Sobre os assentamentos de batismos (nascimentos) antes de 1911

1246712

Comentários

  • Olá boa noite!

    Alguém consegue me ajudar como localizo uma certidão de nascimento de uma portuguesa nascida em 1892? Não sei por onde começar. Ela nasceu no Porto.

    Muito obrigada

  • @anadometila , se você sabe Concelho e Freguesia, pode pesquisar nos livros do tombo.pt.

    Quais os dados que você tem?

  • Ola @Leticialele muito obrigada

    seguem os dados que tenho:

    Izilda ferreira braga

    Nasceu em Porto

    Nascimento: 07/02/1892


    Pai: Manuel Fernandes Braga

    Mãe: Rosa Ferreira Braga


    muito obrigada

  • @Ronaldocorreasalek

    @Leticialele

    Esse também não é o tópico ideal para proceder a busca de certidões.

    Abra um tópico novo, na discussão BUSCA POR CERTIDÕES BRASILEIRAS, coloque os dados e faça o seu pedido.

    Como se trata de um batismo brasileiro, eu sugiro uma busca no Familysearch (seções CATÁLOGO e IMAGENS de Resende ou o que era Resende na época).

    Se não conseguiu, pelos arquivos estarem bloqueados, vc pode fazer uma busca pessoalmente no CHF, ligados ao FS.

    Eu abri um tópico a respeito dos CHFs, com informações boas. Dê uma olhada.

    ===

    MAS O CONSULADO PORTUGUÊS NO RIO DE JANEIRO EXIGE A CERTIDÃO DE BATISMO DELE OU DOCUMENTOS QUE COMPROVEM QUE ESSE REGISTRO NÃO EXISTE.

    Essa é uma informação interessante e nova.

    Aparentemente, o que foi descrito é TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO COM SUPRESSÃO DO NASCIMENTO DP NUBENTE ESTRANGEIRO.

    Não há registros de que seria aceita essa modalidade de transcrição em consulados.

    Vc precisaria das certidões religiosas da igreja de lá (ou das localidades que eram resende, na época), autenticada e apostilada em cartório.

    ===

    A TRANSCRIÇÃO DE UM CASAMENTO DE UM BRASILEIRO COM UMA PORTUGUESA TEM SEMPRE QUE SER FEITA ATRAVÉS DE UM CONSULADO?

    Não, pode ser feita em PT.

    Por la, vc pode fazer sem o nascimento do cônjuge estrangeiro, mas custa 100 euros a mais (total 220 euros).

    E é dispensada, se a portuguesa declarou o nascimento do filho, antes deste completar 1 ano.

    A CRC de Alcobaça está com rapidez, mas acho que não aceitam esse tipo de transcrição. Busque por essa localidade aqui na barra de buscas do fórum e vc entenderá.

    Para ver os casos de "supressão", busque esse termo na barra de buscas do forum.

    Boa sorte!

  • @anadometila

    Esse não é o melho local para fazer as buscas.

    Eu sugiro a abertura de um tópico na discussão BUSCA POR CERTIDÕES PORTUGUESAS.

    A maior parte desses sobrenomes se encontram no Porto.

    ===

    Mesmo nome da mãe.

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    309359 Lia De Jesus Braga AmaralPortoPortoBasílio Augusto Amaral Rosa Ferreira Braga Doméstica23Rio de JaneiroCasado

    ===

    O sobrenome do pai é bastante comum nas freguesias de: Matosinhos, Póvoa de Varzim, Nossa Senhora do Carmo (conc. de Póvoa de Varzim), Vila do Conde, Gaia, Porto

    No Distrito de Aveiro, Concelho e Freguesia de Oliveira de Azeméis, há uma entrada.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @karenpereira

    Eu sugiro a leitura da mensagem acima.

    Aqui não é o melhor lugar pata fazer as buscas.

    Abra um tópico novo, com o seu caso.

    ===

    Possíveis irmãos do seu bisavô:

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    203210Armindo Rodrigues de MacedoSever do VougaSever do VougaAntónio Pereira de MacedoOlinda Rodrigues da FelicidadeCarpinteiro22São PauloSolteiro

    292034José Pereira de MacedoTaroucaTaroucaAntónio Pereira de Macedo&bnsp;Trabalhador20BaíaSolteiro

    Possível trisavô, que nomeou o filho com o nome do pai:

    41085 António Pereira de MacedoTaroucaTaroucaManuel Pereira de Macedo&bnsp;Trabalhador67BaíaViúvo

    Informe esses dados, para uma ajuda + completa:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas

    Se o local de residência foi Salvador, os dois últimos passaportes ficam mais plausíveis.

    A freguesia de Tarouca:

    https://tombo.pt/f/trc07

    Caso não encontre, vc pode pedir os passaportes de tarouca pelo cepese. Um custa 15 euros e dois, 26 euros. O pgto é por transferência bancária.

    O email de contato:

    cepese@cepese.pt

    Obs: Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Boa busca!

  • @Leticialele

    Poderia excluir meu comentário nesta discussão e o comentário do guimoss respondendo sobre meu caso?

    Obrigada!

  • @karenpereira , excluí o outro post, vou excluir os comentários daqui, também.

  • @Leticialele Mais uma vez, muito obrigada! ♥

  • No assento de batismo do meu bisavô aparece que ele foi considerado refratário durante a ditadura pois não se apresentou em Portugal (já morava no Brasil), isso pode impedir que os descendentes obtenham a cidadania? Ele não foi naturalizado brasileiro

  • @Giovannagb , não impede. Ele não deixou de ser português!!

  • Olá pessoal.

    Estou com uma dúvida referente aos sobrenomes dos meus bisavós e o no da minha avó..os três possuem divergência de letra, minha bisavô na certidão de casamento está Roza mas na certidão de nascimento da minha avó está com s, o Melo com dois L e Thereza sem th. 

    Seria necessário corrigir ou não teria problema manter assim?

    Pessoal, eu também notei que na certidão de casamento dos meus bisavós o nome do meu bisavô está como Antônio Maria, na certidão de nascimento da minha avó está como Antônio de Melo e na certidão de nascimento do meu pai está como Antônio Maria de Mello.

    Neste caso eu devo retificar?

  • @Raquel09

    Sobre a questão das letras, nenhum caso demanda Retificação.

    ===

    No entanto, o outro caso merece atenção.

    ANTONIO MARIA é diferente de ANTONIO DE MELO, que é diferente de ANTONIO MARIA DE MELLO.

    Eu sugiro vc pesquisar o batismo do António, para verificar a grafia correta, para vc saber o que e se deve ser retificado.

    Obs: esse topico não deve ser usado para isso. É melhor abrir um novo tópico com esse assunto e copiar o link da sua dúvida nele (basta copiar a data da postagem e colocar no topico novo).

    Abraços

  • Alguém poderia ajudar a localizar o registro deminha avó Deolentina Francisca Spindola, nascida entre 1884 e 1887 em Capivary, hoje Silva Jardim-Rj. Filha de José Honório Spindola e Balbina Rosa Spindola. Já busco há anos sem sucesso. Desde já agradeço.

  • Olá, bom dia. Sou integrante novo no fórum, olhei algumas discussões e fiquei muito surpreso em como funciona e todos se empenham para se ajudar e vi que muitas informações são conseguidas aqui com a ajuda da comunidade.

    Pois bem, minha saga é de buscar informações concretas para tirar a cidadania luso da minha mãe para então chegar a mim, temos pouquíssimos dados.

    Abaixo segue a minha árvore genealógica (https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/G6V3-FRH)

    que eu montei mediante as informações que consegui com registros que também estão em anexo.

    Acompanhando o esquemático acima, minha mãe afirma que o Jayme (Jaime, pois já encontrei variação) Fernandes Gonçalves e Benedicta Maria da Silva eram portugueses. Vi que o mais imoprtante é buscar o assentamento do português que permaneceu em Portugal, e descobri os nomes de João Francisco Gonçalves e Mariana Fernandes Gonçalves avós paternos e Manoel Marques e Diolinda Maria da Conceição avós maternos.

    Isto é tudo o que eu tenho atualmente, estamos bem perdidos em como agir, buscar os documentos necessários, onde procurar, e seguir as etapas para dar entrada no processo, caso efetivamente se confirme o que diz a minha mãe.

    Estamos nos estado do Rio de Janeiro, a certdião de óbito de Benedita Fernandes Gerard (Benedicta Fernandes Gonçalves nome de solteira) está no cartório da Tijuca, mas ainda não pedimos a segunda via, pois não parece ter as informações necessárias e nem sei se é um documento útil ao processo.


    Por gentileza, caso alguém possa nos ajudar com a procura dos documentos e nos orientar com o nosso caminhar, eu agradeceria demais.





  • @GIANCARLO , no batismo do Jayme (27 de maio de 1884) - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89Z-1S?i=30&cc=1719212 consta que João Francisco Gonçalves e Mariana Fernandes Gonçalves eram brasileiros.

    Há, ainda, o registro de vários outros filhos do casal - https://www.familysearch.org/search/record/results?count=20&q.givenName=jo%C3%A3o%20francisco&q.spouseGivenName=mariana&q.spouseSurname=fernandes&q.surname=gon%C3%A7alves

  • Muito agradecido, @Leticialele.


    Há a possibilidade de buscar os avós maternos Manoel Marques e Diolinda Maria da Conceição?

  • editado April 2022

    @GIANCARLO , Encontrei vários "Manoel Marques", mas nenhum casado com Diolinda Maria da Conceição.

    Não consigo abrir a árvore que mandou porque há pessoas vivas.

  • Como encontrar a certidao de batismo em portugal? So atraves de advogado ou existe algum site? Sei a data de nascimento, freguesia, concelho, nome dos pais.

  • @Flaviajj , se a certidão é anterior a 1911, pode procurar nos arquivos da Torre do Tombo - https://tombo.pt/

    Se for posterior a 1911, peça através do civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Não precisa de advogado para isso.

  • Ola.. tentei achar por esse tombo e nao consegui. Ele nasceu 1909.

  • @Flaviajj , então mande um email para a Conservatória e pergunte se o assento está lá, e como pedir!

  • VinibrotherVinibrother Member
    editado April 2022


  • Gente, estou mais perdida que cego em tiroteio. Não sei usar o forum direito, entrei agora,

    Havia feito uam mensagem anterior mas não sei em qual tópico. Eu encontrei na certidão de casamento dos bisavós que ele é da Diocese de Bragança, Freguesia de Nossa Senhora da Ribeira de Boçadel. Já procurei e não acho de jeito nenhum essa Freguesia em Tombos. Podem me ajudar, por favoor?

    Francisco Antonio Pinto - 1884 ( casou no BR em 1911, com 27 anos) - filiação: Francisco Antonio Pinto e Justina Rosa; casado com Silvina de Almeida( Portuguesa também - Freguesia Salvador de Moreira, Diocese de Porto 1891 - filha de Manoel de Almeida e Maria Francisca de Jesus ). Não acho também.

    Não sei se estou fazendo a busca de forma correta.


    Obrigada,

    Maria

  • Agora que eu vi que consigo colocar o arquivo.

    Trecho da certidão de casamento dos portugueses no BR,


  • Boa tarde, alguém poderia me ajudar, estou procurando a CERTIDÃO DE NASCIMENTO/BATISMO do meu avô JOAQUIM DE SOUZA CAMPOS(FILHO), NASCIDO EM PAÇOS DO FERREIRA, BISPADO DO PORTO , PORTUGAL por volta de 1883.

    Sua filiação é JOAQUIM DE SOUZA CAMPOS E MARIA ROSA DE SOUZA CAMPOS, já fiz algumas pesquisas a achei os dados acima na igreja em que ele se casou no Rio de Janeiro.

  • @LiliCarioca

    Entra no aqrquivo do Porto e se cadastra, usa o numero do seu passaporte como documento e solicita uma pesquisa com os dados que você tem.

    Foi assim que eu consegui localizar o da minha avó, só que o dela foi no arquivo de Bragança

    segue o link do arquivo do Porto

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/LoginForm.aspx

    Espero que dê certo

    Abraços

  • @mariodcortez Agradeço pela dica. Fiz cadastro e solicitei pesquisa no adporto com os dados que possuo mas não encontraram nada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.