquer coisa clamarei pela ajuda de vocês!

    Vc não precisa esperar. Busque no link da cidade postado acima ou vá em um CHF, o que for mais perto da sua residência.

    Se vc informar o seu municipio, eu vejo os CHFs mais próximos de vc.

    Abraços

  • @guimoss

    Bom dia!

    Então, infelizmente a Diocese de Amparo, à qual Pedreira-SP é pertencente, não encontrou o registro do matrimônio. Realmente também não encontrei, no link do FS, o registro próximo à data do registro civil.

    Confesso que parei as buscas pelo Horácio por quase não ter dados sobre ele, vou retomar.

    @guimoss não sei onde posso achar o CFH mais próximo a mim, vc pode ver pra mim, por favor? Agradeço muito! Sou de Bragança Paulista-SP.

    Obrigada, obrigada!!!

  • @guimoss

    Acredito que o CHF mais próximo a mim seja o de Campinas-SP, já entrei em contato via e-mail para me informar.

    Já consegui boas informações a respeito do Horácio (local e data de nascimento e casamento), mas não consegui localizar os registros sozinha. Entrei em contato com a diocese de Campinas, onde ele nasceu, estou esperançosa.

    Obrigada!!!!

  • @kalinepn

    É melhor entrar em contato, de acordo com o tutorial abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

    Geralmente, os registros religiosos estão abertos. Basta folhear.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Infelizmente os registros de Pedreira estão bloqueados, tanto os civis como os religiosos.

    Também estão bloqueados os registros que poderiam me levar ao nascimento do filho Horácio em Campinas, e os registros que poderiam me levar à busca do óbito do Joaquim.

    Com isso, segui suas orientações e entrei em contato com o CHF através do FS. Me recomendaram a ir pessoalmente em um CHF realizar a busca, tais registros estão disponíveis la.

    Se a certidão de casamento vinda de Pedreira não me trouxer informações suficientes, irei até um CHF.

    Muito obrigada, mais uma vez!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @kalinepn

    Conforme o @Guilherme Moreira disse acima e eu mais acima, os livros religiosos estão abertos.

    Somente uma parte dos registros civils está fechada.

    Busque em um dis links de Pedreira que foram disponibilizados para você.

    Boa sorte!

  • @Guilherme Moreira @guimoss

    Mais uma vez, obrigada pela ajuda pessoal.

    Infelizmente, continuo sem encontrar nesses arquivos paroquiais. O que vai de encontro com a resposta que obtive da diocese (o registro não foi encontrado).

    O filho, Horácio, nasceu em Campinas, mas os registros daquele período estão bloqueados, assim como os civis de Pedreira no período de casamento de seus pais.

    Pretendo ir a um CHF ainda nesta semana. Creio não estar longe de encontrar.

    Obrigada!

  • @kalinepn

    Marquei a @Biancagrieger neste tópico, pois acho que ela pode precisar de uma ajuda sua.

    Boa sorte na sua busca!

  • @kalinepn Você poderia me ajudar a buscar um documento no CHF? É minha ultima opção, tentei as buscas por aqui e tentei os cartórios mas está impossível encontrar o registro de casamento que procuro. Tentei enviar uma mensagem privada mas não consegui

  • @Biancagrieger

    @kalinepn

    Se vcs quiserem conversar em privado, me avisem que eu mando uma msg privada, envolvendo as duas.

    Mas, acho que eu tb receberia as msgs.

    Enfim, se quiserem, é só pedirem.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.