Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1392393395397398664

Comentários

  • @gandalf

    Olá, na torcida que ocorra celeridade agora. Estou monitorando o andamento, qualquer novidade informo.

    Obrigado.

  • isamonteiroisamonteiro Member
    editado April 2022

    @Douglasmaia ou seja, uma avalanche de palavras que resume em “estamos cientes da situação” mas não fornecerão nenhuma info mais específica mesmo estando epicamente lenta a criação do seu registo. Sem palavras. Não sei se vc viu eu postei uns dias atrás que disseram que estão ainda elaborando processos aprovados no comecinho de setembro/21. Torcendo aqui para seu processo finalizar o mais rápido possível.

  • @isamonteiro é verdade, bem desanimador, meu processo está a 7 meses esperando a criação do assento, na minha opinião não tem desculpa de volume de processo, a pior fase que é a verificação da documentação já foi feita, agora é "mais fácil".

    Eu vi sua postagem sim, meu processo foi aprovado +/- 15/09/2021, que não demore mais......

    Obrigado.

  • @Douglasmaia

    Há tempos que não concluem processos com assento. Apenas 5 nos últimos 60 dias foram relatados.

    Quando começarem novamente a concluir processos, será estabelecido "o novo normal" a ser aguardado.

  • Pessoal, bom dia.

    O processo de atribuição de neta de minha mãe recebeu hoje a chave de acesso após 92 dias do recebimento dos documentos pela conservatória.

    A planilha já foi atualizada

    processo: 54xxx/2022

    data de recebimento: 17/01

    data da chave: 19/04

    Processo de idosa de 84 anos

  • @gandalf @Leticialele

    Boa tarde! Sou nova no fórum e estou feliz em poder participar junto com tantas outras pessoas que se encontram ansiosas pela conclusão exitosa do processo de nacionalidade portuguesa. Agradeceria a gentileza de incluir os dados na planilha.

    Número do processo: 916XX/20

    Data do recibo: 29/12/2020

    Data da senha de acesso: 16/06/2021

    Situação atual: Bolinha 1 - verde

    Idade requerente neta do português: 50 anos

    Um abraço!

    Giovana

  • Como faço para meu processo na planilha ?

  • editado April 2022

    @michael_scott04 Você pode deixar seus dados aqui e alguém os move para lá, ou inserir na última linha e depois alguém move para a linha correta.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • @GiovanaCosta

    Algumas coisas não estão consistentes na sua informação, e precisariam de esclarecimento adicional.

    Como pode ver pela planilha, seu processo está muito deslocado.

    Poderia verificar o número do processo que aparece na consulta online?

    Como você fez o pagamento?

    Você é a requerente, e entregou pessoalmente no balcão da CRCentrais, e fez o pagamento em Dinheiro? Se fosse assim, eles numeram na hora e lhe dão a senha ali mesmo. Mas você diz ter recebido a senha só em Junho/21. Mas seu processo foi numerado ainda em 2020, quando só faltavam 3 dias para o ano terminar. Por que a demora em obter a senha? Acaso você tem um advogado como procurador, que entregou o processo pessoalmente, mas só lhe repassou a senha de acesso 6 meses depois?

  • @michael_scott04

    É como dito acima. Escreva aqui, de preferência numa linha só, se puder, separado com ";"

    NºProcesso (formato 123xx/AA); Nome (se não for o seu); Idade; DataRecepção (pelo rastreio DHL ou EMS ou protocolo no balcão se pessoalmente); DataSenha (pelo e-mail que lhe mandam com o código de acesso online, se tiver); Como recebeu a senha; como fez o Pagamento; Status (ult. bola verde na consulta online); Quando tiver: a data da 6-Verde (aprovado); a data da 7-Verde (finalizado); Qualquer informação que considere relevante, em especial se houve pedido de urgência, ou se houve alguma exigência de documentação adicional.

    Ou então vá nas primeiras linhas em branco ao final da planilha, e preencha essas informações lá você mesmo. Mais tarde serão verificadas e movidas para a ordem correta.


  • @gandalf , muito obrigada pela inclusão dos dados na planilha. O número do processo está correto. Chequei novamente. Creio que se encontra deslocado dos demais na planilha porque solicitei a um advogado que o entregasse na CRCentrais. Não sei se o fez pessoalmente porque mora em Gaia. Apenas enviou-me cópia do recibo em um email. No recibo da CRC Lisboa consta a data de 29/12/2020, antevéspera do findar do ano. A senha só me foi repassada por ele em 16/06/2021. Espero que estas informações sirvam de esclarecimento. É tudo o que sei. Descobri este fórum somente neste ano e vejo que há muitas nuances que somente aqui pude observar.

    Obrigada!!!

  • @GiovanaCosta

    Entendido. Então foi de fato como eu suspeitava, e coloquei certo na planilha.

    No entanto, seu processo deve acompanhar o caminhamento e o tempo junto com os outros que iniciaram bem antes, no final de novembro começo de dezembro. Aqueles que têm um número do processo próximo ao seu.

    Ele poderia ter sido ordenado de outra forma, mas como muita gente não informa esses detalhes como você fez, fica difícil, então apenas se ordena pela data de entrada do processo. Seu advogado já tinha a senha de acesso desde o dia que entregou, porque você citou o "recibo" que na verdade é o protocolo de entrega pessoalmente, e já vem inclusive com o número do processo.

    Quando manda pelo correio ou DHL não é assim, e tem que esperar a notificação por e-mail.

  • Alguém sabe informar o tempo que leva para analisarem uma exigência?

  • editado April 2022

    @alexvizoso

    Você não se loga no fórum desde 19/12/21.

    O processo de seu pai na planilha está marcado como "Finalizado". O que ocorreu, houve indeferimento? Seu pai faleceu?

    Ou é apenas um erro na planilha? Pelo prazo e pela idade dele não deve ter concluído ainda, e não tem data.

    18 de abril, 18:36 Substituído: "Numerado__1-VERDE" por "Finalizado__7-VERDE"

  • @gandalf , muito obrigada! Tomando conhecimento de vários detalhes processuais aqui. O advogado me disse à época que, devido à pandemia, a CRCentrais só remetia os recibos por email depois do pagamento na conta da Conservatória. Não sei se procede. De toda forma, o processo está lá e agora é aguardar, torcer e rezar para tudo dar certo.

  • @GiovanaCosta

    Dará certo. Parece estar bem encaminhado. Certamente seu advogado tinha a informação da senha muito antes. Nenhum processo leva tanto tempo. Ainda mais naquela época, que mandavam pelo e-mail em 35 dias para os enviados por e-mail, e ele levou 170 dias. Mas isso não é relevante.

    O importante é que o processo está indo, e você pode acompanhar na planilha junto com os processos do início do mês. Seu processo estará mais adiantado que os outros que estão ao redor dele.

  • MAJOMAJO Member

    @aarmarolii, desculpa entrar na conversa,e que sua situaçao esta igual a minha, ontem consegui falar c eles,e me deram o numero do processo, e pelo que entendi, tendo o numero nao significa que ja esta em andamento, qdo enviarem a senha por e mail e que ai sim, o processo sera iniciado.

    abcs

  • editado April 2022

    @MAJO

    O processo começa a existir no momento em que é numerado. É quando dá entrada no sistema.

    A consulta online é para você acompanhar o Status do processo, mas ele já entrou na fila de processamento. Quando lhe mandarem a senha, o que você verá inicialmente é a bolinha 1-verde, dizendo que o processo foi recebido, e o número do processo.

  • pessoal, preciso enviar cópia do RG e apostilar?

  • Bom dia! Quando faz o processo por advogado isso altera a velocidade do tempo para finalizacao ou nao interfere em nada, o tempo sera o mesmo basicamente 3 anos de espera?

  • @Flaviajj , não interfere em nada!! Os processos são analisados pela ordem de entrada na Conservatória.

  • @Flaviajj

    Essa é fácil de responder, porque a Conservadora chefe dos serviços na CRCentrais respondeu a isso literalmente no parlamento.

    "Não há prioridade no caminhamento dos processos de advogados. Evidentemente que os advogados pressionam, e isso é normal que assim seja, mas os processos que a própria pessoa assina, merecem inclusive mais atenção e cuidado de nossa parte".

    No entanto, advogados têm prioridade na entrega dos processos, e desde junho/2021, temos visto que processos entregues pessoalmente (a maioria são de advogados, mas não exclusivamente), têm sido numerados mais rapidamente, enquanto os encaminhados por DHL ou correio têm demorado 120 dias.

    Como o processo só começa a existir quando é numerado, na prática processos entregues pessoalmente ganham 4 meses (sejam entregues por advogados ou pelos próprios, não há distinção). Mas basta ter uma exigência, e essa vantagem se dissipa. E acredite se quiser, processos de advogados têm mais exigências do que quando o próprio assina porque o próprio toma mais cuidado.

  • @isamonteiro @Ricosne @gandalf

    Após a resposta do "IGSJ", enviei um e-mail para CR Centrais - Atribuição:

    Bom dia,

     

    Conforme orientação recebida da  Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça (IGSJ), gostaria de saber se possível um prazo para a criação do meu registo, referente ao meu processo de aquisição de nacionalidade, que foi aprovado e aguarda a criação do registo de assento a contar de 15/09/2021. 

     

    Processo: --------/2019 - Douglas Maia Salvador.

    Segue a resposta:


    Exmo(a) Senhor(a) 

     

    Em resposta v/ pedido de informação infra, informa-se que o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, em apreço, se encontra despachado, tendo sido autorizado o registo da nacionalidade, por averbamento, após transcrição da certidão estrangeira de nascimento, aguardando-se a feitura do respetivo registo de nascimento.

     

    Mais se informa que os registos de nascimento são lavrados por ordem cronológica, atenta a data do despacho, sendo que, após a feitura do registo será remetida cópia certificada do mesmo para a morada constante dos autos, não sendo possivel efetuar uma estimativa temporal para a feitura do mesmo.

     

    Com os melhores cumprimentos,

  • @Douglasmaia ,


    Traduzindo, uma hora fica pronto!


    Mas pelo menos a parte de analise toda foi concluida. Agora é só aguardar... parabens!

  • @Douglasmaia, tudo bem?

    Bom… Mais um teste de paciência.

    Eles não estão preocupados em cumprir qualquer prazo, claramente.

    Creio que os processos levarão entre 3 anos e meio a 4 anos, caso a situação de pessoal em Lisboa permaneça como está.

  • Aviso aos navegantes que estão aguardando e nunca viram acontecer. Vou postar nas listas mais ativas.

    NADA vai funcionar direito a partir de 15/Junho. Quem conseguir conseguiu, quem não conseguiu, só depois de 16/Agosto. É assim todo ano. Basta olhar os feriados que estão vindo depois do de 01/Maio (dia do trabalhador).

    10/06/2022 Dia de Portugal (sexta)

    13/06/2022 Feriado municipal em Lisboa (segunda seguinte)

    16/06/2022 Corpo de Deus (quinta seguinte)

    (férias de verão, num lugar frio, e todo mundo para como se fossem férias coletivas)

    15/08/2022 Assunção de Nossa Senhora (retorno à normalidade, com backlog de 2 meses)

  • editado April 2022

    @Ricosne zero preocupação em cumprir prazo mesmo. Mancada especialmente com os processos que estão completando 3 anos agora, como o nosso e do @Douglasmaia. Como pode demorar TANTO assim pra criar um registo? Mesmo com dezenas de milhares de processos, 6-8 meses é uma demora tremenda, especialmente com a grana que pagamos

    Tinha preparado a minha documentação pro processo 1C aproveitando minhas ferias no brasil em janeiro mad nessa altura to com medo de meus documentos vencerem (1 ano) e o registo do meu pai não estar pronto ainda.

    Ouvir ainda que entre junho-setembro não conclui quase nada porque tem ferias e feriado é o fim da picada. Desanimador demais.

  • Caríssimos,


    Dei entrada no processo da minha mãe em 05-05-2021 com um pedido de urgência (ela tem 66 anos e tem uma doença degenerativa) .

    Recebi a chave de acesso no dia 28-05-2021, foi alterado para fase 3 em outubro.

    O processo estava na fase 3, e no dia 04 de Abril mandei um e-mail para CRC Centrais a questionar a decisão sobre o pedido de urgência e recebi esta resposta:

    Hoje, 17 dias depois mudou para a fase 4. Acham que o pedido de urgência foi aceito?

    Se sim, em geral quanto tempo posso prever em relação a conclusão do processo?

    Grato

  • Bom dia, o processo da minha mãe foi aprovado hoje, bolinha 7 marrom!!!!


    levou pouco mais de um ano desde que recebi a chave.


    só para atualizar a planilha. Não caiu em exigëncia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.