Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1230231233235236317

Comentários

  • @renatoss

    Entendi, então caindo em exigência, o que é certeza, ainda haveria 6 meses pra resolver.

    Então pode valer a pena entrar pedido.

    Embora processo pra pedir antecedente Alemanha seja realmente muito complicado.

    Um relato feito aqui levou 4 meses - isso tendo uma pessoa na Alemanha pra ajudar, pois sem seria impossível.

    Eu infelizmente não tenho.

    Como planejo ir Portugal ainda este ano, pensei na Embaixada da Alemanha em Portugal.

    Mas não tenho certeza se conseguiria.

    Pela embaixada da Alemanha no Brasil sei que não dá.

  • Ola @rogerdff, desculpa a intromissão mas tenho colegas de trabalho alemães e eles me disseram q não é tão complicado assim pedir o certificado de bons antecedentes na Alemanha.

    Eles me indicaram esse site que eu pensei q estaria so em Alemão, mas vejo q tanto o site qto o formulario para pedir o certificado estão em inglês, o que ja ajuda bastante:

    Pelo que entendi vc precisa preencher um formulario, autenticar a assinatura (e.g. num consulado alemao ou embaixada), pagar 13 EUR e enviar pra eles.

  • Pessoal, estou com dificuldades em realizar o pagamento de 250 euros

    Eu incluo os dados do cartão e apresenta mensagem de pagamento cancelado

    Já troquei cartão, Master

    Alguma orientação?

  • editado May 2022

    @carinamb

    MC estava bem atrasado na implementação da segurança mais moderna usada em PT.

    Consiga alguém que tenha VISA, ou os apps do Nubank, Way, Itaú, BBrasil, Santander, que deve funcionar. O cartão pode ser de qualquer pessoa, desde que preencha os campos de Requerente e email corretamente, e os outros campos todos são do titular do cartão.

    Lembre-se de que o pagamento só funciona se for feito com o celular, ou com o app aberto no celular para a última fase de confirmação

  • @GdOeS imagina estamos aqui pra nós ajudar.

    Essa seria 1a etapa.

    Problema maior é apostilar, que só pode ser pedido na Alemanha.

    E fazer tradução juramentada, que precisa reconhecer profissional no consulado Portugal da Alemanha. Ou direto em Portugal.

    Sem estar ou ter alguém na Alemanha não conseguiria.

  • @PedroGaspar

    Bom dia Pedro, eu vi seu check list e pretendo pedir para minha esposa também. Já tenho minha cidadania (assento) e tenho também o assinto dos meus 2 filhos.

    Vc enviou a certidão de casamento transcrita para Portugal, ou só o fato de ser casada com um Português e ser mãe de 2 filhos que já tem o assento, dispensaria este documento?

    Obrigado pela ajuda.

  • @leonardonavega , para solicitar a cidadania por casamento (art 3) tem que transcrever o casamento em Portugal antes de mandar o processo para Lisboa.

  • Boa tarde! Existe planilha para acompanhamento de aquisição por casamento? Ou alguém sabe dizer quanto tempo me média leva o rocesso em Lisboa? Obrigada!

  • @cristians Caro amigo passei por problema semelhante quanto à homologação do meu divórcio em Portugal, mas, encontrei profissional competente, em 5 meses consegui homologar o meu divórcio e hoje já dei entrada na nacionalidade da minha esposa.

  • @gandalf meus filhos nasceram durante a vigência do primeiro casamento, mas eles já tem a dupla nacionalidade.

  • @Robertotuta poderia me indicar esse advogado? Ficou muito caro o processo?

  • Obrigada @gandalf

    Consegui realizar pagamento com o VISA

    Recebi outro formulário com os dados pagos

    Mas eu já tinha impresso e preenchido tudo antes de realizar o pagamento

    Agora vendo o quadro 6, não tem os dados de pagamento pelo cartão

    Sendo assim, preciso imprimir e preencher tudo novamente com o arquivo que me mandaram?

    Nossa.....

  • @carinamb , se já reconheceu a firma, junte os dois, sendo o que tem o cabeçalho, em branco.

    Mande um print do email que encaminhou o Formulário. Também serve como recibo.

  • RobertotutaRobertotuta Member
    editado May 2022

    @cristiansAmigo, consegui resolver por um custo de 600 euros da Advogada e 300 euros das custas processuais, total de 900 euros. O processo todo durou 5 meses, 4 meses para sentença e um mês para conservatória realizar o registro. Creio que não posso passar os dados da advogada aqui no forum por política de privacidade.

  • @rogerdff Mas esse link que enviei tb fala q a autenticacao e apostila podem ser pedidos por escrito, sem ser presencial, no mesmo pedido que vc vai fazer para o certificado (dizendo qual país essa certidao vai ser utilizada, Portugal no caso) e que eles enviam para os setores q fazem esses serviços (autenticacao e apostila) e depois pra vc.. Lendo essa pagina, pelo q entendi, vc consegue td q precisa sem sair de casa, mesmo fora da Alemanha, e sem mta dor de cabeça.

    Sobre a tradução, com ctz Portugal e Brasil tem tradutores juramentados. Aliás eu conheço uma na Suíça (posso te indicar), com ctz ela pode traduzir documentos da Alemanha para Português. Na verdade, o Certificado (e eu acabei de ver um de um colega) vem em Alemao, mas tb em Francês e Inglês, portanto, exceto se eu entendi algo errado (@gandalf pode me corrigir), você nem precisa de tradução.

  • editado May 2022

    @GdOeS @rogerdff

    Está correto. Se for mandar para a CRCentrais de Lisboa, tendo a versão em inglês, francês, ou espanhol não precisa tradução. Art-49.8 https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/51-2018-115578234

    Além da CRCentrais, você pode achar outros e mais informações aqui: https://irn.justica.gov.pt/Documentos-estrangeiros

    Também documentos emitidos nos "Estados Membros da Comissão Internacional do Estado Civil" CIEC, em formato internacional multilíngua, dispensam a tradução e apostila, bastando ter algo como um QRcode para autenticação. Alemanha não está listada ali. https://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Internacional_do_Registro_Civil

    Mas esse outro pode ser de particular interesse. DE e PT (especificamente o MJ) são membros ali. Verifique: http://www.cotsoes.org/

    A membresia de PT ao COTSOES foi extraída daqui: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/area-de-governo/negocios-estrangeiros/informacao-adicional/organizacoes-internacionais-de-que-portugal-e-membro.aspx

  • Prezados colegas,


    Para adquirir a cidadania portuguesa por casamento o requerente deve possuir ligações com a comunidade portuguesa?!

  • editado May 2022

    @gigiiastrid

    Sim. O casamento é o vínculo. São 3 anos de casada com um português se tiverem filhos em comum com nacionalidade portuguesa, ou 6 anos independente de qualquer outra condição.

    Essas são as condições objetivas, previstas na lei.

    Há critérios subjetivos que também podem reduzir o tempo para 3 anos, se morar em PT, e tem casa própria, ter NIF, e outros vínculos, mas não há garantia que sejam considerados pelo Conservador.

    E há impedimentos: antecedentes criminais com condenação acima de 3 anos, ser militar de carreira ou certos cargos públicos, etc.

  • @gandalf Ah, sim. No caso, se a esposa do português for casada há uns 10 anos, não terá necessidade ter morado em Portugal ou qualquer outro tipo de vínculo, certo?

  • Bom dia para Todos

    queria saber quanto tempo vai demorar ainda o meu processo

    6 verde (13/01/22)

    porque agora nao tens residencia porque o sef nao tem agendamento

  • @GdOeS @gandalf

    Que maravilha, vou pra São Paulo agora em Junho.

    Pra fazer meu CC no Consulado Geral de Portugal.

    E já aproveito e vou no Consulado Alemão depois.

    Vou verificar se tem de agendar horário no consulado alemão.

    Já pediria versão Inglês.

    Muitíssimo grato pelas informações.

  • Uma dúvida.

    Consulado Portugal me devolveu uma cópia meu assento nascimento com casamento averbado.

    Mas não enviou assento de casamento.

    É necessário enviar no processo assento casamento de Portugal também?

    A certidão nascimento apostilada minha esposa tenho.

    A de casamento do Brasil também apostilada, mas esse entendo não ser mais necessária.

  • Fui ver formulário pedido antecedentes.

    Diz que só é emitido em Alemão.

    Tradução por conta.

    Mesmo assim vou tentar ir no consulado alemão em São Paulo.

  • uma mensagem de um amigo. por favor tente ajudar!

    @gandalf @Leticialele

     1. O meu visto de turista Schengen foi emitido pela Polónia e estou agora em Portugal. Se ficar em Portugal após o prazo, serei enviado de volta para a Polónia?


     2. meu endereço de número NIF é China, tudo bem para aplicar 88-2?


     3.Você pode me ajudar a solicitar um cartão de residência?

  • Prezados(as) Senhores(as),

    Sou casado com portuguesa no Brasil desde 2012, porém casei no BR apenas no religioso (tenho certidão) e oficializei o matrimônio civilmente primeiro em Portugal em 2018 com casamento em conservatória e posterior averbação do casamento no registro civil brasileiro. A pergunta que ressai é se esse casamento de 2012 pode ser considerado para fins de contagem e comprovação (já que transcorridos mais de 6 anos) ou eu devo aguardar os 6 (seis) anos? Vale comentar que não possuímos filhos e residimos no Brasil.

    Agradeço, desde já.

  • @sncguga depende como constou essa data na Conservatória quando você oficializou isso. O que vale para Portugal é essa data que consta o averbamento no assento de nascimento do cidadão português ou no assento de casamento. Falo a data que consta e não a data de registro. Se o assento de casamento, lá consta hora e data da celebração. Se for no assento de nascimento, geralmente é o averbamento nº 2 e vai constar a data do casamento.

  • @Karima

    "queria saber quanto tempo vai demorar ainda o meu processo: 6-verde (13/01/22)"

    Some a essa data 220 dias, cerca de 7 meses.

  • @mrramzan

    1) Ficar ilegalmente em qualquer país tem consequências no curto prazo (com uma eventual deportação), e a longo prazo (pode prejudicar um pedido no futuro). Sempre há a possibilidade de pedir uma extensão do visto de turista, desde que não ultrapasse 180 dias no ano. Basta se dirigir ao SEF e fazer a solicitação. Vão pedir a justificativa, e ele deve ter uma pronta pra responder.

    Fora desses 180 dias, deveria (bem antes de vencer) talvez buscar um advogado de imigração, e fazer um pedido de asilo, ou se casar, ou algum mecanismo legal que funcione no caso dele. Permanecer ilegalmente, sem ter um pedido pendente, seria a pior alternativa.

    2) Não sei responder, Não sei o que seria um 88-2

    3) "Você pode me ajudar a solicitar um cartão de residência?" Todo cidadão pode, em princípio, ser o "sponsor" de um cartão de residência, geralmente para algum familiar. No entanto tenha em mente que quem assina como sponsor fica responsável pelo outro financeiramente, civilmente, e criminalmente. Até que a pessoa se torne cidadão por seus próprios meios, que deve demorar uns 7-9 anos.

    Geralmente tem que comprovar ter renda suficiente para suporta os dois, através de algumas declarações de rendimentos. Não tome esse pedido de forma leviana. Há organismos que se dedicam ao apoio de imigrantes. Seria mais conveniente que ele buscasse esse caminho.

  • @sncguga

    Se não tem uma cópia do assento de casamento em PT, peça um pelo CivilOnline (€10) e recebera em 24h úteis.

    Leia nele qual a data que consta para o casamento. Essa é a data que lhe importa para efeito de nacionalidade.

    Depende muito de como fez esses procedimentos, mas de qualquer forma, tendo oficializado em PT, esse é o que vale.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.