Sobre os assentamentos de batismos (nascimentos) antes de 1911

13468912

Comentários

  • susybffsusybff Member

    Ola, bom dia! Sou nova aqui e estou tentando encontrar os dados de batismo do meu bisavó em Portugal. Fiz várias buscas mas sem sucesso. Será que vocês poderiam me ajudar? Infelizmente não sei a cidade / vila que ele nasceu e o ano de nascimento também é confuso.

    Nome: Antonio Mesquita (também pode ser Antonio de Mesquita)

    Ano de nascimento: entre 1864 a 1868 , explico:

    a certidão de obtido no Brasil consta que faleceu em 1939 aos 74 => dando uma margem, assumi ano de nascimento entre 1864 ou 1865 ou 1866

    a certidao de casamento no Brasil consta como ano do casamento 1892 e casou-se com 25 anos de idade => dando uma margem, assumi ano de nascimento 1868 ou 1867 ou 1866

    Filiacao:

    Pai: Jose de Mesquita ou Jose Mesquita

    Mae: Maria Cardoso da Graça (consta na certidão de casamento) ou Maria Caldas (consta na certidão de óbito)

    Esposa: Anna Rodrigues (nascida em Portugal, Vila nova Familicao - Santo Adriao.

    Desde já agradeço.

  • MalabaMalaba Member
    editado June 2022

    Muito obrigado

  • Olá, boa noite!

    Estou procurando a certidão de nascimento do bisavô do meu marido. Tenho o nome, data de nascimento, nome dos pais e sei que é da Guarda. Entrei na emissão de passaportes e não encontrei o nome dele lá. Hoje comecei entrar em todas as freguesias para analisar os livros paroquiais. Fiz alguns, mas é muito lento. Tem alguma outra forma de conseguir?

    Muito obrigada!

  • @paulacalvao , se ele nasceu antes de 1911, pode procurar no tombo.pt, folheando os livros da Freguesia em que nasceu.

    Se nasceu após, pode pedir pelo civil online

  • Boa tarde!!

    Já encontrei os assentamentos do batismos dos avós de minha vó (viva), para quem quero atribuir a cidadania portuguesa.

    Depois de encontrar os referidos assentamentos devo solicitar uma narrativa de batismo digitalizada junto à distrital para ser enviada ao Brasil?

    Eles são de 1875 e 1876, da Ilha da Madeira.

  • editado June 2022

    @caairee

    Veja aqui como pedir: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Antes de pedir, confira com os documentos brasileiros de mãe dela, a certidão de casamento dos avós dela, se casaram no BR ou na Madeira.

    Busque se não há divergências graves de nomes, apelidos e datas, e se for o caso de retificação, tem que resolver isso primeiro.

    Veja quem foi o declarante do filho dos avós, nascido no BR e com que idade. Se não foi o(a) português(a), ou se ambos eram portugueses e tiverem se casado no BR, terá que transcrever o casamento no consulado de sua área. Que estado você, sua mãe, (ou ela), moram?

    São preparativos importantes antes de iniciar a jornada de sua avó. Planejamento e ter exatamente os documentos necessários, sem faltar, e sem sobrar, sem divergências, é mais importante para concluir rápido, do que iniciar o processo de forma afobada.

    Já que se definiu que o processo dela será como neta, mude suas próximas perguntas para o tópico correspondente: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

  • Olá, @Leticialele@Ricosne@guimoss e todos os demais. Como estão?


    Ola, bom dia! Sou nova aqui e estou tentando encontrar os dados de batismo do meu bisavó em Portugal para ajudar meu pai na cidadania de neto. Fiz várias buscas mas sem sucesso. Posso estar fazendo as pesquisas de forma equivocada.

    Será que vocês poderiam me ajudar? Infelizmente não sei a cidade / vila que ele nasceu e o ano de nascimento também é confuso. Alguns familiares dizem que é na Regiao de Tras-os-montes

    Pessoa a ser encontrada : Antonio Mesquita (também pode ser Antonio de Mesquita)

    Ano de nascimento: entre 1864 a 1868 , explico:

    a certidão de obtido no Brasil consta que faleceu em 1939 aos 74 => dando uma margem, assumi ano de nascimento entre 1864 ou 1865 ou 1866

    a certidao de casamento no Brasil consta como ano do casamento 1892 e casou-se com 25 anos de idade => dando uma margem, assumi ano de nascimento 1868 ou 1867 ou 1866

    Filiacao:

    Pai: Jose de Mesquita ou Jose Mesquita

    Mae: Maria Cardoso da Graça (consta na certidão de casamento) ou Maria Caldas (consta na certidão de óbito)

    Esposa: Anna Rodrigues (nascida em Portugal, Vila nova Familicao - Santo Adriao.


    Qualquer dica é super benvinda!

  • caaireecaairee Member
    editado June 2022

    @gandalf Obrigado!

    Moramos no Estado de São Paulo.

    Sobre a transcição do casamento, será necessária.. os 2 eram portugueses.

    Contudo há um porém.. a minha trisavó foi casada com outro homem em Portugal, veio com ele para o Brasil, ele morreu aqui e ela casou com outro portugues que já estava no Brasil.

    Eu sou descendente desse segundo português.. entao tenho que averbar o óbito e transcrever o casamento..

    Estou fazendo pesquisas sobre como realizar esse procedimento haha, já que preciso encontrar essa certidao de óbito desse Antonio Joaquim de Gois/Goes, primeiro marido dela.. morreu na região de Araraquara

  • @caairee

    Então faça a transcrição em Santos, mandando os docs por SEDEX.

    O site do consulado de São Paulo é o mesmo de Santos. Ao preencher os dados, vá colocando SANTOS onde tiver a opção. https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares

    Sim, terá que achar a certidão de óbito do português do primeiro casamento. Isso se o óbito ainda não estiver averbado na certidão de nascimento dela.

    Crie um tópico separado com os dados, e talvez alguém possa ajudá-la na busca do documento.

    Se estiver muito difícil achar, sempre pode pedir o desarquivamento do processo de habilitação para o segundo casamento, e nele deve constar os dados do óbito do primeiro marido. Mas esse é um caminho mais trabalhoso.

  • @susybff

    Onde Antonio casou? Sabe se ele tem um irmão Adão?

    O casamento religioso desse Adão no Rio de Janeiro em 1902 diz que ele foi batizado na freguesia de "Villa de Fontes, bispado de Lamego" Não achei qual seria exatamente essa freguesia, talvez alguém do fórum consiga.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89W-3H?i=78&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-YK54

    Olhando o casamento civil, que dá a idade, esse Adão teria nascido por volta de 1869, o que faria dele um possível irmão:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6SMQ-TPR?i=27&cc=1582573

  • @susybff

    Se esse Adão for mesmo irmão, a freguesia é Fontes, concelho de Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real. Isso bate tanto com o antigo bispado de Lamego quanto com a antiga província de Trás os Montes. Assento de Adão no TIF 005:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080995

    E lá tem um batismo de 1866 para Antonio, filho de José de Mesquita e Maria da Graça Cardozo (igual os pais de Adão; inclusive no casamento no Rio). Acho que é o "seu" Antonio. Certidão de casamento mais confiável que óbito - numa a pessoa estava presente, na outra, por razões óbvias, foi uma pessoa diferente que deu as informações. Ver TIF 023:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1080985

  • @CarlosASP

    Estou emocionada aqui! Sem palavras para agradecer sua ajuda.

    Meu bisavo casou-se em Limeira-SP mas sei que tinha parentes no Rio. Vou olhar com mais calma, mas aparentemente, você encontrou o "meu Antonio" e, de quebra, me apresentou seu irmão, Adão.

    Muuuutissimo Obrigada.

  • HelenoAndradeHelenoAndrade Member
    editado July 2023

    Bom dia @CarlosASP, @Leticialele , @gandalf , @guimoss , @Kleber Silva Aguiar e quem mais possa ajudar!

    Queria pedir a ajuda de vcs para achar o registro de batismo/nascimento do avô português da minha esposa, queremos dar entrada no processo de nacionalidade. Temos só algumas informações, seguem abaixo:

    Nome do Português: [removido]

    Data de nascimento: 18/04/1897

    Nome do pai dele: [removido]

    Nome da mãe dele: [removido]

    Não sabemos o local em que ele nasceu em Portugal, nos documentos que achamos só cita o país Portugal, não cita a localidade.

    Outra informação que temos é que ele veio para Fortaleza-CE onde foi policial civil por muitos anos. Morou no bairro Montese. Morreu em 1969 e foi enterrado no cemitério da porangaba (atual parangaba) em Foŕtaleza

  • @HelenoAndrade

    Qual o documento que deu origem a essas informações?

    Tem um casal no Ceará, Francisco Leoncio Pimentel e Maria de Santana Pimentel, que aparece em 2 batismos nessa época em Quixeramobim. Podem ser homônimos ou parentes. Nesse batismos diz que eles são naturais do Ceará:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-19KX-V?i=170&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FD8-W8ZV

    Brasil, Ceará, Registros da Igreja Católica, 1725-1971; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-BT9Q-T7?cc=2175764&wc=MHN3-7P8%3A369520601%2C369523902%2C370320601

    Há outros registros com nomes parecidos. Fica difícil com pouca informação saber quem era quem - pode haver vários parentes com nomes semelhantes. Há um esboço de uma árvore genealógica no Family search:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G3Z6-QRM

    Sugiro "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

  • Estou a procura da certidão de Nascimento e/ou Batismo de meu bisavô português Manoel da Cruz Bilro que nasceu em 1866 em Mira, Cantanhede em Coimbra. Seu pai se chama Manoel da Cruz Bilro e a mãe se chama Maria Domingues(z). Consegui achar a certidão de batismo dos irmãos de meu bisavô, nelas o nomes dos pais tem algumas mudanças no sobre nome ex: Crus, Domingues, Domingues. Se alguém puder me ajudar serei muito grato.

  • @AlandaCruzSousa

    Pra facilitar a ajuda coloque aqui os links dos irmãos que encontrou.

  • Boa noite!

    Vou dar início ao processo de cidadania portuguesa e possuo as certidões de nascimento e de casamento dos meus avós portugueses, porém, com a data de emissão de 1997, pois foram utilizadas tempo atrás em um outro processo de cidadania por um parente. Alguém sabe informar se poderei instruir o meu processo de cidadania com essas certidões expedidas no ano de 1997 ou obrigatoriamente terei que tirar outras certidões com a data de emissão atual ?

    Desde já agradeço quem puder me auxiliar.

    Roberto

  • @robertoblas1203 , se estiverem informatizadas, pode mandar cópias simples.

    Se forem dos Arquivos Distritais, terá que pedir novas, certificadas.

  • VMSVMS Member

    Pessoal

    Meu amigo busca o assento de batismo de sua Avó Barbara Augusta,

    Ela chegou ao Brasil quando tinha 11 anos , data da chegada 14-10-1905 - vapor camões

    Mãe - Rosa da Conceição

    Pai - Manoel Joaquim

    consta na lista de chegada do porto de Santos que o local que vieram era Vinhais, mas ocorre que existem inumeras freguesias perto de vinhais.


  • Boa tarde,

    Poderiam me ajudar a encontrar o assento de nascimento do português,

    ANTONIO GONÇALVES FERREIRA SOBRINHO

    Pai : Alipio Augusto Ferreira // Maē : Margarida da Conceiçaõ

    Ano nascimento 1884 , de acordo com dados informados na certidaõ de casamento , da seguinte forma,

    19 anos em 1903.

    Obrigada

  • Boa noite. Estou querendo tirar a cidadania portuguesa de minha mãe, filha de português. A irmã dela já tirou a cidadania portuguesa em 2016 e me enviou a documentação do nascimento dele de 1909 do arquivo distrital de Aveiros por whatsapp, Eu posso utilizar esse documento de 2016 ou tenho que solicitar outro novamente para o Arquivo Distrital de Aveiros?

  • Devo abrir uma nova página? Nao entendi.


    ANTONIO GONÇALVES FERREIRA SOBRINHO

    Pai : Alipio Augusto Ferreira // Maē : Margarida da Conceiçaõ

    Ano nascimento 1884 , de acordo com dados informados na certidaõ de casamento , da seguinte forma,

    19 anos em 1903.

    Sabemos que é de Viseau- Mangualde , mas nao sabemos qual Freguesia.

    Obrigada

  • @PatriciaM

    é olhar freguesia por freguesia nos livros deste ano mencionado, 2 antes e dois depois pra abranger a data.

    Não tem tantas freguesias assim...

    Procurar nos livros e folheá-los... faz parte.


  • @PatriciaM

    Assento no. 4, ano 1882, nascimento 23/12/1881, freguesia e concelho de Mangualde, distrito de Viseu (tif 15):

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1057929

  • @Guilherme Moreira

    Que maravilha Guilherme, já localizei e solicitei a pesquisa.

    Como achou rápido, já tem mais de mes que estou buscando informaçoēs junto ao cartorio onde casou.

    Muito obrigada

  • @EstelaM

    Não pode.

    No processo tem que ser usado o original.

    Se a sua parente te enviar o documento original certificado e assinado pelo diretor do AD com o selo branco, vc pode usar esse dicunento.

    A imagem dele não serve.

    Vc terá que pedir um novo. REPRODUÇÃO MARRATIVA CERTIFICADA*

    *Aqui, vc pode pedir a digital (assinatura eletrônica), impressa pela Internet ou analógica (assinatura manuscrita e selo branco em relevo), entre pelos correios.

    Não há relatos de aceitação da digital em processos de nacionalidade.

    Aí, cabe a vc ponderar os riscos.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @VMS

    Avra um tópico específico para o seu caso.

    Te adianto que, com a data da chegada, vc pode achar o passaporte português, emitido uns 6 meses antes.

    Aí, vc teria informações a respeito do local de nascimento ou poderia pedir o processo de passaporte, que deve ter dados do batismo.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @VMS @guimoss

    Infelizmente, segundo o ADBragança não existe o livro com os passaportes de 1905, vai precisar procurar em todas as freguesias de Vinhais.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1228230

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.