Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1117711781180118211831451

Comentários

  • editado May 2022

    @lugmelo Foram enviados hoje e o seu?

    No envelope da DHL pedimos que constasse a frase: "Processo de Atribuição Art 1c de: Fulana, Sicrano e Beltrano". Mas não sei se isso serve de alguma coisa pra eles. Vamos orar e assim que eu receber as senhas eu te aviso se deu tudo certo. Caso possa tbm me avise se o seu deu certo.

    Do tempo que tenho acompanhado e estudado este fórum, este foi o primeiro relato de extravio que vi. Espero que tenha sido um caso bem pontual.

  • editado May 2022

    @josianeads , postei no dia 29/04 e chegaram no ACP hoje. Os detalhes da remessa tão no último post da página 1179 (não sei compartilhar por aqui). Boa sorte pra gente! Vamos nos falando. E pode deixar que, qualquer novidade, posto aqui e te marco.

  • Obrigada @gandalf ! Deve ter ocorrido isso mesmo. Pediram a certidão de nascimento do processo novamente via e-mail e depois de 3 dias recebi a senha.

    o que me ajudou muito foi ter escaneado todos os docs e conseguir acessar o doc via o QR code. Aí consegui mandar o “pacote” novamente por e-mail e senha chegou... com numeração equivalente aos processos enviados dois meses depois do meu. Mas ok, pelo menos recebi a senha. Espero não cair em exigência. Obrigada pelo cuidado c todos aqui! Abs

  • @plsabino , independente da idade, sua mãe portuguesa poderá fazer a declaração de que não era casada com seu pai quando você nasceu!

    Basta colocar nome, qualificação completa (RG, endereço, etc) e declarar, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas que não era casada com Fulano de Tal (seu pai) quando você, Sicraninho de Tal, requerente da Nacionalidade Portuguesa,nasceu.

    Data, assina no cartório, reconhece a firma por autenticidade e apostila. Não terá problema algum.

  • editado May 2022

    @josianeads ,@lugmelo não sofram por antecipação!!

    É muito difícil ocorrer o extravio de algum envelope nas Conservatórias!

    Eles não aceitam os documentos escaneados, até a presente data, só os documentos físicos são analisados.

    Relaxem!! A cidadania tem que ser motivo de alegria, não de estresse!! Permaneçam com otimismo! para tudo tem solução!!

    Força, foco e fé!

  • @lugmelo rsrs tranquilo... Boa sorte...

  • editado May 2022

    @PERSIO CORREA

    Não tenho estresse. Apenas usei negritos para destacar que você estava comentando sobre o processo 1D no tópico errado.

    Sua mãe ainda não Finalizou (7-verde). Vai demorar ainda uns 60 dias.

    Muitos recebem o assento por e-mail, e se ela não receber, então poderá pedir pelo CivilOnline por €10 e recebe por e-mail em até 24h.

    Próxima etapa: transcrição do casamento que levará 30 dias. (essa vc já sabe desde Novembro)

  • Bom dia

    Quem estiver procurando horario de agendamento no consulado de Santos, tem vagas para o dia 16/5, acabei de entrar no site. Boa sorte!

  • @Nandalobao como anda sua bolinha? kkkk mudou??? Ansioso aqui.

  • editado May 2022

    Conseguiu @isabelfontinha ...!!!

    Até que não foi tão demorado...!!!

    Obrigado por compartilhar a informação conosco...

  • editado May 2022

    @mateusBH continua na mesma... 4 marrom!

    Também estou na ansiedade hard, mas na esperança de ter despacho nos próximos dias... Seria um presentão de aniversário.

    Estou com consulado marcado para o dia 06/06. Esperança é a última que morre...rsrsrs

  • Bom dia @NicolasPaivaa

    Qual os dois primeiros algarismos de teu processo? Seria 73?

  • @Raquel_abreu ...

    Por seu relato...Fica o entendimento de que uma falha grave se deu dentro do ACP...

    Em sete anos aqui pelo Fórum é o ***primeiro caso assim que tenho conhecimento...

    ***Lembro de ter lido duas ou três vezes sobre relatos de documentos terem "Sumido" dentro de alguma Conservatória...Mas poucos dias depois foram "Localizados" pelo próprio pessoal...

    Em se confirmando o "Desaparecimento" desse seu segundo envelope...(Se efetivamente nada for encontrado dentro do ACP nos próximos dias)...Será o primeiro caso...(Pelo que eu sei)...

    Em contrapartida...Em correndo tudo bem depois do envio dos documentos escaneados...Você pode se considerar algo como...Uma "Pioneira" em envio de processos por via digital...

    : )

    Boa sorte com seus processos...!!!

  • FermtonFermton Member

    Caríssim@s,

    A carta resposta ao cumprimento da exigência (pediram os RG apostilados) precisa ter firma reconhecida, ou posso só assinar normal e enviar junto com os documentos solicitados? Grato.

  • Boa tarde,

    Acredito que seja uma dúvida básica, mas prefiro confirmar antes de fazer alguma coisa errada.

    Gostaria de confirmar as informações que devo colocar no pagamento do emolumento para o processo de Atribuição por ACP Porto.


    1- Na parte de Morada, é o meu endereço?

    2 - De código Postal em Diante devo colocar as informações de ACP ou as minhas ainda?

    E se forem as informações de ACP, são essas abaixo?:

    Código Postal - 4200-498

    Localidade - Rua Visconde de Setúbal, nº 328, Porto

    País - Portugal

    Telefone: (+351) 225 573 840

  • @DanielBalthazar os dados são do requerente, endereço, telefone, e-mail e etc....

    Caso você não seja o requerente, mas a pessoa responsável pelo processo (acompanhar e resolver qlquer contratempos) aconselho colocar o seu telefone e e e-mail, pois assim poderá resolver e qualquer pendência, porque as notificações e o formulário (comprovante de pagamento) chegará pra você.

  • @Fabiano

    Agradeço sua postagem. O processo do meu pai, enviado em dez-21, todo certinho, tudo conferido, caiu em exigência também, no dia 29-4.

    Ele mandou CNH. Eu estava desconfiado dessa hipótese. Com sua postagem, tive certeza. Obrigado.

  • @Fabiano

    Obs.: ainda não tive acesso à notificação, mas já me tranquilizei...achei pudesse ser algo mais sério...

  • @Nilton Hessel sim! segui o seu conselho e com insistencia consegui, era para uma parente, ainda estou aguardando sair a minha cidadania. Mais uma vez obrigada por ajudar.

  • editado May 2022

    Mais um processo de menor finalizado 141XXX/21, assento recebido por email, (havia caido na exigência do RG dos pais apostilado)


    Já atualizei na planilha!


    Muito obrigado mais uma vez a todos deste forum que facilitaram muito as coisas para mim com dicas e conselhos, em especial @Leticialele e @gandalf


    @Fermton o do meu filho caiu na mesma exigência, mandei os dois RGs apostilados e uma folha com o número de processo e que era o atendimento a exigência de falat de RG apostilado dos pais. Nem assinei!

  • @Leticialele , obrigado pela resposta.

    Meus pais ficaram juntos muito tempo e eu nasci durante a relação deles. Isso pode gerar alguma complicação em relação a esta declaração que vocês mencionaram? Ou mesmo invalidar a declaração de "não casados numa perspectiva legal, supondo que uma relação longa mesmo não formalizada poderia ser considerada como união estável, talvez?

  • Boa tarde, pessoal! Bola seis verde hoje, processo recebido no ACP em 13/12/21.

  • @ARGMonteiro

    Parabéns.

    Como seu processo teve um andamento rápido, e a exigência foi sanada em 2 semanas, entregue pessoalmente na conservatória, ele acabou levando um tempo 30 dias a menos que o usual para menores. Por isso tomei a liberdade de remover a palavra "exigência" do campo de observações, para que os prazos de seu processo possam ser computados na previsão global de processos de menores.

    Grato pelos relatos.

  • editado May 2022

    @Reginasacrini Parabéns pela aprovação! Desejo que esse tempo a mais na aprovação seja compensado no registro e finalize logo o seu processo.

    @Nandalobao e @mateusBH notei uma diferença no processo do meu pai que foi recebido em princípio de setembro e finalizado em janeiro para o do meu tio e meu primo que foram recebidos no princípio de janeiro e continuam na bolinha 4 verde. O do meu pai demorou mais para iniciar a análise, mas passou da bolinha 1 para bolinha 6 no intervalo de uma semana.

    Já o do meu tio e do meu primo começaram a ser analisados antes, mas o tempo em cada bolinha está sendo maior. Ficou duas semanas na bolinha 2 e agora a três semanas na bolinha 4. O do meu pai demorou 150 dias para ser totalmente concluído ,espero que seja replicado para meu primo e para meu tio, o meu e do meu irmão estão no princípio de fevereiro, com intervalo de um mês e 18.000 processos (os dos meus parentes de janeiro é de número 2.000 e o meu é de número 20.000).

    Pelo menos pelo relato da Regina, ficamos sabendo que eles estão analisando o 136.000 do ano passado e o último número informado foi 141.000, portanto, quase finalizando 2021 para ingressar em 2022.

    Lembrando só que o número de processo serve para todos os procedimentos e é nacionalizado, portanto, não há como saber quantos procedimentos tem o ACP.

    Estou achando o ritmo de análise um pouco mais lento, até a @Leticialele pontou a demora no registro de um sobrinho dela. Tem um monte de causa possíveis para um pretenso atraso. 1) Correições para resolver problemas deferimentos de procedimento de nacionalidade rápidos ou indevidos (ex. para Russos); 2) Aumento no número de processos; 3) modificação de procedimentos de verificação de documentos, análise e registro para se adequar ao decreto; 4) férias de verão.

    Buscando dentre essas causas a mais adequada, eu acho que deve ter muita gente no ACP que deve ter férias acumuladas neste dois anos de pandemia e que está aproveitando esse verão adiantado no meio da primavera portuguesa para tirar férias acumuladas. Como sinceramente não acredito que haja uma redistribuição de processos quando a pessoa sai de férias, tem que dar sorte dos responsáveis pelo seu processo não resolverem tirar férias prolongadas todas de uma vez só.

    O que o @gandalf disse em relação a férias de verão e diminuição de ritmo de análise do processo talvez adiante um pouco esse ano e se prolongue para depois de agosto. Estive em Portugal durante três meses no ano passado, sendo que em dezembro até mesmo a fronteira terrestre com a Espanha estava fechada, o que eu escutava porque eu vou tirar férias para ficar trancado em casa, se é para ficar em casa vou continuar a trabalhar.

  • editado May 2022

    @plsabino

    O fato de seus pais não serem casados não afeta seu processo, desde que o progenitor português faça essa declaração.

    Ele pode fazer a qualquer tempo. D. Pedro I, em seu leito de morte, fez essa declaração para todos os filhos que sabia, garantindo assim direitos sucessórios para eles. Veja na Wikipedia.

    A única coisa que poderia mudar, seria se houvesse um casamento, mesmo que posterior ao nascimento. Mas seria uma mudança em seu benefício, porque dispensaria a declaração (perfilhação). Sendo casados, o direito fica garantido. Não sendo casados, precisa da declaração do português, feita em vida.

    Não sendo casados, e não tendo a declaração, ainda assim pode ser possível em certos casos, mas fica bem mais complicado.

    Somado a isso, precisa que o registo de nascimento do filho tenha sido feito na menoridade, mesmo que não tenha sido feito pelo português.

  • @Damasceno_de_Castro pois é, concordo. Não acompanho numericamente falando os processos do pessoal. Más pelo que andei olhando e pessoal comentando, seria por agora a mudança de da bolinha 4. Más deve ter inúmeros pontos que podem atrasar os processos como vc mesmo descreveu. Más estamos ai no aguardo. kkkk

    E @Nandalobao você está marcado no consulado pra tirar inicialmente o CC? Acha que eu deveria já tentar reservar já que todos falam que é um custo conseguir vaga? Na verdade nem sei como proceder ao certo pra tirar o CC e passaporte. Vou solicitar no consulado de Bh você está agendada em qual?

  • FermtonFermton Member

    Muito obrigado, @ARGMonteiro.

    E parabéns pela finalização do seu processo!

  • BrunaAlvimBrunaAlvim Member
    editado May 2022

    @Leticialele moro no Rio.

    Nao sei nada sobre transcrição de casamento pois não precisei fazer no processo pra minha avó.

    Seria do casamento da minha avó, agora portuguesa, com meu falecido avô que registrou meu pai (pessoa para qual farei a cidadania agora)

  • @Leticialele @gandalf Queridos, vendo as pessoas comentarem sobre o ACP não aceitar mais CNH com menos de 10 anos apostilada, eu deveria/poderia adiantar-me e pedir para incluírem no processo o RG apostilado do meu pai?

  • @Damasceno_de_Castro eu já desistir de tentar entender a lógica de organização e análise dos processos, porque está cada vez mais confuso.

    Temos a volta da prioridade aos processos de menores, despachos aleatórios em processos de dezembro e janeiro, sem a conclusão de novembro.

    E uma demora significativa para os registros, atrasos de + de uma semana.

    Rezando para que nossos processos caiam em mãos rápidas e que sejam finalizados antes de junho. Rsrsrs

    @mateusBH entre no site do consulado de BH e procure por agendamento de visto e segue as orientações. Não sei como é aí, eu marquei o meu para o de Salvador. Você pode agendar, mas caso perceba que não vai sair a tempo, desmarque e agende para outro dia, pois tem punição para aqueles que agendam e não comparecem.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.