Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1415416418420421661

Comentários

  • @LuccaYann

    1) Quem declarou o nascimento da filha do português?

    Se foi ele e se o registro foi feito com menos de 1 ano, a transcrição é dispensada.

    Vale como está no batismo e no casamento. Vc deve retificar o nome a certidão da filha.

    E mais: Se a Galdina nasceu após 1888 (início do reg.civil no Brasil),vc terá que transcrever o casamento em Portugal.

    Angra do Heroismo faz com batismos.

    Outra: vc fez a transcrição do casamento ou nao? Em uma postagem, vc diz que foi feita e em outra diz o oposto.

    Por favor, esclareça.

    ===

    2) Mesmo se o nome na certidão de nascimento sa filha do português for diferente do casamento dela, não é preciso enviar esta última. O sobrenome do marido será verificado na de nascimento do filho.

    ===

    3) Na certidão do napoleão (neto) não aparece o nome da avó parterna dele, ou seja, a mãe do bento?

    Eu pensei que a divergência estava no nome da mãe do bento (casamento) x nome avó napoleão (nascimento)

    Foi isso que eu entendi no seu relato.

    Marquei a @Leticialele para colocar novos olhos no seu caso.

  • @guimoss @Leticialele

    Acho que eu não mencionei, mas já enviamos o processo para a CRC. Eu to relatando essa situação porque minha prima e eu vimos em algum lugar sobre não se preocupar com esses erros que constam na linhagem brasileira pq eles levam mais em consideração as informações da linhagem portuguesa, só que eu sou muito ansioso e fiquei preocupado com isso e procurei confirmar essa informação (depois de ter enviado o processo) e agora não sei onde vi isso kkkkkkkk

    1) Foi o português o declarante do nascimento da filha (Delta), mas ele registrou depois de 3 anos. Já foi feito a transcrição de casamento de Galdina e Carlos (o português).

    3) Sim sim, foi essa a divergência. É que eu entendi que a orientação era pra mudar o nome do "Ferreira/Pereira" (mãe da Galdina) com a certidão de casamento da Delta, por isso que eu disse que não aparece. Mas o pior é que o errado até então estaria na certidão de casamento da Delta com Bento mesmo, porque a mãe de Bento se chama Telina mesmo. Só que não procuramos corrigir esse erro na certidão de casamento deles por causa dessa informação acima que eu ressaltei da linhagem brasileira, e agora eu to super preocupado de cair em exigência. A orientação que tivemos foi pra mandar a certidão em inteiro teor digitada do casamento deles apenas pra mostrar a mudança do nome de casada, caso contrário o nome "Felícia" nunca teria aparecido.

  • editado June 2022

    @LuccaYann , fizeram a transcrição do casamento, o mais importante

    Não acredito que irá cair em exigência. Relaxe!!

  • @Leticialele

    Me perdoa, é porque eu realmente sou muito ansioso, mas vc chegou a ver as outras mensagens de alguns erros que eu relatei? Eu relatei 4 pontos que eu tô super preocupado em cair em exigência. Essa informação de que esses erros na linhagem brasileira não afeta é correto? Porque no pior das hipóteses se realmente for pra cair em exigência eu ja tentaria corrigir logo antes da notificação e quando viesse já estaria tudo da forma que eles pedem. Seria só emitir novas vias e mandar o quanto antes pra eles.

  • @LuccaYann , li, sim e não creio que voce terá problemas.

    A cidadania deve ser motivo para alegria, não estresse!! Para tudo tem solução.

    Se, eventualmente, cair em exigência, você terá tempo suficiente para corrigir.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele @guimoss

    Ta bem! Obrigado pela atenção!! Qualquer coisa atualizo aqui desse caso!

  • guitpfguitpf Member

    @guimoss @gandalf obrigado pelas dicas

  • Gente, no modelo 1D, Quadro 6, tem opção de pagamento em cheque e vale postal. Para pagar por cartão como funciona? Não tem opção. É só pagar no site que eles veem lá?

  • @luisfcasagrande , pague pelo link. Vai receber o Formulário 1D com o recibo no cabeçalho, pelo email cadastrado - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Mande, também, um print do email que encaminha o formulári, que também vale como recibo.

  • No assento de nascimento do meu vô, consta apenas o primeiro nome dele, e falta o último sobrenome da sua mãe. Isso vai acarretar em algum problema? ou posso começar o processo normalmente. Os nomes dos avós do meu avô estão completos.

  • @LuccaYann

    Se vc já enviou, agora é aguardar.

    Não vale a pena se estressar por causa disso.

    Se cair em exigência, aí vc volta a se preocupar e o fórum pode te ajudar nisso.

    Há um tempo considerável para vc resolver uma exigência.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @luisfcasagrande

    O seu avô é o português, isto é, a pessoa de quem o Requerente irá "puxar" a nacionalidade?

    Se for o caso e se tratar de um assento de batismo emitido pelo Arquivo Distrital, vc tem 4 caminhos:

    1) Enviar a certidão de casamento (onde ocorreu o casamento?) em inteiro teor digitada, se realizado no Brasil;

    Se foi celebrado em PT, vc pode pedir o assento do casamento pelo AD (até 1911) ou pelo civilonline (após 1911).

    2) Enviar a certidão de óbito brasileita em inteiro teor digitada;

    Obs: 1 e 2 dispensam apostila de haia.

    3) Enviar cópia certificada pelo AD do passaporte português, que tenha o nome completo do português;

    4) Enviar cópia autenticada e apostilada de qualquer documento brasileiro do português (RNE, lista de passageiros, carteira do imigrante...), que tenha o nome completo dele.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss sim meu avô é o português. coloquei em anexo o assento. eu imagino que na certidão de nascimento da minha mãe vai ter o nome completo dele, não é suficiente?


  • @luisfcasagrande

    Tem o caso da JULBRA (busque esse termo na barra de pesquisa) em que ela fez e conseguiu.

    Mas, foi um caso isolado.

    A sua situação chama-se FIXAÇÃO DE NOME de um português.

    A relação custo-benefício e a prática do forum sugere o envio de um dos docs que te indiquei, do jeito que te indiquei.

    Se der problema, vc terá que enviar de novo (entre 200 e 250 reais, por DHL), gastar com a certidão (de 100 a 200 Reais), um Requerimento apostilado (70 a 140 Reais) e assinado por autenticidade (10 Reais).

    Tudo isso dá uns 400 Reais, no mínimo.

    Boa Sorte!

  • @luisfcasagrande

    Esse assento é do civilonline, mas é de antes de 1911 (criação do registro civil em PT).

    Vc sabe o motivo? Eu já vi por aqui um caso, mas é incomum.

    Pode ser uma averbação de casamento (que não está nesse assento, de 2017) ou alguma outra coisa.

    Mas isso não muda o fato de que vc precisará enviar algo para fixar o nome do português.

    Boa sorte!

  • editado June 2022

    @guimoss

    Não sei, se puder me chamar no whatsapp eu agradeço

    Mas eu achei a certidão de batismo dele na Diocese de Lamego (ilegivel, consigo identificar os nomes só, e não tem o sobrenome do Adão tbm), e pedi no civilonline e veio esse pdf.

    Mas então vou tentar emitir outro documento para fixar o nome dele, se a certidão de nascimento da filha n for suficiente.

  • @luisfcasagrande

    Esse é o seu avô?

    Os nomes e a localidade batem quase perfeitamente.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    52539 Adão Rodrigues Duarte Cinfães Porto José Pinto Maria Rodrigues Duarte Familiar 15 Rio de Janeiro Solteiro

    ===

    Se for o seu avô, esse passaporte foi emitido em 1920 ou 1921 no Porto.

    Marquei o @Kleber Silva Aguiar e o @Guilherme Moreira que são craques na busca de documentos.

    Esse passaporte resolveria o seu problema.

    O endereço para a busca:

    https://tombo.pt/d/porto

    Se conseguir achar peça uma Reprodução Certificada e Narrativa (se possível) do passaporte no AD do Porto.

    ===

    Outra opção é pedir esse passaporte no cepese, pelo id.

    Custa 15 euros e o pgto é por transferência bancária.

    Assim, vc teria os dados do passaporte para pedir no AD.

    Boa Sorte!

  • @luisfcasagrande

    Evite deixar dados pessoais em um espaço público.

    Se precisar, me mande uma msg que te mando uma msg privada aqui pelo fórum.

    ===

    @Leticialele , vc poderia deletar o n° do WhatsApp do Luís?

    A msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291675/#Comment_291675

    Obrigado!

  • editado June 2022

    @guimoss Sim é ele, mas não é mais facil e mais barato emitir a certidão de óbito dele aqui no Brasil?

  • @luisfcasagrande

    O email do cepese:

    cepese@cepese.pt

    Vc manda o ID, com todos os dados que mandei acima e eles te orientam a partir desse ponto.

    Obs: Se for o seu avô, tem que verificar se o nome dele bate.

    Pensei que teria problemas com a mãe do Adão, mas ela tem o mesmo sobrenome da mãe dela (avó do Adão).

    Depois informe como resolveu o fixar de nome, se puder.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @luisfcasagrande

    É mais fácil usar o óbito ou casamento, se os dados baterem com o assento de nascimento do Adão.

    Só quis te passar todas as opções.

    ===

    Sobre o telefone:

    Na parte direita da msg em questão, há uma roda dentada.

    Ela permite editar as msgs enviadas pelo prazo de 1 hora.

    Eu sugiro que vc apague o seu número.

    E se precisar de alguma coisa privada sobre o seu caso, te envio uma msg privada pelo fórum.

    Abraços

  • Apaguei o número.

    @guimoss

    Estou tentando encontrar o passaporte dele aqui (https://tombo.pt/d/porto) e nao aparece nada. Onde você achou esses dados?

  • @luisfcasagrande

    Sobre o melhor documento:

    Se vc está pensando no preço, é possível que o passaporte saia mais barato.

    A certidão de óbito deve ficar em torno de 150 reais e o passaporte deve custar uns 120 reais (certificação - 15 euros + o envio - 6 euros).

    E também vc pode pedir a certificação digital (o uso desse tipo esta cada vez mais comum, apesar de controverso) e imprimir pela internet.

    Aí, é com você decidir o melhor caminho.

  • editado June 2022

    Entendi, obrigado. E você indica eu mandar cópia da minha identidade apostilada também? Porque no site do IRN não cita a necessidade.

    @guimoss

  • @luisfcasagrande

    Olha a pagina inteira e busque pelo ano.

    Há várias opções, mas creio que o seu caso seja o genérico (3a opção):

    Clique nela e busque no ano de 1920 e 1921.

    Boa busca!

  • @luisfcasagrande

    Possível irmã do seu avô:

    165755 Custodia Cardoso Joazim Cinfães José Pinto Maria Rodrigues Lavadeira 50 Rio de Janeiro Viúvo

    Não afeta o seu caso, mas é interessante do ponto de vista familiar.

  • @luisfcasagrande

    Deixe a relação de documentos que vc pretende enviar que alguém verifica para vc.

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @luisfcasagrande

    A cópia autenticada e apostilada da identidade do Requerente deve ser enviada com o processo.

    Olha a relação (2a parte) bem organizada dos docs:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

    Créditos: @cristianomartins

  • Vou enviar os seguintes documentos para conseguir a nacionalidade para neto:

    -Minha certidao de nascimento reprográfica (apostilada)

    -Certidao de nascimento reprográfica da minha mãe (filha de português) (apostilada)

    -Assento de nascimento do meu vô português (cópia simples que o civilonline me mandou)

    -Certidao de obito do português (para fixar o nome, que não está completo no assento) (sem apostila)

    -modelo 1D apostilado

    precisa de mais algum?

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @luisfcasagrande

    Vc esqueceu alguns.

    Olhe a relação dos documentos de netos na ultima msg que te enviei.

    A relação que te interessa está na 2a parte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.