Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1115611571159116111621451

Comentários

  • editado April 2022

    @VictorIannuzzi

    No post da @Leticialele ela não percebeu que não era uma letra "L" mas "victorianuzzi", e por isso vc não foi notificado.

    Como complemento, aqui tem a lista de documentos. Nesse post os pais vivem em países diferentes. No seu caso basta eles irem ao cartório assinar o form-1C presencialmente, para reconhecer cada assinatura por autenticidade. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282631/#Comment_282631

    O português assina na primeira linha, e o brasileiro na segunda linha do formulário.

  • Bom dia,

    O Status do pedido das minhas filhas esta hoje com status 4 - Verificação de Documentos e com a seguinte mensagem:

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."

    Não recebi nenhum e-mail e envie a documentação conforme constava no forum. Como devo proceder?

    Obrigada,

  • oi pessoal, tudo bem?

    desculpem a minha ignorância, mas onde acho essa planilha dos processos? como entro nela e como adiciono o meu processo la?

    mandei a documentação do meu pai, já chegou lá dia 04/04 e estou na espera de receber no e-mail dele, o login e senha.

  • Bom dia @rmarquine .

    O link é esse https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Insere os dados lá no final da planilha, abaixo da linha amarela, quando tu receber o número do processo coloca os dois primeiros números seguidos de x, no formato NNXXX e coloca a data do recebimento pela ACP. Depois um dos moderadores com acesso vai colocar o teu processo no local certo e adequado. Observe que tem que ter o número e data pra ser reposicionado.

    Tem que constar também a forma de pagamento e como recebeu a senha, só selecionar nas colunas G e H.

    Seleciona na coluna "i" O STATUS, que inicialmente vai ser RECEBIDO.

  • @Rogeriof obrigada!

    daí eu mesma vou atualizando o status?

  • @VictorIannuzzi . @gandalf , desculpem! Além de estar gagá, estou precisando trocar os óculos!!

  • Bom dia,

    meu processo consta documentação incompleta (processo de duas menores). Não recebi e-mail. Como faço para saber quais documentos estão faltando?

    Obrigada

  • @Claufam

    Pode ligar na Linha de Registos com Skype pre-pago, e lerão pra você a exigência hoje.

    Mas o melhor é escrever para rcentrais.admin@irn.mj.pt e pedir se poderiam lhe mandar a exigência em PDF por e-mail.

  • @gandalf,

    Sabe quanto tempo demora para responderem por e-mail?

    Sabe se mudou a documentação? Pq envie tudo de acordo com o forum.

    Obrigada.

  • @rmarquine

    Sim, daí você mesmo atualiza.

  • Bom dia,

    Sou nova aqui. Estamos também a procura da cidadania portuguesa, minha sogra já tem o assento de nascimento português (processo foi feito por uma consultoria). De tudo que pesquisei aqui me esclareceu muito e vamos fazer sozinhos. Peço ajuda para as seguintes dúvidas:

    • O sobrenome na certidão de nascimento do meu marido (Deppieri) está diferente da minha sogra (de Pieri). Eles querem que permaneça o sobrenome Deppieri. Posso ter problema com essa diferença? Caso sim, como posso alterar o assento de nascimento da minha sogra em Portugal?
    • Na certidão de nascimento do meu marido, não consta quem fez o registo. Haverá algum problema? O pai dele é brasileiro e falecido.

    Muito obrigada

  • O processo para menor é grátis, certo?

    Nos processos para maiores, a gente paga e imprime depois com o cabeçalho informando o pagamento. Para menor precisa fazer alguma coisa ou apenas imprimir o formulário 1C e preencher?

  • editado April 2022

    Olá pessoal, agora é oficial. Meu processo e o da minha irmão foram finalizados na data de hoje. Muito feliz!!! Tugas novos na área.

    Mais uma vez, obrigado a todos do fórum, especialmente e novamente à @Leticialele@gandalf , @gsilvestre@Destefano@Rogeriof .

    Vou tentar postar os processos dos meus filhos menores (filha 17 anos, completa 18 no final de junho e meu filho de 15 anos) ainda essa semana. Abraços!!!!

  • Agora tudo finalizado com a emissão dos documentos da minha esposa. Segunda, entrada no Cartão Cidadão com retirada as 16h30, no Campus de Justiça. Na terça, entrada em Marvila, na Casa do Cidadão, retirada no aeroporto às 17h. Em 2 dias, tudo pronto.

  • @eduardosilva4 parabéns para a família portuguesa!!! A comemoração vai ser grande! Curtam!!!!

  • Boa tarde,

    Ano passado enviei processos de atribuição de filhos e sobrinhas para Ovar, todos com certidões de Nascimento de inteiro teor digitalizadas, como estamos montando alguns processos do restante da familia, pretendemos enviar para a ACP... Minha pergunta é no caso de envio para ACP, eles só aceitam cópias repograficas certo?

    Grato,

    Wesley.

  • @WESLEY , sim, a certidão do Requerente, para mandar para o ACP, tem que ser, obrigatoriamente, por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • Obrigado Leticialele,


    Obrigado, assim como no processo de aquisição talvez seja melhor enviar juntos uma copia da inteiro teor dogitalizada para o caso de não conseguirem ler os garranchos dos escrivões do passado.... Rsrsrsrs...

    Grato,

    Wesley.

  • @eduardosilva4

    Grande notícia Eduardo.

    Parabéns amigo, agora a saga continua hahahaha.

    Abração.

  • @Destefano , agora sim.

    Toca ficha parceiro.

  • Bom dia,

    O processo das minhas duas filhas menores está com exigência (documentação incompleta), Falei hoje pelo telefone com a central de processos e fui informada que os documentos dos pais (RG) devem ser APOSTILADAS, não basta apenas a cópia autenticada.

    Alguém já passou por essa situação? Pois vejo que ninguém envia esse documento postilado.

    Como devo proceder?

    @Leticialele, @Rogeriof podem me orientar por favor.

    Obrigada.

  • @Destefano oi! Tu emitistes os documentos em Portugal? Foi tranquilo fazer por lá? Poderias compartilhar tua experiência?

  • editado April 2022

    @Destefano e @eduardosilva4 Parabéns!

  • editado April 2022

    @Claufam Essa é novidade. Vamos esperar o que acham os mais experientes aqui no fórum. Mas, por via das dúvidas, vou autenticar e apostilar os passaportes (meu e da minha esposa) que estamos juntando aos processos dos nossos filhos menores. Não vou arriscar, já estou escaldado. Vai aumentar o custo, mas paciência. Lições aprendidas. Obrigado por compartilhar.

  • @Claufam então os processos dos meus filhos menores vão cair em exigência Tb. Estou em dúvida se aguardo cair em exigência ou já envio os RGS autenticados e APOSTILADOS informando o número do processo para ACP.

  • @Claufam , essa exigência é nova!!

    @carloslaranjeira79 , aguarde para ver se vai cair em exigência! Pode ser um caso pontual.

  • @marinaperfetti

    Você já tem a certidão de nascimento inteiro teor de seu marido?

    Pode aparecer como "o declarante foi xxx" ou "compareceu no cartório Fulano de Tal etc etc". É muito raro não ter um declarante; é exigência legal; só se o escrivão cometeu um erro. E Portugal usa isso para determinar se a paternidade/maternidade portuguesa do requerente estão estabelecidas de acordo com as leis portuguesas.

    Em geral era o pai que declarava no passado.

    Como no caso de seu marido a portuguesa é a mãe dele, se ela não constar como declarante (antes de ele completar um ano de idade), terá que transcrever o casamento deles para estabelecer a maternidade portuguesa.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

  • @Leticialele,

    Novidade não muito legal. Mas fica o registro para que os membros que forem dar entrada no processos já cumpram esse quesito.

    Eu solicitei por e-mail a exigência e a atendente me informou que estão enviado via correio para minha casa também.

    Nesses casos de exigência, como devo proceder para encaminhar a documentação?

    Já posso providenciar ou é melhor esperar a resposta do e-mail ou do correio?

  • @Claufam , providencie as cópias autenticadas e apostiladas, coloque cada conjunto em um envelope e escreva na frente "CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA DO PROCESSO Nº XXXX/XX, em nome de XXXXXXXXXXXXXXXXXX" e mande os dois envelopes em um mesmo envio da DHL.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.