Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1121712181220122212231452

Comentários

  • Boa tarde pessoal, alguém poderia incluir meu irmão na planilha, por favor.

    Eu e meu irmão enviamos juntos, no entanto, não recebi a chave e por enquanto não responderam meus e-mails.

    Otavio, 28 anos

    processo: 78xxx-22

    Entregue pela DHL em 30/05/22

    Chave em 06/06 por email.

    Pagamento com nubank.

    Muito obrigada!

  • Bom dia a todos. Recentemente pedi urgencia no meu processo de pai pra filho no ACP pq estou estudando na Alemanha, mas eles negaram.

    Ocorre que ontem recebi uma proposta de emprego na minha área.

    Diante disso, é possível pedir a urgência de novo? acha que poderiam aceitar?

    @Leticialele @gandalf

  • editado July 2022

    @Pedroserodio

    Eu avisei aqui que esse tipo de pedido de urgência para o pai, baseado na necessidade do filho, precisa ser bem trabalhado. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290856/#Comment_290856

    É possível, mas depende da apreciação e aprovação do conservador. Uns podem achar que sim, outros que não.

    Seus relatos estão um pouco confusos, e você parece afobado.

    Não fica claro se vc apresentou o requerimento antes ou depois da aprovação. Não fica claro se você encaminhou o comprovante de matrícula, que é obrigatório nesse tipo. Seu requerimento me pareceu um pouco "seco" demais. Não ficou claro se seu pai foi aprovado ou se foi finalizado.

    Você parece misturar um pouco no seu relato, que foi finalizado, e depois diz que vai mandar o seu sem ter ainda o assento de seu pai.

    Está falando aqui que o pedido de urgência foi negado. É esse acima, no processo de seu pai, ou no seu? O que você incluiu como "prova"? Qual foi o parecer do conservador, negando o pedido? Você ligou na LR e pediu que lessem para você?

    Cada requerimento que você faz, fica para sempre ligado ao processo. Quanto mais você tenta forçar o resultado, menos chances vc tem.

    Esse outro pedido de urgência, seria novamente para o seu pai, ou para o seu?

    • Se negaram o pedido por falta de documentação é uma coisa. teria algum espaço para pedir novamente, com bastante carinho. Junte o motivo do estudo presencial, com o motivo da oferta de trabalho. Tem que ficar claro no seu requerimento que a nacionalidade é essencial para alcançar o objetivo pretendido. Não precisa dizer isso, mas tem que ficar claro, inequívoco. Estudar em cursos online, por exemplo não se caracterizaria nesse aspecto, pq pode ser remoto, e seu requerimento não ajuda nisso.
    • Se negaram porque era para o pai, e a prova era do filho, é outra coisa. não adianta pedir de novo, seja por esse motivo ou por outro.
    • Se negaram porque já tinha recebido o parecer final do conservador (aprovado) é outra. não adiante pedir de novo


  • @gandalf Desculpa, vou explicar melhor.

    O pedido de urgência do processo do meu pai na CRC central foi aceito, eles aceitaram que eu estava estudando na União Europeia e necessitava de urgência. O processo do meu pai foi finalizado, ele já fez até o Cartão Cidadão.

    Então iniciei o meu processo na semana passada como filho de português no ACP e pedi urgência com o mesmo motivo e fundamento, só que lá mesmo fui informado que provavelmente não seria aceito porque na ACP eles são mais rígidos com relação as urgências.

    Conforme foi informado, a urgência foi negada na segunda feira 04/07.

    Porém, no dia 05/07 recebi uma proposta de trabalho na minha área aqui na Alemanha e gostaria de saber se isso é motivo para pedir urgência.

    Sabe de alguém que já conseguiu? Poderia me ajudar com isso? @gandalf

    Pq o meu contrato de trabalho tá em Alemão e em inglês e eu teria que traduzir 12 páginas kkkk isso custaria uma fortuna.

    Acha que seria melhor eu pedir uma declaração pro meu empregador dizendo que é pré requisito para eu trabalhar ter a nacionalidade portuguesa?

    Obrigado.

  • editado July 2022

    @Pedroserodio

    A CRCentrais de fato aceita pedidos de urgência mais facilmente que o ACP. E é fácil entender por que. A CRCentrais levaria 3 anos [editado], e baixa pra 6-12 meses. No ACP, mesmo sem pedido de urgência, tramita em 5 meses. Já é um tempo mínimo para o processo, e cada urgência que vão atender, o resto da fila não anda. Igual a preferência para idosos no banco. Sua vez nunca chega, porque sempre entra mais um idoso. :-)

    Então, sim, é possível, mas dificilmente atendem. No caso de estudar, você sempre pode entrar com o pedido de reembolso depois. Então não é essencial para filhos em 6 meses, mas também não pode esperar 3 anos pra acontecer. Já teria acabado de estudar.

    Creio que tem espaço para um novo pedido, de preferência com mais suavidade do que mostrou no outro, dizendo que está terminando os estudos, conforme enviado em requerimento de pedido de urgência anterior, mas recebeu uma oferta de trabalho, relacionado com sua área de concentração, e que não poderia aceitar, sem ter a nacionalidade, e a documentação requerida em tempo hábil.

    Assim você liga esse requerimento ao outro que foi negado, e apresenta um fato novo, relevante, inadiável.

    A "prova" é a carta de oferta de trabalho (cópia autenticada), com tradução oficial, autenticada e em seguida, ambas devem ser apostiladas. Junte novamente o comprovante de matrícula na universidade, co4pia autenticada e apostilada.

    Você não precisa do contrato de trabalho. Apenas uma carta de oferta do RH da empresa, contendo as condições gerais da oferta, salário, e prazos. Essa carta pode fazer referência ao outro documento mais completo, e não precisa mandá-lo. Se achar relevante, mande a versão em inglês, sem traduzir mesmo, só porque foi referenciado na carta, mas é opcional. Importa é que a carta esteja traduzida e apostilada. Ela é sua prova. Geralmente cabe em 1-2 páginas.

    "uma declaração pro meu empregador dizendo que é pré requisito para eu trabalhar ter a nacionalidade portuguesa em Estado Membro da União Européia" Essa carta de oferta é exatamente isso. Faz parte das condições gerais da oferta, juntamente com o salário, e prazos. Os prazos têm que ser razoáveis, para que possam ser atendidos (60 dias para a assinatura aceitando a presente oferta, e 120 dias para iniciar a função, ou algo assim). Isso são 4 meses. O tempo "normal" para o assento seriam 5 meses. Não pode forçar além dos 60 dias, mas tem que deixar um "gancho" para flexibilização.

  • @pmrod alguma notícia do registo?!

  • @Nandalobao que maravilhaaaaaa, nossa aqui em SP e Santos a maior dificuldade para agendar horário, como eu moro aqui na Baixada Santista, se eu não conseguir o agendamento vou arriscar quando chegar a minha vez, quem sabe eu dou sorte.

  • Obrigada @Nandalobao e @gandalf pelas dicas! Acabei cancelando o agendamento, agora estou tentando algum para a data mais próxima possível, mas aqui em SP é terrível.

  • Pessoal, boa tarde!

    O processo da minha avó que é filha de português foi enviado para lá dia 04/02 e hoje foi concluído, chegando na bolinha 7. Quanto tempo demora para sair o número do assento? Meu pai quer dar entrada no processo dele.

  • @julianalopes , se a bolinha 7 está verde, verifique se o assento chegou no email (olhe na caixa de spam, também) .

    Caso não queira aguardar, peça o registo pelo civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Obrigada pela ajuda @Leticialele !

  • @gandalf Vou fazer isso, muito obrigado!

  • @Pedroserodio

    No post anterior eu queria dizer que na CRCentrais normalmente leva 3 anos, e com urgência cai para 6-12 meses.

    Ficou errado, mas passou meu tempo de consertar.

  • Boa tarde,

    Alguém poderia me auxiliar com o pagamento para cidadania via cartão de credito? Entro no link e tento fazer o pagamento, todavia só dá erro

  • @NATILOUREIRO

    Não está fácil por esses dias. Tente em horários variados, com cartão VISA ou Nubank de qualquer pessoa, pagando pelo celular, ou pelo menos com o app aberto no celular. Itaú, BBrasil, Santander, Way, Nubank, as pessoas relatam que conseguem. Principalmente Nubank.

  • @gandalf estou tentando pagar com o cartão bb, mas muito obrigada. Vou continuar tentando

  • @guimoss

    Ola vim deixar o feedback sobre meu agendamento.

    agendei pelo SIGA para CRC do Porto, porém a morada era de uma conservatória normal, que me atendeu super rápido e me disse que ficará pronto em 7-8 dias a Transcrição do Casamento, a senhora que me atendeu redigiu tudo no computador.

    Ela tb me informou que posso dar entrada lá para minha nacionalidade como filha de portuguesa, uma vez que não apostilei meu RG e Passaporte ela me disse que ela fará a autenticidade dos docs e assim não tenho a necessidade da apostila e eles lá encaminham tudo para ACP do Porto que fica pronto em 5-6 meses.

    espero ter ajudado em algo!!!

  • @PriscilaCalvanese

    Fico feliz que tenha dado tudo certo.

    A Conservatória faz autenticação de documentos brasileiros?

    Se fizer, é uma boa notícia, mas eu sugiro que vc confirme essa informação.

    Marquei a @Leticialele para ver o que vc disse e informar a outras pessoas, caso a informação esteja correta.

    O seu post ajudou muito!

    Abraços e obrigado

  • Boa noite!

    Alguém está conseguindo agendar CC e Passaporte nos consulados de SP ou Santos ou em qualquer outro lugar no Brasil?

    Eu estou a semanas tentando e nada disponível.

    Se tiverem alguma dica para me dar, agradeço!

    Obrigada,

    Dani

  • @Danifernanda Eu agendei o CC no mês passado para agosto em Curitiba, tenta descobrir quando e aberto os novos agendamentos, aqui em Curitiba, os agendamentos abrem no começo do mês, para 2 meses depois, e tem os agendamentos que aparecem devido a cancelamento, essa semana tinha varias data bem próximas.

  • @Danifernanda eu consegui fazer pelo consulado de Salvador, ainda tinha vaga para este mês...

  • @gandalf optei pela opção nuclear e joguei com a sorte no civil online, vou ver se consigo êxito... Os processos que "andaram" junto com o dele já estão todos com assento, menos o dele :/ E pior que eu tinha conseguido agendamento no consulado para segunda de manhã, se não sair até lá pelas 15h de hoje vou cancelar. Considerando que minha irmã faz aniversário dia 15/08, até que dia você acha que é seguro enviar o processo dela como menor?

  • Pessoal, encaminhei meus documento de nacionalidade à ACP, que foram recebidos em 4 de julho.

    Em quanto tempo eles me encaminham a chave de acesso para consulta do processo?

    Eles encaminham a chave ou devo pedir. Se devo pedir, em quanto tempo, após terem rebebido?

  • @MARCUS ALVES eles encaminham a senha para o email que foi preenchido no formulario, em media demora uma 2 semanas para receber o email.

  • @gandalf @Leticialele Boa tarde a todos.

    Saberiam me dizer se no processo de menor em vez do RG do pai pode mandar o Cartão cidadão? Ou não?

  • @Pedroserodio , sim, pode mandar cópia do CC. Não precisa apostilar.

  • Boa tarde a todos, @gandalf e @Leticialele

    Gostaria de comunicar que o registro de nascimento do meu filho menor foi feito e o processo concluído.

    Recebi um e-mail com o registro em PDF. Poderia, por gentileza, dar baixa para mim na planilha?

    Muito obrigada a todos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.