Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1395396398400401659

Comentários

  • Prezados Moderadores e companheiros do Forum,

    Verifiquei que ja fazem 4 anos que sou membro deste Forum, durante este periodo sempre fui muito bem orientado pelos moderadores ecolegas que compartilham suas experiencias, sou muito grato a todos em especial a Leticialele e ao Gandalf pela paciencia em esclarecer minhas dúvidas bem com como pelas palavras de incentivo constante. Através deste forum realizei a cidadania de minha sogra, minha esposa, meu cunhado, meus 2 filhos e atualmente a minha como Marido ja se encontra em Lisboa na fase 1, tambem auxiliei muitas pessoas de meu ciclo familiar e amizade conseguindo informações e auxiliando na busca de documentos... Confesso que nos processos de minha familia houve muitos entraves na questão de busca de documentos aqui no Brasil ufffaaa!!! Mas enfim com a ajuda de todos consegui superar todos obstaculos e buscar a realização do sonho de Nacionalidade... Muito obrigado por tudo de coração!!!

    Aproveito para clarear algumas duvidas neste topico, a ajuda desta vez vai para um primo de minha esposa, devido a mãe ser falecida tera que realizar a Atribuição para neto. Verificando a documentaçãp necessária temos as seguintes duvidas:

    1) A mãe dele, filha da Portuguesa (Avó) foi registrada na menoridade embora não tenha sido no prazo de um ano, a mesma por sorte foi registrada tendo como declarante a Portuguesa, neste caso creio que não havera necessidade de documentos do avô e nem transcrição de casamento da Portuguesa certo?

    2) No caso da certidão de Nascimento da mãe, apesar do envio tambem da certidão de Casamento, creio que seria bom averbar o casamento na Certidão da nascimento dela certo?

    Mais uma vez, obrigado por tudo, um abraço!

    Wesley.

  • boa tarde! Eu enviando toda documentacao a conservatoria me da algum documento que o processo comecou? Ou so saberei depois de alguns meses quando eles enviam a senha de acesso?

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @WESLEY

    1) Se o registro foi feito após 1 ano, a transcrição de casamento é obrigatória, mesmo com a portuguesa como declarante.

    Com isso, vc vai precisar do nascimento do avô ou fazer o casamento com supressão de certidão do nubente estrangeiro ou usar o batismo, se for brasileiro.

    Qual era a nacionalidade dele?

    Onde ocorreu o casamento?

    2) Não precisa averbar o casamento, nem enviar esta certidão. Já houve relatos nesse sentido.

    Se estiver inseguro, nao faz mal enviar. Essa certidão dispensa apostila.

    Mande o seu primo procurar por divergências. A referência é o nascimento/batismo português.

    ===

    @Flaviajj

    Se vc enviar por DHL, vc saberá quado chegou e quem recebeu *eu acho).

    Mas outras movimentações só co envio da senha.

    Abraços aos dois.

  • Gente, uma pessoa de um grupo no Facebook postou hj esse e-mail recebido da CRCentrais:

    Duas semanas atrás, dia 13 de abril, disseram-me por email que estavam elaborando os registos com despacho de 02 de Setembro. Lento demais, né? Avançar tão pouco em duas semanas, mesmo com os feriadinhos no meio.

    Deixando essa info especialmente para @Douglasmaia @Ricosne e @thiagobranco que são próximos na fila como eu. Boa sorte e muita paciência, galera!

  • @isamonteiro

    Meu processo foi aprovado +/- em 15/09, que seja verdade........

  • @thiagobranco

    Olá, é realmente um absurdo essa demora na criação do registro.

  • @renatomilano

    Olá,

    Complicado acho que nem é mais a palavra, e sim descaso com a gente.....

  • Misericórdia ! Se continuar nessa lentidão, creio que quando chegar minha vez não serei mais Neto ! Talvez Bisneto ou Tataraneto de Português. rsrsrsrs

  • @Joao_Lima_

    Idade avançada não é motivo para vc pedir urgência. No entanto, para maiores de 76 anos há uma prioridade automática.

    Essa prioridade não tem sido notada para os que entram com 75 anos. Essas situações limites são difíceis determinar.

    Os motivos usualmente aceitos para pedir urgência são estudo, trabalho, saúde.

    Para estudar em universidade (com matrícula já feita), por oferta de trabalho ou promoção que dependa da nacionalidade, e tratamento de saúde comprovado por uma carta do médico indicando o tratamento em PT ou UE.

  • @Leticialele

    Eu aqui novamente.

    Vi a postagem sobre o assunto apelidos, com link para o IRN .

    Chamou-me atenção o momento em que o declarante dá o nome ou nome e apelido à criança.

    Não conhecia a possibilidade do apelido pular uma ou mais gerações e aparecer nos descendentes.

    O IRN enfatiza que quando isso acontesse, é com prova.

    Perguntou: essas provas seriam certidões de batismo de ascendentes?

    Ex. O filho do português recebe o apelido do avô, nas certidões de nascimento e casamento do pai não ocorreram a fixação do apelido.

  • @Alberto_carneiro2 , sim! As provas seriam os assentos certificados dos antecedentes em que aparece o apelido, e tem que traçar uma "linha do tempo", como se fosse uma árvore genealógica.

  • @Leticialele

    Muitíssimo obrigado, vc é fera.

    Fui pesquisando e estou nos ancestrais desde o pentavô, é assim que se escreve?

    Só sei que dei sorte, pois todos estavam registrados na mesma paróquia.

    Estou no ano de 1750, muito tempo....

    Sem vcs não iria conseguir chegar onde cheguei.

    Mais uma vez muito grato!!!

  • @isamonteiro , obrigado pela informação!

    Não dá para entender como demoram tanto para elaborar um arquivo (Ctrl C + Ctrl V)...

    Bom, paciência mesmo...

  • @Alberto_carneiro2 , também fiquei viciada em procurar certidões!! Já achei avós nascidos em 1620.

    Estou até estudando paleografia para poder entender a letra tenebrosa (e as abreviaturas) dos párocos!!

  • @Leticialele acha que poderia me ajudar no meu caso?

  • @biaamourao , a certidão do Amilcar ?

    Já pesquisei nas imagens de Salvador, no FS, mas não encontrei nada.

  • Olá,

    Alguem que teve a nacionalidade aprovada em dezembro 2021 , já recebeu o registo?

    Obrigada

  • @Leticialele muito obrigada, mesmo assim! Vou lá na igreja mesmo, tentar ver os registros que estão trancados.

  • Bom dia!

    Processo terminado! Obrigada, @gandalf @Leticialele , obrigada a todos!


  • editado April 2022

    Parece que após esperar o despacho, ainda teremos que esperar quase 1 ano pra finalizar a criação do registro. Absurdo

  • @gandalf

    A certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica do progenitor do interessado (é o pai do interessado) não ficou legível. Ele vai pedir uma outra, por cópia digitada, para complementar.


    Precisará apostilar as duas referentes ao pai? Acho que a emitida por cópia reprográfica já está apostilada.


    Vânia

  • @vaniatheodoro , apostile apenas a certidão por cópia reprográfica. A digitada servirá apenas para auxiliar o Conservador

  • Muito obrigada, @Leticialele !

  • @acmoutella seu processo durou quanto tempo desde o inicio? Parabéns!!!! use sem moderação essa conquista!!!!

  • Obrigado @guimoss,

    Realmente temia esta possibilidade de de ter que fazer a transcrição do casamento da Portuguesa, o marido é brasileiro e casaram aqui, quando iniciamos o processo da minha sogra fiz uma pesquisa e verifiquei a necessidade de ter que fazer esta transcrição, porem como sempre é dito aqui, "cada caso é um caso", "cada processo é um processo", na epoca o irmão de minha sogra tinha concluido o processo dele feito com assessoria de advogado, e foi muito rápido, então resolvi enviar para mesma conservatoria, observei que o processo dele havia sido concluido sem a necessidade da transcrição, indaguei a conservatoria e fui informado que poderia fazer o processo devido ao fato da portuguesa ter sido a declarante dos filhos no registro de nascimento dos mesmos, independente de serem registros tardios embora na menoridade ( que no entendimento nosso seria menor de 18 anos, hoje vejo que traduzindo para o Portugues de Portugal seria dentro de um ano apos o nascimento). Na epoca ja estava arrancando os cabelos na busca do registro de nascimento do marido da Portuguesa (avô), finalmente com ajuda do arquivo nacional do Rio de janeiro descobrimos que o elemento se auto registrou 3 meses antes do casamento para poder se casar, fato comum no incicio do seculo passado (inclusive sugiro a todos com dificuldades de encontrar tais registros pesquisar no 6 meses previos aos casamentos). Alem dele, encontrar a certidão de meu sogro foi outro parto, so consegui com uma informação no certidão de batismo que informou a freguesia em que nasceu, então novamente em pesquisa pelo arquivo Nacional achei a bendita certidão, fatos que atrasaram a montagem dos processos mas me ajudaram a tornar Indiana Jones na busca de documentos Rsrsrsr..... O lado bom de tudo isso e que agora sabemos onde estão todos documentos. Dei uma olhada nas discussões que vc indicou, realmente as divergencias são infindas... Para clarear a situação faço mais algumas perguntas:

    1) Registro na menoridade siginifica "Registro dentro de um ano apos o nascimento", certo?

    2) na montagem do processo de Transcrição da portuguesa, meu primo como neto pode ser o requerente? Caso positivo teria que enviar algum documento para comprovar que é neto?

    3) Alem da certidão do avô com casmento averbado, tambem deve ser enviada a certidão de casamento inteiro teor digitalizadas e apostiladas certo?

    4) Qual melhor conservatoria para o envio? Seria a do Porto?

    Obrigado pela ajuda,

    Um abraço,

    Wesley.

  • isamonteiroisamonteiro Member
    editado April 2022

    @JohnA pior que ta dando um ano ja daqui a pouco mesmo.

    Imagens inéditas do setor registo da CRC Lisboa em ação e a todo vapor:


  • @acmoutella

    Olá, parabéns pela conquista.

    Seu processo foi aprovado em qual data?

    Obrigado.

  • @gandalf muito obrigado! Ansiedade tá grande e estou me mudando para Lisboa agora em julho. Estou na torcida para que eles aceitem a urgência e que o processo ande um pouco mais rápido. Temos que ter fé. Obrigado mais uma vez!

  • @Douglasmaia , o processo do @acmoutella tem preferência por idade.

    Foi recebido em 04/21 e aprovado em 04/22, conforme dados da planilha.

  • @Ricosne

    Boa tarde, ok obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.