Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1117811791181118311841452

Comentários

  • Maravilha, @gandalf ! Este comentário traz um alento em relação ao assunto! Creio que isso facilite as coisas para mim lá na frente.

    Como eu disse, ainda vai demorar pra chegar minha hora. Quando o processo da minha mãe for finalizado (1-D) faremos a transcrição do primeiro casamento dela, daí a do divórcio (que sei que tem lá seus trâmites específicos) e então lançarei mão desta declaração em meu favor. Claro, caso até lá o processo continue como é hoje. Quando estiver "mais perto" buscarei mais dados sobre a redação específica da declaração.

    Minha hora há de chegar! Por enquanto vamos acompanhando e torcendo pelos colegas...

    Muito obrigado!

  • editado May 2022

    Notei que tem um pessoal que é adiantado e que muito antes do processo 1C ser finalizado, marcam um horário nos consulados portugueses para a emissão do CC e passaporte. Gostaria de saber se isso é recomendável mesmo, haja vista a demora que há nos consulados portugueses em relação a agendamentos.

    Existe o risco do processo demorar mais que o previsto ou cair em exigência, mesmo assim, o pessoal arrisca agendando horários nos consulados portugueses?

    Sei que em Lisboa, por exemplo, pode-se obter o CC e passaporte em 1 dia útil. Portanto, fico pensando, pra que essa marcação adiantada e gastos desnecessários em consulados?

  • @Matheus07 Alguns consulados como do RJ e Santos são bem difíceis de encontrar uma data disponível, então algumas pessoas agendam com algum tempo de antecedência para uma data que acredita está finalizado o processo (a planilha ajuda muito a ter essa previsão). Nem todos vão para Portugal, ou querem economizar com passagem de volta (para aqueles que vão de mudança)... Há os ansiosos como eu que tem.pressa em ter os documentos... Rsrsrs

    Os motivos são diversos. O agendamento pode ser feito e também pode ser cancelado. Eu tinha agendado para maio, mas vi que meu processo não finalizaria até a data, então já cancelei e reagendei para junho.

    O importante é não deixar agendado uma data que você sabe que não vai... até porque tem punição ficando sem poder agendar por um tempo.

  • editado May 2022

    @jubsal

    Se você tinha essa possibilidade antes, por que não usou? Na instrução, a CNH quase sempre foi mencionada como 3ª opção https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282615/#Comment_282615

    "4) Cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte, com menos de 10 anos de emissão, com filiação. Opcionalmente no ACP pode ser CNH válida, mas se o processo for transferido para outra conservatória, pode haver exigência pedindo um dos dois primeiros."

    Seu pai pode se antecipar e tirar um RG ou Passaporte novo se não tem um ainda. Como o RG vai mudar de Estadual para Nacional no ano que vem, e todos terão que refazer, eu optaria pelo passaporte agora, e deixaria pronto, caso haja exigência.

    Não se sabe ainda se isso afetará a todos os processos em andamento no ACP. Em que situação estão exigindo... Fazer sim, enviar não.

  • @gandalf Não enviamos, pois ele não tem passaporte e o RG é muito antigo.

    Eu e meu irmão já tiramos o RG novo mês passado. (Esse irá valer a partir do ano que vem, certo?)

    Obrigada pela ajuda de sempre!

  • @BrunaAlvim

    A instrução para a transcrição de casamento pode ser obtida no site do consulado. Veja se o caso é de casamento entre portugueses, ou entre um português e um brasileiro, clique, e siga as instruções.

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade

  • @Matheus07

    Sua previsão seria para 16/set/22 + 15 dias para o assento. Isso se a greve, ou greve branca, não provocar atrasos, que são imprevisíveis.

    Seu processo acaba se ser numerado. Deixe os processos caminharem, e quando o seu sair a aprovação, será hora de marcar.

    Sim, fazer em PT é uma possibilidade, mas o custo não se compara. Para fazer em 1 dia, há uma taxa de extrema urgência de €53. Passagem para PT. Deslocamentos (são 3 lugares distintos para fazer CC, buscar CC, buscar PEP), custos de estadia, literalmente perder 2 dias na viagem por conta disso. É possível, mas não é trivial. Funciona para alguns, mas certamente não é para todos. a despesa com o CC passa de €18 para €18+€53. Seu endereço eleitoral não fica estabelecido.

    Não sei o que quer dizer com "gastos desnecessários em consulados", mas certamente o custo no consulado é irrisório se comparado.

    https://justica.gov.pt/Portals/0/IRN/Tabela_de_precos_CC.pdf?ver=2017-10-06-092026-670

  • @mateusBH

    Como assim "Na verdade nem sei como proceder ao certo pra tirar o CC e passaporte"? Eu já lhe expliquei com requintes. Falei até a data em que abrirão as marcações. O site para você olhar como funciona.

    Só falta então seu empenho em fazer o que mandam ali. Transcrição de casamento é um agendamento, CC e PEP é outro local.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288005/#Comment_288005

  • @luiz_almeida

    Vamos aguardar se teremos novos casos como esse ou foi a exigência por conta dessa conservadora especificamente.

    Mas que todos fiquem atentos os que irão enviar agora a documentação e evitar a CNH e os que já enviaram, se cair em exigência, que nos avisem.

  • @Leticialele seguindo sua orientação do email , deu certo e acabei recebendo a chave de acesso do processo do meu filho ontem 09/05/22!! Mais uma vez agradeço pela ajuda..

    Aproveitando aqui pode adicionar na planilha , @Rogeriof , do meu filho?

    Luccas

    Enviado Dhl :20/04/22

    Entregue ACP : 29/04/22

    Chave de acesso : 09/05/22

    Processo 65xxx/22 - Art 1-C

    Cartão de crédito!

    Agradeço desde já!!

  • @Agrela_74 feito. (linha 9)

  • @ARGMonteiro , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • editado May 2022

    @BrunaAlvim , terá que transcrever o casamento de sua avó, SE o avô brasileiro tiver sido o declarante do nascimento dos filhos.

    Faça pelo Consulado de Portugal no RJ, eles têm sido super rápidos!!

    Mande os documentos pelos Correios, conformme indicado aqui - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

    Depois, envie os documentos dos filhos para o ACP

    Boa sorte!!

  • @Leticialele gratidao!

    Já consultei e fiquei com uma dúvida. Meu avô , o não português, que casou com minha avó portuguesa já faleceu, mando certidão de óbito ou nascimento mesmo como está lá?

  • O processo da minha mãe foi recebido dia 16/12 na ACP senha eletronica recebida dia 23/12 bolinha 4 laranja completo e verificado.


    Algm tem o link da planilha? Gostaria de aprender a manusear

  • editado May 2022

    @Joaopcaro

    Qual o texto abaixo das bolinhas? Bolinha 4-marrom é OK. Bolinha 4-laranja é se teve exigência.

    Acrescente ao final e será movido depois.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • @BrunaAlvim

    Para a transcrição de casamento, precisa da certidão de nascimento, em inteiro teor (não li se aceitam só certificada ou se tem q ter apostila)

    Para transcrição do óbito (é grátis), mande junto a certidão de óbito inteiro teor (é opcional).

  • @gandalf deve ser marrom achei essas 2 cores confusas

    O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa


    Pequena duvida pra entregar os docs da transcrição de casamento no consulado rj é necessario agendamento?

  • AbdouAbdou Member

    Boa tarde @gandalf meu processo è de aquisição por tempo de residencia no durante de um més meu processo pulo 1 para 4 ou texto escrito para baixo è

    O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.

    È possivel concluir esta processo em junho?

    Meu advogado pedeu um urgência por tempo de spera.

  • @Joaopcaro

    Esse texto é do marrom. Fique atento a ele, até que consiga 6-verde, quando aprova e não volta mais atrás. :-)

    Se quiser ver um exemplo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

  • @Abdou

    O seu está na mesma situação, 4-marrom.

    Se eles julgarem que o pedido de urgência tem fundamento, pode ser que consiga a aprovação antes de 16/junho sim. E se aceitarem para a aprovação, nela o conservador pediria prioridade na concessão do assento, e sairá bem mais rápido também, geralmente em 1 semana.

    Mas não crie expectativas sobre isso, porque o seu caso para urgência parece "fraco" no motivo.

  • Boa tarde todos, verifiquei hoje que o meu processo e o do meu irmão foi aprovado (bolinha 7 marrom) e agora é só aguardar a criação dos nossos registros. Já acrescentei os dados na planilha.

    Mais um vez gostaria de agradecer a todos do fórum e em especial à @Leticialele e ao @gandalf por toda a orientação e ajuda que nos deram desde o início desta saga, quando fizemos o processo de nossa mãe.

    A todos meu muito obrigada!!

  • flavivaflaviva Member

    @Leticialele e demais experts.

    Vou para Lisboa na próxima semana. Vou com o processo do meu filho menor. Lisboa ou Setubal fazem os processos para filhos em tempo razoável ou, mesmo assim, é preferível enviar pelos correios portugueses para o Porto. Obrigado.

  • @flaviva , mande para o Arquivo Central do Porto. É, no momento, o mais rápido, pelo que temos visto por aqui!!

  • AbdouAbdou Member

    @gandalf obrigado estou muito anseiso

  • editado May 2022

    @Abdou

    Não fique ansioso. Como diz a Leticialele, a nacionalidade é motivo de alegria e comemoração, não de ansiedade ou receio.

    Apenas fique atento, porque esse é o momento da decisão sobre o seu caso. Se ficar 6-verde ótimo. Se mudar para 4-Laranja, então você tem que suprir a deficiência, e eles lhe darão o roteiro do que fazer.

    Eles não estão ali buscando algo errado pra te derrubar. Pelo contrário, eles estão tentando ao máximo te ajudar a completar com sucesso. Eles têm tanto interesse nisso quanto você. Só que têm que seguir os trâmites legais. Mas espere tranquilo.

  • @verifel

    Muito bom... Pode ir acompanhando a contagem regressiva na coluna-Q da planilha.

    Devem ser mais umas 2 semanas para o assento (7-verde)

  • editado May 2022

    Bom dia a todos.


    Processo da minha esposa passou hoje para Bolinha 6 Verde.

    Planilha já atualizada.


     - Envio DHL (Shopping Anália Franco) - 13/12/2021

     - Recebimento na ACP - 16/12/2021

     - Recebimento da Senha por E-mail - 23/12/2021

     - Bolinha 4 Marrom - 29/03/2022

     - Bolinha 6 Verde - 12/05/2022


    Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda nesse processo.

    Agora é providenciar a transcrição do casamento e entrar com o processo do meu filho menor de idade.

  • AbdouAbdou Member

    @gandalf obrigado mano é verdade não tem mais que fazer è so aguardar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.