Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1413414416418419763

Comentários

• @carlagregorio

Obrigado.

A demora é absurda, o meu registro levou praticamente 9 meses para ser criado.

• @joylina em outro grupo o processo que foi entregue em setembro e o número do processo começa com 6, já teve a bolinha verde hoje. O seu processo como é mais antigo já foi esta na bolinha 6 verde? Obrigado.

• editado June 2022

@raphafcruz Quase agora eu também vi um processo de neta 64 entrada de março 2020 bolinha 7 marrom

• editado June 2022

@raphafcruz

Eu não vi onde você viu essa anormalidade. A entrada na planilha (linha 302) parece "limpa" e sem erros.

"outro grupo" é outro fórum de que ela participa, onde teria informado dados diferentes?

• @gandalf não tem nenhuma anormalidade com a linha 302. Eu só queria saber se o processo dela está com a bolinha 6 verde ou então pode ter entrado em exigência já que um outro processo de setembro de 2020 (que não é daqui do fórum) que começa com o número 6XXXX/20 já está na bolinha 6 verde.

• Bom dia a todos…

somente para alertar ou para melhor entendimento… existe algum erro nessa colocação na planilha (a data de aprovação 31/06/2022) ou realmente foi aprovado com ANTECIPAÇÃO para esta data ?

Obrigado ;-)

• editado June 2022

@renata_baldo

"Queria saber como funciona aquela planilha de acompanhamento, se tem algum tópico que explica o que preencher e como preencher, o que significam as cores etc."

A planilha é mantida pelo próprio interessado, faz uma projeção de data da Aprovação e Finalização, e dá uma visão do processo em relação aos outros que caminham junto.

A planilha tenta ser intuitiva e se aprende com o uso. Ocasionalmente surgem novas coisas, e coisas obsoletas desaparecem. Fica o essencial.

Não é uma atividade do fórum, mas ambas são atividades de voluntários, independentes, e com alguma afinidade entrelaçada.

A instrução está no TAB NOTAS da própria planilha. Basicamente vá na primeira linha em branco ao final dos dados na planilha, e preencha da esquerda para a direita os dados que possui. Há uma coluna "Observações" de formato livre, para informações relevantes. Se os dados estiverem consistentes, será movida para a ordem correta posteriormente.

Preenchendo da esquerda pra direita, você não deveria ver nenhuma janela de pop-up. Se houver é erro, está tentando escrever num campo protegido, calculado automaticamente. Apenas feche o pop-up e vá para a próxima célula. As células protegidas estão em fundo cinza na primeira linha. Se alterar uma célula dessas por engano, basta apagar a célula e toda a coluna será recalculada automaticamente.

Também, se cometeu um erro, selecione ">Editar >Desfazer" ou tecle o "atalho" correspondente (geralmente Ctrl-Z ou Command-Z).

Manter a planilha em boas condições, com dados corretos, é tarefa dos seus usuários.

• editado June 2022

@Criscarvalhoma

Devo assumir que seria 03/06/22, e alterei pra isso.

31/06/2022 não é uma data existente, e ficou como "texto" (junho tem 30 dias). Se fosse uma data no futuro, ficaria de outra cor.

Obrigado por anotar, vou incluir um teste de consistência para isso.

Não tinha notado que os TABs ficam no topo quando acessa de celular. Vou fazer uma "limpa" nos TABs extra pra melhorar o visual.

• Oie @gandalf entendi! Eu até imaginei… porém eu não vou mais imaginar por já ter falhado na minha imaginação.. então não custa nada eu perguntar pra ter certeza. hehehe

obrigado pela resposta :-)

• @gandalf @Leticialele O processo do meu pai terminou na sexta passada (neto 2021) e eu pedi urgência em janeiro pq estou estudando na Alemanha, e dai assumi que eles tinham aceitado pq o processo terminou muito rápido. Porém, hoje liguei pra linha de registros para ver se já tinham emitido o assento e fui informado que o pedido de urgência não tinha sido avaliado.

Existe a possibilidade do conservador decidir a urgência e não informar no processo?

• @Pedroserodio , se andou mais rápido que o previsto, é porque a urgência foi aceita!!

• Bom dia ,

1 ) No Processo de neto, com 78 anos de idade, é prioridade ,correto? Preciso escrever algo junto a documentaçaõ , quando enviar , alertando para a idade?

2) No formulario:

-- Quadro 1, código postal, falta um quadrado, posso colocar o numero 3 no inicio, fora dos quadrados? ou isso é rasura?

--Quadro 2 , Numero 5, Preciso marcar algo, ou deixar em branco , por ser processo de neto e nao precisar de ligacao afetiva?

--Quadro 4, Certidao do registro de nascimento do ascendente de 2 grau, da linha reta , portugues É a CÓPIA do assento da certidao narrativa de batismo?

-- Quadro 4, outros documentos, listei :

1- certidao inteiro teor casamento do " avó " ou escrevo " Joaquim"

2-Documento de identidade autenticado

obrigada

• avdcwbavdcwb Member

@Douglasmaia @Ricosne

Gente, o assento do meu pai saiu! Ele recebeu por e-mail.

O pedido foi aprovado em 29/9/2021 e a bolinha 7 ficou verde hoje, 9/6/2022.

Obrigado por toda a ajuda! Especialmente @gandalf e @Leticialele.

Agora vou enviar o meu pedido 1C, como filho de português!

• @PatriciaM

1 ) No Processo de neto, com 78 anos de idade, é prioridade ,correto? Preciso escrever algo junto a documentaçaõ , quando enviar , alertando para a idade? Não precisa colocar nada. Ainda não sabemos se ainda há prioridade para maiores de 76 anos.

2) No formulario:

-- Quadro 1, código postal, falta um quadrado, posso colocar o numero 3 no inicio, fora dos quadrados? ou isso é rasura? Sim, coloque o primeiro dígito antes do primeiro quadradinho

--Quadro 2 , Numero 5, Preciso marcar algo, ou deixar em branco , por ser processo de neto e nao precisar de ligacao afetiva? Não precisa marcar nada

--Quadro 4, Certidao do registro de nascimento do ascendente de 2 grau, da linha reta , portugues É a CÓPIA do assento da certidao narrativa de batismo? É certidão narrativa de batismo. Você vai mandar a original que recebeu do Arquivo Distrital.

-- Quadro 4, outros documentos, listei :

1- certidao inteiro teor casamento do " avó " ou escrevo " Joaquim" Certidão de casamento do avô

2-Documento de identidade autenticado - Autenticado e apostilado.

• @Leticialele pois é, não entendi nada quando a mulher da linha de registros falou que não havia despacho aceitando a urgência sendo que o processo foi pra bolinha 6 justamente após eu enviar a urgência.

• editado June 2022

@avdcwb , excelente notícia!

Parece que estão acelerando os assentos agora!

O próximo deve ser do @reneteles

• @Leticialele @PatriciaM

Sim, sabemos que tem prioridade, porque uma Conservadora foi explícita em uma carta "porque pela idade, o processo tem prioridade".

Por observação, essa idade parece ser 76 anos, mas talvez seja por data de nascimento, fixa, e a idade ir subindo ano-a-ano, e depois baixar de uma só vez pra 75, e ir subindo de novo ano-a-ano. Isso não se sabe como funciona para eles. É um critério interno, esse de considerar a idade tanto para Prioridade como para exigirem Prova de Vida. (não me peça pra achar a tal carta, que não anotei onde estava essa imagem)

Agora Patrícia, se essa prioridade automática se reflete num menor tempo de processamento, acontecia até Dezembro/2021, não tem acontecido com a mesma rapidez em 2022. Tem prioridade, mas não necessariamente faz andar mais rápido.

Se ela faz tratamento de saúde (todo idoso tem algum LOL), pode ser usado para dar força à prioridade com um pedido de urgência para o tratamento. Não é a enfermidade em si, mas um melhor tratamento para ela em PT (ou União Européia) do que conseguiria no BR, se tiver.

• editado June 2022

@avdcwb

Se importaria de completar os dados do processo de seu pai ao final da planilha de netos? Especialmente NºProc, dtRecepção, dtSenha https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/

Agora fiquei em dúvida se o processo de seu pai era como Neto (1D) pela CRCentrais ou como Filho (1C) pelo ACP. Pode esclarecer? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244683/#Comment_244683

• @avdcwb

Maravilha, quem sabe vai uma leva boa agora.

• Queridos, depois de muita dificuldade para conseguir encontrar o registro da Elza(filha dos portugueses) na menoridade, consegui encontrar no cartório nas proximidades e tirei a certidão em inteiro teor digitada. Estou dando entrada no processo de atribuição para neto de portugueses, no caso, para minha mãe(neta dos portugueses). A Elza foi registrada com 17 anos, “assistida pela sua genitora”. O pai já era falecido. Os nomes dos pais(os português) e dos avós maternos e paternos estão todos corretos. Porém, nessa certidão, a data de casamento dos pais(se casaram em Portugal) tenho o registro digitalizado encontrado através do civil on-line, está divergindo da data que a certidão de nascimento da Elza informa. Isso seria problema? Na certidão de casamento do civil online diz que os pais da Elza se casaram em 06/09/1919 em Montemor o velho. E na certidão de nascimento da Elza, foi informado que eles casaram na capital de Lisboa em 07/09/1924.

• editado June 2022

@Brunomdc

Depende muito "do conjunto da obra". Outras anotações que tenha nas certidões que não deixem dúvidas que se trate da mesma pessoa.

Aconselho mandar como está, e fazer a retificação somente se houver exigência.

As chances são boas de que passe com as datas portuguesas, que têm precedência. Evite lançar luz sobre o fato, porque pode parecer demonstração de fraqueza. É um problema comum. Os portugueses remoçavam muito durante a viagem de PT ao BR. :-)

• Pessoal, boa noite!

Sou novo aqui no grupo e gostaria de expor a minha situaçao.

Quero aplicar para tirar a cidadania de minha avó, neta de portugueses, para que, após, meu pai possa tirar e, por fim, eu.

Os avós de minha vó são da ilha da madeira, já encontrei os registros de batismo de ambos, contudo, a vó de minha vó, Antonia Joaquina Rosa, casou-se com um Antonio Joaquim Gois em Portugal, veio para o Brasil com ele e, um ano depois, ele morreu. Após, ela casou com o avô de minha vó, também portugues vindo da ilha da madeira, e aí a nossa família foi sendo gerada.

Essa questão do casamento em Portugal pode atrapalhar na atribuição da cidadania de minha avó?

Se eu utilizar os documentos do avô de minha vó, que era solteiro quando casou-se com Antonia Joaquina Rosa, não preciso transcrever casamento?

Outro questão é que Antonia Joaquina Rosa passou a ter o nome de Antonia Rosa de Jesus após o primeiro casamento e, depois da morte do primeiro marido e no segundo casamento, voltou a se chamar Antonia Joaquina Rosa.

Além disso, os pais dela tiveram 3 filhas de nome Antonia, uma batizada em 1870, outra em 1873 e outra em 1875, como na certidao do primeiro casamento dela consta que ela tinha 13 anos em 1888, tudo leva a crer que seria a Antonia de 1875, de qualquer maneira não sei se isso atrapalharia também.

Peço desculpas pelas inúmeras dúvidas, nos ultimos 10 dias pesquisei muito sobre o processo, procurei muito os documentos até encontrar as origens, pois as informaçoes que eu tinha de familiares eram muito escassas.

Obrigado

• @caairee , como eram dois portugueses casados no Brasil, terá que transcrever o casamento deles em Portugal.

Mande a certidão de casamento portuguesa, averbe o óbito do primeiro marido e transcreva o segundo casamento.

Portugal não precisa saber das três Antonias! Basta mandar o assento de batismo da avó da sua avó.

• Obrigada@Leticialele e @gandalf

Só para constar,

Solicitei 2 certidões narrativa de batismo, uma enviarei no processo.( pensei que enviaria a cópia)

Outra , apostilada ,ficou no cartório quando retifiquei as certidoes, naõ devolveram. No dia que solicitei a retificaçaõ, concordaram em devolver, mas hoje ela já tinha sido anexada e "numerada " ao processo.Disseram que poderiam me dar uma copia autenticada, mas preciso pagar. Incompetência da atendente, que devia ter feito uma cópia auntenticada para ser usada na retificaçāo e devolvido de imediato a original.

Enfim... se precisar, pedirei uma terceira.

Muito Obrigada

• avdcwbavdcwb Member

@gandalf Eu não tenho essas datas, na época não prestamos atenção nos dias específicos porque começamos a acompanhar o fórum quando o processo já estava na fase 3. Por isso não inseri o processo dele na planilha - a única data que gravei foi a da aprovação.

O caso dele era de neto (1D). Todo esse processo que descrevi no comentário (transcrições de casamentos etc.) vai começar agora que saiu o assento dele. De qualquer forma, como ele foi o declarante do meu nascimento, já vou consegui enviar o meu processo de filho (1C).

• @Pedroserodio, bom dia.

Poderia esclarecer por favor se o processo era do seu pai (neto de português) e o pedido de urgência foi o fato de você (bisneto) estar estudando no exterior?

Pois esse é também o meu caso, mas achava que só aceitavam urgência relacionado a pessoa que o processo foi dado entrada.

Obrigado,

Leonardo

• @avdcwb

A participação é opcional., apenas diga "não desejo participar", e tudo bem.

Mas se quiser, você terá várias das coisas abaixo. Elas podem ser consultadas por muito tempo.

• O NºProcesso (no formato 123xx/aa) você obtém na consulta online
    • Também na consulta online, logo acima do nome, tem a modalidade e o nome da Conservatória (pode ter tido transferência)
    • Você certamente se lembra como mandou, como recebeu a senha. Se teve um Despachante ou Advogado, se entregou pessoalmente, se mandou pelo CTT, SEDEX, DHL, etc. Como pagou, se por cartão de crédito, dinheiro, vale postal, (ou se quem pagou foi o advogado), etc
    • A data de Recepção, que você extrai pelo rastreio dos Correios ou DHL, mas também se estima data aprox em que enviou e como enviou
    • A data da Senha, você deve ter num e-mail, que provavelmente ainda está lá no seu INBOX. Se quando recebeu já estava 3-verde, possivelmente teve algum intermediário, ou teve que telefonar para perguntar
  • caaireecaairee Member
    editado June 2022

@Leticialele

Obrigado pela ajuda!

Então devo procurar a certidão de óbito desse primeiro marido aqui no Brasil também..

Morreu entre 1895 e 1896, pois saíram de Portugal em 1895 e, em 1896, ela já se casou novamente viúva...

Acredito que eu vá ter um trabalhinho para encontrar essa certidão de óbito no Brasil, tão antiga.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.