Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1121812191221122312241461

Comentários

  • @Carla_Ribeiro parabéns!!!!

    Que horas mais ou menos você recebeu o e-mail?

  • @AndreAAlmeida eu recebi o e-mail agora de manhã, mais ou menos 10hs de hoje!

  • @Carla_Ribeiro

    Pela planilha o processo do seu filho foi aprovado dia 22/06, né?

    Do meu filho foi dia 22/06 também, então o assento deve estar próximo de sair.

  • Olá pessoal, eu consegui o agendamento no consulado de BH, tinham vagas para julho em diante. Marquei o meu para agosto pois foi onde consegui agendar os 2 atos consulares que eu preciso.

    Aí eu fiquei com uma dúvida, tanto em SP quanto em Santos, vc agenda CC + Passaporte no mesmo ato, agora em BH tive de fazer dois agendamentos, mas quando eu fui ler o que precisamos levar de documentos, para o passaporte diz que é obrigatório o CC, aí a dúvida, já que eu não tenho o CC, será que não poderei seguir também com o agendamento para o passaporte?

    Alguém sabe me ajudar com essa dúvida? Eu pretendo ir de avião para BH e queria tirar o dia para isso e não perder a viagem.

    Desde já agradeço pela ajuda.

    Obrigada,

    Dani

  • Fun fact @Nandalobao e @gandalf acabei cancelando a ida ao consulado para tirar a documentação (seria hoje, 08/07) e meu processo que eu dei entrada no dia 10/02 ficou com a bolinha 7 vermelha dia 30/06 e bolinha verde hoje (08/07). Ehehehe agora lutar para conseguir outra vaga no consulado! Obrigada pessoal, grande beijo!

  • CONCLUSÃO...:

    Os processos de Atribuição de menores mencionados aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/285932/#Comment_285932

    Foram concluídos...

    Seguem as informações para referência do Fórum...:


    28/02/2022 - ***Documentos recepcionados no ACP...(Despachados pela DHL a partir de São Paulo/SP em 21/02/2022)...;

    ***Documentos para a instrução dos processos de duas irmãs...(15 e 17 Anos)...Foram enviados em uma única remessa da DHL...Cada conjunto de documentos foi acondicionado em um envelope individual identificado...

    03/06/2022 - Processo da irmã mais nova foi APROVADO...;

    13/06/2022 - Processo da irmã mais velha foi APROVADO...;

    ***A mãe das meninas...(Cunhada de minha irmã)...Encaminhou para mim as Certidões de Registo de Nascimento Portuguesas das duas filhas que acabara de receber por e-mail...

    As datas de criação dos Registos de Nascimento Portugueses das meninas são as seguintes...:

    15/06/2022 - Data do Registo da irmã mais nova...;

    30/06/2022 - Data do Registo da irmã mais velha...


    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


    Apenas uma nota a mais sobre esses dois processos que talvez possa interessar...:

    Eu vinha acompanhando com atenção as informações sobre exigências nos processos de menores de idade desde que os primeiros relatos começaram a surgir aqui nessa discussão...

    Nós tínhamos enviado os documentos de acordo com oque era aceite pelo ACP na época...Ou seja...Cópias Certificadas/Autenticadas dos RGs dos Pais - Sem Apostila de Haia...Portanto...Ao tomarmos conhecimento sobre os motivos pelos quais os processos de vários colegas receberam notificação de exigência...Sabíamos que existia a possibilidade real de também receber a notificação para os nossos processos...

    Para nosso alívio...Os processos foram aprovados sem exigência...

    Fica a pergunta...: Porque nossos dois processos foram aprovados sem notificação de exigência...???

    R...: Não sei ...E creio que jamais saberei...

    Oque eu sei...E já escrevi aqui uma centena de vezes é que CADA PROCESSO É ÚNICO...CADA CASO É UM CASO...!!!

    Mas mesmo me considerando um aprendiz aqui nesse Fórum...Tem um ou dois detalhes sobre os quais eu gostaria de deixar um registro aqui...:

    Nos processos de meus familiares cuja montagem fica sob minha responsabilidade...Há algumas ações que sempre procuro seguir...Podem parecer questões irrelevantes...Mas o fato é que eu tenho essas precauções desde o Primeiro processo que montei...Ou seja ...O meu processo...(2015/2016)...Talvez seja apenas um entendimento meu...Talvez seja intuição...Não sei...

    1 - Sempre dentro do que é possível...Nos processos em que participo da montagem...Todas as autenticações de cópias de documentos...Certificações...Autenticações...Apostilamentos...São feitos (as) em um mesmo Cartório...Em um mesmo dia...E...Se possível...***Pelo mesmo escrevente...

    ***Dentro das respectivas atribuições de cada colaborador do Cartório...E do respectivo setor em que será realizado o serviço...É claro...!!!

    2 - Todas as Certidões que uso na montagem dos processos SÃO ATUALIZADAS...***(Não me importa oque escrevem aqui no Fórum sobre isso)...

    ***Trata-se apenas de bom senso...Meu entendimento é de que se estou solicitando uma Certidão HOJE...Me parece lógico que essa Certidão deve ser emitida apenas DEPOIS que todos os Atos Civis da vida do titular do Registro ocorridos até a data de HOJE estejam averbados no seu Registro Original...

    Notem que eu não estou afirmando que uma Certidão não atualizada fará o processo cair em exigência...Eu apenas entendo como óbvio que essa Certidão deva ser atualizada...E que em alguns processos...O fato de estar ou não estar atualizada pode acabar fazendo diferença na avaliação final do Sr. Conservador sobre a decisão de aprovar o processo ou notificar o interessado sobre a necessidade de tomar alguma providência acerca da documentação enviada...

    Eu menciono algo sobre o andamento desses dois processos nessa explanação que fiz no mês passado...(Link abaixo)...Meu intuito foi de mais uma vez deixar claro que...Apesar da montagem da maioria dos processos de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa de Filhos de Cidadãos Portugueses serem de uma simplicidade absurda...Toda a atenção e cuidado com detalhes são poucos...

    Muitas vezes um processo acaba não sendo aprovado de primeira por causa de um detalhe mínimo que acaba passando desapercebido aos olhos de quem esteve responsável pela montagem do processo...Mas não passa no crivo do Sr. Conservador do Registo Civil em Portugal...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293116/#Comment_293116...

    Essa outra postagem eu fiz como um complemento...Mas vou deixar aqui também para o caso de alguém achar que a anterior tenha lhe servido de alguma forma...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293273/#Comment_293273


    Sorte a todos...!!!


    Ah...

    ***UM BÔNUS...:

    Quem aqui no Fórum já leu as letrinhas miúdas que vem impressas na Apostila de Haia sobre a função dessa certificação no documento em que ela é aposta levanta a mão...!!!

    ***Para bom entendedor...Pingo é letra...!!!

    : )

  • @deboradias30 parabéns! Tomara que consiga uma data próxima. Boa sorte!

    Quase deu certo seu planejamento, por 01 dia! Rsrsrs

  • editado July 2022

    @AndreAAlmeida

    Tem como mandar até 28/07, para usar o final de semana com o documento em trânsito. Poderia suportar um atraso na entrega DHL com até 10 dias, e ainda numeraria em tempo. Esse é um prazo limite, no fio da navalha. O prazo seguro seria Sexta 22/07.

    Se der algum problema mais grave, não daria tempo de se recuperar, mas se você quer saber o limite que atende na normalidade, seria isso. Tem que estar entregue na conservatória até 08/08, para ter tempo de numerar antes de quinta porque dia 12/08 sexta é véspera de feriado prolongado. Muita gente ainda viajando de férias.

  • @deboradias30

    Fiquei triste que perdeu sua vaga, mas logo aparecerá outra.

    É como eu disse anteriormente, tem que ligar na Linha de Registos: "Ligue na sexta por desencargo de consciência. Vamos que vc deu uma ultra sorte? Mas se não saiu até sexta 11 da manhã no BR, já desmarque o agendamento da segunda".

    Quer dizer, espere a confirmação na sexta, e se não saiu desmarque. A chance é pequena, mas acontece. Não dá pra confiar na bolinha colorida nesses casos (na verdade ela é só um indicativo, 2 dias atrasado).

  • @Nilton Hessel

    Eu leio as letras miúdas da apostila. :-)

    Aparentemente eles aproveitam algum RG apostilado que tenha sido enviado anteriormente. Suponhamos que seja um processo da mãe portuguesa, e ela mandou o RG apostilado. Mais tarde faz a transcrição, e o pai manda o RG apostilado. Quando o menor fizer a nacionalidade, eles acessam o documento de RG apostilado enviado anteriormente.

    Não explica todos os casos, mas explica alguns que pediram o RG apostilado só de um dos cônjuges.

  • Bom dia

    Queria saber se posso enviar processo de atribuição de nacionalidade portuguesa para filho (maior) de mãe portuguesa nascido no estrangeiro (Cabo Verde) para ACP , via correios? Existe outra conservatória que leva menos tempo em Portugal do que AC Porto?

    Cpts

    Carolina Reis

  • @Rodrigo79 logo, logo estará pronta a do seu filho!

  • "...Eu leio as letras miúdas da apostila. :-)..."

    Você nem precisava confirmar isso aqui @gandalf ...!!!

    Rssss....

    Sua presença...E sobretudo o teor de suas postagens aqui no Fórum deixam claro seu conhecimento...E...Além disso...Seu interesse em esmiuçar "O porquê das coisas"...

    Concordo com suas colocações aqui...:

    "...Aparentemente eles aproveitam algum RG apostilado que tenha sido enviado anteriormente. Suponhamos que seja um processo da mãe portuguesa, e ela mandou o RG apostilado. Mais tarde faz a transcrição, e o pai manda o RG apostilado. Quando o menor fizer a nacionalidade, eles acessam o documento de RG apostilado enviado anteriormente..."

    Tivemos inclusive relatos recentes publicados aqui no Fórum trazendo a informação diretamente de Portugal de que esse procedimento é realizado quando existe a necessidade e a possibilidade de realizar a referida consulta...

    E sua postagem fica ***quase completa com essa observação adicional...:

    "...Não explica todos os casos, mas explica alguns que pediram o RG apostilado só de um dos cônjuges..."

    ***O motivo por não escrever "Completa" se dá pelo fato de nunca termos enviado o documento do Pai das menores para Portugal...E mesmo assim os processos das meninas não caíram em exigência por termos enviado a cópia desse documento apenas autenticada...

    Mais adiante eu comento um pouco mais sobre essa particularidade em relação aos dados do Pai em documentos enviados para compor processos anteriores da família...

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Contudo...Quero deixar anotada aqui uma "reflexão complementar" em relação ao Apostilamento de documentos...Mais especificamente...Sobre o objetivo do Apostilamento de um documento...

    Oque dizem as "Letrinhas miúdas" impressas na Apostila...:


    "...Esta Apostila certifica apenas a assinatura, a capacidade do signatário e, quando apropriado, o selo ou carimbo constantes no documento público. Ela não certifica o teor do documento para a qual foi emitida..."

    "...A autenticidade desta Apostila e de sua assinatura eletrônica bem como o documento público subjacente, podem ser verificadas em:

    https://apostil.org.br..."

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Tendo em mente o disposto acima...Vou descrever como faço as certificações dos documentos quando estou montando um processo aqui para o pessoal...

    # 1 - Faço uma consulta ao Cartório que detém o Registro para verificar se o mesmo esta ATUALIZADO...;

    # 2 A - Se o Registro estiver ATUALIZADO...Eu solicito a Certidão na configuração necessária...(Breve Relato / IT Digitada / Reprográfica)...;

    # 2 B - Se o Registro NÃO estiver ATUALIZADO...Eu solicito que as atualizações sejam feitas através das averbações de todos os Atos Civis da vida do titular do Registro até a data da solicitação da Certidão...

    # 3 - No ato da retirada das Certidões no Cartório detentor do Registro Original...Eu SEMPRE solicito o reconhecimento de firma do escrevente responsável pela emissão do documento...

    # 4 - Em casa...Faço as cópias dos documentos de identificação que serão parte na composição do processo...(Cópias coloridas de BOA QUALIDADE)...;

    Tendo em mãos todas as Certidões e cópias dos documentos passíveis de certificação...Eu vou até o Cartório da área onde resido e faço o seguinte...:

    # 5 - Solicito que todas as autenticações das cópias sejam feitas/assinadas pelo mesmo escrevente...

    # 6 - Encaminho os documentos para Apostilamento...

    ***Fazendo dessa forma...Tanto as Autenticações das cópias quanto os Apostilamentos são feitos em um mesmo Cartório...No mesmo dia e horário...

    Novamente...Vou deixar bem claro aqui...MEU ENTENDIMENTO é de que esses "Cuidados" conferem SEGURANÇA AO PROCESSO...Eu sigo esse passo a passo desde que montei o meu primeiro processo...(Minha Aquisição...Concluída por PD em 2016)...E faço isso desde então por pura intuição...

    O pessoal pode afirmar...Com toda a razão...:

    Mas...Eu não fiz nada disso e meu processo não caiu em exigência...!!!

    É claro que fazendo diferente não quer dizer que o interessado vai obrigatoriamente vai ter problemas...Provavelmente não terá...Mas oque eu sei é que apenas um pequeno problema pode passar pelo crivo de um Conservador ...Já dois ou três pequenos problemas juntos em um mesmo processo podem se transformar em um problema maior...Desencadeando uma NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...


    CONTINUA...

  • CONTINUAÇÃO...


    No caso específico desses processos recém concluídos sobre os quais fiz o comentário no post de ontem...Tratam-se de duas irmãs...Com 15 e 17 Anos...Elas são filhas da cunhada de minha Irmã...

    O processo da Mãe das meninas...Filha de Cidadão português...Foi concluído no dia 10/12/2021...A partir daí foi uma corrida contra o tempo...E buscamos o caminho mais rápido para a realização da Transcrição do Casamento...Tendo em vista que o declarante do nascimento das filhas foi o Pai Brasileiro...E também tínhamos pressa pois a mais velha completaria 18 Anos em Abril/2022...

    Então @gandalf ...Você tem razão em relação ao documento da Mãe das meninas...No caso em questão...Esse documento de identificação já foi enviado para o processo de Atribuição dela...Concluído no final de 2021...Portanto ainda está "Fresquinho" nos Arquivos do IRN de Portugal...

    Já em relação ao documento do Pai...Nós não tínhamos feito uso desse documento nos processos anteriores da família...(Para a Transcrição do Casamento só enviamos o RG da Requerente...Nesse caso a Nubente Portuguesa)...Porém...Vale ressaltar que alguns dos principais dados do documento de identificação do Pai...(No caso enviamos o RG dele novo em folha...Onde constam os nºs de RG e CPF)...Estavam presentes na Certidão de Casamento em Inteiro Teor utilizada na Transcrição de Casamento...(Transcrição essa concluída pelo Escritório Consular de Santos em 11/02/2022)...

    Enfim...Como já mencionei anteriormente...

    O "Produto Final" que resulta quando todos os documentos necessários para a instrução de um Processo de Nacionalidade são colocados lado a lado para a análise...Combinado ou não com a presença de documentos das mesmas pessoas recentemente utilizados na instrução de algum outro processo formam um "Cenário"...Um "Quadro Geral"...E a decisão do Sr. Conservador do Registo Civil vai ser tomada de acordo com as impressões que ele...Conservador...Terá do "Conjunto da Obra" ...

    Sempre é bom lembrar...Assim como não existem duas pessoas exatamente iguais...Não existem dois processos idênticos...CADA PROCESSO É ÚNICO...CADA CASO É UM CASO...!!!

    O compartilhamento de informações aqui no Fórum É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA...Pois servem de referência para a montagem de processos do mesmo tipo...MAS AS INFORMAÇÕES DEVEM SER INTERPRETADOS COMO REFERÊNCIAS...JAMAIS COMO UMA VERDADE ABSOLUTA...!!!


    Sorte a todos...!!!

  • @Nilton Hessel Comigo foi a mesma coisa, enviei o processo de minha filha menor 3 meses após a emissão de meu assento português e sem ter apostilado os documentos de identificação meu e de minha mulher, somente o rg de minha filha. Por hora, ainda está na bolinha 4 alaranjada, mas na legenda consta como completo e válido e já faz um tempão que está nesta posição e não recebi correspondência alguma sobre exigência. Acredito que tenha passado, pois meu documento apostilado ainda está quente no Porto, além de ter lido no fórum que quando cai em exigência na fase quatro consta como incompleto (estou correto?).

    O que sei é que acabei por fazer a documentação igual a sua sugestão... em todas as vezes, mas no meu caso foi para não gastar dinheiro a toa, solicitando tudo em separado e correndo o risco de perder a validade... sempre pedi de uma só vez todas as certidões e sempre fiz o reconhecimento e o apostilamento em um mesmo cartório e na mesma data para não ter problemas e sempre deu certo.

  • @Guilherme Jorge e @gandalf Obrigado pelas dicas...

    Acredito mais que o problema com o cartão seja o congestionamento do servidor... e quem está a fazer o pagamento é meu irmão que não tem muita paciência...kkkk

    Sei que o vp é bastante complicado, mas o fato é que minha sobrinha vai embora para a casa dela no Qatar e se meu irmão não resolver logo, aí sim é que é dor de cabeça....

    Vou repassar as dicas do VP para ele e pedir para ele dar mais umas tentadas no cartão antes disso....

    Grato

  • @CarolinaMendesReis

    Somente podem ser enviados para o ACP os processos de filhos (1C), quando o progenitor português nasceu em PT, BR, ou União Européia.

    Como a mãe portuguesa é de Cabo Verde, o processo só pode ser enviado para a CRCentrais em Lisboa. É um pouco mais demorado, mas é sua única opção. (demora 12-18 meses)

    Somente a CRCentrais tem competência para analisar processos quando o português é nascido em outros países, inclusive nas ex-colônias ultra-marinhas.

  • @Nilton Hessel

    As pessoas não entendem que os documentos escaneados são pré-analisados por sistemas automáticos de inteligência artificial que buscam relacionamentos entre os documentos, e fazem uma pré-análise de risco.

    Eu concordo com você que "o conjunto da obra", tendo todos os documentos recentes, autenticados em datas próximas, tudo é levado em conta. Mas não há como entrar nesses detalhes a quem inicia, então a recomendação geral é que se faça a apostila. É a forma genérica prevista na lei para a "legalização de documentos" emitidos no estrangeiro.

  • @guimoss @Leticialele

    A senhora que me atendeu foi extremamente eficiente e prestativa, a conservatória que fui fica na Rua Gonçalo Cristovao, 371.

    Ela me disse que ela faz as cópias lá dos documentos e ela assina que os mesmo são como os originais e assim não há necessidade de Aspotila. Por CTT teria de ser apostilado.

    Pode agendar pelo SIGA o atendimento ou tirar lá a senha, eu como tenho bebe fui logo atendida.

  • @guimoss @Leticialele e lá mesmo ela encaminha para ACP do Porto e me disse que leva entre 5-6 meses lara ficar pronto o meu processo de filha.

    E ela disse que nao valia a pena ir direto na ACP uma vez que eles lá reecaminham, e que lá é cheio e advogados sempre vão a nossa frente.

  • @PriscilaCalvanese

    Obrigado pelo relato.

    Foi de grande valia para o fórum.

    Que o seu processo termine rapidamente e sem exigências.

    Abraços

  • @Nilton Hessel

    Uau!!!

    Um dos melhores relatos que eu vi.

    Grandes dicas!!!

    Parabéns à sua família pela conquista e a você pela mesma organização que vc sempre demonstra por aqui.

    Sempre leio as suas mensagens. Excelentes fontes de conhecimento.

    Abraços

  • @Rubens Cardia ...

    "...quando cai em exigência na fase quatro consta como incompleto (estou correto?)..."

    R...: Sim...Se houver alguma solicitação de documentos adicionais...Retificações ou esclarecimentos por parte do pessoal do IRN a informação SEMPRE aparece na página de consulta...Isso acontece na fase 4... Exatamente quando é feita a análise minuciosa de toda a documentação enviada para compor o processo...Na grande maioria dos casos é após a passagem por essa etapa 4 que aparece a informação de Aprovação ou de exigência...

    Sobre o processo de sua Filha...De acordo com as datas de referência informadas por você sobre o processo dela...:

    "...Processo 506XX/22 - Rubens Cardia (filha) - Recebido no Porto 04/04/22 - Data Senha 11/04/22 - papel - email - grátis - numerado -..."

    E tendo como referência as informações que publiquei acima sobre a conclusão de processos das duas menores cujos documentos deram entrada no ACP no último dia do Mês de Fevereiro...(28/02/2022)...Seria possível ter uma perspectiva de que em mais 30/40 Dias o processo de sua Filha seria concluído...Entretanto...Vale ressaltar que estamos em pleno Verão Europeu...E isso costuma dilatar um pouco...(Ou muito)...Os de andamento dos processos...

  • Sem dúvida @gandalf ...

    A orientação para alguém que busca o Fórum será sempre pela segurança...!!!

    Disponibiliza as informações quem tem conhecimento para tal...Segue as orientações quem tem juízo...!!!

    Eu não tenho o menor problema em vir aqui e perguntar sobre algum assunto que não conheço...Aqui no Fórum me considero um aprendiz sempre aberto a novas informações...E quem anda a brincar disso por um certo tempo sabe que o pessoal do IRN tem o hábito de mudar as regras no meio da partida...Então todo o cuidado é pouco...

    Vale mencionar que essas exigências de apostilamento das cópias dos documentos de identificação dos Pais do menor de idade por parte do ACP constitui uma dessas mudanças de regras/diretrizes que acabam "pegando a gente no contrapé..."

    Lembro de ter "me safado" na época em que passaram a exigir a Certidão do Requerente por cópia Reprográfica do Livro de Registros...Isso se deu por um golpe de sorte...Simplesmente por não ter naquela ocasião nenhum processo tramitando em Portugal...Com certeza se eu tivesse algum processo lá na época eu teria sido notificado para enviar nova "Certidão de nascimento do Interessado emitida por processo Reprográfico"...

    Quando...(Salvo engano...Entre Março e Abril)...Comecei a ler os relatos aqui do pessoal que tinha enviado processos de menores sobre as exigências em seus processos e o motivo pelo qual estavam sendo notificados...Eu imaginei que dessa vez não teria jeito...Eu já contava com a mudança da cor da bolinha 4 para "Pink Panther" nos processos das duas irmãs...

    Confesso que sempre mantive o pensamento positivo exatamente pelos motivos que já indiquei em minhas postagens anteriores...Mas posso destacar que nesse caso específico...A avaliação que fiz logo de início e na qual nunca deixei de acreditar foi a seguinte...:

    Se o uso da Apostila de Haia no documento tem como objetivo "...Certificar a assinatura, a capacidade do signatário e, quando apropriado, o selo ou carimbo constantes no documento público..."...

    E eu fiz questão que todas as autenticações dos RGs...(Seis cópias de RGs para os dois processos)...A serem utilizadas na composição dos processos fossem feitas...Assinadas e com o carimbo de identificação do mesmo escrevente...(Além do carimbo do Cartório onde tanto as autenticações como todos as apostilamentos foram feitos...)...

    Não seria de mais acreditar que o Sr. Conservador...Ou Conservadores responsáveis pelos processos das meninas pudessem considerar que as Três cópias de RGs poderiam ser consideradas "Certificadas"...

    Então vejamos...

    Se eu tenho diante de mim Três cópias de RGs autenticadas por um mesmo escrevente...De um mesmo Cartório...Cuja assinatura e carimbo de identificação são idênticas nas três cópias...Lembrando que todos esses procedimentos foram realizados no mesmo dia...(Inclusive os Apostilamentos de todos os documentos que compõe o processo...)...Porém apenas uma das cópias de RGs está Apostilada...

    Não seria lógico considerar que a Apostila de apenas uma das cópias de RG...(A DA REQUERENTE MENOR DE IDADE)... "Serviria" também para "Certificar" as Assinaturas e carimbos constantes nas duas outras cópias de RGs...(AS DOS PAIS DA REQUERENTE MENOR DE IDADE)...???

    Pois foi o MESMO ESCREVENTE que assinou e pôs seu carimbo de identificação...

    Ok...É evidente que todo esse raciocínio que compartilho aqui NÃO DEVE SER USADO COMO REGRA PARA A MONTAGEM DE PROCESSOS...!!!

    Nesse caso narrado por mim...Pelas precauções tomadas na montagem dos processos e também por uma dose de sorte...(Sim...Sorte...Pois um Conservador mais rígido poderia simplesmente pedir novas cópias dos RGs dos Pais Apostiladas...E ninguém poderia fazer nada a respeito...A não ser cumprir a exigência...)...Os processos acabaram sendo aprovados "De primeira" E o desfecho foi o melhor que poderíamos esperar......

    Eu só quero deixar claro que quando se monta um processo de Nacionalidade Portuguesa...Se o interessado toma todos os cuidados e precauções que são possíveis...(Possíveis pois são orientações publicadas aqui nesse Fórum...Portanto de conhecimento geral)...As chances de ocorrerem problemas diminuem drasticamente...

    Eu faço dessa forma porque tenho apreço por essas questões de nacionalidade Portuguesa...Participo da montagem de processos de Nacionalidade Portuguesa porque gosto de fazer isso...Nunca disse não a um primo...Filho de primo...Cônjuge...Agregado da família ou eventualmente algum amigo de um desses que me procura perguntando coisas sobre processos de nacionalidade...

    E a primeira coisa que faço quando alguém me procura é passar o link do Fórum...Motivo pelo qual sempre tento compartilhar informações que considero relevantes para quem venha a usar esse Fórum como referência para a montagem de seu processo ou de seus familiares...

    Infelizmente a gente sabe que são poucos os que dão o real valor á importância real que esse Fórum tem...

    Sorte a todos...!!!

  • Olá, pessoal!!

    Dei entrada no meu processo no Arquivo Central do Porto em janeiro! Meu caso foi por atribuição (mãe portuguesa). Sexta-feira ja vi que meu processo foi finalizado e só aguardo o Registo! Achei o processo todo bem rápido, ainda levando em conta que precisei enviar documentos que estavam errados.


    muito obrigada a todos e todas que estão sempre nos ajudando aqui! É um processo de muita ansiedade mas facilmente conseguimos tirar e quando dá certo vale a pena :)


    a minha única questão que queria confirmar é: o Registo chega mesmo por e-mail ou enviam pelo correio para o Brasil?

  • @lusgrinhelli , umas duas semanas após a aprovação é criado o assento, no ACP.

    Há Conservadores que mandam um email com o assento em pdf; outros, mandam correspondência.

    Fique de olho no email e na caixa de spam.

    Se desejar, assim que o registro for criado, se não chegar pelo email, peça pelo civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1


  • Boa noite!

    Meu processo de nacionalidade foi terminado.

    Estou aguardando uma notificação de registro civil que foi enviada para meu endereço, consta essa informação no site.

    Agradeço de coração o apoio desse forum. Vocês são excelentes, sempre atentos aos nossos comentários, sempre nos dando dicas!

    O que eu poderia fazer agora para agilizar os meus documentos?


    @Leticialele

    @gandalf

  • @Albertina Menezes ,parabéns pela conquista!!! Comemore muito, com vinho e bacalhau!!!

    Faça seu cadastro no site do Consulado que atenda à região em que você mora, para agendar o cartão cidadão e o passaporte.

    Se quiser o registo português com urgência, peça pelo civil online - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @Leticialele

    Obrigada pela dica!

  • @Leticialele

    O site do consulado orienta a primeiro fazer a transcrição do casamento e depois pedir o cartão cidadão e o passaporte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.