Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1120112021204120612071462

Comentários

  • Oi @gandalf obrigada pela resposta!!

    As férias do pessoal, pelo menos da maioria, começam quando, você sabe? A partir de julho?

    Obrigada!

    Dani

  • Dia 16/06 quinta, é feriado. Dia 15/08 segunda, é feriado.

    Certamente metade vai emendar o feriado de 15/Junho e começar de 16/06 a 17/07.

    A outra metade vai tirar as férias no final do período e emendando no feriado de 16/agosto. 14/07 a 15/08.

    E quem não conseguiu nem uma coisa nem outra, serão uns "gatos pingados" espalhados entre essas duas grandes "levas".

    Tentarão evitar essa sobreposição de 14/07 a 17/07 com alguma acomodação.

  • avdcwbavdcwb Member

    @Leticialele Obrigado!

    Eu sei que não é necessário, mas será que tem algum problema apostilar o reconhecimento de firma do formulário 1C?

    A moça do cartório disse que achava "mais garantido" mandar tudo apostilado, aí acabei concordando..

  • @avdcwb , não tem problema algum mandar apostilado. Não é necessário, mas não terá prejuízo algum, com relação ao processo de nacionalidade.

  • avdcwbavdcwb Member

    @Leticialele Obrigado! Agora só esperar então... Quando eu receber o e-mail insiro as informações na planilha

  • @Danifernanda vamos rezar para que despachem nós próximos dias... Também estou na expectativa.

    Mas do jeito que sou azarada, é capaz de eu cair na faixa "uns "gatos pingados" espalhados entre essas duas grandes "levas"." Como disse @gandalf .

    Rsrsrsrs rindo de nervoso.

  • Pessoal, qual o link para pagamento de formulário para filhos de portugueses maiores de 18 anos ?

  • Caros amigos e amigas,

    Me chamo Marcializ sou casada com brasileiro. Dei entrada na minha nacionalidade em Janeiro na ACP Porto e como filha de português, recebi meu assento por e-mail há 3 dias atrás. Minha dúvida é como devo proceder para pedir a nacionalidade para meu filho de 10 anos?

  • @Professora Marcia , quem foi o declarante do nascimeto do seu filho até que ele tivesse copletado 1 ano de idade?

    Se foi o pai brasileiro, terá que transcrever seu casamento.

    Depois disso, mande o Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com o Quadro 3 preenchido com os dados dos pais e levado a qualquer cartório de notas para ser assinado por pai E mãe e reconhecer as firmas por autenticidade - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Cópia simples da sua certidão portuguesa com o casamento transcrito;

    Certidão de nascimento do seu filho por cópia reprográfica, apostilada;

    Cópias autenticadas e apostiladas dos RG ou passaportes dos pais

    Mande para o ACP

    Boa sorte!

  • Boa tarde!

    Enviei pela DHL meu processo de cidadania e do meu irmão no dia 20/05, demorou para a alfândega liberar, chegou no ACP em 30/05.

    Meu irmão verificou que a chave dele chegou no e-mail dia 06/06. No entanto, minha chave não chegou no meu. Alguém sabe me informar qual a melhor forma de entrar em contato com eles para solicitar a minha chave, por favor?

    Desde já agradeço!

  • Leticia, muito obrigada pela ajuda querida, me esclareceu completamente, meu marido foi o declarante e ele é brasileiro.

  • @CKAMARO , olhou na sua caixa de spam?

    Se o email não chegou, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome completo, filiação , data de nascimento e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número e a chave de acesso ao site da nacionalidade.

  • @Leticialele olhei, realmente não chegou. Muito obrigada, vou enviar o e-mail o quanto antes!

  • @gandalf Tem razão quanto ao tempo. O grande problema que era 8 ou 80 ou manda pelo valor de 20,00 ou pelo valor de 230,00. Nenhum deles com 100% de garantia..... A única coisa que pedi, foi para colocar rastreamento. Mas graças a Deus deu certo.

  • @Destefano Foi por opção minha. Eu entrei comecei a buscar os locais onde poderia fazer a atribuição e um deles foi a guarda.. Como meus familiares nasceram lá e tem alguns ainda residindo lá, eu optei por lá ... Sem contar também que a guarda está sofrendo com falta de moradores. Então imaginei que a "fila" lá poderia ser menor...... E graças a Deus tudo está andando. O procedimento já está desde semana passada na fase 4 ! E tomara que vá para a 7 bem rápido!!!

  • @Nandalobao , @gandalf , @jubsal Eu, andei pesquisando para onde poderia enviar a documentação e um lugar para enviar foi a conservatória da guarda. Salvo melhor juízo, alguns procedimentos devem ser enviados para o porto e os demais podem ser enviados para outros locais, desde que estejam na lista de conservatórias que aceitam o tipo de "serviço". E na guarda aceita. E o distrito da guarda esta fazendo parte do Emprego Interior MAIS - Mobilidade Apoiada para Um Interior Sustentável....... Sendo que diferente de outros distritos que possuem poucos conselhos fazendo parte desse programa de incentivo ao trabalhador, a guarda está toda inserida, ou seja, a guarda é o único distrito de Portugal que está inteiramente precisando que as pessoas voltem a morar e trabalhar. Assim eu imaginei que seria mais fácil para mim mandar para lá e tambem pelo fato de ter parentes nascidos lá e acho que alguns morando lá ainda....

  • @Mr_panda pow que bacana hein esta indo bem rápido graças adeus, a próxima vez vou ligar para outra conservatórias, ACP esta levando muito tempo estou fazendo processo de filho

    logico que talvez eu tenha que transcrever o casamento mas compensa pagar o preço

    estou com urgência desses documento, podia ter um processo que poderia agilizar mesmo que cobrasse o dobro mas fosse rápido

  • @arthurmartinelli

    Tome muito cuidado ao enviar processo de filho para conservatória pequena, que pode ter só um conservador, que nem pode ser fixo lá o tempo todo, pode ser um itinerante que passa um certos dias lá (não sei qual é o caso específico de Guarda). É só essa pessoa ficar doente, se aposentar, tirar férias, que para tudo. Há uns 20 anos Portugal não fazia concurso para novos conservadores; o que não falta é gente na boca da aposentadoria.

    A ACP tem mais de uma dúzia de conservadores; a ausência de um deles é muito mais facilmente compensada pela redistribuição interna. Quando só se tem um conservador, não há como fazer isso. Por isso a ACP tem regular e consistentemente concluído processos de filhos em até 6 meses; pode olhar a planilha. O que interessa é a conclusão, não quanto tempo leva em etapas intermediárias. Volta e meia se vê processos na ACP que pareciam "parados" por uns meses e de repente pulam para a bola 6.

    Também há o fator boca-a-boca. A conservatória "pequena e rápida", depois que cai na boca do povo e grupos de facebook, muito rapidamente se vê atolada com uma avalanche de novos processos. E o número de funcionários segue igual; só tem um resultado = a que era rápida, passa a ser muito mais lenta, quase parando. É parecido com "pirâmide financeira"; os primeiros a entrar saem contando maravilhas, que se deram bem e tiveram lucros excepcionais. Os que entram depois ficam no prejuízo.

    Esse filme já se repetiu várias vezes com processos de nacionalidade. Olhe os comentários sobre Almada, Tondela etc. Por achar que iam ganhar 1-2 meses, as pessoas acabaram perdendo um ano ou mais. Só que parece ser natureza humana repetir o mesmo padrão. Não é a toa que pirâmides financeiras há décadas pegam incautos e continuam pegando; só muda a roupagem.

  • @Mr_panda muito bacana, bom ter relatos de experiência em uma conservatória "nova", já que as de costume tem levado um pouco mais de tempo.

    Vai nos informando do progresso, boa sorte! :):)

  • @CarlosASP depois que eu publiquei acabei fazendo uma pesquisa, é isso mesmo que você disse é um tiro no escuro pq eu vi tem varias conservatória mas foi o que você disse será que tem conservador lá, como esta os processos ...

    obrigado pela explicação Carlos

  • @Mr_panda sensacional. Documentos recebidos no dia 30/05 e em menos de 10 dias já estar na bolinha 4 é o maior recorde que já vi em todas as conservatórias...

  • @gandalf A pessoa no caso e minha mae, pedi o dela primeiro para agora fazer o meu pedido direto como filha. Eu preciso fazer a trascricao de casamento dela antes ne? Como eu faco? E preciso agendar primeiro o CC e PEP ou ja posso dar entrada direto no meu pedido?

    Proximo passo e solicitar a minha cidadania

  • editado June 2022

    @thaiaga , tem que transcrever o casamento de sua mãe, antes de mandar seu pedido.

    Não precisa de CC e PEP para o seu pedido, apenas se ela quiser viajar.

  • Bom dia,

    Enviei meus documentos dia 27/05/2022 para o Arquivo Central do Porto via DHL. Enviaram o email hoje dia 13/06/2022 com o status de Recebido.


  • @gandalf

    Consultei o processo do meu filho hoje cedo e a bolinha 4 ficou laranja (caiu em exigência).

    Não tenho a mínima ideia do que pode ser. Conferi os documentos que enviei e não achei nenhum erro.

    Antes da exigência eu havia enviado os passaportes, meu e da minha esposa, apostilados (eu tinha enviado antes as CNHs sem apostilamento).

    Vou aguardar a carta chegar.

    Atualize na planilha por favor.

  • @Rodrigo79

    Sinto muito. Mande ainda hoje um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt

    Você mandou os passaportes com um requerimento para serem juntadas ao processo?

    explique no email o que foi feito, junte algum documento da DHL de quando chegou lá, e peça uma cópia da carta de exigência.

    Termine "Com os melhores cumprimentos" e assine.

  • @gandalf

    Não tem porque sentir muito não, A pressa e a ANSIEDADE são inimigas da perfeição.

    Fiz sim um requerimento de juntada no processo.

    Conferi os selos e está tudo ok. A divergência que sei que existe é no número do meu prédio, O número mudou e ainda possuo documentos antigos com o número velho,

    Outra coisa que pensei é a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro do meu filho.

    Acho que não tem nada a ver, mas o livro dele, de 2009, não é manuscrito, é datilografado,

    Vou mandar o e-mail agora. Muito obrigado.

  • @Guilherme Jorge @mateusBH @Destefano @Rogeriof @gandalf

    @Rogerio Hoje saiu o despacho com a aprovação da minha cidadania. Uhuuuuuu, finalmente!

    Documento enviado dia 26/05 pela DHL

    Chegou em 09/06

    Aprovado 14/06

    Gentileza quem estiver com tempo e planilha aberta, atualiza pra mim. Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.